Viva,
Gostaria de saber a opinião dos colegas do forum acerca da escolha acertada de baterias lipo para o seguinte conjunto:
- Avião - SKY RIDER MACH1
http://www.theworldmodels.com/para/prod ... laneid=219
- Motor - HIMAX HC5018-530
http://www.maxxprod.com/mpi/mpi-2601.html
- Variador - Castle Creations Phoenix Ice 100
http://www.castlecreations.com/products ... x_ice.html
Pretendo alimentar o receptor a partir do variador.
E agora peço a vossa opinião sobre qual a bateria mais acertada:
- Turnigy 5000mAh 5S 30C Lipo Pack
- Turnigy 4000mAh 5S 30C Lipo Pack
- Turnigy 5000mAh 4S 40C Lipo Pack
- Turnigy 4000mAh 4S 40C Lipo Pack
As hélices previstas serão APC 12x6 ou 12x8
Cmpts
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Subject: Propulsão elétrica
Subject: Re: Propulsão elétrica
Boas.
Para um trainer parece-me que o conjunto escolhido está sobrepotenciado. A escolha do motor e bateria pode ir para conjuntos mais leves, logo sem alterarem a qualidade de voo original, mais baratos e que desempenham perfeitamente o seu papel. Mesmo num Trainer Calmato da Kyosho, que é similar a esse modelo, um motor de 200g e 950Kv chega com um hélice 11X8 a 12X6 com bateria Lipo 4S: http://www.giantcod.co.uk/epower-2826-950kv-brushless-outrunner-motor-p-402705.html
Subject: Re: Propulsão elétrica
Boas
8) Bem vindo De inicio também tive essas dúvidas mas com a ajuda do Chispas e do restante pessoal consegui-se optimizar o setup. 8) Efectivamente esse setup não será o mais adequado Baivo KV do motor obriga-o a ter uma hélice de diametro maior O modelo nem por isso é "alto" (centro da hélice ao chão) o que limita o diametro das hélices até 12" Em algumas fotos verás o motor 900kv mas acabei depois por passar ao de 1100kv As 4S sim é de manter O modelo é bastante ligeiro na sua construção outros traines da mesma classe são mais pesados (em vazio) Essa foi uma das vantagens que me fez escolher esse modelo para a conversão a LIPO. Actualmente voo com 4S5000 e permite bons tempos de voo O modelo tem estado a efectuar treino em duplo comando e a meio motor permite tempos de 20minutos. Para a minha conversão o motor escolhido foi o 1100kv e com helice 12x7 E tem potencia que sobre Algumas fotos http://picasaweb.google.com/vascosanto/SkyRaiderEPConversao?feat=directlink# A visitar a minha conversão: http://www.asas-de-monforte.pt/index.php?option=com_fireboard&Itemid=65&func=view&catid=8&id=2518 Para eliminar o meu problema de transporte no carro optei por retirar o estabilizador horizontal pemitindo assim o modelo ir na mala sem problemas de espaço. Para isso transpus os parafusos da deriva para junto desta. Nota: A deriva essa ficou fixa e colada . Arranjei duas "blind nut" e colei-as no estabilizador horizontal viradas para baixo Arranjei dois parafusos de nylon e aproveitei as aberturas existentes no modelo através dos quais permitem fixar a dito estabilizador. Assim a fuselagem não tem o problema de ter o estabilizador a ocupar quase a mala toda do carro. tenho apenas o trabalho de quando chego á pista de colocar o horn e apertar 2 o estabilizador Horinzontal com 2 parafusos Ter em apenas a atenção que o link que liga á profundidade deverá nesta zona ter uma pequena defleção para não andar a roçar nos 2 parafusos de nylon O mesmo foi feito á asa. :wink: Pois no meu carro não cabe a asa inteira :cry: Não a colei aproveitei a fixação fontal bem como a fixação (2parafusos de nylon) junto ao bordo de saída Coloquei um servo para cada airelons permitindo assim a divisão da asa. Poderei depois colocar aqui mais umas fotos . A bancada do motor é da HK Aproveitas dois dos 4 furos existentes na firewall (são da bancada a nitro) e colocas a nova bancada do bruxeless o mais para cima possivel para te permitir usar uma helice 12 caso não tens que ir para uma 11" O modelo tem um voo bastante estável e dócil diria que este modelo com um .40 voa bastante bem. De resto o modelo tem feito as delicias de 2 novos alunos que perferem andar a voar com o modelo a "electricidade" :P http://www.asas-de-monforte.pt/index.php?option=com_fireboard&Itemid=65&func=view&catid=6&id=351&limit=15&limitstart=90#3468 De certo que fará bons voos Qualquer outra dúvida disponha Abraço Vsantos - CACO
Subject: Re: Propulsão elétrica
Boas! Para esse motor, deves usar 6s para obteres mais umas rpms (parto do principio que ja tens o motor uma vez que so estas a pedir conselhos para as baterias) , quanto a capacidade da bateria depende do tempo e tipo de voo que pretendas, acredito que com 4A 40C tenhas 10 a 15m de voo intermédio, o que para mim esta óptimo. Na minha opinião, potencia nunca é demais, uso mais ou menos o mesmo setup( só difere o orçamento, cerca de 1:3 do teu) no meu calmato e nao estou nada, mas mesmo nada arrependido. Exelente conjunto na minha opiniao.
Subject: Re: Propulsão elétrica
:cry: :cry: :cry:
Força com isso Cumps Vsantos
Subject:
mas que raio porque esta a chorar vasco :)
Subject: Re: Propulsão elétrica
Boas
:cry: Luix :roll: Bem passando á frente... :( E para quem realmente possa estar interessado na conversão Seguem estas fotos http://picasaweb.google.com/vascosanto/SkyRaiderEPConversao?feat=directlink Já tem a actualização do 1100kv e fotos do sistema de fixação do Estabilizador Horizontal Numa delas poderão visualizar a portinhola de acesso ás fichas conectoras Permite assim desligar a Lipo sem ter que retirar a asa Espero ter sido útil Qualquer dúvida esteja á vontade Abraço Força com isso vsantos
Subject: Re: Propulsão elétrica
Não necessariamente, hélice maior ou mais diferencia de potencial... :cry: Se 4s esta bom para o seu 1100kv, como é que é de manter para um 530kv??? :cry: A minha avo é que dizia: Quanto mais choras...
Subject: Re: Propulsão elétrica
Boas
8) Aproveito e deixo aqui este link de uma página com informação bastante útil http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736 Obrigado Cumps Vsantos
Subject: Re: Propulsão elétrica
Viva,
Para quem não conhece, deixo dois links para dois programas que podem ajudar a dimensionar um sistema de propulsão electrico (motor + ESC + baterias ). http://www.drivecalc.de/ http://www.motocalc.com/ Bons vôos. Domingos
Subject: Re: Propulsão elétrica
Viva,
Mais um link interessante para dimensionar uma motorização eléctrica. http://www.modelmotors.cz/axisetuphobby-lobby/ Bons vôos Domingos
Subject: How to choose a power system
Viva,
Queria compartilhar um link interessante: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=739069 Bons vôos Domingos Page 1 of 1
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