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Author |
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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Ola a todos,
Preciso de ajuda! este sábado destruí completamente um avião de 3,5 metros de envergadura.... após uns 5 minutos de voo e após fazer uma subida rapida com o avião, deixei o bixo descer a cerca de 45º com o motor practicamente a fundo...o aviao estava a ser testado e por isso queria ver a resposta em velocidade...
a ideia era deixar ganhar alguma velocidade e depois ir nivelando o aviao lentamente.............mas ele nao nivelou.......o aviao simplesmente seguiu para onde tava virado....
Surgiram por parte de alguns colegas aeromodelistas, que por la estavam e viram a destruição, algumas teorias...bateria Rx descarregada, interferências de um heli da marinha que andava ali ao lado...(da minha parte chegou a surgir a ideia de interferencia de dedos...mas nao, todo o tempo que tive desde que constatei que estava sem controlo deu para confirmar tudo o que estava a fazer...)
Uma vez que guardei religiosamente todas as partes do aviao decidi gastar o resto do dia de ontem a tentar perceber o k se passou, aqui vão algumas das coisas que conclui:
- a bateria estava com 4,96V e após ligados todos os servos(usando inclusive todas as extensoes que estavam no aviao) os servos continuam a fazer a força que se esperaria....
- o servo da profundidade está estranhamente danificado...sem qualquer arranhao(a zona onde este estava tinha tb o da deriva e ficou intacta!) mas quando dou comando para mexer esse servo ele arranca e nao pára de rodar.....ouve-se o pequeno motorzinho a rodar mas o cabeçote nao mexe!
- por fim, durante a queda, quando percebi que nao conseguia nivelar o aviao tentei cortar motor, mas este nao respondeu...terá sido apenas algum delay normal na resposta?(nao estou habituado a voar com motores a gasolina...)
agradeço opiniões a ver se pelo menos a queda deste serve para aprender alguma coisa....
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rookie
SECOND LIEUTENANT
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Pelos sintomas do servo, este tem os carretos partidos.
Mas pode tê-los partido com o impacto pois a massa da profundidade num embate é mais do que suficiente para os destruir.
Não sei qual é o servo que usava para a profundidade, mas parece-me que tem carretos plásticos. para um modelo tão grande devia ter usado pelo menos dois; um para cada uma das metades da profundidade, e de prefrência do tipo High torque e com carretos de metal.
Será que por causa da picada do modelo os servos entraram em "stall" e não tiveram força para tirar o modelo?
Conjecturas! Mas agora já não interessa
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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rookie
SECOND LIEUTENANT
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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Acho bastante estranho que o servo tenha sofrido algum esforço em demasia uma vez que o aviao nem "simulou" que ia nivelar...isto é, a superficie nao chegou a actuar nada....
Alem disto, apesar do aviao ser grande pesava apenas cerca de 8 a 8,5kg pelo que o seu voo se situava entre um trainer e um planador....nunca pensei que os esforços num aviao com este peso fossem demasiados para um futaba 3001... afinal de contas **** tem mais de 3kg de força a 4V
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lumma
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Hum!
O avião tem uns 3,5m de envergadura e o peso ronda os 8.5Kg, certo?
Então foi mesmo o servo que entrou em rotura, pois os servos 3001 da futaba aguentam esforços até 3,5Kg, mas ao contrário do que leva aqui a pensar, o que faz esse esforço é a superfice alar da parte que o servo vai tentar mexer.
Passo á analogia:
A nossa mão pesa uns 200gr (será?), se a metrermos do lado de fora do carro com este em movimento, a imitar uma asa, e formos aumentando a velocidade do carro, verificamos que cada vez é mais dificil de colocar a mão em posição vertical, certo?
Ora o peso do avião "não conta para nada", neste caso a velocidade e a superficie do comando são tudo, por isso é que nem notou o avião a querer dar sinais de corrigir o movimento, o servo partiu logo que tentou dar movimento á superficie.
Quanto ao motor, a história é a mesma, com o embalo do avião a pique, o hélice vai rodar provocando com que o motor não abrande a sua marcha, mesmo com o carburador fechado.
E isto tudo é a minha opinião, baseada na minha experiencia, alguém com os dados técnicos venha aqui dar uma mão p.f.
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_________________ fórum- - do Lat. forum
s. m., foro;reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;seminário; congresso; encontro.
Já agora, em termos cibernáuticos, 'fórum' não é a mesma coisa que 'chatroom'
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Um futaba 3001 num avião de 8kg????
Faz um favor:
Qual era o avião?
qual o hélice?
Quantos centimetros de movimento tinhas na profundidade? A que distancia do dentro do cervo esta o horn ligado?
Ouviste algum vibrar no avião durante a descida?
Os centimetros de movimento são algo importantes por uma razão. O servo tem 3kg.cm de torque. Se o horn tiver ligado a 1.5cm ficas só com 2kg de força na ligação. Se a área da profundidade for grandita o servo simplesmente não terá força.
Para te dar uma noção na limitação do servo.
Tenho uma zagi (planador bem mais pequeno e leve que o teu avião),a qual, já levei muito alto numa encosta e de seguida piquei para ela ganhar bastante velocidade. Tem 2 futabas 3003 nos elevons e ainda estou para saber como não a espetei contra a encosta... ela simplesmente quase não subia! Isto porque tenho tanto movimento nas superficies e estas são tão grandes que os servos não se aguentam a grandes velocidades.
EDIT: Aqui vai o link muito util para que coisas dessas não voltem a acontecer. Um site que calcula a força necessária que um servo tem de ter para determinada aplicação:
http://atlas.csd.net/%7Ecgadd//eflight/calcs_servo.htm
A titulo de exemplo:
Um avião a 120kph
Uma profundidade com 15cm de corda e 40cm de comprimento.
com deflexão máxima de 30º na superficie
Servo com deflexão máxima de 45º a partir do centro
Servo necessário é: 88.353N.cm em Kg(dividir por g=9.81) dá 9kg.cm, SÓ o TRIPLO!
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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bom...ao menos ja serviu de exemplo para o futuro...para mim e para outros como eu...se os houver.....
King, realmente a superficie era bastante grande, mas o angulo de deflecção que lhe dei na altura que supostamente partiu foi minimo....talvez uns 5 graus, mas actuava cerca de 30 graus no maximo...
A distância do horn nao sei de cor...mas penso que andaria nos 2cm....ja nao me lembro em qual dos furos estava colocado...
bom...ainda bem que recorri ao vosso conhecimento!
o avião era um que eu desenhei, tinha cerca de 2m de comprimento de fuselagem, pelo que a profundidade era bastante efectiva...nao notei qualquer vibração durante a descida...aliás...o avião estava a voar incrivelmente estável durante a descida...tão estavel que nem mexi em ailerons ou deriva durante a descida....daí ter pensado inicialmente em falha de radio...
o motor que estava montado era um 35 a gasolina....mas o aviao ja tinha voado com um OS .61 FX e nao teve problema...mas realmente as velocidades de voo nao tinham nada a ver....
helice 18x10 se nao me engano....agora é so 9x10 pq metade ficou la!LOOOL
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Domingos Flores
SENIOR AIRMAN
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Pelo que percebi, não respeitou nenhuma regra de aeromodelos de grande envergadura.
Aconselho a procurar alguem que voe modelos a gasolina ou a pesquisar na net o que se usa nestes modelos.
Falou em 4,9 V , logo aqui há uma falha enorme já que devia usar pack de 5 elementos os seja deveria ter 6V, isto não só para ter mais força nos servos mas também pela queda de tensão devido ao enorme comprimento das extensões.
Deveria usar dois sistemas de alimentação.
Os servos numca podem ser esses.
O RX tem de ficar afastado á volta de 30 cm da inigção electrónica.
As próprias extensões tem de se construir com fio mais grosso do que as normais.
Tem de colocar ferrites para anular as interferencias devido ao grande comprimento dos fios...........etc .etc.
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Domingos Flores
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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ola domingos, tem toda a razao!
mas apenas algumas correcções em minha defesa...
- As extensões sao de fio mais grosso enrolado e nao linear como os normais;
- o ICU e o receptor estavam a mais de meio metro de distância (tb ja tinha pesquisado sobre as interferencias entre os dois);
-o pack é certo que é de 4 elementos, mas costuma voar a 5,4V....por azar estava mais descarregado do que é costume...não ficou devidamente carregado...ainda assim, também já me tinha ocorrido passar aos 5 elementos...é sempre mais uma segurança...
Ferrites também já usei neste avião mas acabei por remover....(ja nao me lembro pq...mas na verdade com PCM estava convicto que nao haveria problemas...)
o maior erro que vejo realmente aqui foi o de ter substimado de forma grosseira os esforços aerodinamicos que a profundidade iria sofrer com o aumento de velocidade....aí sim meti grande prego
esse pormenor acabou por ser um PUMMMMMmaior....
em relação aos dois sistemas de alimentação.... esta escapoume...nunca ouvi falar disso...a menos que esteja a falar da alimentação do ICU e do sistema de Rx...esse era independente sim...se nao for isso...poderia adiantar mais kk coisa?
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Domingos Flores
SENIOR AIRMAN
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Pois nestes modelos tem de haver muito mais segurança pois os estragos são sempre de muita monta, e por isso é preferivel gastar mais um pouco em segurança que depois poupa-se pois é mais dificil as coisas falharem.
Quanto ao sistema de dupla alimentação usa-se nestes modelos , até há modulos de gestão dos dois packs.
Se usares dois packs iguais e de 6V e carregados em conjunto não é necessário este módulo.
Usa-se mais este modulo tambem para poder usar as lipos já que teem regulação para sair para o RX só 6 V.
Mais barato e fiável é dois packs, cada um vai ao seu interruptor e do interruptor vai ao RX.
Isto também evita usar packs de grandes capacidades já que a carga fica distribuida pelos dois packs, e em caso de falha de um pack, ou mau contacto de uma ficha ou mesmo do interruptor está lá sempre o outro.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Desculpem estar-me a meter, no caso de 2 packs, não se poderá ainda usar diodos, um em cada (pack)? Assim evitaria que um pack carregasse o outro, isto no caso é claro de haver diferença substancial na carga de caca um.
abcs
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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ok, obrigado!
e esse duplo pack é ligado a dois canais independentes do receptor ou liga-se por "y"? ja tinha pensado tambem em usar uma LiPo para todos os meus avioes...mas acabei por me decidir pelo pack de NiMh 2,5A....pelos vistos era pouco
PAULO, nao tem de pedir desculpa! venham daí todas as opinioes e ideias! é mesmo assim que se aprende! e eu quero aprender! a ideia dos díodos parece-me boa...mas penso que o ideal seria manter sempre os dois com a mesma carga, i. e., carregar sempre os dois com ciclos de descarga-carga completos...
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Manter os 2 na mesma carga pareçe-me dificil, existem sempre diferenças, poderá é eventualmente haver um elemento de um dos packs que se vá abaixo das canetas por um qualquer motivo, defeito de fabrica por ex., e assim os diodos minimizavão a coisa.
A ligação a meu ver seria mais segura se fosse independente, não vá haver um azar de um mal contacto num dos packs, assim ainda lá estava o outro para evitar lenha.
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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PAULO wrote ( View Post): ›
Manter os 2 na mesma carga pareçe-me dificil, existem sempre diferenças, poderá é eventualmente haver um elemento de um dos packs que se vá abaixo das canetas por um qualquer motivo, defeito de fabrica por ex., e assim os diodos minimizavão a coisa.
A ligação a meu ver seria mais segura se fosse independente, não vá haver um azar de um mal contacto num dos packs, assim ainda lá estava o outro para evitar lenha.
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A utilização de dois packs em separado só tem lógica com a utilização de diodos como referes. Senão, são dois objectos que poderão falhar e caso um deles falhe, leva o outro á ruina.
1 ou duas Lipo com regulador de tensão para ~6V constantes é o mais impecável.
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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jattamasso
CAPTAIN
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Ou um UBEC, também serve.... e podes seleccionar 5 ou 6 Volts com um jumper. Eu tenho uma data destas coisas, são muito uteis.
Para calcular a força de um servo, podes assumir grosseiramente o seguinte:
Força = a X b X c X c
a = densidade do ar = 1 kg/m3
b= area projectada da superfície de controlo num plano perpendicular ao escoamento - multiplicas a area da superfície pelo seno do ângulo da deflexão máxima
c = velocidade do teu modelo ( m/s)
A esta força terás de multiplicar novamente pelo seno do ângulo da tua deflexão máxima, porque é esta componente que te interessa vencer.
Ficas a saber a força (kg) que tens vencer. A seguir, divides o binário que o teu servo produz, pelo braço do servo - claro que não estou a considerar as deflexões máximas do servo, só conto com o servo no repouso, mas assim já tens alguma base....
Abraço e lamento a tua perda
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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isso é k é mecânica a funcionar Jatta!
bom, realmente a coisa nao correu como eu estava à espera...e o raio do aviao ate tava a voar razoavelzito....um pouco de trims e tudo se ajeita....mas pelo menos serviu para uma coisa deveras importante(e la vou eu meter a colherada doutros topics...) Motores a gasolina RULAM!!!
nao ha nada como ter o power dum MVVS 35cc a gasolina a puxar! **** a meio gás parece um tractor, arrasta tudo!eheheh agora so tenho de o desmontar todo e retirar os ninhos de rã e bocados de contraplacado que estão encrustados no meio das aletas de arrefecimento...
Bom...no final axo k me posso dar por feliz por esta queda nao ter sido completamente inutil...ao menos ja aprendi muito sobre alguns GRANNNDES erros que estava a cometer!
Obg a todos e espero em breve estar em condiçoes de voltar a colocar aqui um Post sobre o proximo Colossus (nome de batismo do suicida)
ficam umas fotos para os mais curiosos...
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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No que toca aos packs, obrigado a todos pelas dicas, vou procurar esses UBECs e decididamente irei começar a usar dois packs...ainda vou decidir se LiPo ou NiMh....
quanto à voltagem, os 6 V parecem-me bem, desde que os servos aguentem... vou ver as data sheets dos meus servos e depois decido!
Oliveira, tb me parece k ele tenha partido antes da picada, ou pelo menos deve ter ficado danificado antes...agora que penso nisso, quando o quis nivelar para iniciar a descida tive de actuar bastante a deriva pq ele nao estava a querer baixar o nariz (tive de fazer uma especie de queda de asa alargada....) na altura assumi que fosse apenas falta de sensibilidade da minha parte por ainda nao ter o aviao trimado etc....mas se calhar ja era um sintoma...
enfim....foi-se o aviao, veio o conhecimento! avioes ha muitos! e depois deste ainda heide partir mais nos meus longos e tortuosos 100 anos de aeromodelismo que ainda heide viver!
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jattamasso
CAPTAIN
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Realmente o avião faz jus ao teu nick....
Abraço
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Faz um favor, mete essa frente desse avião mai bonita!!
Parece um trainer em ponto gigante!
(a sério, não é bota a baixo/crítica destrutiva, é que ele tá todo engraçadito mas essa frente... um avião desse tamanho e com o som que isso deve fazer, acho que merecia um toque mais escala na frente )
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Last edited by _King_Pin_ on Mon 24-09-2007, 21:46; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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hahahahahahahahahah
Boa Lord Brutus, foste promovido!!!!
Já viu Jata? tornaste-te mesmo o alvo principal!!! hehehehhe como dá gozo!!! huauhauhuahuahau
Sabes que ontem eu fiquei mais que parvo, é que nem acreditava, mas até uns pilhosos convictos, daqueles mesmo pilhosos que têm alergia a nitro, tas a ver? É... ontem presenciei uns pilhosos dos bons a conspirar como haviam de escrever aqui no fórum qq coisa para abonar o bom Major, defensor dos bons costumes, e para picar o piloto das abelhas telecomandadas mais rápidas de Portugal
é que já estás!!! tornaste uma espécie de mascote aqui do fórum, nunca mais te safas até te converteres ao lado POWER da força!!!!
Abcs hehehehe
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_________________ Bons Vôos
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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hey King....o avião É um trainer em ponto grande! foi uma ampliação de um trainer que eu desenhei à cerca de 2 anos....decidi fazer um rescale de 150%...eheheh
bom, **** para o futuro será profundamente alterado....e ja tenho o desenho final a andar....vamos la ver como a coisa corre
o proximo tb ja será mais pesado. com um motor destes nao é preciso poupar nas gramas! isso era para o pobre do OS!LOOOL
la ia ele esganado gas a fundo! eheh nem teve tempo pa respirar!! full power all the way!
eheh Moraes, eu ate sou suspeito pq tanto voo insectos como fumarentos....mas na opiniao de quem ja experimentou os dois lados....nao ha melhor indoor k o electrico...mas.....é pa....é k para voar faiscas nem se faziam socios de aeroclubes! tao a pagar o alcatrao que a malta nitrada gasta!
os papagaios devem ser os animais mais bonitos do mundo selvagem...mas o rei da selva é o leão.....
é tudo uma questão de poder vocal....venha de la o ronco dos motores a combustão e as pinturas artisticas dos papagaios a motor(zito)!
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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voodoo
AIRMAN BASIC
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e usa 2 servos sempre para a profundidade
grandes acrobacias e felicidades
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