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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:28; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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borges
FIRST SERGEANT
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_King_Pin_ wrote ( View Post): ›
Não a velocidade não será diferente com um Cd para a fuselagem, visto que a velocidade apresentada é a velocidade necessária para a sustentação equilibrar a massa do avião para um determinado ângulo de ataque (alpha) e não a velocidade que ele atinge a descer, por exemplo :
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Bem, vamos por partes... Tu estás a falar da velocidade que é necessária para teres uma sustentação igual ao peso do avião.
V = raizquadrada(2.L/(densidade.CL.S)),
onde
L = Força de sustentação que tens que igual à Força gravítica;
densidade = densidade do ar;
CL = Coeficiente de Sustentação (função de alpha);
S = Superfície Alar;
Até aí tudo bem...
Agora resta saber se o aeromodelo é capaz de atingir essa velocidade. Para isso tu tens que obter um "Drag" o mais pequeno possível. Tens que contar com pelo os seguintes tipos de resistencia:
CDp - resistência referente às diferenças de pressões (Cp).
CDi - resistência induzida devido aos vórtices.
CDf - resistência devido à fricção do ar
CDin - resistência referente à interferência da ligação da fuselagem às superfícies alares (asa, estabilizador vertical e horizontal).
Embora o formato da fuselagem seja o mais semelhante possível com um perfil alar, os efeitos tridimensionais da ligação estabilizadores-fuselagem, bem como todos estes CDs, contribuem muito para o aumento de resistência que limita a velocidade máxima de um corpo que se desloque na atmosfera. Um exemplo simples disto é a velocidade terminal dos páraquedistas,i.e., a velocidade máxima obtida em queda livre, devido à Força de resistência igualar à força gravítica.
Era deste efeito que estava a falar, uma vez que o CD apresentado na imagem é muito baixo...
Obrigado, vou tirar um tempinho este fds para espreitar o potencial deste programa...
Carlos, onde posso achar esse PredimRc?
Desculpem lá o testamento técnico...
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_________________ http://www.hangar13.pt
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:28; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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Boa! Já se fala de aerodinâmica aqui no forum! Ainda bem!
Ao Borges eu digo que entro no "predimrc" (afinal não são necessárias maiusculas) através do Google. O 1º sítio que aparece permite o carregamento grátis do programa.
Agora em relação aos parâmetros que vi gostava de dizer o seguinte: 200 km/h é muito. Os nossos planadores, com carga alar entre os ~30 e tal g/dm^2 voam a 8....10 m/s, o que dá 29 a 36 km/h.
E o coeficiente de resistência global (Cd) de 0,033 não está longe da realidade prática. Já agora, como estamos a falar de planadores, a relação entre esse Cd global e o coeficiente de sustentação (Cl) da asa dá aproximada/ a tangente do ângulo de descida. Se o coeficiente Cl fôr 0,9 (não é mau!) temos alfa=arctg(0,033/0,9)= 2,1º o que é muito bom!
Um abraço,
C. Bastos
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:28; edited 1 time in total |
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borges
FIRST SERGEANT
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Cd total de 0,033! Uau! para ul Cl máximo de 0,9 fica-se com uma razão de descida de 1:27!
Grandes máquinas esses planadores!
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_________________ http://www.hangar13.pt
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:28; edited 1 time in total |
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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King_Pin_,
Posso saber qual é o livro de Fluídos? É livro de livraria/Amazon ou folhas de Faculdade?
Um abraço,
C. Bastos
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:28; edited 1 time in total |
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jattamasso
CAPTAIN
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Por acaso foi também o livro que era adoptado na FCTUC.... é um livro muito fixe, estou sempre a bisbilhotar naquilo. Por acaso, coisas que na altura ligavsa só para passar à cadeira, leio-as agora com outra motivação...
Abraço a todos
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:28; edited 1 time in total |
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jattamasso
CAPTAIN
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King Pin, onde arranjas o gelcoat? O gelcoat não é o que se dá para fazer o acabamento??
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:28; edited 2 times in total |
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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obrigado King_Pin pela informação sobre o White. Possivelmente vou adquiri-lo pois gosto muito de assuntos de mecânica de fluidos apesar de ser lic em telecomunicações por essa escola do Fénix. Como me tenho dedicado muito ao aeromodelismo também fiz, lá,uma pós grad em robótica.
Para quem não sabe, as modalidades de aeromodelismo de Voo Livre, que foram exterminadas em Portugal, são pura robótica.
Sobre Gelcoat de resina epóxica eu sugiro o que já apliquei: Resina epóxica vulgar mais um "filler" tixotrópico que torna a mistura muito viscosa, para dar espessura, e não escorrer no molde. O produto de tixotropia é a sílica coloidal conhecida comercialmente por "aerosil". A esta mistura pode-se misturar corante numa proporção generosa para fixar a cor da fuselagem, ou o que for, e aceitar desbaste de lixadelas, se necessário!
Quando trabalhei com um grupo no AeCP fizemos os moldes de fuselagens pelo processo tradicional de usar uma superfície de intersecção do macho através do plano longitudinal/vertical da fuse.
Essa superfície de intersecção foi feita com uma tábua de aparite (tabopan) de 1 a 2 cm onde serrávamos o perfil da fuselagem. Sobre esta tábua colávamos uma folha de termolaminado ordinário (a fórmica é muito cara e não vale a pena) onde também abrimos o perfil da fuselagem. Com o termolaminado conseguimos uma superfície plana, desmoldável só com duas camadas de alcool polivinílico, e que constituia as flanges do molde fêmea.
Usámos plasticina para colmatar a ranhura entre o macho e o termolaminado. Se a plasticina escorregar para dentro não faz mal porque no molde, vai aparecer um alto que é facilmente limado ou lixado tendo o plano das flanges como referência.
Antes de fazer a outra metade do molde executavamos os furos para a futura ligação das metades, com parafusos e porcas, e para colocação de três ou quatro esfera de aço(de rolamentos) que serviam de guias para que a união das duas metades fosse precisa.
Bom trabalho.
No dia 13 de Abril realizar-se-à a primeira prova/encontro de 200W/kg, na zona de Lisboa, onde podem concorrer todos os planadores eléctricos desde que não tenham mais do que os tais 200 Watt por cada kg de massa.
Espero ver essa maravilha em construção! E outras!
Um abraço,
C. Bastos
PS Os moldes da fuse sempre em resina poliester, que é muito menos cara!
Mexer muito bem o acelerador e o catalizador para evitar anisotropia de tensões durante a cura e consequentes empenos.
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:29; edited 1 time in total |
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Platex
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_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:29; edited 1 time in total |
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:29; edited 1 time in total |
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Um golinho pra cada bocado
eheheheh
é lixado, mas esta minha resposta é daquelas que não tem mesmo nada de construtivo... eu sempre misturei catalisador a olho, e nem faço idéia de como transmitir pra ti
Mas olha, esquece as proporções das resinas epóxicas, a resina poliester leva um pentelhésimo de catalizador para reagir... deve ser qq coisa como 1%... Mas não sei dizer ao certo quanto.
Um abraço,
JM
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_________________ Bons Vôos
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:29; edited 1 time in total |
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ADERITOESTEVES
AIRMAN
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Olá,
Para este tipo de trabalhos, em que se utilizam pequenas quantidades de resina, o melhor é medir com uma seringa.
Para cada 100gr de resina, 2ml de catalizador.
Bons voos.
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:30; edited 1 time in total |
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ADERITOESTEVES
AIRMAN
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Hei, pera lá…
Eu não disse que a seringa fosse para medir a resina.
Quer a resina, quer o gel coat, deve ser pesado com balança digital, o catalizador medido com seringa.
Para os moldes de fuselagens e outras peças de precisão, não é conveniente trabalhar a olho porque uma mistura mal feita pode dar origem ao empeno da peça, principalmente trabalhando com Poliéster.
Enquanto ao epoxy, nada melhor que pesar as duas partes.
Bons voos.
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:30; edited 1 time in total |
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:30; edited 1 time in total |
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