conheci o aeromodelismo a +ou- 1 ano quando comecei a participar de um projeto na faculdade chamado aerodesign (competição onde se controi um avião para carregar o maior peso possivel com um motor e medidas padrões)saiba mais em:
http://www.saebrasil.org.br/eventos/aero2004/index.htm
com isso contruimos um avião que ficou em 6 lugar nessa competição,
levando 8,6kg decarga util
por isso digo que não sou nenhum grande aeromodelista pois ainda não aprendi a pilotar , mais tenho alguma experiencia em contrução e não conheço todas as marcas , só as mais famosas (futaba,Jr,hitech) pelo menos por aqui.
em anexo vai uma foto do nosso avião:
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Subject: Air Cargo Challenge
Subject: Boa
Olha fiquei espantado realmente o avião que fizeram é muito bom e bonito continua agora com essa base podes fazer tudo sabes vou na próxima semana para aí ..... natal e pipa um abraço
Subject: 8,6Kg
Viva! Fiquei com alguma curiosidade visto que de 8,6 Kg de carga é muito bom . . . Qual o motor e hélice que usaram ? Qual a envergadura de asa ? PS: Gostava de saber se modelo seguinte chegou a voar ? Espetacular a forma como algumas equipas resolveram o problema da carga alar... MFreitas
Subject:
no ultimo fim d semana realizou-se na covilha 1 encontro do genero, "air cargo challenge". o avião aqui da Universidade do Minho foi o q levantou + peso :arrow: aproximadamente 11 Kg n tenho a certeza, mas ficou em 2º lugar pq entregou tarde o relatorio :wink:
s alguem tiver + info mandem....
Subject:
Este tipo de eventos são organizados praticamente por todo o mundo.
As regras são simples, contudo suponho que só permitem a participação de equipas formadas por estudantes. (pelo menos o modelo americano funciona assim) Poderiamos formar uma equipa!!o que me dizem??? para todos os efeitos vou dividir este assunto (que é interessante, e criar um tópico só para ele. aqui vai o link nacional : http://alfa.ist.utl.pt/~euroavia/aircargo/ http://aero.ist.utl.pt/~apae/conteudo.php?mostra=links Salvo erro existem duas categorias Regular Class e Open Class (estou a guiar-me pelo modelo norte-americano), mas desconfio que deve ser identico ao nacional. Algumas considerações. O modelo deve levantar na distancia maxima de 61 metros, e aterrar no mesmo sentido no limite máx. de 122 metros de pista. - É avaliada a concepção/design do modelo e o voo - Levantar o maximo de peso possivel. - Motor utilizado OS 61 FX. - Combustivel 10% nitro, e o deposito de combustivel tem de ser de fácil acesso, e não se pode utilizar bomba de combustivel. - Envergadura minima de asa 305cm. - Envergadura máxima, não existe limite - Helice não pode ser de metal. - Na Regular Class, para serem qualificados devem efectuar um voo em que o modelo consiga levantar/transportar 3.63kg Vou tentar obter mais elementos do Air Cargo Challenge. Last edited by Pmagall on Thu 11-03-2004, 12:34; edited 1 time in total
Subject:
Aqui vai uma fotografia do Air Cargo Chalage que lá decorreu
Last edited by vinvertido on Wed 10-03-2004, 21:38; edited 1 time in total
Subject:
a minha universidade concorreu e pelo que falei com os responsaveis existem algumas alterações as regras que enumeras-t. qto a motores podiam escolher entre o OS 61 FX o MAgnum 61 e o TT 61 PRO, a asa tinha cm dimensão max 3m... N tenho a certeza mas posso tentar falar com o meu professor q era o responsavel pelo projecto ou entao ir ao site e ver as regras.
qto a criar um topico pr o tema era ideal :!:
Subject:
grande 4 asas :twisted:
Subject: dados do modelo
No brasil a envergadura maxima de asa foi de 1,83m
o motor usado foi o O.S .61 fx definido por regra ou k&b .61 a helice foi a apc 13x4 comprovada por ensaios como a melhor helice para o O.S .61
Nao. todo mundo na prova ficou muito curioso pra ver se o quadriplano voaria mas apos duas tentativas nao houve nem sinal de que ele iria voar pra quem tiver a oportunidade de participar de um evento como esses meu conselho e : vai fundo pois e muito gratificante ps: desculpe a falta de acentuacao, deu pau no teclado !
Subject:
O Campeonato Brasileiro, rege-se segundo as Regras da SAE Internationl (Society of Automotive Engineers). que organiza o campeonato norte-americano (este divide-se em duas ligas, SAE East e SAE West) e a SAE Brasil (Competição Brasileira)
Equanto na Europa a competição denomina-se "Air Cargo Challenge", e no continente americano é designada por "Aero Design". Nas duas categorias a concurso, em 2003, o peso transportado foi de cerca de 9kg e na categoria Aberta de 11kg aprox.
Subject: site air cargo chalenge
dando uma olhada no site do air cargo chalenge entrei na galeria de fotos
quando me deparei com algumas fotos que não abriam, dando uma olhada melhor percebi que uma das pequenas fotos mostrava um avião muito parecido com o de minha equipe olhando o restante dos aviões percebi que as fotos eram da competição aerodesign 2002 da saebrasil e as fotos não abrem mais pois a pagina da sae foi atualizada.
Subject:
Estranho.. eu não consegui ver nenhuma galeria de fotos, qual é o endereço??
Subject:
é c mta pena minha que comunico que o "flamingo 3", avião que participou pela UM, sofreu uma queda ja depois da prova qdo se efectuavam testes para melhorar as suas prestações. Em setembro vai haver outro encontro para ver as melhorias que conseguiram fazer os 2 aviões que participaram e os 4 que não voaram tentarem faze-lo.
assisti a uma palestra dada pelo professor que projectou o avião que foi mto interessante, também falou 1 pouco do que viu dos outros aviões.
Subject:
só uma pergunta, os vencedores não vão representar Portugal num lado qualquer?
Subject:
Segundo informaçoes (reportagem na Tv), os vencedores vão representar Portugal na competição internacional SAE. Mas pelos vistos acho que isto ainda foi definido.
Subject:
este ano acho que isso não funciona pr eleger 1 representante, apartir do proximo ano (se n estou em erro) é que vai contar pois os aviões vao deixar de ter 3m pr ter no max 1,80m e com mais algumas alterações ficam preparados para concorrer com outros paises... pelo menos foi a ideia com que fiquei!
Subject:
Esta página pertence a uma das equipas participantes e apresentam aqui o seu esquema organizativo, projecto, desenho, construção, qualidade.
http://protocol7.no-ip.com/icaro
Subject:
eu n cria ser má lingua... mas se fizeram uns projectos cm os que levaram ao air cargo challenge na covilha :? mmmmm n sei não :!: :!: tanto os do IST cm os de coimbra n tiveram mto sucesso...
Subject:
Por aquilo que eu ouvi, a grande dificuldade que o pessoal das universidades teve foi na escolha dos materiais a empregar, e a ajuda de aeromodelistas experientes na fase da construção. Para a próxima têm de pensar um pouco mais na parte organizativa, uma coisa é projectar, outra é construir. Mas como há sempre uma primeira vez, estas iniciativas são sempre de louvar, por isso digo, continuem, mas aprendam com os erros e não se esqueçam, é preciso ensaiar, testar, a resistência do modelo, um modelo não é só projecto se não nunca passará disso. Numa fase de avaliação, avalia-se "desde o início ao fim".CONTINUEM, mas para a próxima aliem-se a aeromodelistas experientes para a fase de construção, testes e voo de ensaio.
Subject:
Atençao , quando se criticam as equipas deve se ter cuidado com o que se diz e deve-se sustentar a nossa opiniao...
Passo a explicar: IST / Coimbra - Projecto feito por alunos UMinho / ubi - Projectos feito totalmente ou com muito apoio, dos professores, que têm muita experiemcia alguns deles com coisas muito parecidas... IST \ Coimbra - Construçao feita por pessoas com experencia de construçao baixissima. Ubi - Curso de Aeromodelismo e tecnicas de contruçao ministradas aos alunos das equipas apoio de oficinas evoluidas e gente empenhada a apoiar Uminho- Contrutores experientes um deles amigo meu, nao conheço ninguem que melhor construa do que ele, e olhem que conheço muita gente... Posto isto quando se avalia as classificaçoes pode se dizer que para mim como organizador da prova conhecedor do modo de funcionamento da ubi das pessoas da uminho etc , posso dizer que a classificação era previsivel. Joao Loureiro - Apae "AIR CARGO CHALLENGE"
Subject:
nisso tens tda a razão... mas o IST teve ajuda da TAP na construção das asa :!: :!: ou plo menos comentou-se isso.
e pr a finalidade do concurso (incentivar o desevolvimento e construção de aeromodelos) acho que tds as equipas conseguiram resultados aceitaveis... podendo melhorar pr setembro :!:
Subject:
o que é que vai haver em Setembro??
Subject:
em setembro vão-se juntar as equipas pr mostrar as melhoras efectuadas nos aeromodelos :!:
Subject:
So para dismistificar....
Foi como o João Loureiro referiu, convém sustentar as opniões. Cada uma das equipas foi diferente nas ajudas que teve e por aquilo que desenvolveram. Por exemplo a equipa do Minho tinha na sua constituição elementos bastante experienciados em construir aeromodelos (professores e etc), A Universidade Covilhã teve muito apoio e interesse dos professores assim como disponiblização de oficinas. Só para que que fique claro, e não se fale mal das equipas sem mais nem menos, por exemplo, a do I.S.T e de Coimbra tinham uma experiencia quase nula em construção de aeromodelos e apenas contaram com o amor a camisola dos alunos. No que toca a equipa do I.S.T (pq eu integrei-a) apenas tivemos da TAP o acesso as suas oficinas....coisas que não temos acesso na faculdade e erámos 3 alunos do 1º ano e 1 aluno do 5º ano completamente sozinhos...é habito do I.S.T não haver interesse geral por estas coisa nem mesmo quando estamos a representar a faculdade. Mas digo isto não para desculpa o que quer seja para alertar as pessoas que opinam para não verem as coisas tão superficialmente. Creio que todas as equipas estão de parabéns desde o inicio em que mostraram coragem e dedicação para participar no evento. E cada uma delas esforçou-se o melhor que pode, com aquilo que tinha e sabia e o melhor que se conseguiu desenrascar. E as que possuiram o melhor destas coisas levaram com muita justiça os premios para casa. A todas elas vai o mérito do trabalho arduo de quase um ano que o evento o exige. Saliento ainda, que o AirCargo Challenge é uma competição de engenharia, e temos todos que olhar aquilo que está por detrás da pintura ou da balsa. E nesse âmbito do projecto, todas as equipas estão na ponta de lança do que é a engenharia nesta area em portugal. todas as vossas dúvidas esclarecidas em http://aero.ist.utl.pt/~apae/aircargo/forum
Subject:
Parece que o meu post de 31 de Março mexeu com o fórum air cargo challenge. (intenção concretizada)
Numa competição deste género, e porque também se trata de uma competição, a primeira coisa que tem de ser respeitada são os prazos estabelecidos: oops: A Air cargo, não é só uma prova de Engenharia, é também uma prova de transferência de tecnologia, e foi aqui que falhou, e foi o que eu ...disse. Penso que se em Setembro e acho que falo pelo fórum, se necessitarem da modesta colaboração dos aeromodelistas desta casa, não diremos que não. (as noticias aqui colocadas são bastantes esclarecedoras). Page 1 of 2
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