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Capitão Dangerous
Subject:  Extensor de Colector de Escape
Bem como a malta dos glow anda muito desaparecida, vou criar este tópico pa ver se aparecem... :lol:
Eu tenho aqui uma dúvida, os extensores de colector de escape têm alguma influencia na afinação, potencia final dos motores ou não causa qualquer problema??
Por vezes, como no meu caso, o escape é muito grande e bate na fuselagem do avião e com um extensor o problema fica logo resolvido...

Fica aqui uma imagem de um:

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PAULO
Subject:  
Por um lado vai facilitar a montagem do motor no modelo mas por outro vai agravar o poder das vibrações, nem tudo é perfeito, vai ter tendencia a desapertar tem por isso de ser muito bem apertado e de perferencia com as porcas seladas a cola.

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Capitão Dangerous
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Ora bolas, existe um pró mas logo vários contras... :roll:

Eu tenho um escape destes, igual ao da imagem, a parte do meio tem tipo um constritor (se é que se pode chamar assim) mas já tive a experimentar e dá pa retirar essa parte e o escape fica igual a de um O.S 55, ora ficava mais pequeno e já cabia bem sem bater, provavelmente ainda vou experimentar sem aquela parte...



Obrigado Paulo!

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PAULO
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
É tirar o restritor para o motor não fritar pois não respira convenientemente e se possivel não usar a extenção de aluminio, assim o escape fica mais pequeno e mais leve, portanto menos inercia para as vibrações, agora o unico senão de eliminar o anel em aluminio é o parafuso que aperta o escape não ser totalmente roscado, assim não da para eliminar a extenção mas pode-se sempre resolver o problema, no AKY há varão roscado de 3mm e pronto é só cortar á medida.

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Capitão Dangerous
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
É isso, restritor...andava la perto..
Realmente deparei-me com esse problema do parafuso e não tinha pensado nisso de ir ao Aky...
Assim em principio o "problema" vai ficar resolvido, e mais uma vez obrigado foi uma grande ajuda! :D

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mantex
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Olá pessoal,

Ao retirar o restritor, não vai alterar as caracteristicas do escape, logo fazer com que o motor não fique com a pressão de saida para a qual foi feito?

Isto é uma pergunta de um leigo, até porque eu tenho um JBA .56 que tambem tem esse prolongamento no escape e que me dava jeito poder tirar.
Além desta questão tenho uma outra relacionada com este motor, que até talvez tenha a ver com este prolongamento do escape. Então é assim : o motor aparentemente roda certinho, mas ao fim de uns dois três minutos vai abaixo, o que já me deu alguns sustos. Será que tem alguma coisa a ver ?

Cumprimentos
Mantex.

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Capitão Dangerous
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Olá mantex.
Pode ser que o Paulo possa ajudar.
Eu fiz esta experiencia no outro dia, o motor fica com um som tipo karting, assim po fino, mas fica ca com uma rotação e o que me surpreendeu foi que o motor não aqueceu praticamente nada!
Mas (isto há sempre um "mas") mesmo assim ainda não dei com a afinação do bicho e já la vao uns 4L... :shock: Tem uma boa rotação no máximo, mas ao acelerar engasga e ao relantin passados uns 30segundos pára... :roll:
Já fiz de tudo, abrir máxima fexar máxima, abrir mínima fexar mínima e nada... :(
Andei a pesquisar, e num forum brasileiro até já disseram que no escape pitts tem que se tapar uma das saídas para o motor funcionar bem, não sei ainda porque eu no meu pitts pus uns restritores a diminuir o diametro das saídas e também não dou com a afinaçao...

O teu é um Jba 56 F?
Eu já tou a esgotar as possibilidades de afinação, não sei o que hei de fazer mais, já tentei o escape pitts, já retirei o restritor do escape de origem por ser grande demais...
Acho que estes motores é do tipo, em 5 é capaz de vir 3 bons... :roll:

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PAULO
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
mantex wrote (View Post): › Olá pessoal,

Ao retirar o restritor, não vai alterar as caracteristicas do escape, logo fazer com que o motor não fique com a pressão de saida para a qual foi feito?



Correcto, daí ter em atenção á saida final, estreitar ou alargar para poder pressurizar, aqui o que interessa é o motor não aqueçer em demasia ao ponto de parar.

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PAULO
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Capitão Dangerous wrote (View Post): › Olá mantex.
Pode ser que o Paulo possa ajudar.
Eu fiz esta experiencia no outro dia, o motor fica com um som tipo karting, assim po fino, mas fica ca com uma rotação e o que me surpreendeu foi que o motor não aqueceu praticamente nada!
Mas (isto há sempre um "mas") mesmo assim ainda não dei com a afinação do bicho e já la vao uns 4L... :shock: Tem uma boa rotação no máximo, mas ao acelerar engasga e ao relantin passados uns 30segundos pára... :roll:
Já fiz de tudo, abrir máxima fexar máxima, abrir mínima fexar mínima e nada... :(
Andei a pesquisar, e num forum brasileiro até já disseram que no escape pitts tem que se tapar uma das saídas para o motor funcionar bem, não sei ainda porque eu no meu pitts pus uns restritores a diminuir o diametro das saídas e também não dou com a afinaçao...

O teu é um Jba 56 F?
Eu já tou a esgotar as possibilidades de afinação, não sei o que hei de fazer mais, já tentei o escape pitts, já retirei o restritor do escape de origem por ser grande demais...
Acho que estes motores é do tipo, em 5 é capaz de vir 3 bons... :roll:


Se na passagem das minimas para os maximos engasga vê melhor a afinação dos minimos se possivel roda 1/8 de volta ou menos de cada vez pois pode ser muito sensivel e nunca mexas nas 2 agulhas ao mesmo tempo as afinações são alternadas, minimas, teste - maximos, teste - minimos, teste e assim por diante.

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Capitão Dangerous
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Muito sensivel mesmo, aqui os nossos vizinhos espanhois principalmente o Sr. Manuel Pascual que faz testes de motores e se não me engano trabalha na empresa que importa os Jba para Portugal diz: "Ese carburador V2 proviene del motor de helicóptero. No hay aguja de baja como tal, sino un pequeño cilindro con un orificio ovalado y que gira con el barrilete. Ese orificio coincide con la entrada de la toma de combustible. Si lo giras 180 grados , ya no coinciden ambas aperturas y no entra NADA de combustible..."

Eu normalmente se retoco a mínima vejo se ele ta bom, se não tá vou à máxima, faço esses passos, mas mesmo assim tá complicado...
Eu até nem durmo bem porque tou sempre a pensar o que hei-de fazer fazer mais para o afinar... :evil:

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PAULO
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Capitão Dangerous wrote (View Post): › Muito sensivel mesmo, aqui os nossos vizinhos espanhois principalmente o Sr. Manuel Pascual que faz testes de motores e se não me engano trabalha na empresa que importa os Jba para Portugal diz: "Ese carburador V2 proviene del motor de helicóptero. No hay aguja de baja como tal, sino un pequeño cilindro con un orificio ovalado y que gira con el barrilete. Ese orificio coincide con la entrada de la toma de combustible. Si lo giras 180 grados , ya no coinciden ambas aperturas y no entra NADA de combustible..."

Eu normalmente se retoco a mínima vejo se ele ta bom, se não tá vou à máxima, faço esses passos, mas mesmo assim tá complicado...
Eu até nem durmo bem porque tou sempre a pensar o que hei-de fazer fazer mais para o afinar... :evil:



A pois, já tou a ver o tipo de jigler, bem eu tenho um OS .60 com cerca de 20 anos ou mais que tem um carb. com um jigler desses que roda 360º e de 180 em 180 abre e fecha na totadidade, só resolvi o problema quando troquei o dito carb. o motor levou com um carb. Super Tigre de carro 1/8 portanto um carb. que alimenta um motor de 3.5cm3 mas que vai ás 30.000rpms, pronto ficou resolvido o problema dos engasganços e de estar invertivo e nem vos digo nada, apita pa cacete, não aquece e deixou de hesitar na transição minimos maximos.

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Capitão Dangerous
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Ui depois de fazer tanta coisa, trocar escapes, tirar restritor, etc etc tou mesmo a ver que a solução mais prática vai ser trocar de carburador...
Será que este vai resolver o problema?
http://www.aerocarcontrol.com/site/index.php/mode/item/cPath/116_187/products_id/575

A ver se os contacto para me dizerem como funciona este carburador, porque se fôr igual não vale a pena... Não me parece que seja, pelo menos a agulha de máx não é inclinada e a mínima deve ser na parte de baixo..
É que tive a ver carb. da thunder tiger 40-46 e custa quase tanto como o motor todo... :shock:
E o pior é que não dizem as medidas, se alguém me poder dizer as medidas de carburadores da parte que encaixa no motor era bom, se não ainda vou comprar algum e depois se não dá... :roll:

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PAULO
Subject:  
Assim é complicado não da para ver, tem de ser desmontado, depois da janta eu tiro umas fotos do que tinha e do novo para ters uma ideia ok?

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Capitão Dangerous
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Ta ok Paulo! :wink:
Aquele da aerocarcontrol é mais barato mas se um da thunder tiger der antes quero gastar mais um pouco e ter uma coisa capaz do que ainda ir comprar outro (supostamente) da jba e ficar na mesma...

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PAULO
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
As ditas fotos.
Na 1ª vê-se os 2 carb. o da esqª é o antigo da marca OS e de origem, o da dirª é o Super Tigre de um motor 3.5cm3 que debitava na altura cerca de 2.5 hp as 30.000rpm, sendo este ultimo um motor tb já com uns anitos de concepção.
Outro pormenor no carb. ST e que já foi mencionado é acerca das dimensões exteriores do encaixe no motor, neste caso foi necessário acrescentar um pouco de alumínio pois o carb. era ligeiramente mais estreito.
Tanto quanto me lembro o carb da TT não é de 2 agulhas mas nunca me deu problemas na afinação, pessoalmente prefiro estes de 2 agulhas, são um pouco mais complicados de afinar mas permitem umas afinações mais precisas.

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Capitão Dangerous
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Muito obrigado Paulo, assim já deu pa eu ter uma ideia dos carburadores. :wink:
O de origem parece se com aquele da aerocarcontrol, provavelmente é o mesmo esquema...
Vamos lá ver o que vou conseguir fazer, com este que tenho é que não consigo ir a lado nenhum.. Vou tentar saber as medidas do novo carb da TT 40-46, pode ser que tenha sorte.

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mantex
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Capitão Dangerous wrote (View Post): ›
Olá mantex.
Pode ser que o Paulo possa ajudar.
Eu fiz esta experiencia no outro dia, o motor fica com um som tipo karting, assim po fino, mas fica ca com uma rotação e o que me surpreendeu foi que o motor não aqueceu praticamente nada!
Mas (isto há sempre um "mas") mesmo assim ainda não dei com a afinação do bicho e já la vao uns 4L... :shock: Tem uma boa rotação no máximo, mas ao acelerar engasga e ao relantin passados uns 30segundos pára... :roll:
Já fiz de tudo, abrir máxima fexar máxima, abrir mínima fexar mínima e nada... :(
Andei a pesquisar, e num forum brasileiro até já disseram que no escape pitts tem que se tapar uma das saídas para o motor funcionar bem, não sei ainda porque eu no meu pitts pus uns restritores a diminuir o diametro das saídas e também não dou com a afinaçao...

O teu é um Jba 56 F?
Eu já tou a esgotar as possibilidades de afinação, não sei o que hei de fazer mais, já tentei o escape pitts, já retirei o restritor do escape de origem por ser grande demais...
Acho que estes motores é do tipo, em 5 é capaz de vir 3 bons... :roll:


O meu é um JBA 56 mas não te sei dizer se é F ou não, só sei dizer que foi comprado em Novembro de 2009 e era novo.
A questão de ele se ir abaixo, estou a desconfiar que possa ser a vela, porque já esteve, por diversas vezes, a rodar bem durante quase todo o depósito. Ultimamente é que tem dado este tipo de problema
. Mas como digo, sou leigo nesta materia.

Cumprimentos
Mantex

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Capitão Dangerous
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
O modelo F tem um novo carburador em que a agulha de máxima ta inclinada 45º, é como o da foto acima..
Em relação dele ir abaixo e poder ser a vela, é uma questão de comprar uma vela OS 8 e experimentar se ele fica bom, porque normalmente a 1a vela de um motor leva sempre grandes desgastes, principalmente durante a rodagem dos motores em que caso o motor possua pequenas limalhas do fabrico estas podem saltar para o filamento da vela e que vai causar uma duração inferior...

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mantex
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Capitão Dangerous,

Então o meu é um F porque tem efectivamente a agulha a 45º.
Quanto a vela, já tenho uma OS 8 e talvez consiga experimentar este fim de semana que vem.
Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
Mantex

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tomanel
Subject:  
Pessoal, depois de tantas experiências com JBA (de amigos) cheguei a uma conclusão JB só wisky, os motores em si até podem ser bons (???) mas os carburadores são qualquer coisa indescritivel. Já abrimos um que nem trazia as furações para passar o combustivel devidamente abertas, tinham restos do molde metálico a obstruir a passagem e foi preciso andar a brocá-lo. Outros rodam-se 6, 7 8 voltas a agulha das altas e a resposta é sempre a mesma. Chegam a trabalhar com a agulha totalmente fechada. Logo meter-lhe um carburador novo é a solução, só que assim o barato passa a ser caro e continua com a marca que só tem fama como whisky. Esta é a minha opinião e a de uma dezena de amigos que se sentiram defraudados com os JBA.

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Capitão Dangerous
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Ora nem mais tomanel...
Cheguei a abrir o carburador do meu e a tirar uma limalha que tava a tapar parte do buraco por onde passa o combustivel...
Mesmo assim continuou na mesma, aqueles carburadores valem 0... Aquilo em 10motores é capaz de haver 1 bom.
O problema resolve.se pa quem tiver um carburador que tnha as mesmas medidas do JBA mas quem não tiver o barato sai caro pois um carburador não é assim tão barato...

Pra mim já tive a minha dose, JBA só se me oferecerem porque comprar mais algum nem pensar...

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tomanel
Subject:  
Decididamente os motores JBA não valem o pouco dinheiro que custam. Poupa-se no preço do motor mas às vezes sai caro por causa dos riscos que correm os modelos. Decididamente os motores JBA ainda têm pior qualidade do que a selecção portuguesa de futebol.

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PAF200
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Boas,

Não percebo muito de mecânica e nem tenho motores a metanol, mas uma questão que parece não terem abordado é o efeito de ressonância que é fundamental nos motores a dois tempos.

Lembro-me do tempo das Yamaha DR LC50, em que o pessoal na ância de mais uns cavalitos, colocavam escapes livres e depois o motor mal se aguentava em baixos e médios regimes.

Lembro-me de me explicarem que a razão é a ressonância dos gases ser fundamental nos motores a 2 tempos e o desenho do escape ser muito importante sob pena de perder a tal pressão e consequente suavidade do motor.

Não estarão vocês a alterarem o desenho e volumetria do escape com essa modificação? Ao ponto de afectar a combustão?

Os meus 5 centimos! :)

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Capitão Dangerous
Subject:  Re: Extensor de Colector de Escape
Boas PAF200.

No meu caso, experimentei de tudo e não valeu de nada, nem mesmo com o escape como vem de fábrica...
Os JBA tem mesmo problemas de carburador porque de resto em si o motor até é bom, só que com o preço de um carburador novo junta.se os €€ e dá pa um OS. :lol:

Agora em relação ao modificar o escape, isso vai afectar a carburação pois a pressão que vai para o depósito pode ser diferente e vai fazer com que o motor não trabalhe como deve ser pois o fluxo de combustivel a entrar no carburador não é o melhor... Por isso é que alguns motores 2T tambem não se dão bem com escapes pitts...

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Brazao
Subject:  
PAF isso é um excelente ponto que de facto é verdade. Já costuma dizer um grande amigo meu especialista em motores que mais lamela menos lamela, mais material menos material, as duas coisas essenciais para um motor a 2 tempos sao: o carburador e o escape. e agora claro com as igniçoes os cdi's e tudo isso a aprte electronica.

Acho que nao é por acaso que temos diversas marcas especializadas na construçao de escapes para aeromodelismo! e agora a parte gira... Vejam como é o conhecimento e a experiencia da malta em portugal que nao existe uma unica loja em portugal a vender estes produtos. e esta?
Exemplos dessas marcas, que chegam ao ponto de desenvolver escapes especificos para certos motores e inclusivamente para modelos especificos temos a MTW e a KS.
e dps temos os vários tipos de escapes curtos, longos, cannisters, pipe's, bananas, pitts enfim todo um conjunto de formas e performances.
quem nao gosta de ouvir o rononar de um 50 CC ou de um 100 CC com um canister?
ja agora para os mais interessados aqui ficam os links
KS- Krumscheid Metallwaren
http://www.krumscheid-metallwaren.de/

MTW- http://www.mtw-silencer.com/index.php

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