não explodem ? :D
não sou a favor mas tu la saberas !
abraço
|
Subject:
Subject:
boas, gostaria de vos lembrar que o metanol tambem incêndeia, não e por isso que vou deixar de usar lipos. bons voos
Subject:
Boas.
Para quem não saiba, qualquer tipo de bateria pode explodir, basta reunir as condições para isso. O mesmo é válido para os combustíveis líquidos ou gasosos. Para evitar isso criaram-se regras de segurança, procedimentos a cumprir ou mesmo o senso-comum.
As NiMH também explodem. No ano de 2007 a Federação Norueguesa de Automodelismo, a FEPRA deles, proibiu toda a competição com baterias. Na altura só se usavam NiMHs: EXPLODING NiMH 23/43 CELLS No doubt you will have read or heard the stories of batteries exploding and that the Norwegian Federation has temporarily suspended all electric racing. http://www.radiostyrdbilsport.nu/information/allmant/2007/Batteries_20071118%201%20.pdf No automodelismo as Lipos usadas em competição têm um invólucro rígido para as proteger das pancadas, como esta: http://www.lrp.cc/de/produkte/vtec-akkus/lipo-competition-car-line/ ou esta http://www.oople.com/rc/photos/reviewtrakpowerlipo/ http://www.efra.ws/2009%20EFRA%202S%20LiPo%20List%20V4%20pdf.pdf São muito mais seguras de usar mas podemos sempre tentar a sorte, como o outro que continua a fumar enquanto abastece
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
Boas,
Iniciei o tópico e tenho seguido com atenção naturalmente. Já retirei alguns ensinamentos, e um dos primeiros resultados prácticos foi a compra de um pequeno cofre de moedas, todo em metal, onde agora armazeno as Lipos. Este cofre está na garagem, no chão e sem material incendiável por perto. Se alguma lá dentro der o berro, bem, só perco as Lipos. Isto porque o que me levou a levantar o tema não é o continuar ou não a utilizar Lipos. Foi o facto de ter visto uns acidentes com Lipos na net e pessoal a ter incendios bem graves dentro de casa com estragos avultados. Quanto ao carregar continuo a fazê-lo na bancada de trabalho, ou na bancada da cozinha, mas sempre comigo por perto. Depois do que vi, é que nunca mais saio de casa e deixo aquilo a carregar sozinho. RS
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
Olá!
Perde as lipos e também o cofre não ficará muito prestável! BONS VOOS EM SEGURANÇA C.Durães
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
Como se costuma dizer avisar nunca e demais.
Deixo aqui mais um exemplo do que pode acontecer. :( E aconteceu este fim de semana. Pela descricao a pessoa meteu a carregar dentro do carro um pack de 2100mah, ligou o carregar o balanceador etc... E afastou-se para ir conversar com outra pessoa.
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
:shock:
Nando, onde encontraste estas fotos? Algum post (link)? Tenho mesmo de comprar um extintor para o carro ... nunca se sabe RS
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
Isto foi um amigo e que tambem frequenta o nosso forum que me alertou.
Aconteceu este FDS. O link para o forum e este: Link Mas so da para aceder estando registrado.
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
Boa tarde pessoal.
Estou prestes a comprar um modelo que vai exigir uma bateria Lippo pois trata-se de um motoplanador. Ora bem, depois dos posts anteriores começo a ficar preocupado.. Isto é suposto ser um Hobbi.... Para mim não é aceitável existir a probabilidade de deitar fogo à casa.. Faço ao exposto, e dado que devo necessitar de comprar nu curto prazo uma bateria de Lippo 1000 amp. ou 1500 amp. mais o carregador ( e dado que nunca usei lippos) questiono: - Quais as baterias LIPPO mais seguras? - Como pode aquilo expludir? - Quais os cuidados a ter? - Quais os carregadores mais seguros?; - O que não "convém" fazer quando se usam lippos (segurança) ?
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
Boas.
Acerca de marcas ou de baterias, se cumprirmos com as regras de segurança e não houver defeitos de fabrico não devemos ter problemas, como acontece com qualquer outro produto. Instruções de segurança da FlightPower: http://www.rctube.eu/download/rc/instruction/manuals/FlightPower%20safety%20doc%20web.pdf http://www.flightpower.be/instruction-manuals
Subject:
be segundo o k sei a explosao so acontece em carga, e pra isso ha os lipo safe's...
Subject:
Principalamente quando se usam carregadores e/ou balanceadores pouco fiáveis, ou por exemplo usar um programa de carga errado, como carregar uma lipo com um programa de Nimh, quando a carga excede os 4.2v por celula, a bateria torna-se instável podendo resultar em fogo.
Subject:
bem s eu nao conhece.s este tal senhor vsilva ate pensava que ele estava a "gozar" com alguem que deixou aki um comentario :P
abraço
Subject:
Mais um Aviso
è preciso ter cuidado e não deixar os carregadores sozinhos Video: http://www.kgun9.com/global/video/flash/popupplayer.asp?ClipID1=4175034&h1=Blaze%20destroys%20house%20on%20east%20side%20of%20town&vt1=v&at1=News&d1=135767&LaunchPageAdTag=News&activePane=info&rnd=67830268 Last edited by LUISX on Tue 13-10-2009, 22:11; edited 1 time in total
Subject:
O melhor é mudar para combustão!!
:lol:
Subject:
Boas.
Se calhar nunca houve casos de baterias de recepção de um modelo a combustão que explodiram, devem ser diferentes :P ou de combustível que verteu e pegou fogo :oops: Ainda por cima a chama do Glow é quase invisível como descobriram uns ingleses que viram sair fumo da caixa de campo, só uns momentos antes desta explodir :roll: Como disse mais atrás "... se cumprirmos com as regras de segurança e não houver defeitos de fabrico não devemos ter problemas..." ou os modelos a combustão são à prova de acidentes sem serem os decorrentes de quedas?
Subject:
Combustão é mais seguro!
Combustão é à home! Combustão é como estar com uma gaja boa! Combustão é ter o prazer de aprecisar bem a gaja! Combustão é como fumar um charuto em vez de uma cigarrilha! Combustão é combustão! :lol::lol::lol: E esta heim! :lol: Abraço Oliveira
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
Tens toda a razão, Oliveira 8)
Por essas razões todas mais as outras que não dizes mas nós sabemos é que cada vez mais o pessoal opta pelos eléctricos 8) :mrgreen: Especialmente a parte de estarem que tempos a tentar pegar um motor e virem-me pedir a bateria de apoio :twisted: :lol: :lol: :lol: E depois de finalmente pegar o motor vai-se abaixo na altura ideal, durante a descolagem :oops: :mrgreen:
Subject:
ora isso é que é tramado e volta-se a levar o modelo para cima da bancada :lol:
Subject:
Eléctricos compra-se no continente!
:lol: Estes dias chega um pilhoso à pista e mete o modelo no ar, passado uns minutos fica sem pilhas. Aterra e verifica que a lipo inchou! - Óh... Vou-me embora, não tenho mais pilhas. Estes dias chega um fumarento à pista, mete o modelo na bancada e tenta meter o motor a trabalhar, este custava a pegar, mas quando pegou foi uma tarde inteirinha de devertimento! :lol: E esta heim!! :lol::lol::lol:
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
Olá!
Nem era para escrever nada aqui, mas para os que podem ser influenciados pelo amigo Oliveira aqui fica: que há por aí avisadores para quando a tensão baixa dos 3V/pilha e variadores especificos para motores electricos pilhosos a lipos que disparam aos 2,75/3V impedindo que a tarde ou a manhã fique estragada. Mas o nosso amigo "nitroso"Oliveira sabe, esta conversa é só para desmoralizar. BONS VOOS EM SEGURANÇA C.Durães
Subject:
Até há aviões que voam sózinhos! (a pilhas claro)
:lol::lol::lol: E esta heim?! :lol:
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
Ola
8) Oliveira... Quando eu for aí a cima num bouas com os meus electricos :shock: :lol: :lol: :lol: ps: Estou a ver que o "depurador" de Anti-Glow que te ofereceram não está a sortir efeito :lol: :lol: Das duas uma Ou a "fragancia" não tinha força depuradora :P Ou o Glow absorvido é dificil de sair :P Abraço vsantos
Subject:
P1: So uma LiPo? E o mesmo que ir para a pista so com o deposito de glow do aviao cheio! Nao da para mais de um voo a nao ser que ele voe 1 minuto de cada vez. ;) P2: "..tarde inteirinha de divertimento!" <- Isto deve contar com as inumeras vezes que mete o motor a trabalhar vai ate a pista e o motor desliga-se... ou que se desligar logo apos ter levantado voo... ou que se desliga depois de alguma impureza ter entupido a "canalizacao".... eheh :)
Subject: Re: Incidentes com Baterias LIPO
Page 2 of 4
You cannot post new topics in this forumYou cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
Full Version
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]