Pela foto, acho que não dá para servos com ficha futaba. Não vejo lá a ranhura.
o principal é garantir a posição dos condutores, entre JR e Futaba é identico, logo o que costumam fazer é desbastar ligeiramente a lateral das fichas futaba, mas em alguns receptores isso nem é preciso, tem espaço para acomodar a ficha.
Eles estão lentos até dizer chega... O natal foi um kaos...
Tinha-me esquecido de calibrar a parte de cima da cabeça, tive a faze-lo agora. Agora tá certinho. Com os servos a 90º tenho a swash nivelada, os links intermedios do slider nivelados e as pás a 0º.
Tava a calibrar a curva de pitch, mas fiquei sem bateria no radio... :( acho que amanhã há mais...
Não deve ser empeno de veio, um empeno de veio pareceria inclinado para um lado numa posição, mas rodando já ia estar inclinado para o outro, além do que ias notar muita vibração no heli.
Pelo video o que me parece um bocado mau é tracking das pás. Mas balança as primeiro e depois ajusta as linkages se for necessário.
Acho que já percebi o que é. Uma das pás é ligeiramente mais larga na zona do aperto e fica muito presa, mesmo com o parafuso aliviado. Como só tou a dar um ponto de acelarador, não devem ganhar força centrifuga suficiente para se alinharem provocando assim esta vibração. Mas já coloco o video para voçês verem.
As pás até que estão mt boas. O centro de gravidade está igualzinho nas duas. Uma delas era apenas ligeiramente mais pesada que a outra. Resolvi com uma volta de fita cola.
É a peça que desliza no veio da cauda que faz variar o pitch, onde prende a peça de plastico com rolamentos que vai ao braço a 90º. Essa peça enrrosca numa outra peça de metal que agarra as pás e varia o pitch delas.
Na pagina 11 do manual, é a peça "slide shaft" que vai aparafusar na peça "Metal T type ARM"
Bom acho que consegui colar o parafuso sem bloquear o veio. Para já parece estar ok.
Levei o acelarador até 1/4 de power e a vibração desapareceu tal como foi dito. Reparei tb que com esta rotação o problema de tracking minimizou bastante, mas mesmo assim precisa de um ajuste. Consegue-se ver uma abertura entre as duas pás qd estão a rodar de alguns milimetros. Qd se baixa velocidade o tracking piora bastante.
A 1/4 de potência já estava a querer levantar do chão. Não arrisquei pq o espaço dentro de casa é pouco...
Este fds vou com ele para a rua espero que para o 1º voo! :twisted:
Já montei a aranha por via das duvidas... :oops:
O canopy precisa de ser alargado, encosta na maingear. Vi na net que com ar quente consegue-se resolver o problema. MAs isto faz-se como? aquece-se o plástico e depois molda-se com a mão?
O tracking das pás deve ser feito com estas a 0º e com a rotação a que o heli vai voar ou lá perto.
Mas olha que querer levantar do chão com 1/4 do stick não é o melhor setup. Há quem voe assim, é certo, mas depois quando passares para o 3D vais ter que alterar isso e vais ter que te habituar outra vez ao comportamento do throttle. O ideal é teres 0º de pitch com o stick a meio. O heli só deve sair do chão quando o stick estiver entre 1/2 e 3/4.
Quanto à canopy não vou dar dicas, quando tentei fazer isso com a minha não correu muito bem :lol:
pelo que li, deves ter 0º de pitch com o stick ao centro (50% throttle) e a varia entre -2º [-1 e -3] low stick e 8º [beginner] e >11º [pro]
(no helifreak explica isso muito bem - finless bob videos)
o heli só deve começar a querer sair do chão (ficar leve) acima do middle stick, até porque normalmente a curva do throttle ou está muito agressiva ou não vai ter rotação para responder aos comandos.
a canopy, podes fazer uma forma em gesso ou qq assim e mergulhar a cannopy em agua quente para ficar mole, colocar a canopy na forma e arrefece-la com agua fria (ou esperar que ela arrefeça)
há quem faça cortes na canopy em vez de a tentar remoldar
não é mesmo nada aconselhável fazeres isso na rua, procura um espaço GRANDE e aberto pois vais ver que fica pequeno num instante e se puderes, rodeia-te de quem já saiba/conheça o tipo de comportamentos que estas coisas têm tendência a ter ...., preferencialmente, pões o bicho nas mão de um piloto experiente e só depois de ele dizer que está 'voavel' é que te arriscas. convém relembrar que estes 'brinquedos' são potencialmente muito perigosos.
Bom, eu nas curvas de throtle/pitch, segui o manual da align e fiz o setup como eles dizem.
Ou seja, em normal:
stick em baixo = 0 throtle e 0 pitch
stick a 1/4 = 40%throtle ( a curva de pitch como não dizem nada puz uma recta até ao ponte interméido. deverá ser por volta de 2.5º pitch)
stick ao meio = 65% throtle e +5º pitch
stick a 3/4 = 85% throtle ( o pitch deverá tar à volta dos 7.5º)
stick em cima = 100 throtle e +10º pitch
Era neste modo que estava.
Tb configurei os idle de acordo com o manual.
Mas pelo que estou a perceber, deverei colocar em modo 3d e stick ao meio e desactivar o hold para ver o tracking.
Em 3D (idle2) o stick a meio está com 90% throtle. É isto que tenho que fazer?
Uma outra pergunta, sobre o ESC, Fiquei na duvida se deveria por o start-mode em soft ou very soft. Para já está em very soft. Devo manter este valor? O governor mode tá off, mantenho?
O pinhão do motor, montei o que vinha com o kit que julgo que era 13 dentes.
se estás a começar deves ignorar para já as definições de 3d, podes configurar as curvas de idle1 e idle2 com as curvas para 3d mas não deves entrar nelas, (em 3d, mesmo com o stick em baixo tens ~100 de throtle [para voo invertido])
a configuração das curvas em normal para iniciar 'devem' ser:
pitch: 40 45 50 75 100
throtle: 0 50 80 90 100
o pitch deve variar entre [-3º ; -1º] low e [9º ; 11º] high
start-mode: é o modo como o ESC começa a alimentar o motor, logo é mais seguro o mais suave possível
(excepto se o modelo funcionar sem throtle [como os planadores a planar] pois com soft start, a resposta vai ser mais demorada)
aconselho-te, caso ainda não o tenhas feito, a assistires aos vídeos do finless bob do fórum helifreak
'Finless Bob's Helifreak Tech Room'
As curvas de throtle e pitch do manual da Align servem perfeitamente para começar/aprender a voar.
Depois com o acumular de horas de voo e com o conhecimento da máquina, logo se vai fazendo o tunning ao nosso gosto.
Eu não me preocuparia para já com os settings para 3D.
Tenho seguido este tópico com interesse, pois tenho um heli semelhante e passei por isto tudo à pouco tempo.
Queria acrescentar uma coisa que aprendi entretanto: Nunca ligar o motor do heli dentro de casa. Já tive um acidente que podia ter corrido muito mal, dentro de casa, e estava só a experimentar se havia vibrações a baixa rotação, tal como no video acima. Desde então, só num local isolado, sem nada vivo (pessoas, animais ou arvores) nem valioso (p. ex. carros) por perto.
Estes aparelhos são muito rápidos e numas mãos nervosas e a aprender, em menos de um piscar de olhos têm a capacidade de fazer muito estrago.
jhorta wrote (View Post): ›
As curvas de throtle e pitch do manual da Align servem perfeitamente para começar/aprender a voar.
Depois com o acumular de horas de voo e com o conhecimento da máquina, logo se vai fazendo o tunning ao nosso gosto.
Eu não me preocuparia para já com os settings para 3D.
Tenho seguido este tópico com interesse, pois tenho um heli semelhante e passei por isto tudo à pouco tempo.
Queria acrescentar uma coisa que aprendi entretanto: Nunca ligar o motor do heli dentro de casa. Já tive um acidente que podia ter corrido muito mal, dentro de casa, e estava só a experimentar se havia vibrações a baixa rotação, tal como no video acima. Desde então, só num local isolado, sem nada vivo (pessoas, animais ou arvores) nem valioso (p. ex. carros) por perto.
Estes aparelhos são muito rápidos e numas mãos nervosas e a aprender, em menos de um piscar de olhos têm a capacidade de fazer muito estrago.
Boas.
Desde já te agradeço o aviso, mas já tinha essa noção. Não me atrevi a levantar voo. Acelarei apenas o suficiente para as pás ficarem direitas tendo sempre em atenção que ele não tentasse levantar. E montei-lhe a aralha para evitar que ele se virasse para o lado por causa do torque e eu não o soubesse controlar.
jhorta wrote (View Post): ›
As curvas de throtle e pitch do manual da Align servem perfeitamente para começar/aprender a voar.
Depois com o acumular de horas de voo e com o conhecimento da máquina, logo se vai fazendo o tunning ao nosso gosto.
Eu não me preocuparia para já com os settings para 3D.
Sim, servem perfeitamente mas na minha opinião, são um erro grande. Eu comecei com essas tais curvas do manual e quando passei a utilizar idle ups, tive que reaprender a controlar o stick do throttle/pitch colectivo. Eu acho que isto é completamente desnecessário. Tal como o lipus sugeriu, um bom ponto de partida para a curava de pitch é 40-45-50-75-100. Sendo 50 0º claro.
Uma curva de idle up vai ser a maior parte das vezes 0-25-50-75-100. Agora imagina passares da curva do manual para a curva de idle up, vais passar de imaginemos 5º(hover na curva normal do manual) para -2º(mesma posição do stick na curva de idle up), e vice versa, o que vai acontecer é que sempre que se muda de modo o heli vai dar um salto. Para além de não ser nada bonito, pode ser perigoso.
Se se pode minimizar o choque de aprendizagem qd se passa de um modo para o outro, acho que se deve fazer.
Acabei de ver o video "curves", este ainda não tinha visto. Estava a ver uma pagina com menos links que esta.
Agora, qt a ter mãos experientes a verificarem o heli 1º, não sei se vai ser facil. Eu queria este fds fazer os 1º testes de voo (hoover claro).
Se houver alguém que vá voar este fds na zona de lx (e que tenha paciência para me aturar) que me possa ajudar na verificação do heli, fico agradecido.
Caso contrário, vou tentar ao pé de casa. Moro numa zona calma com espaços abertos e mt amplos também pouco movimentados.
a curva do throtle parece-me bem, pós-ta aí como tens a curva do pitch
se tiveres uma variação muito grande de pitch entre o ponto 3 e 4 da curva podes estar a oferecer muita resistência ao motor nessa passagem e daí a perda de rotação ....
uma curva de pitch normal para começar deve estar perto destes valores
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