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Tommy
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Ora bem,
Tenho a informar que esta vertente tem vindo a despertar-me cada vez mais curiosidade . Como tal, andei a fazer uma breve pesquisa sobre a oferta existente no mercado e encontrei alguns resultados que (à vista desarmada de um leigo) me agradarem. São eles:
#1
Description:
KK MK X525 QuadCopter Folding Frame Quad-Rotor Friber Glass MultiCoptor
Features:
- Designed wheelbase as 600mm because consider the torsibility of wooden frame. After thousands of twisting resistance tests that verified which is the best wheelbase value.
- Choosing the wheelbase of 500mm make the helicopter steadier that is better for beginner or FPV.
- Simplified outline includes human oriented design for different flight mode, especially consider for battery fixing and FPV platform.
- Light weight design makes more flying time.
- Perfect rotor efficiency and rotor load to get best wind resistance.
- Main frame Made by Friber Glass.
- Rotor design as foldedform can easy to putup.
Specifications:
- 2.8mm Aero plywood laser engraving
- High rigidity screws and nuts
- Wheelbase: 600mm
- Suitable for "+" and "X" axis flying
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#2
Description
Fiberglass & Aluminum 4-axial/Quadcopter DIY Frame
Motor spacing(distance between motor axles): 600mm
Weight: 310g
Suggested setting (not included):
brushless motor: 2212
KV range: below 1000
Propeller size: 10 x 45
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#3
Description:
Fiber Glass Spider Style Frame 635mm X4 x650 Quadcopter Multi-copter QuadX 240g
- It needs at least 4 channels to fly your aircraft. We recommend you to use RC device with 5 channels or more for expansion. Compatible with most RC devices
- Adopts high strengthand light weight aluminium alloy and Glass fiber materials
- Aluminium alloy and Glass fiber materials
- With high performance and stability
- Spider style,Wide Angle View for Photography
- Use for FPV or aerial photography
- Easy to intall
- Weight:240g
- Shaft Distance:635mm
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#4
Feature
All made of Glass fiber(2.0MM) materials made by the high-precision CNC
With high strength and low weight advantages, Empty Weight 200g
You can choose "X" flight mode and "+" flight mode to assemble, suitable for players of different flight patterns, use of a machine.
Motor Mount bracket aluminum and carbon fiber tubes are connected, the structure is simple and reliable, according to the propeller to be adjusted with the wheelbase.
Flight control board with a variety of installation, we can match up their own 4-axis.
All this kit with M3 hex screws
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De sublinhar que o objectivo tem em vista a iniciação em FPV após domada a fera.
Posto isto, lanço o repto aos entendidos: Qual das frames vos parece mais capaz? Possivelmente até nenhuma delas... Bom, estou totalmente receptivo a outras sugestões.
Fico grato,
Cumps
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rgon
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Olá Tommy,
Vi a tua PM mas ao responder recebi a informação de que não aceitas PMs.
Em relação a frames, a mais indicada para FPV parece-me a #3 mas depois de a ver ao vivo reparei que a qualidade de fabrico deixa muito a desejar. Provavelmente acontece o mesmo com todas a outras frames da GLB do mesmo segmento...
A #1 e #2 parecem-me iguais. A #4 é a mais leve e eficiente.
Como alternativa podes comprar só umas placas centrais e usas os tubos do Aki
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Nando
Administrador
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Pessoalmente nao gosto de frames onde os suportes do motor saiem para fora dos bracos.
Isto porque e ai o mais comum ponto de impacto dom o solo, e sendo a base mais fraca que o braco vai ser mais facil a danificar em caso de impacto forte.
Sendo que o bracos a nao ser que sejam redondos sao faceis de endireitar.
Opto sempre por deixar um pouco do braco exposto passado assim o impacto mais par ao braco e para a frame central que e mais forte. Sendo que tambem recua mais o motor protegendo-o na queda.
Exemplo: http://aero.rcmpt.com/viewtopic.php?p=89465#89465
Depois meto um pequeno exemplo das partes censuradas no meu ultimo video para ilustrar o que digo. =)
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Last edited by Nando on Wed 07-03-2012, 0:12; edited 1 time in total |
_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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afonsos
MAJOR
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Tommy ja ponderaste uma rc-gadget?Produto nacional e de excelente qualidade
Ando nisto dos multi rotores á muito pouco tempo de inicio comprei uma frame chinoca no goodluck nao sei das quantas,aquilo realmente é barato mas até mete impressão as furações nao batiam certo,faltavam parafusos e outras pequenas peças...
Depois investi numa Mk Evo e alem da qualidade ser muito melhor a construção foi toda sem stress,tem voado todos os fins de semana e até á data impecavel.
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Tommy
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Boas tardes,
Ok, já entendi que não valem charuto!! Se bem que ao preço que elas estão (uma média de €30~35) estava tentado em comprar uma, apenas e só, para me afeiçoar ao tipo de voo.
Quanto a construções, tenho mesmo preferência em adquirir um kit completo. Se realmente a compra de uma destas frames avançar, já tinha pensado em dotá-la de uns apoios juntos ao motores, precisamente para tentar poupar o material nos impactos mais violentos.
Nando: não consigo aceder ao link que indicaste.
afonsos: onde compraste essa MikroKopter?
rgon: vou verificar o que se passa com as PM's. É estranho pois nesse mesmo dia recebi outras. Mas agora não está a ser possivel.
Obrigado a todos.
Cumps
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Nando
Administrador
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Nao sei como mas faltava uma letra.
Ja corrigi o link.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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Tommy
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Já vi, era o que tinha pensado. Obrigado Nando.
Bom, passando o assunto da frame, gostaria de abordar o tema da controladora. Por algum motivo estou mais inclinado para a KK. Porém, existirá alguma desvantagem aparente face às outras disponíveis no mercado?
Até estou de olho na V3.0 (Atmega328 PA) da HobbyKing. O feedback parece-me ser bastante positivo. Porém a original da KK está com uma versão v.5.5. Poderei actualizar esta da Hobbyking para a v5.5 da original KK?
Obrigado
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Bruno
SENIOR MASTER SGT
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Podes ver aqui as MK EVO:
http://aero.rcmpt.com/viewtopic.php?t=8321
e podes comprar aqui: www.rc-gadgets.net
Esta versão é quase similar as Mikrokopter original, apenas por uma fracção do valor.
Em relação as novas KK eu tb era um pouco avesso as KK mas agora acho que pelo valor aquilo funciona impecavelmente, não tem algumas funções das placas mais cara, mas faz o que se lhe pede a um custo mto razoavel.
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_________________ .:: www.rc-works.com ::.
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sismeiro
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Viva,
Eu também sou novo nisto dos quadcopters e por acaso escolhi e comprei a primeira frame que apresentas. Ainda não fiz o voo inaugural pois faltam-me motores e bateria que devem chegar em breve. Podes ver informação no post http://aero.rcmpt.com/viewtopic.php?t=8284 ou então no meu blog em http://sismeiro.wordpress.com.
Boa sorte para o teu projecto.
Cumprimentos,
Luis Sismeiro
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sismeiro
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Tommy wrote ( View Post): ›
Bom, passando o assunto da frame, gostaria de abordar o tema da controladora. Por algum motivo estou mais inclinado para a KK. Porém, existirá alguma desvantagem aparente face às outras disponíveis no mercado?
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Em relação à controladora não posso dar conselhos pois não conheço o funcionamento das diversas que existem. Como gosto da plataforma Arduino e da possibilidade de hackar código escolhi a plataforma MultiWii e no meu caso uma controladora MCW Crius SE (ver mais info no meu post).
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Tommy
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Boas tardes,
Agradeço a ajuda e participação de todos. Tenho a informar que lá me decidi e todo o material já cá mora:
Estou certo que vai corresponder às minhas expectativas.
Vou iniciar agora a fase das soldagens. Acho que vou fazer uma espécie de mini-extensão de forma a ligar os ESC's à power board. Não sei porquê mas a ideia de soldar os ESC directamente não me agrada muito.
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rgon
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Boa aposta.
Isso está feito para ser simples de montar, segue a instrucçoes, solda directo e nem precisas de inventar mais nada.
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sismeiro
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Viva, não conheço a frame ou a controladora para além do que tenho visto aqui no forum mas pelo que têm dito é uma boa escolha. Acredita que deves ter poupado muito tempo na escolha dos componentes.
Eu na escolha de material e aprendizagem sobre multicopters perdi mesmo muitas muitas horas até começar a fazer uma ideia do que escolher e depois outra vez a muitas horas a escolher finalmente o "melhor" material na relação preço qualidade.
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Tommy
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Tommy
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Eis o ponto de situação:
Tudo aparentemente configurado, falta apenas arrumar os cabos e fixar a electrónica. Relativamente à configuração no rádio, criei um modelo em modo acro, tudo o que é trim e subtrim está a zero. Os EPA's dos canais 1,2,3 e 4 estão a 100%. No canal 5, que corresponde ao switch que permuta entre o modo Manual e Attitude, deixei tanto o limite mínimo como máximo nos 60%. E é neste tema que tenho mais duvidas. O failsafe estará programado devidamente com estes valores?!
No que respeita ao Assistant Software:
- Menu Tx Cali, devo colocar Inteligent ou Immediately no Cut Off Type? Ainda não percebi muito bem as vantagens (ou desvantagens) de um e de outro.
- Autopilot: Estou com todos os valores de origem. Devo mudá-los?
- Voltage monitor, estou a pensar não activar pois tenho um daqueles alarmes sonoros que se ouvem a milhas.... lol
Para já, vou voar o quad sem extra load. Eventualmente uma daquelas gumcam's, só para ir brincando um pouco. Uma vez que vai praticamente com o peso de origem, julgo que vou colocar as hélices mais pequenas. Ou justifica-se desde já as 10"?
Conto já mandar amanhã aquilo para o ar, num breve teste aqui pela garagem
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Tommy
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Boas noites,
Só para informar que os testes indoor decorrem, quase diariamente, desde Domingo. Nada a apontar até agora. Parece ter uma estabilidade fenomenal.
Para além das dúvidas que postei anteriormente, a que mais me preocupa é a questão do failsafe. Ao desligar o rádio, não deveria ser activado (piscando o led laranja da VU)?
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jotaluz
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boas Tommy
ainda não programei o meu failsafe da NAZA mas por aquilo que percebi,
para que funcione o failsafe, tens de ter o fail safe do radio/receptor desactivado, normalmente basta fazer um novo blink com o receptor para apagar qualquer fail safe programado previamente.(atenção que cada marca funciona de uma forma diferente assim que o melhor é ler o manuel do radio )
Tommy wrote ( View Post): ›
No canal 5, que corresponde ao switch que permuta entre o modo Manual e Attitude, deixei tanto o limite mínimo como máximo nos 60%.
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o canal 5 deve de estar num switch de 2 posições e o fail safe activa sozinho quando for necessário
também podes programar num switch de 3 posições 1 para fail outro para Attitude e o outro para Manual .
Edito:
Para afinar isto só temos que conectar a naza ao pc e ir jogando com os EPA's ou end points do canal 5 até saltar o fail safe colocar o stick do acelerador a meio e configurar o fail safe no receptor/radio dependendo da marca.
Por ultimo voltar a colocar os valores EPA's ou end points do canal 5 para activar e desactivar o modo estável.
Abraço
Jotaluz
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Last edited by jotaluz on Wed 23-05-2012, 2:58; edited 2 times in total |
_________________ Os meus Vídeos
O Clube
Eurgle 9X + FrSky DJT
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Tommy
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Tommy
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Parece-me que continuo com problemas no failsafe Por exemplo, ao desligar o rádio, o assistente de configuração permanece igual e não salta para failsafe.. Isto é, se estou em Atti, continua como Atti e em Manual idem.
Relativamente aos valores do Autopilot, sei que já tinha valores definidos de origem. Nunca mexi naquilo. Porém, pressionei o Default e ficou tudo a 100%. Sei que não era assim que estava. Quais são os valores que têm?
Obrigado
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HMT
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Boas!
Qual o tamanho dos helices que vem no kit?
Estou a montar uma frame igual e estou com duvidas nos helices a montar, sera para FPV mas agora so para praticar...
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_________________ sbach 342 Brushless; HK450; T-rex 600 12s; Spektrum DX7; DX3R; e outras coisas com rodas...
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Tommy
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Estão incluídos dois conjuntos de 4 hélices (8x4.5" e 10×4.5'').
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joma
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Boas,
Ao fim de um ano e tal afastado destas andanças (andei e ando a aprender a pilotar modelos um pouquinho maiores), e quando pensava voltar a agarrar-me ao meu "Mentor", eis que alguém me mostra um Quad. Para quem gosta de electrónica e informática (formação) poder aliar isto ao aeromodelismo parece um sonho. Decidi então deixar o Mentor quieto mais uns tempos e construir um bichinho destes. Já comecei a ler umas coisas, mas a informação é tanta que uma pessoa fica baralhada, pelo que decidi vir aqui por algumas questões e esperar pelas vossas esclarecidas sugestões.
Então é assim:
Para me iniciar (logo a probabilidade de partir é grande), estava a pensar comprar uma frame até aí aos $60, e depois ir escolhendo os restantes componentes, que me permiti-se evoluir para outras brincadeiras (FPV, etc.), se entretanto não ficar tudo aos bocados.
Para estes valores, e além das sugestões que vi no início do Post (X525 e variantes, X450), chamaram-me à atenção a Talon da HK e xRotor FPV ou xRotor Spider da BlueSkyRc, queria também ter mais informações das frames da Rc-Gadgets, mas não consegui aceder ao site.
Gostava pois que me dessem a vossa opinião sobre qual dos exemplos apresentados (e estejam à vontade para sugerir outros), se enquadra mais no perfil que estabeleci.
Obrigado.
Bons Voos.
Jorge Mota
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Nando
Administrador
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Boas Jorge,
Em relacao aos kits da BlueSkyRc posso-te dar a minha opiniao visto ter ambos.
De momento escolheria sem pensar 2x o xRotor Spider.
Especialmente para FPV tem muito mais espaco, e da para colocar sem stress a tralha toda necessaria e ainda sobra espaco.
Em relacao a RC-Gadgets o site deve estar temporariamente em baixo.
Mas o Bruno volta e meia anda por aqui e de certo que te pode dar umas dicas e conselhos sobre as frames.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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joma
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Boas,
Obrigado Nando.
Eu também estou inclinado para a BlueSky. Gostava é de saber se valerá a pena os gastos extra (nomeadamente ao nível de portes) em relação às outras frames mencionadas (x525, x450, talon, etc.), nomeadamente ao nível de resistência (as quedas vêm aí), performance e possibilidade de incorporação de mais equipamento.
Aproveito para perguntar qual a solução a adoptar em relação ao material para os braços e respectivo hardware, no que diz respeito ao local de aquisição e materiais a adoptar. Uma coisa que me deixa apreensivo (preocupações de principiante) em relação ao Spider é o facto de não ter aquela protecção para os electrónicos como o xRotor FPV e xRotor Sport Quad, e a mesma não aparecer como opção.
Mais uma vez o meu muito obrigado.
Bons Voos.
Jorge Mota
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Nando
Administrador
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A resistencia e boa mas nao e inquebravel.
Tenho de meter um dia destes um video com a coleccao que quedas.
A grande vantagem que vejo e tenho notado e que ao ser madeira, primeiro ajuda a absorver vibracoes e segundo e facil de reparar.
Quando espatifo aquilo no chao, guardo os bocadinhos todos, chego a casa e com CA volto a meter tudo no lugar.
O meu primeiro quad ainda o tenho, e nem imagino sequer quantas vezes ja o reparei. Algumas bem ruins em que parti a frame toda, chegando a ter o enterrado no chao invertido com os motores a fundo.
Agora em relacao a protecao, a frame tem de se adaptar ao tipo de utilizacao. O meu Spider Quad para FPV nao vai andar as cambalhotas no ar como faco com o xRotor Sport. E depois se aterrares invertido o que vai ao chao sao os motores, para aquilo chegar a placa ja os motores, bracos, etc.. desapareceu tudo...
Falado em bracos, eu uso tubo de aluminio de 10x10x1mm que compro na Leroy ou no Aki.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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