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Author |
Message |
major alvega
MAJOR GENERAL
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Paulo aquela empresa que fica em Coina junto á pista da siderurgia não venderá?
MR. DINIS DOS SANTOS
Estr. Nac. 10, Coina, Tel. 212100410. Tlm. 964003890
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Se der jeito mais alguem para o negócio da fibra, eu muito possivelmente estaria interessado.
Já agora de onde mandam vir mais especificamente da Alemanhã?
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Oi Major Alvega quanto a essa empresa não faço a mínima ideia mas é um caso a ver e com urgência, amanhã já ligo a ver se têm alguma coisa
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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King Pin quanto a falta de cuorumm para comprar a dita manta já resolvemos o problema mas eu posso na mesma sacar a morada da firma, já agora como informação a manta que vamos comprar é de 25 gm2 e sai a +/- 4.25€ o m2 isto já com portes mas tem de se comprar 100mtrs para sair a este preço porque afinal e contrariamente ao que eu disse noutro post eles tambem vendem outras quantidades abaixo dos 100mtrs sai é muito mais caro mas se quizerem eu posso-vos dar as tabelas dos preços pois eu tenho a certeza que mais barato que isto é impossivel
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Quanto á empresa sitiada junto a siderurgia vende manta sendo a ma leve de 50gm2 a 5.45€ o m2 se se comprar um rolo inteiro fica mais barato mas não me disserão quanto.Não é realmente muito caro comparando com o que eu tenho adquirido ultimamente mas se puder ter a de 25gm2 a 4.25€ melhor no entanto já se fica a conhecer outro sitio aonde comprar a um preço relativamente acessivel.
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chaleta
SENIOR AIRMAN
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PAULO wrote ( View Post): ›
Quanto á empresa sitiada junto a siderurgia vende manta sendo a ma leve de 50gm2 a 5.45€ o m2 se se comprar um rolo inteiro fica mais barato mas não me disserão quanto.Não é realmente muito caro comparando com o que eu tenho adquirido ultimamente mas se puder ter a de 25gm2 a 4.25€ melhor no entanto já se fica a conhecer outro sitio aonde comprar a um preço relativamente acessivel.
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Para aviões .40 e .60 não convem usar mais do que 25gm2 senão ficam com calhaus com asas. Para aviões maiores a quesão já não se põe. Contem comigo nessa encomenda de 25gm2 a 4.25€. A ideia é ficar com 5m. Mas se for necessário ficar com mais para viabilizar a encomenda tb pode ser.
Já agora que resina usam e onde compram. Dá-me ideia pelo que vejo lá fora que isto deve ser mais barato em lojas para barcos. Qual é a vossa experiência?
Abraço
chaleta
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Oi Chaleta quanto à manta já conseguimos arranjar malta em quantidade para encomendar os 100m mas não te preocupes vais ter os teus 5mts nem que eu te dispense algum do meu.
Quanto à resina eu uso a SP106 que compro na Lisnautica na Rua da Junqueira perto do Museu dos Coches custa +/- 6 a 7€ o Kg se for em embalagens de 3Kg só se paga 2Kg fica aí por uns 15/16€, carita mas é espectacular.
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chaleta
SENIOR AIRMAN
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PAULO wrote ( View Post): ›
Oi Chaleta quanto à manta já conseguimos arranjar malta em quantidade para encomendar os 100m mas não te preocupes vais ter os teus 5mts nem que eu te dispense algum do meu.
Quanto à resina eu uso a SP106 que compro na Lisnautica na Rua da Junqueira perto do Museu dos Coches custa +/- 6 a 7€ o Kg se for em embalagens de 3Kg só se paga 2Kg fica aí por uns 15/16€, carita mas é espectacular.
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Ena,
vou muitas vezes para essas banda visitar a sogra portanto fica em caminho. E em relação à diluição e tecnica de aplicação. A malta usa os famosos cartões de credito? Qual é a diluição que usam normalmente? Que outra dicas de aplicação podem ser uteis para quem vai fibrar pela primeira vez?
Abraço
Chaleta
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Last edited by chaleta on Fri 22-06-2007, 10:43; edited 1 time in total |
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Arranjas rolos de tinta dos pequenos e sinteticos.
Tambem podes arranjar um spray cola como o 3M77.
Colocas a tela na asa (e para ajudar a fixá-la e esticá-la, usar o spray-cola) e só por cima é que aplicas a resina, na quantidade apenas necessária a molhar a tela toda. É muito importante evitar encharcar a tela em excesso, é isso que aumenta muito o peso. Assim como é importante tentar encontrar todas as bolhas de ar que se formem e acabar com elas, o cartão é capaz de ser eficiente neste ponto, pois ajuda a tela a agarrar á madeira e a sair as bolhas de ar. .
O que mais acrescenta peso ao fibrar é a epoxy e não a fibra (25 ou 50g não tem assim tanta diferença, visto que por definição, é preciso forrar 1m^2 de asa para se ter 25g de diferença entre forrar com uma tela ou com a outra ).
No final do trabalho podes usar papel de cozinha para ensopar excessos de epoxy.
Nunca usei diluição nenhuma, mas deve ajudar.
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Last edited by _King_Pin_ on Fri 22-06-2007, 10:03; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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Acaria
AIRMAN FIRST CLASS
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Estas mt poupadinho Paulo!!!
Se arranjares a esse preço a resina podes trazer 10Kg para mim...
Chaleta quanto a diluição o PAULO pode responder que é bem experiente nesse campo...
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_________________ AC
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chaleta
SENIOR AIRMAN
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_King_Pin_ wrote ( View Post): ›
O que mais acrescenta peso ao fibrar é a epoxy e não a fibra (25 ou 50g não tem assim tanta diferença, visto que por definição, é preciso forrar 1m^2 de asa para se ter 25g de diferença entre forrar com uma tela ou com a outra ).
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Sim é verdade o que dizes. Mas a de 50 g/m^2 leva mt mais epoxi para encher a malha.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Chaleta enganei-me no preço da epoxi estava a pensar na moeda antiga ai vai a corrº:
30/35€ a lata de kg e 60/70€ a lata de 3 kg.
Quanto á aplicação e com esta epoxi eu besunto primeiro a superficie que vai levar a manta com a resina diluida a 50% com metanol em seguida ponho a manta sob a superficie e com uma trincha mole vou calcando a manta até esta aderir á camada de resina e ficar bem embebida e sem chochos (bolhas)
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chaleta
SENIOR AIRMAN
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PAULO wrote ( View Post): ›
Chaleta enganei-me no preço da epoxi estava a pensar na moeda antiga ai vai a corrº:
30/35€ a lata de kg e 60/70€ a lata de 3 kg.
Quanto á aplicação e com esta epoxi eu besunto primeiro a superficie que vai levar a manta com a resina diluida a 50% com metanol em seguida ponho a manta sob a superficie e com uma trincha mole vou calcando a manta até esta aderir á camada de resina e ficar bem embebida e sem chochos (bolhas)
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Eu bem que tava a achar mt fruta . E qual é o tempo de trabalho que tens com esta mistura? Não me importo de ter um tempo de cura mais prelongado. É que com falta de prática convem dar alguma margem.
O epoxi que é colocado sobre a manta tb está diluido a 50% com metanol? Que grande pedrada. Vou ter que fazer isto numa zona bem ventilada.
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Last edited by chaleta on Tue 18-12-2007, 15:58; edited 1 time in total |
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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O tempo de trabalho varia com a temp. e humidade, no inverno e com temp. de 15º tens cerca de 1ª h de trabalho no verão e com temp. de 22/24º tens 1/2h de trabalho isto sem diluir, se quizeres esticar o tempo basta ir diluindo umas gotinhas de metanol, vez se a consistencia da mistura diminui e continuas o trabalho se vires que começa a espeçar novamente + umas gotas de metanol e assim sucessivamente.
Zona ventilada sim mas é por causa do catalizador esse sim até deita fumo e é muito tóxico, tambem aconcelho o uso de luvas de latex são finas mantens a sensibilidade e trabalhas directamente com as mãos na manta e resina.
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chaleta
SENIOR AIRMAN
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Viva malta,
Isto nos últimos tempos não tem dado para muito mas aqui ficam os meus progressos. A estrutura da asa já tem forma e já testei o encaixe com a fuselagem. Aqui ficam algumas fotos do estado actual.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Olá Chaleta desculpa-me a observação mas com a asa neste estado não a devias ter tirado do estaleiro ela ainda não está fechada e pode empenar. As asas só se devem tirar do estaleiro quando se torna impossivel trabalhar por não haver mais nada que se possa fazer aí sim já é menos prejudicial para a estrutura poder removela.
Eu sei o que é isso é a ansiedade de ver a forma, o aspecto em fim de ver o bicho a ganhar forma mas tens de ter paciencia senão a coisa pode correr mal.
abcs
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chaleta
SENIOR AIRMAN
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PAULO wrote ( View Post): ›
Olá Chaleta desculpa-me a observação mas com a asa neste estado não a devias ter tirado do estaleiro ela ainda não está fechada e pode empenar. As asas só se devem tirar do estaleiro quando se torna impossivel trabalhar por não haver mais nada que se possa fazer aí sim já é menos prejudicial para a estrutura poder removela.
Eu sei o que é isso é a ansiedade de ver a forma, o aspecto em fim de ver o bicho a ganhar forma mas tens de ter paciencia senão a coisa pode correr mal.
abcs
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Viva Paulo,
Obrigado pelos conselhos mas em termos estruturais a asa não vai levar muito mais. Falta forrar a balsa e colocar os servos, trem de aterragem ailerons e flaps.
As instruções também solicitam que a asa seja retirada nesta fase. Até porque vou começar a trabalhar no trem retractil. como é que tu procederias? Colocavas primeiro a chapa de balsa e depois recortavas a zona do trem retractil?
É que não estou mesmo a ver que mais se podia fazer com a asa no estaleiro. Dá-me ideia que as fotos tb estão a enganar um pouco. A asa parece muito debil, principalmente na foto que só tem a asa mesmo. Não sei se será por isso que fizeste este comentário
Abraço e mais uma vez obrigado pelos conselhos.
chaleta
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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O que eu quis dizer foi isso mesmo principalmente por não estar forrada é que a forra dá uma grande resistencia principal/ se a vais forrar por inteiro, tens de ter muito cuidado agora quando a fores forrar repara numa coisa tu não vais forrar em chapas direitas elas vão ter que curvar e não vais por 1 ou 2 chapinhas vais forrar com chapas de 1.5mm com cerca de 70 a 80cm e são plo menos 3 a 4 ao lado uma das outras e elas todas juntas fazem alguma força daí a minha observação.
Quanto aos retrácteis eu projecto uma caixa que envolva o mecanismo ainda cá fora do avião e depois antes de forrar a parte de baixo da asa coloco essa caixa no seu devido sitio devidamente trancada entre 2 nervuras (TRANCADA NÃO COLADA).
Se tiveres mais duvidas chuta.
abcs
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chaleta
SENIOR AIRMAN
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PAULO wrote ( View Post): ›
O que eu quis dizer foi isso mesmo principalmente por não estar forrada é que a forra dá uma grande resistencia principal/ se a vais forrar por inteiro, tens de ter muito cuidado agora quando a fores forrar repara numa coisa tu não vais forrar em chapas direitas elas vão ter que curvar e não vais por 1 ou 2 chapinhas vais forrar com chapas de 1.5mm com cerca de 70 a 80cm e são plo menos 3 a 4 ao lado uma das outras e elas todas juntas fazem alguma força daí a minha observação.
Quanto aos retrácteis eu projecto uma caixa que envolva o mecanismo ainda cá fora do avião e depois antes de forrar a parte de baixo da asa coloco essa caixa no seu devido sitio devidamente trancada entre 2 nervuras (TRANCADA NÃO COLADA).
Se tiveres mais duvidas chuta.
abcs
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Obrigado Paulo,
Os teus conselhos têm sido de extrema utilidade. Vou ter em atenção o que referiste e vou repor a asa na bancada com o driedo certo quando forrar o topo.
À medida que me forem surgindo dúvidas conto com a tua ajuda e dos outros membros.
Mais uma vez obrigado
chaleta
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Não te esqueças do washout se o quiseres meter vai ter de ser nesta fase da construção bem teria de ser antes mas agora ainda dá.
Quanto á manta vai ser encomendada esta semana e demora 2 a 3 semanas a chegar se continuares interessado apita.
abcs
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Entretanto tambem já fui a essa loja perto da siderurgia mas para outros fins (formula student).
Tambem lá têm epoxy "com fartura" a vários preços conforme a qualidade/marca.
Têm uma a 15€/Kg (pelo menos foi esse o preço que nos fizeram á equipa). Para o trabalho que ia fazer, serviu lindamente e ainda sou bem capaz de ir lá comprar para mim para o hobby. Para laminar uma asa sem grandes fins estruturais deve servir perfeitamente.
Poliuretano, material para fazer moldes de silicone (deve ser bem porreiro para tampas de servos, canopys, cowls etc.)....
humm, tb têm fibra de carbono, faltou é saber se têm ou arranjam tambem kevlar.
Bons voos.
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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chaleta
SENIOR AIRMAN
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Viva,
Mais umas fotos da asa do mustang já com o trem de aterragem em posição recolhida.
Abraço
chaleta
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Altamente Chaleta!!!
Tens uns trens pipi, onde arranjaste isso, vinha com o KIT?
O meu P-51 está quase pronto, na verdade eu não tive muita paciência e apenas arranjei de forma muito desajeitada o que se tinha partido, tinha a intenção de aproveitar já que foi pro estaleiro e reconstruir com calminha e à maneira, mas estou sem tempo e paciência, acabei por arranjar só o que partiu e nem reconstruí peça nenhuma, colei... Agora só falta forrar o que desforrei e montar mecánica e electrónica, o meu trem é daqueles mais vulgares.
Força, vamos ver se ainda fazemos uma formação de warbirds? Vou fazer acessórios para o meu, estou mesmo com intenção de largar bombas, já tenho o projecto em mente e vou usar pólvora de caça em diminuta quantidade.
Abcs,
JM
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_________________ Bons Vôos
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chaleta
SENIOR AIRMAN
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Moraes wrote ( View Post): ›
Altamente Chaleta!!!
Tens uns trens pipi, onde arranjaste isso, vinha com o KIT?
O meu P-51 está quase pronto, na verdade eu não tive muita paciência e apenas arranjei de forma muito desajeitada o que se tinha partido, tinha a intenção de aproveitar já que foi pro estaleiro e reconstruir com calminha e à maneira, mas estou sem tempo e paciência, acabei por arranjar só o que partiu e nem reconstruí peça nenhuma, colei... Agora só falta forrar o que desforrei e montar mecánica e electrónica, o meu trem é daqueles mais vulgares.
Força, vamos ver se ainda fazemos uma formação de warbirds? Vou fazer acessórios para o meu, estou mesmo com intenção de largar bombas, já tenho o projecto em mente e vou usar pólvora de caça em diminuta quantidade.
Abcs,
JM
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Viva Moraes,
São uns unitracs mecanicos usados que arranjei no ebay baratuchos. O orçamento é curto e tem de ser assim.
Tive sorte em os encontrar e como foram desenhados para um mustang tem um angulo de abertura de 85º. Ainda tenho de reforçar melhor a zona do trem mas tá a ir.
Um Abraço
chaleta
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