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Chispas
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
Boas a todos.

Embora estejamos em off-topic acho que a resposta que dei no outro tópico, http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/viewtopic.php?p=21304#21304 , tambem serve para aqui:

"Se nos lembrarmos que o Christophe Paysant Le-Roux(CPLR) é o Campeão do Mundo de F3A mas que perdeu em Portugal em 2004 para um eléctrico que não lhe ficava atrás e que ao nível a que eles voam o dinheiro não conta muito (são quase todos patrocinados, pelo menos os 10 primeiros) eis o material que eles usam sem contar com alguns acessórios.

O motor a combustão que o CPLR usou em 2004 em Portugal:
http://www.yamada.co.at/index_uk.htm YS 160DZ

O Material usado pelo Sebastiano Silvestri nos CM 06:
http://www.hacker-motor.com/deutsch/
http://www.hacker-motor.com/deutsch/aktuelles/bericht02.html
Hacker C50-13XL-Acro-Comp MASTER 90-O-ACro-Comp APC 20x13 2xTP5300-5S4p

Preços:
Combustão
Gasolina
http://www.coolpower.info/E_frame.html?http://www.coolpower.info/E_home.htmlN_art_28.html -Cool Power Pro-Pattern 20 % gallon (4 takt) 33.50 euro
50 galões / 1 galão para 8 voos por semana?
33.50 euro x 50 = euro 1423.7 Euros com desconto
Motor
http://www.znline.com/produits.php?langue=english&cle_menus=1037011234
549.00 Euros
Muffler no mesmo site 210.00 Euros
Total - 2,182 Euros

Eléctrico
Baterias
THUNDER POWER PROLITE 5S4P 5300 - 370.00 x 2 = 740 Euros
4 baterias = 2960 Euros
Variador 90-0 ACRO
299.00 €
Motor HACKER C50 COMPETITION 530.00
Total – 3,789 Euros

Por aqui se vê que o material de eléctrico se torna mais barato com o uso mas que na compra sai mais caro.

Não inclui nestes preços um bom carregador/balanceador pois apesar de acrescentar perto de 200 Euros à soma do eléctrico se bem tratado pode durar mais que 5 anos, tenho alguns com mais, e porque o seu preço será equivalente a alguns acessórios do motor a combustão: cachimbo de vela, bomba de combustível, starter, servo do motor… etc."

Não fiz a pesquisa para um Trainer mas as contas são similares.
Acerca de preços podemos divagar o que quisermos mas um motor eléctrico bem tratado, assim como o seu variador, está como novo ao fim de um ano. Já o mesmo não se poderá dizer do fumarento.

As baterias são o combustível mas ao invés deste não se evaporam com o uso. Bem tratadas duram pelo menos dois anos. Tenho muitas e a maioria delas com mais de 4 anos ainda funcionam.
Por aqui se pode ver que mesmo com um Trainer ao fim de 2 anos, se tudo estiver inteiro :lol: o eléctrico sai ao mesmo preço ou mais barato.

Como alguém já escreveu mais acima é uma questão de gosto e não de custos.

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major alvega
Subject:  
Pegando no que o Chispas disse e lembrando-me que no verão vi na siderurgia um "passaroco" electrico que estava a treinar umas manobras F3A e só o pack que ele tinha custou cerca de 1000€ ora isso dá para... 40 latas de 5litros de glow ora se eu gastar 1 lata cada 2 meses (eu gasto uma a cada 3) poderei voar cerca de 6 anos e meio.
Nos térmico ainda podemos usar um motor a 4T que gasta quase metade de um a 2T e em vez dos 6 anos teriamos...... :D :D :D :D :D :D :D :D

por isso não podemos comparar de igual para igual cada um por enquanto ocupa o seu lugar

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_King_Pin_
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
Com o comentário do Moraes dá me vontade de dizer:
"Venha mais uma rodada de bejecas pá mesa do canto se faz favor!" :lol:

Quando se fala em conversões electrico sai caro sim...
De qualquer forma o meu variador dá para lipos 6S e 42A continuos... 70€ de boa marca... ou seja, perto de 1KW de potencia electrica... muito mais eficiente que um motor a combustão na conversão desta potencia em impulso e velocidade pelo helice... bem aplicado acho que dava uma boa ratada a qualquer 40 que me aparecesse á frente! :lol:
Mas ok... eu nem tou a dizer que electricos são melhores-! para que raio eide de andar aqui a bater o pé!
Só não me venham dizer é que electricos não porque são mais caros! Dizem isso por não conhecerem todo o mundo de opções que existe nos electricos :roll: e porque adoram o fumo e o barulhos dos a combustão e preferem pagar o avião a prestações (combustivel). Compreendo perfeitamente.

Quanto aos trainers, eu comecei tambem com um nitroso (solo com um TT.46) e não me arrependo minimamente!
Mas para quem comece com um trainer electrico tambem duvido que fique mais mal preparado!

E quanto á minha comparação... eu disse logo que são coisas diferentes um combustão .40 e um electrico de 500gramas... o ponto fulcral da comparação é que assim como pode custar mais um electrico em certas aplicações, existem outras em que electrico é barato e simplesmente nem á nada a combustão que consiga fazer o mesmo (ou vão me dizer que os motores de 1cc são melhores???)

Cada um é um mundo e daí serem categorias separadas! Apenas em situações pontuais se deve comparar á letra electricos com combustão. Ex: conversões e acrobacia de grande escala (em que electricos são muito caros, mas me parece quem conseguem ter melhor performance em certas situações), visto em pequena escala os electricos terem em multiplos modelos uma construção especifica mais leve por não terem problemas com vibrações como os a combustão...
Até os helices são completamente diferentes, sendo os dos electricos mais leves e mais eficientes (esta diferença existe inclusivé em aviões de grande escala)

Bons voos e boas férias para quem as tiver por agora!
Eu cá vou aproveitar estes dias para acabar de projectar o proximo avião electrico e possivelmente começar a construir a proxima casa voadora para o webra .36 que já tá com saudades de zumbir e fazer baixar cabeças! :lol:

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oliveira cavs
Subject:  
E tá tudo dito!!

Ponto final. LOL

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AGUIA-NEGRA
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
Oi Pessoal
Boas Festas para todos.
Realmente as feras (HELIS) quer sejam Eléctricos ou a Nitro fica ao gosto de cada um.
Eu sou fã das duas modalidades, tenho um KYOSHO fumarento e dois a baterias para voar quando estou sentado no sofá.
Como diz o Brasileiro:
Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
Um abraço e bons VOOS
AGUIA NEGRA

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jattamasso
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
Também posso opinar? :twisted:

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_King_Pin_
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
Porque não? Xuta opiniões! :lol:

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jmorais
Subject:  
Ola a todos,

Tenho um easystar equipado com o motor permax 400 / 6v e uma bateria de 7 elementos 8,4v em que tenho uma autonomia de voo de no máximo 10 minutos. Existe algo que possa fazer para aumentar a autonomia de voo ?

Obrigado,

J. Morais

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vsantos
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
ola jmorais
Com esse modelo eu já tinha era colocado umas lipo :D
desculpem lá o off-topic
Cump
vsantos

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jmorais
Subject:  
Olá vsantos,

Desculpa lá estar a fazer essas perguntas idiotas, mas como sou novo no ramo, lá vai
Lipo ?! Há alguma voltagem específica ? Qual o ganho de autonomia em mudar para uma LIPO ?

Um abraço

J. Morais

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vsantos
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
ola
sim as vantagens são muitas...
Experimenta e vais de ver, ...
eu só uso lipo e já nem me lembro das desvantagens :oops:
heheehhe
Fora brincadeira...
Experimenta e verás que compensa passar a lipo, desde a diminuição do peso passando pela autonomia e disponibilidade de potencia, são factores que me fizeram mudar para lipo.
Mas cuidado com o manuseamento das mesmas,
Há que ler os manuais...
Cump
vsantos

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jmorais
Subject:  
Olá vsantos,
Desculpa insistir na questão, mas é com a mesma voltagem ?

Cumps,

J. Morais

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_King_Pin_
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
Aumentar autonomia faz-se de duas formas, ou um motor mais eficiente (um brushless porreirito, mas qu te obriga a mudar o motor + o variador e portanto não me parece muito boa solução), ou arranjares baterias com maior capacidade, que é o mais fácil.

Aumentar a capacidade leva a um aumento do peso caso te mantenhas no mesmo tipo de bateria o que pode conduzir a maiores dificuldades em subir com o avião...
Uma boa maneira de aumentares a capacidade sem aumentares o peso, será arranjar uma lipo 2S com um peso semelhante ao das baterias que possuis neste momento. Convem ter o cuidado de verificar se o variador está preparado para lipo ou não (o estar preparado é apenas ao nivel de cortar a electricidade ao motor quando as baterias estiverem abaixo de um certo valor, valor este que é diferente das NiCd e NiMh).

Diz a capacidade dessa bateria que tens, tipo (NiCd ou NiMh), e já agora se o variador dá para lipo ou não.

PS: Até tens muito tempo de autonomia, eu no meu mini hotliner tenho uns 2min possivelmente, e se ligar o motor mais de 15segundos, o variador começa a cortar e a seguir o motor nem arranca por uns segunditos :lol: Não vai durar muito esta bateria :roll:

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jmorais
Subject:  
Olá KingPin,
Obrigado por esclarecer as minhas dúvidas, vou verificar se o meu variador suporta LIPO, em relação a autonomia de 10 min de voo e para aqueles dias em que praticamente não há vento, caso contrário a minha autonomia cai consideravelmente para os 5 ou 6 minutos de voo.
Como eu geralmente voo perto de casa e na minha zona é bastante ventosa, tenho tido alguns problemas em saber ao certo o tempo de voo.

Dá ultima vez tive uma surpresa a mais de 20m de altura ! :)

Um abraço

J. Morais

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Rui Felgueiras
Subject:  
Posso garantir-te que tenho aviões que num formato próximo desse teu motor 400 andam no ar entre 20 a 30 minutos dependendo do "gatilho" merece bem a pena......a questão pertinente levantada do variador é mesmo muito importante pois as pilhas são caras e temos que comprar também novo carregador na maior parte dos casos e se a pilha descer de +- 2.7 por célula nunca mais será recarregável....óbviamente voei muito tempo sem esse variador inteligente e fui ganhando experiência por tempo no ar de umas vezes para as outras medindo a corrente quando aterrava.....enfim peso e autonomia é muito melhor.....abraços

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_King_Pin_
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
jmorais a tensão nas lipos fala-se no numero de elementos em série e cada elemento tem 3.7V nominais, assim uma lipo 2S terá 7.4V e uma 3S 11.1V o que considero demasiado para esse motor (não sei se já sabias isto)
Para alem disso terás de ter um carregador que dê para carregar lipos... o que é mais um envestimento... mas se continuares com electricos de certeza que mais cedo ou mais tarde o irás comprar :D
Mas já agr... poderias referir a capacidade das tuas baterias actuais?

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lumma
Subject:  
jmorais wrote (View Post): › Ola a todos,
... Existe algo que possa fazer para aumentar a autonomia de voo ?


Existe sim, mudas para combustão :D :D :D

piadinha mesmo, não resisti.

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jmorais
Subject:  
Olá KingPin,

Quando entrei no meio do aeromodelismo e optei por começar nos motores electricos, fiz logo um investimento nos carregadores, tenho um ULTRAMAT 14 da Graupnet, que carrega tudo e um par de botas ;), por isso creio que não vai ser problema carregar outro tipo de bateria.

Em relação a minha actual bateria é de NiMh com 7 elementos e uma carga de 8,4V.

Um abraço

J. Morais

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major alvega
Subject:  
lumma wrote (View Post): ›
jmorais wrote (View Post): › Ola a todos,
... Existe algo que possa fazer para aumentar a autonomia de voo ?


Existe sim, mudas para combustão :D :D :D

piadinha mesmo, não resisti.


Tenho ou não tenho razão? Fumaça com eles :D :D :D :D

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jmorais
Subject:  
Olá major,
Tenho certeza que daqui a algum tempo, vou estar também no mundo a combustão !!!

Até lá, vou mesmo viver com os amperes ! ;)

Um abraço

J. Morais

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_King_Pin_
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
Meus jovens senhores, nada de contaminar este sub-forum com esse cheiro a nitro! :lol: Fora daqui!! :lol: (Por acaso este fim de semana a ver os outros camaradas a voar nitrosos deixou-me saudades... ouvir um motor a ligar tem sempre aquela magia :wink: )

Voltando á conversa...
jmorais, dizeres 7 elementos NiMh é o mesmo que dizeres um pack de 8.4V... isso apenas me diz a tensão do pack, mas nada me diz sobre a sua capacidade. Nas pilhas deve estar lá um numero com a capacidade delas (800mah ou 1500mah ou qualquer outro numero nesta ordem de grandeza...). Dava jeito saber isso e se possivel o peso +/- do pack... assim, podia-se ver a melhoria de autonomia com um pack lipo com o mesmo peso do teu pack actual :wink:

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jmorais
Subject:  
Olá KingPin,

Tens razão, esqueci a amperagem, é de 1100mAh, em relação ao peso, não sei bem ao certo, mas provavelmente deve estar entre 180 a 250 g.

Um abraço

J. Morais

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_King_Pin_
Subject:  Re: Pilhas. Qual a diferença entre elas ?
pelo que vejo no motocalc, 7celulas nimh com 1050mah pesam ~141g...
Um lipo equivalente em tensão será uma 2S, assim procurando lipos com 70 gramas por celula... por exemplo flight power... as celulas de 2500mah hora pesam 71gramas, um pack com 2celulas pesará 142gramas sem fios o que é mais do dobro do que tens neste momento :wink:
De qualquer modo para a tua aplicação não vale a pena usar lipos de descarga rápida como as flight power, visto este tipo de celulas serem mais caras e mais pesadas... portanto ainda se deve arranjar para aí lipos com maior capacidade para este peso :wink:

Os chinocas andam para aí com uns packs de descargas 15C e 12C baratuchos... um 2S 2500mah deve custar tanto ou menos que um bidão de combustivel :roll:
Baterias de marca e procurando capacidade pura... tens as kokam baixa discarga 3270mah hora com 64g por celula. Problemas destas celulas é que só pode no maximo fazer uma descarga de 10A o que é adequado á tua aplicação mas te limita bastante caso queiras fazer um upgrade futuro com um motor mais potente que debite mais :wink:
Tens assim os dois extremos de baterias lipo para esse peso... alta e baixa discarga :wink:

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jmorais
Subject:  
Olá KingPin,

Confesso que tenho que melhorar os meus conhecimentos em eletronica !

Quando dizes 15C e 12C, deve ser em coulombs, certo ?

Creio que antes de escolher a melhor bateria, tenho mesmo que saber onde encontrar uma livro/manual de eletronica for dummies ;)

Um abraço

J. Morais

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jmorais
Subject:  
Já agora KingPin e em offtopic,

Sabes onde posso encontrar aquelas chaves maravilhosas para a versão 8.04 do motocalc ?

:) :) :) :)

Um abraço

J. Morais

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