Boas pessoal, aqui vai uma alteração que fiz no meu cessna de 3 canais, pois é faltavam-lhe os alerons mas em tempos tinha feito uma asa para um aviao que nao cheguei a acabar e utilizei-a para este meu cessna, a construção esta longe de estar pro (sou muito amador nestas lides) mas é uma tentativa e para se conseguir tem de se começar por algum lado. hoje fiz o teste e correu 5*****, estava com um pouco de receio pois nunca tinha voado com alerons sem ser no simulador :oops: felizmente correu bem, nao tenho video mas partilho convosco as fotos da placa de roofmate voadora hehe :lol:
cumps
Voo_cessna :)
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Subject: nova asa e consequente alteração de 3 para 4 canais
Subject:
Assim ficaste com duas asas. Porque não fizeste na propria asa?
Subject: Re: nova asa e consequente alteração de 3 para 4 canais
tava com um pouco de receio que corresse mal e estraga-se a asa e assim se parti-se esta sempre tinha a original :wink:
a minha aprendizagem neste mundo é completamente desacompanhada, desconheço sempre qual vai ser o comportamento do aviao com esta ou aquela alteração então tento sempre ir com a maior das cautelas. bem uma asa a mais também nao é grande problema, falta so fazer outra fuselagem :lol: cumps. voo_cessna
Subject: Re: nova asa e consequente alteração de 3 para 4 canais
boas, so uma sujestao é que os horns nas asas estao muito afastados, tens aqui um topico ja no forum de uma boa construçao bem detalhada,
http://aero.rcmpt.com/viewtopic.php?t=7786, Uploaded with ImageShack.us
Subject:
pois é deveriam estar mesmo sobre a dobradiça do aleron mas pronto, nao sei se os mude, a cola ta ali agarraaada hehe, isto é mesmo assim vai-se aprendendo com os erros :D
cumps voo_cessna
Subject:
boas, sim agora ja esta e nao estou a criticar pela negativa pois bem sei que se aprende com os erros, mas deixei este exemplo pois aqui no forum ja tens umas boas construçoes e assim quando quisseres fazer na asa original consulta primeiro alguns topicos de construçao para ficares com uma melhor ideia e as opcoes que tens.
ja agora nao ha video do bicho a voar?? abraços.
Subject:
ontem nao consegui gravar, se hoje tivesse um cameraman postava aqui para o pessoal gozar comigo :lol:
assim que conseguir posto :) possivelmente esta tarde ainda vou dar uma voltinha cumps voo_cessna
Subject: Re: nova asa e consequente alteração de 3 para 4 canais
boas pessoal, peço desculpa pela demora do post mas isto com a internet que eu tenho pa conseguir por um video no youtube demora uma eternidade, como primeiro video coloco o primeiro voo do meu cessna ja com os alerons cortados na asa original http://www.youtube.com/watch?v=l3EfFdrSTrA&feature=youtu.be
mais tarde vou tentar colocar o outro com a asa que mostrei anteriormente espero que gostem do video atenção não é um profissional a voar por isso não se entusiasmem antes de ver lol :oops: cumps voo_cessna
Subject: Re: nova asa e consequente alteração de 3 para 4 canais
Boa noite voo_cessna,
O meu primeiro avião é igual ao seu cessna :) Coloquei 2 micro-servos nas asas alinhados com os horns. Para fixar os servos fiz cavidades no esferovite das asas e colei (cola epoxi) pequenas barras de pinho onde aparafusei os sevos. Cortei os ailerons pelas marcações que as próprias asa já trazem e ficou a voar muito bem. Só foi pena ter sido o meu primeiro avião pelo que já tem mais cola que esferovite :S (mais um que está aqui para um dia por bonitinho de novo :) ) Os ailerons neste modelo dão-lhe uma dinâmica completamente nova pois permite desde logo fazer toneaux, voo invertido, immelman, ... Quanto ao vídeo, não há motivo nenhum para gozar :) está a ir muito bem. Bons voos, Miguel
Subject:
boas, foi exactamente isso que eu fiz, 2 microservos na asa, mas tava com um pouco de receio pois achei os ailerons com uma area tao pequena que pensei que o efeito nao ficasse bem como desejava, mas ate ficou bom, agora falta é treino, hehe, em relação a acidentes tenho tido sorte nada de grave, na semana passada ainda antes deste video soltou-se o horn do elevador em voo (culpa minha claro, nao lhe coloquei cola) e veio pra baixo mas como aterrou em terra mole e a descida tambem não foi muito abrupta o unico dano foi mesmo a hélice e um pequeno empeno no trem de aterragem, mas ja ta fino :D
o que tembem pensei era em fazer a mixagem flaperon mas agora nao posso testar pois o meu radio um flysky ct6b não ta a receber as informações que lhe mando..
Subject:
boas, tenho um radio desses tambem e da para fazer umas misturas fixes flaperons ou airbrakes, o ultimo modelo que fiz o elevador é feito com os ailerons e eu comprei uma ficha v-mixer e (dahhh) o radio tambem da para essa programaçao, na net tem como se faz a programaçao para flaprons isto se for o teu problema ou sera o cabo??
http://www.youtube.com/watch?v=r2Gh7x33M-o fica ai o link caso nao saibas como programar, (eheh eu confesso que eu nao sabia eheh) abraços.
Subject:
boas mustang, epa o problema é que ele nao tava a receber nenhuma informação do programa, nem sequer invertia os canais que foi o que fui fazer apos montar os servos na asa, tive de voar com radio emprestado lol, mas curiosamente as barras dos canais no t6config mexiam, ja mandei o radio para o tugamodelismo onde comprei deixa la ver o que me dizem.. nao sei o que se passou pois tem funcionado sempre bem..
Subject:
Também experimentei flaperons. Utilizei talvez duas ou três vezes no máximo. Isto porque a estrutura do avião tem uma densidade tão baixa que só de tirar motor "já está a travar". No entanto não há nada como experimentar. Aconselho é a configurar muito pouca amplitude de flaps. Boas mixagens, Miguel
Subject: Re: nova asa e consequente alteração de 3 para 4 canais
peço desculpa pela pergunta de iniciante mas os flaps nao servem também para criar mais sustentação na asa permmitindo um voo lento estavel?
Subject: Re: nova asa e consequente alteração de 3 para 4 canais
Os flaps dão mais sustentação, pelo que sim, permitem fazer um voo lento mais lento. Com os flaps acionados o avião entrará em perda mais tarde, ou seja, a uma velocidade menor. Quanto ao ser mais estável, depende. Como os flaps também criam maior atrito, por exemplo em dia de vento poderá complicar mais do que ajudar. No entanto este arrasto é util por exemplo em pistas curtas em que se tenha de fazer uma aproximação com maior declive. Enfim, nada como activa os flaperons, e lá em cima, com folga, começar a testar diferentes situações e voar o avião perto da perda com e sem flaps. É a voar devagar que começamos a sentir as máquinas :)
RS
Subject:
é isso mesmo que tenho de tentar, a ver se o radio chega que isto assim ja me começa a dar cabo dos nervos, olhar para o aviao ali parado e sem radio... uma pessoa fica capaz de fazer uma loucura lol.
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