RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosSpitefire em Kline

#1:  Spitefire em Kline Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Thu 11-07-2013, 23:02

O mais difícil é sempre o primeiro, agora é um vício...

cá fica mais um modelo construido em Kline.
Este ainda não é no voo inaugurante, senão antes algumas etapas da construção.

aqui ficam algumas fotos, qui ça ainda inspiram mais alguém....
2 folhas de K-line 100x700 (12€)
4 servos 9gr (~12€)
2 sticks de cola quente (~0 )

#2:  Re: Spitefire em Kline Author: msviper Post Posted in this forum: Fri 12-07-2013, 15:41

He,he,he...
Este agora deixa-me curioso pelo desenvolvimento , se ficar como imagino ainda faço um para mim...

Depois é voos de combate... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

#3:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Wed 17-07-2013, 22:13

boas, muito interesante sem duvida ainda para mais que é do tipo de avioes que gosto mais fico a acompanhar, se me poderes arranjar esse plano acho que fazia um em coroplast eheh

#4:   Author: ALz Post Posted in this forum: Thu 18-07-2013, 12:29

Boas,

São os planos do Spitfire da flitetest?

Cmpts

#5:  Re: Spitefire em Kline Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Mon 22-07-2013, 9:13

Olá a todos

finalmente o Spitfire foi para o ar pela primeira vez e aqui fica o resultado.

os planos são da Flitetest.com


Ver no Youtube


vemos-nos no ar!

#6:   Author: ALz Post Posted in this forum: Thu 08-08-2013, 23:22

Qual é a espessura do kline? Tenho um amigo que vai fazer um também...

cmpts,
Gonçalo

#7:  Re: Spitefire em Kline Author: PsicoPete Post Posted in this forum: Fri 16-08-2013, 15:39

3mm, está no fim do vídeo.

#8:   Author: ALz Post Posted in this forum: Fri 16-08-2013, 15:40

Ok obrigado PsicoPete Wink

#9:  Re: Spitefire em Kline Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Thu 22-08-2013, 14:27

Olá ALz,

estive fora e só agora vi a questão que está bem respondida pelo Psicopete, é de facto de 3mm.

aqui fica mais um video com a compilação de 2 voo, um num dia de algum vento e outro em dia de calmaria. no primeiro, está muito favorecido pois foi filmado pelo meu irmão e com, uma câmara com zoom. podem ver-se muito detalhes do voo (para o bem e para o mal Sad )
a segunda parte do video, foi com uma câmara fixada na cabeça Smile

Ver no Youtube

#10:   Author: PsicoPete Post Posted in this forum: Fri 23-08-2013, 10:05

Gosto mesmo deste modelo no ar.
Tenho de fazer um para mim...

#11:   Author: Paulo Rodrigues Post Posted in this forum: Fri 30-08-2013, 12:54

Ola Pedro,

amanha vou estar com um amigo que esta a fazer um spit, vamos ate queijas, junto estrada militar, experimenta-lo. Ele esta com uma duvida, que helice estas a usar? Quando fores voar o teu da para ir ver, combinamos um local por estes lados? Obrigado pela ajuda, grande abraço. Paulo

#12:  Re: Spitefire em Kline Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Sun 01-09-2013, 17:45

Olá Paulo,

este FDS fui ao encontro de FPV em Chamuça (perto de torres novas).
Agora vou estar fora do país umas semanas, pelo que deve ser difícil encontrarmo-nos, assim mais próximo, mas quando estiver por cá faço uma tentativa.
até lá vou deixando por esta vias dicas do que estou a usar.
Quanto mais voo o Spit mais gosto Laughing

Comecei por testar o motor original do bixer2 (1300Kv - 110W), com hélice de 8x4 (ou 8x3.8... não estou certo mas julgo que a diferença será minima) e com bateria 3S.

Voou muito bem, e cheguei a testar hélice de 7x5 original do Bixler com bateria 4S.

Notei diferença de velocidade, mas nada que entusiamasse, até porque o avião voa maravilhosamente em voo lento e dessa forma consigo voar mais lento, mais baixo e mais perto a apreciar as linhas de voo e da máquina.

entretanto para minimizar o esforço de estar sempre a trocar o motor, comprei um motor NTM 28x26 1200KV - 250W com bateria 3S.

Voa ainda melhor, no sentido de que acelera mais rápido, por exemplo quando corto motor e venho a planar quase até ao chão, depois dou "gás" e ele sobe logo, o do bixler era bem mais lento.

um teste que fiz foi pegar numa ponta da asa do Spit e acelerar. com esta configuração, o Spit, fica a pairar, ou seja o conjunto motor /hélice tem força de sustentação para aguentar o peso do avião na vertical.
A voar, não chega para o fazer subir na vertical por muito tempo, começa a subir evai perdendo velocidade, não chega por isso para subidas vertiginosas.

penso que será possível usar hélice 9x?, ou mesmo 8x6 com este motor novo conforme se queira mais força para subir na vertical ou mais velocidade, sem que o motor aqueça.
não consegui ainda pesar o bicho, nem o bixler, mas sabendo que o bixler anda nos cerca de 1000gr, acredito que este tenha 700 com bateria de 1500mA 3S ou 850 com bateria 2200mA - 3S.

Mais um anota importante para o primeiro voo se não levam a mal a ousadia - seguindo o plano da Flite test, fiquei com um avião muito pesado de cauda.
o equilibrio do CG mostrou-se muiiiiito importante na capacidade de controlar o avião e depois numa refinação, na sua capacidade de planar.
o CG do meu foi medido com ele de barriga para cima (como penso se faz no asas baixa), e com o CG alinhado 1cm para trás da primeira linha de quebra da asa, isto é, alinhado com a spur (barra interior da asa)

para o conseguir tive de usar cerca de 130gr de pesos quando uso a bateria de 1500mA 3S (20C) - que é muito leve.
mesmo usando a de 2200ma 3S 45C, tive de usar 20gr.
Em ambos os casos com a bateria práticamente tocar na hélice de tão chegada à frente que estava.

Para quem já voou outros modelos, o controlo do avião mesmo desbalanceado é fácil, mas se for para quem faz os primeiros voos, foi-me muito complicado aterra-lo sem ser ao trabulhao.
a ajuda de um spotter para tentar compensar algum desequilibrio usando os trim pode ser uma ajuda muito grande.

2º conselho
o avião é muito reactivo ao elevator, pleo que a afinação que sugiro é que todas as superficies (ailerons, elevator e rudder) tenham uma aplitude máxima de 10º.

Estou certo que num segundo voo vão querer ajustar os ailerons e permitir chegar aos 20º, bem como o rudder, mas voa-se mais fácil um primeiro voo com valores de 10º.


Boa sorte!

depois comentem os resultados, fico curioso.


PS: já construí um segundo, mas desta vez puxei a asa para trás cerca de 1cm, para ver se o CG fica um pouco mais para a frente e evito os pesos. Ainda não voou e deve voar nas mãos do meu irmão pela primeira vez, por isso não sei quando terei notícia sobre o resultado.

#13:  Re: Spitefire em Kline Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Tue 10-09-2013, 21:53

aqui fica uma variante na decoração "à disney"....

Slinger


(como é que se faz insersão de imagens sem ser na forma de attach que fica tão feio ?)
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosSpitefire em Kline


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1385s (PHP: 29% | SQL: 71%) | SQL queries: 96 | GZIP enabled | Debug off]