Uma pequena tradução de um artigo, para levantar alguma discussão e troca de experiências:
Olear após funcionamento: Após funcionar, esvazie o tanque de combustível e coloque então o motor em marcha para queimar o combustível restante das linhas e do motor. Esguiche algum óleo no crank-case através do bocal do respiradouro no cárter. O motor tem um tubo de respiração do cárter, que normalmente está aberto para a atmosfera. É fácil esguichar o óleo no cárter através deste tubo. Use o óleo Marvel Mystery Oil, ou outro tipo do óleo utilizado nas máquinas ferramentas tall como o óleo "snap-On". Outros óleos populares utilizados como after-run são uma mistura de 50:50 do oleo de Motor Sintético e do "snap-On"., O óleo de motor é o Mobil-1 sintético, ou todo o óleo sintético 5W30. O WD-40 não é recomendado.
Muitos utilizadores nunca utilizaram after-run e nunca tiveram um problema - faça uma escolha da melhor solução - óleo não cometerá nenhum dano assim porque utiliza-lo. Os motores four-stroke 4T são muito suscetíveis à oxidação interna nas partes de aço tais como os rolamentos, e após-funcionamento o óleo é útil para impedir a oxidação e a falha possível dos rolamento. A escolha é sua.
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Subject: after-run motores 4T
Subject:
Eu utilizo um After Run da Hobbico e de facto não tenho vestigios de corrosão nos meus motores.
Depois de utilizados, coloco 3 a 4 gotas no carburador, rodo várias vezes a hélice e arrumo. O arranque seguinte normalmente não apresenta dificuldades. Arriva
Subject:
Pequenos pormenores que nos dão jeito a todos.
Subject: Re: after-run motores 4T
Caro Arriva, o After run não deverá ser introduzido por outro local, em vez do carburador? é que pelo tenho lido, a introdução pelo carburador danifica as o-ring's. Que é me diz sobre isto? Cordiais.
Henrique Manso
Subject:
Não concordo porque o After Run não passa de um lubrificante que simplesmente vai lubrificar a cambota e rolamentos, pois estes são os únicos metais no motor passiveis de corrosão, pois são fabricados em metais ferrosos.
arriva
Subject: Re: after-run motores 4T
Caro Arriva, desculpe a minha insistência mas.....
passo a transcrever texto extraido de um manual da OS Engines: "-Note: Do not inject after-run oil into the carburetor as this may cause the O-rings inside the carburetor to deteriorate." E, este texto é um de vários que fazem referência a essa situação. Agora é consigo. Ah, atenção nem todos os lubrificantes só lubrificam, alguns componentes são abrasivos! Cordiais. Henrique Manso
Subject: Re: after-run motores 4T
Arriva, tem a idéia que só os metais ferrosos é que são passíveis de corrosão?????? Se sim, está redondamente enganado, o aluminio e outros metais não ferrosos são "clientes" também.
Com isso não quero dizer que o After Run faça corrosão sobre aluminio ou sobre outro metal quanquer ( até acho que é precisamente o contrário ) mas em relação a plástico s borrachas é notório que vários lubrificantes são prejudiciais ( o mais famoso destruidor de o'rings é o WD-40 ) Abraço, Moraes
Subject:
O WD-40 ataca O-rings (borracha)
Sempre ouvi dizer que se deve aplicar este produto sobre borrachas para evitar que fiquem ressequidas e gretem. Eu pelo menos aplico e não tenho razão de queixa, antes pelo contrário. Arriva
Subject: Re: after-run motores 4T
É arriva, pelo menos desde que me iniciei na mecânica a muitos anos atrás sempre soube que o WD-40 e outros destes lubrificantes/antirust em spray eram os piores inimigos dos retentores e o ring's, já ví muitas vezes peças dilatadas devido a esses óleos. Tome atenção que se calhar algum dia imaginaste que o o'ring "cresceu" de velho e na verdade ele poderá ter dilatado devido a acção do wd-40. ( nesse caso o wd-40 não corroi, mas sim dilata/amolece, penetra na borracha e altera a sua capacidade elastica ( muito mal pros retentores dos motores com lubrificação interna )
Abraço, Moraes
Subject: Re: after-run motores 4T
Verdadeiro engano, o WD 40 utilizado para preservar um produto perecivel com os componentes de borracha evitando o seu gretamento.
Consultando por exemplo um documento militar por exemplo as MIL-HDBK-695 ou outro este dirá: Atenção vou falar para aqueles que pretendam armazenar produtos de borracha: 1º Ter em atenção as temperaturas onde armazenamos esses componentes, as temperaturas devem estar entre os 10ºc e 21ºc 2ºA humidade relativa deve estar abaixo dos 65%. 3º As condições de luminosidade oxigénio e ozono não devem ser esquecidas 4º Muito importante, as borracchas não devem entrar em contacto com liquidos ou vapores, nem mesmo aqueles que eles irão vedar. Já agora NUNCA se esqueçam um componente de borracha tem uma vida util de 6 anos após o fabrico daí ter em atenção quando o adquirem ver se conseguem saber não só as condições em que estiveram armazenados como também a data do seu fabrico. NUNCA tentem preservar qualquer componente de borracha em WD-40, é o seu fim prematuro Last edited by wot on Wed 23-02-2005, 22:43; edited 2 times in total
Subject:
Yes Sir
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