Boas,
por alguma influência do excelente projecto que o PAULO anda a fazer (Pitts) e pela paixão que tenho em trabalhos manuais, electronica, etc, resolvi iniciar um projecto: BO 209 Monsun. Acho uma certa piada ao avião, saquei os planos da net e ha duas semanas que meti mãos à obra. Como estive de férias consegui adiantar bastante o avião. Já tenho a fuselagem praticamente pronta excepto a parte da frente. Tenho o estabilizador, deriva. Falta-me as asas, o trem, e mais algumas coisas.
Conto com a vossa ajuda para alguns problemas que sei que vou ter...
Em breve meto umas fotos. Aguardem...
DD
|
Subject: Construção do BO 209 Monsun
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Ainda não meti fotos porque nao sei onde meti o raio do cabo da maquina....
De qq forma, agora precisava da vossa ajuda. Estou a começar a fazer a canopy mas nao sei como a fazer. Queria que ficasse transparente. Tecnicas para isso? Eu ja fiz o molde em balsa, no fundo é como se faz para a fuselagem do aviao... Meti balsa de modo a construir o modelo 3D da canopy. Mas agora nao sei como fazer o vidro, se é que assim se pode chamar... Quem tenha experiencia nisto que se manifeste :) tks DD
Subject:
Vai á ultima pagina do pitts, o Borges postou isso mesmo que tu queres.
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Bem se não for muito grande acho que o podes conseguir desta forma: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=539755&page=6
tambem não sabia que era possivel :shock: . Abraço
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
obrigado pela ajuda pessoal! realmente sao tecnicas bastante fixes...
Outra questao: onde se compram pistolas de ar quente e isso é brinquedo para que preço, alguem sabe? DD
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Encontrei o cabo! Cá vai disto...
Espero que gostem... :) DD
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Está EXCELENTE :D
Parabéns
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Obrigado! chispas, este ainda o vais ver nos ceus da BA1 em Sintra... ;)
DD
Subject:
Só falta dizeres as caracteristicas do bicho, env., motor(espero que seja glow) etc.
abcs
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Boas.
Essa técnica de moldar o acetato é muito interessante, moldei policarbonato com água e pistola de ar quente mas nunca me lembrei de o pôr numa panela, obrigado Gil :D Tenho uma pistola de ar quente da Thunder Tiger mas não passa de um super secador de cabelo e custa práticamente o mesmo. As outras custam bem mais mas são melhores. Delta, isso tá muito fixe, não caias na asneira de me pedir pró experimentar :oops: :P
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
glow pois ta claro.... o motor vou-lhe meter um OS 46 LA
Os planos eram para electrico e faltavam la algumas coisas mas eu toca de inventar... so espero que esta gaita voe... Compr. +/- 90 cm Env. +/- 120 cm
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Boas.
A minha Cessna 177 com 1,23m pesa de 1150 a 1350g consoante o peso das pilhas e voa muito bem :D Até podemos combinar levar os dois no mesmo dia :D Não repares é muito nela que já tem uns bons anos em cima :) Se era eléctrico de origem pra quê ires engordurar uma coisa tão gira? :P E esse motor não será demais? Não chega um .25? 8)
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
chispas, as farturas da feira popular tb têm gordura e sabem bem... :P
pah eu nao percebo muito disto ainda, mas tb acho que o OS LA 46 é demais... mas mais vale a mais do que a menos, nao? DD
Subject:
Paqé que serve o acelerador?
Se for demais tira-se gás e anda ao ralentim :lol: :lol: :lol: Não te esqueças é de o agarrar bem ao avião, senão o gajo pira-se :lol: :lol: :lol:
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
pois... e se for demais sempre tenho a desculpa de fazer outro aviao para meter o motor que comprei... hihi
mas penso que nao seja "muito demais"... o peso deste bicho vai ser o mesmo, mais coisa menos coisa, que o meu trainer... e o meu trainer tem um GP42 (por falar neste motor, preciso de abrir outro topico...). E pelo que li o OS 46 LA nao é mto mais potente que o GP42 da TT. Vou abrir outro topico e dps vou xonar. DD
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Mais um passo que quero dar no aviao e preciso da vossa ajuda. Trem? Como faço? O da frente comprei e serve na perfeição e o trem principal? Como faço um trem de forma a que seja um amortecedor ao mesmo tempo q qdo o aviao toque com as rodas no chao o trem nao se parte ou nao faça com que o impacto no solo passe todo para o aviao...?
DD
Subject:
Estive a ver numa pagina o Monsun e pelo que vi acho que o 46 será o máximo para esse avião.
O peso do Monsun da Graupner 2.800kg de envergadura 1580mm, o motor minimo é um 40/42, mas com este motor coitado, mal sai do chão. O teu é mais pequeno, mas é um asa baixa com carateristicas acrobaticas e construido à unha que deverá ficar mais pesado que o normal, alem de alguns erros de construção (o que é o normal). Para mim seria um 46 que lhe metia, depois via-se se precisava ou não tirar gás. :roll: Quanto ao trem o bom, bom, seria em dura-alúminio (leve e resistente), para não falar em carbono que será bem mais dificil de construir. Chispas Com um 25 acho que ficava como o da Gaupner com o 42. :roll:
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Boas, Oliveira.
Sem saber o peso final... nem vale a pena adivinhar qual o motor :D Se pesar até 1,5Kg tudo bem mas se ficar com 2 Kg aí já é outra cantiga :D E como o DeltaDirac deve estreá-lo em Sintra vou poder ver a conclusão :lol: Pode ser que ele fique leve e depois com o 46 LA fica com uma autonomia, nem com pilhas :shock: :lol:
Subject:
Pois :lol: :lol:
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Estava tb a pensar comprar o TT Gp46 Pro com rolamentos... que tal?
Chispas, que vai ser em sintra que o bicho perde a virgindade, nao ha duvida que vai ser. Resta saber quando, mas ate final de Janeiro vai ser. Espero que nem tanto... Ainda falta as asas todas e dps forrá-lo todo. O capot e a canopy tb ainda nao estao. DD
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Boas.
Não tenho nenhum TT 46 Pro mas anda um lá em Sintra e tem sido 5* :) Não te apresses na contrução, Sintra em Janeiro é fria :D
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Com este menino no ar o ambiente aquece logo... ;)
Sim, mas penso que em janeiro esta pronto... Em relaçao ao motor o TT 46 Pro tb podia ser uma alternativa... Em relaçao ao trem penso usar umas varetas de aluminio que se compram no AKI. Penso que deve dar. É um material resistente e se for feito como deve ser, ate pode dar para amortecer as aterragens... digo eu... :) DD
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Oi DeltaDirac
Varetas?! Penso que querias dizer barras, mas mesmo barras esse alumínio é fraco. Se for varetas o melhor é ser de aço! (corda de piano)
Subject:
É pá cheguei atrasado, :oops: andei a vasculhar na maquina e descobri agora mesmo este plano com 1.60m em CAD e bem completo, ideal para um .46 ou mesmo .52 4T.
DD quando acabares o filho podes sempre fazer o papá. :lol: :lol: :lol: :lol: O que é que achas? Se me quizeres mandar á m***a por vir atrasado estas á vontade, esta eu mereço. :oops:
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
nepias nepias nao te mando nada... :D:D
Eu acho que os planos que tu tens sao os mesmos que eu tenho... eu é que nao o fiz a 1.60m mas a 1.20m... :) mas ja agora da ai o link pra eu confirmar... DD PS: Paulo, a seguir ao monsun vem o Dakota... :D Page 1 of 7
You cannot post new topics in this forumYou cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
Full Version
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]