Navegação
Forum
Noticias e Eventos
Provas

Calendario
Regras

FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 25 users online ::
0 Registered,
25 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23




Goto page 1, 2  Next

LordBrutus
Subject:  Servo danificado
Ola a todos,

Preciso de ajuda! :( este sábado destruí completamente um avião de 3,5 metros de envergadura.... após uns 5 minutos de voo e após fazer uma subida rapida com o avião, deixei o bixo descer a cerca de 45º com o motor practicamente a fundo...o aviao estava a ser testado e por isso queria ver a resposta em velocidade... :?

a ideia era deixar ganhar alguma velocidade e depois ir nivelando o aviao lentamente.............mas ele nao nivelou.......o aviao simplesmente seguiu para onde tava virado....

Surgiram por parte de alguns colegas aeromodelistas, que por la estavam e viram a destruição, algumas teorias...bateria Rx descarregada, interferências de um heli da marinha que andava ali ao lado...(da minha parte chegou a surgir a ideia de interferencia de dedos...mas nao, todo o tempo que tive desde que constatei que estava sem controlo deu para confirmar tudo o que estava a fazer...)

Uma vez que guardei religiosamente todas as partes do aviao decidi gastar o resto do dia de ontem a tentar perceber o k se passou, aqui vão algumas das coisas que conclui:

- a bateria estava com 4,96V e após ligados todos os servos(usando inclusive todas as extensoes que estavam no aviao) os servos continuam a fazer a força que se esperaria....

- o servo da profundidade está estranhamente danificado...sem qualquer arranhao(a zona onde este estava tinha tb o da deriva e ficou intacta!) mas quando dou comando para mexer esse servo ele arranca e nao pára de rodar.....ouve-se o pequeno motorzinho a rodar mas o cabeçote nao mexe!

- por fim, durante a queda, quando percebi que nao conseguia nivelar o aviao tentei cortar motor, mas este nao respondeu...terá sido apenas algum delay normal na resposta?(nao estou habituado a voar com motores a gasolina...)


agradeço opiniões a ver se pelo menos a queda deste serve para aprender alguma coisa.... :cry:

Download Post
rookie
Subject:  Re: Servo danificado
Pelos sintomas do servo, este tem os carretos partidos.
Mas pode tê-los partido com o impacto pois a massa da profundidade num embate é mais do que suficiente para os destruir.

Não sei qual é o servo que usava para a profundidade, mas parece-me que tem carretos plásticos. para um modelo tão grande devia ter usado pelo menos dois; um para cada uma das metades da profundidade, e de prefrência do tipo High torque e com carretos de metal.
Será que por causa da picada do modelo os servos entraram em "stall" e não tiveram força para tirar o modelo?

Conjecturas! Mas agora já não interessa 8)

Download Post
UltraOhm
Subject:  
O esforço exercido pelo servo foi maior do que aquele para o qual estava previsto dai que entrou em rotura e partiu os dentes das engrenagens internas. Como tal o motor neste momento rola mas livremente e nao para porque as engrenagens nao chegam ao fim de curso.

Download Post
rookie
Subject:  Re: Servo danificado
:D

Download Post
LordBrutus
Subject:  Re: Servo danificado
Acho bastante estranho que o servo tenha sofrido algum esforço em demasia uma vez que o aviao nem "simulou" que ia nivelar...isto é, a superficie nao chegou a actuar nada....

Alem disto, apesar do aviao ser grande pesava apenas cerca de 8 a 8,5kg pelo que o seu voo se situava entre um trainer e um planador....nunca pensei que os esforços num aviao com este peso fossem demasiados para um futaba 3001... :( afinal de contas **** tem mais de 3kg de força a 4V :shock:

Download Post
lumma
Subject:  
Hum!
O avião tem uns 3,5m de envergadura e o peso ronda os 8.5Kg, certo?

Então foi mesmo o servo que entrou em rotura, pois os servos 3001 da futaba aguentam esforços até 3,5Kg, mas ao contrário do que leva aqui a pensar, o que faz esse esforço é a superfice alar da parte que o servo vai tentar mexer.

Passo á analogia:
A nossa mão pesa uns 200gr (será?), se a metrermos do lado de fora do carro com este em movimento, a imitar uma asa, e formos aumentando a velocidade do carro, verificamos que cada vez é mais dificil de colocar a mão em posição vertical, certo?

Ora o peso do avião "não conta para nada", neste caso a velocidade e a superficie do comando são tudo, por isso é que nem notou o avião a querer dar sinais de corrigir o movimento, o servo partiu logo que tentou dar movimento á superficie.

Quanto ao motor, a história é a mesma, com o embalo do avião a pique, o hélice vai rodar provocando com que o motor não abrande a sua marcha, mesmo com o carburador fechado.

E isto tudo é a minha opinião, baseada na minha experiencia, alguém com os dados técnicos venha aqui dar uma mão p.f. :D

Download Post
_King_Pin_
Subject:  Re: Servo danificado
Um futaba 3001 num avião de 8kg???? :shock: :shock:
Faz um favor:
Qual era o avião?
qual o hélice?
Quantos centimetros de movimento tinhas na profundidade? A que distancia do dentro do cervo esta o horn ligado?
Ouviste algum vibrar no avião durante a descida?

Os centimetros de movimento são algo importantes por uma razão. O servo tem 3kg.cm de torque. Se o horn tiver ligado a 1.5cm ficas só com 2kg de força na ligação. Se a área da profundidade for grandita o servo simplesmente não terá força.

Para te dar uma noção na limitação do servo.
Tenho uma zagi (planador bem mais pequeno e leve que o teu avião),a qual, já levei muito alto numa encosta e de seguida piquei para ela ganhar bastante velocidade. Tem 2 futabas 3003 nos elevons e ainda estou para saber como não a espetei contra a encosta... ela simplesmente quase não subia! Isto porque tenho tanto movimento nas superficies e estas são tão grandes que os servos não se aguentam a grandes velocidades. :wink:

EDIT: Aqui vai o link muito util para que coisas dessas não voltem a acontecer. Um site que calcula a força necessária que um servo tem de ter para determinada aplicação:
http://atlas.csd.net/%7Ecgadd//eflight/calcs_servo.htm
A titulo de exemplo:
Um avião a 120kph
Uma profundidade com 15cm de corda e 40cm de comprimento.
com deflexão máxima de 30º na superficie
Servo com deflexão máxima de 45º a partir do centro

Servo necessário é: 88.353N.cm em Kg(dividir por g=9.81) dá 9kg.cm, SÓ o TRIPLO!

Download Post
LordBrutus
Subject:  Re: Servo danificado
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

bom...ao menos ja serviu de exemplo para o futuro...para mim e para outros como eu...se os houver.....

King, realmente a superficie era bastante grande, mas o angulo de deflecção que lhe dei na altura que supostamente partiu foi minimo....talvez uns 5 graus, mas actuava cerca de 30 graus no maximo...


A distância do horn nao sei de cor...mas penso que andaria nos 2cm....ja nao me lembro em qual dos furos estava colocado... :?

bom...ainda bem que recorri ao vosso conhecimento! :wink:

o avião era um que eu desenhei, tinha cerca de 2m de comprimento de fuselagem, pelo que a profundidade era bastante efectiva...nao notei qualquer vibração durante a descida...aliás...o avião estava a voar incrivelmente estável durante a descida...tão estavel que nem mexi em ailerons ou deriva durante a descida....daí ter pensado inicialmente em falha de radio...:evil:

o motor que estava montado era um 35 a gasolina....mas o aviao ja tinha voado com um OS .61 FX e nao teve problema...mas realmente as velocidades de voo nao tinham nada a ver.... :roll:
helice 18x10 se nao me engano....agora é so 9x10 pq metade ficou la!LOOOL

Download Post
Domingos Flores
Subject:  Re: Servo danificado
Pelo que percebi, não respeitou nenhuma regra de aeromodelos de grande envergadura.
Aconselho a procurar alguem que voe modelos a gasolina ou a pesquisar na net o que se usa nestes modelos.
Falou em 4,9 V , logo aqui há uma falha enorme já que devia usar pack de 5 elementos os seja deveria ter 6V, isto não só para ter mais força nos servos mas também pela queda de tensão devido ao enorme comprimento das extensões.
Deveria usar dois sistemas de alimentação.
Os servos numca podem ser esses.
O RX tem de ficar afastado á volta de 30 cm da inigção electrónica.
As próprias extensões tem de se construir com fio mais grosso do que as normais.
Tem de colocar ferrites para anular as interferencias devido ao grande comprimento dos fios...........etc .etc.

Espero ter ajudado
Cumprimentos
Domingos Flores

Download Post
LordBrutus
Subject:  Re: Servo danificado
ola domingos, tem toda a razao!

mas apenas algumas correcções em minha defesa... :wink:

- As extensões sao de fio mais grosso enrolado e nao linear como os normais;
- o ICU e o receptor estavam a mais de meio metro de distância (tb ja tinha pesquisado sobre as interferencias entre os dois);
-o pack é certo que é de 4 elementos, mas costuma voar a 5,4V....por azar estava mais descarregado do que é costume...não ficou devidamente carregado...ainda assim, também já me tinha ocorrido passar aos 5 elementos...é sempre mais uma segurança...

Ferrites também já usei neste avião mas acabei por remover....(ja nao me lembro pq...mas na verdade com PCM estava convicto que nao haveria problemas...)

o maior erro que vejo realmente aqui foi o de ter substimado de forma grosseira os esforços aerodinamicos que a profundidade iria sofrer com o aumento de velocidade....aí sim meti grande prego :oops: :roll:

esse pormenor acabou por ser um PUMMMMMmaior.... :wink:

em relação aos dois sistemas de alimentação.... :?: :?: :wink: esta escapoume...nunca ouvi falar disso...a menos que esteja a falar da alimentação do ICU e do sistema de Rx...esse era independente sim...se nao for isso...poderia adiantar mais kk coisa? :wink:

Download Post
Domingos Flores
Subject:  Re: Servo danificado
Pois nestes modelos tem de haver muito mais segurança pois os estragos são sempre de muita monta, e por isso é preferivel gastar mais um pouco em segurança que depois poupa-se pois é mais dificil as coisas falharem.
Quanto ao sistema de dupla alimentação usa-se nestes modelos , até há modulos de gestão dos dois packs.
Se usares dois packs iguais e de 6V e carregados em conjunto não é necessário este módulo.
Usa-se mais este modulo tambem para poder usar as lipos já que teem regulação para sair para o RX só 6 V.
Mais barato e fiável é dois packs, cada um vai ao seu interruptor e do interruptor vai ao RX.
Isto também evita usar packs de grandes capacidades já que a carga fica distribuida pelos dois packs, e em caso de falha de um pack, ou mau contacto de uma ficha ou mesmo do interruptor está lá sempre o outro.

Download Post
PAULO
Subject:  
Desculpem estar-me a meter, no caso de 2 packs, não se poderá ainda usar diodos, um em cada (pack)? Assim evitaria que um pack carregasse o outro, isto no caso é claro de haver diferença substancial na carga de caca um.


abcs

Download Post
LordBrutus
Subject:  Re: Servo danificado
ok, obrigado!
e esse duplo pack é ligado a dois canais independentes do receptor ou liga-se por "y"? ja tinha pensado tambem em usar uma LiPo para todos os meus avioes...mas acabei por me decidir pelo pack de NiMh 2,5A....pelos vistos era pouco :evil:


PAULO, nao tem de pedir desculpa! venham daí todas as opinioes e ideias! é mesmo assim que se aprende! e eu quero aprender! :wink: a ideia dos díodos parece-me boa...mas penso que o ideal seria manter sempre os dois com a mesma carga, i. e., carregar sempre os dois com ciclos de descarga-carga completos... :roll:

Download Post
PAULO
Subject:  
Manter os 2 na mesma carga pareçe-me dificil, existem sempre diferenças, poderá é eventualmente haver um elemento de um dos packs que se vá abaixo das canetas por um qualquer motivo, defeito de fabrica por ex., e assim os diodos minimizavão a coisa.
A ligação a meu ver seria mais segura se fosse independente, não vá haver um azar de um mal contacto num dos packs, assim ainda lá estava o outro para evitar lenha.

Download Post
oliveira cavs
Subject:  
E quanto ao servo.
Ele pode ter partido antes da descida!
Por isso é que nem se notou qualquer desvio do avião na descida.

Download Post
_King_Pin_
Subject:  
PAULO wrote (View Post): › Manter os 2 na mesma carga pareçe-me dificil, existem sempre diferenças, poderá é eventualmente haver um elemento de um dos packs que se vá abaixo das canetas por um qualquer motivo, defeito de fabrica por ex., e assim os diodos minimizavão a coisa.
A ligação a meu ver seria mais segura se fosse independente, não vá haver um azar de um mal contacto num dos packs, assim ainda lá estava o outro para evitar lenha.


A utilização de dois packs em separado só tem lógica com a utilização de diodos como referes. Senão, são dois objectos que poderão falhar e caso um deles falhe, leva o outro á ruina.

1 ou duas Lipo com regulador de tensão para ~6V constantes é o mais impecável.

Download Post
jattamasso
Subject:  Re: Servo danificado
Ou um UBEC, também serve.... e podes seleccionar 5 ou 6 Volts com um jumper. Eu tenho uma data destas coisas, são muito uteis.

Para calcular a força de um servo, podes assumir grosseiramente o seguinte:

Força = a X b X c X c

a = densidade do ar = 1 kg/m3
b= area projectada da superfície de controlo num plano perpendicular ao escoamento - multiplicas a area da superfície pelo seno do ângulo da deflexão máxima
c = velocidade do teu modelo ( m/s)

A esta força terás de multiplicar novamente pelo seno do ângulo da tua deflexão máxima, porque é esta componente que te interessa vencer.


Ficas a saber a força (kg) que tens vencer. A seguir, divides o binário que o teu servo produz, pelo braço do servo - claro que não estou a considerar as deflexões máximas do servo, só conto com o servo no repouso, mas assim já tens alguma base.... :wink:

Abraço e lamento a tua perda

Download Post
LordBrutus
Subject:  Re: Servo danificado
:shock:
isso é k é mecânica a funcionar Jatta! :wink:

bom, realmente a coisa nao correu como eu estava à espera...e o raio do aviao ate tava a voar razoavelzito....um pouco de trims e tudo se ajeita....mas pelo menos serviu para uma coisa deveras importante(e la vou eu meter a colherada doutros topics...) Motores a gasolina RULAM!!!

nao ha nada como ter o power dum MVVS 35cc a gasolina a puxar! **** a meio gás parece um tractor, arrasta tudo!eheheh :roll: agora so tenho de o desmontar todo e retirar os ninhos de rã e bocados de contraplacado que estão encrustados no meio das aletas de arrefecimento... :?


Bom...no final axo k me posso dar por feliz por esta queda nao ter sido completamente inutil...ao menos ja aprendi muito sobre alguns GRANNNDES erros que estava a cometer! 8)

Obg a todos e espero em breve estar em condiçoes de voltar a colocar aqui um Post sobre o proximo Colossus (nome de batismo do suicida) :lol:

ficam umas fotos para os mais curiosos...

Download Post
LordBrutus
Subject:  Re: Servo danificado
No que toca aos packs, obrigado a todos pelas dicas, vou procurar esses UBECs e decididamente irei começar a usar dois packs...ainda vou decidir se LiPo ou NiMh....

quanto à voltagem, os 6 V parecem-me bem, desde que os servos aguentem... :roll: vou ver as data sheets dos meus servos e depois decido!

Oliveira, tb me parece k ele tenha partido antes da picada, ou pelo menos deve ter ficado danificado antes...agora que penso nisso, quando o quis nivelar para iniciar a descida tive de actuar bastante a deriva pq ele nao estava a querer baixar o nariz (tive de fazer uma especie de queda de asa alargada....) na altura assumi que fosse apenas falta de sensibilidade da minha parte por ainda nao ter o aviao trimado etc....mas se calhar ja era um sintoma... :(


enfim....foi-se o aviao, veio o conhecimento! avioes ha muitos! e depois deste ainda heide partir mais nos meus longos e tortuosos 100 anos de aeromodelismo que ainda heide viver! :lol: :lol:

Download Post
jattamasso
Subject:  Re: Servo danificado
Realmente o avião faz jus ao teu nick.... :twisted:

Abraço

Download Post
_King_Pin_
Subject:  Re: Servo danificado
Faz um favor, mete essa frente desse avião mai bonita!! :lol:
Parece um trainer em ponto gigante!
(a sério, não é bota a baixo/crítica destrutiva, é que ele tá todo engraçadito mas essa frente... um avião desse tamanho e com o som que isso deve fazer, acho que merecia um toque mais escala na frente :wink: )



Last edited by _King_Pin_ on Mon 24-09-2007, 21:46; edited 1 time in total
Download Post
Moraes
Subject:  
hahahahahahahahahah

Boa Lord Brutus, foste promovido!!!!

Já viu Jata? tornaste-te mesmo o alvo principal!!! hehehehhe como dá gozo!!! huauhauhuahuahau :-)

Sabes que ontem eu fiquei mais que parvo, é que nem acreditava, mas até uns pilhosos convictos, daqueles mesmo pilhosos que têm alergia a nitro, tas a ver? É... ontem presenciei uns pilhosos dos bons a conspirar como haviam de escrever aqui no fórum qq coisa para abonar o bom Major, defensor dos bons costumes, e para picar o piloto das abelhas telecomandadas mais rápidas de Portugal :-)

é que já estás!!! tornaste uma espécie de mascote aqui do fórum, nunca mais te safas até te converteres ao lado POWER da força!!!!

Abcs hehehehe

Download Post
LordBrutus
Subject:  Re: Servo danificado
hey King....o avião É um trainer em ponto grande! foi uma ampliação de um trainer que eu desenhei à cerca de 2 anos....decidi fazer um rescale de 150%...eheheh

bom, **** para o futuro será profundamente alterado....e ja tenho o desenho final a andar....vamos la ver como a coisa corre :wink:

o proximo tb ja será mais pesado. com um motor destes nao é preciso poupar nas gramas! isso era para o pobre do OS!LOOOL

la ia ele esganado gas a fundo! eheh nem teve tempo pa respirar!! full power all the way! :lol:


eheh Moraes, eu ate sou suspeito pq tanto voo insectos como fumarentos....mas na opiniao de quem ja experimentou os dois lados....nao ha melhor indoor k o electrico...mas.....é pa....é k para voar faiscas nem se faziam socios de aeroclubes! tao a pagar o alcatrao que a malta nitrada gasta! :wink: :twisted: :twisted:

os papagaios devem ser os animais mais bonitos do mundo selvagem...mas o rei da selva é o leão.....
é tudo uma questão de poder vocal....venha de la o ronco dos motores a combustão e as pinturas artisticas dos papagaios a motor(zito)! :twisted: :twisted: :twisted:

Download Post
UltraOhm
Subject:  
Evita os Servos com engrenagens em plastico ou nylon, no teu caso usa so os de engrenagens metalicas tipo futaba s3050

Download Post
voodoo
Subject:  Re: Servo danificado
e usa 2 servos sempre para a profundidade :lol:
grandes acrobacias e felicidades

Download Post
Goto page 1, 2  Next

Page 1 of 2


 Jump to:   
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Full Version
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]
[Page generation time: 0.4433s (PHP: 56% | SQL: 44%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]