São 28 dicas que julgo úteis a todos os aeromodelistas que usam a classe F5. Certamente que esta mais que calejado com elas mas nunca é demais relembrá-las. Comentários são sempre bem vindos para o endereço email colocado no final do texto, desde já muito obrigado.

1 - Verificar se o pack de baterias que vai usar no modelo esta bem carregada, assim como o do rádio.
2 - Verificar os comandos do modelo em especial os comandos de direcção: ailerons, leme direcção, profundidade de acordo com os sticks do rádio, se necessário inverter os comandos dos servos no rádio.
3 - Verificar apertos de parafusos em especial os que seguram os comandos de direcção aos servos (Links).
4 - Salvaguardar que o pack de baterias fica seguro e bem firme, assim como todas as peças amovíveis.
5 - Verificar e caso use hélices tipo Gunther que estas estejam bem encaixadas (apertadas) no veio do motor.
6 - Verificar que o seu modelo não apresenta rachaduras ou superfícies onde a cola cedeu.
7 - Verificar e consultar os restantes aeromodelistas que só você e detentor do canal onde vai voar.
8 - Ligar primeiro o seu rádio só depois ligar ou conectar o pack de baterias ao seu modelo, após acabar o voo desligar primeiro o seu modelo só depois o seu rádio.
9 - Fazer o teste de sensibilidade do rádio com o receptor, afastando progressivamente o rádio (com a antena recolhida) do modelo dando ordens e verificando quando estas deixam de ser lidas. Essa distancia e dependendo do rádio devera ser de aproximadamente 50 metros.
10 - Verificar e Trimar se necessário os comandos de direcção do modelo no rádio.
11 - Esticar a antena do rádio.
12 - Usar óculos de sol ou um boné com uma pala para o proteger do Sol, evitando o encadeamento.
13 - Não encha o seu modelo com peso desnecessário como por exemplo decalques, trens de aterragem se o modelo não foi testado para isso, Pinturas, etc., a relação peso potencia é primordial em voo eléctrico.
14 - De modo geral se prefere lançar o seu modelo a mão, salvo raros modelos, lança-lo tentando fazer uma diagonal ascendente a 45 graus com Força e mantendo a sua estabilidade lateral.
15 - Lance e aterre sempre o seu modelo contra o vento.
16 - Evite loopings e curvas muito apertadas principalmente se o seu modelo não for acrobático.
17 - Após finalizar o seu voo e já com o modelo em seu poder despeje o resto de energia que ainda possa estar contida no seu pack de baterias ligando para isso o motor do modelo ou usando um descarregador evitando assim o efeito de memória nos seus packs.
18 - Procure voar sempre em espaços amplos e bem longe de edifícios, arvores, torres, grandes obstáculos, etc., não julgue um local a primeira vista só porque nele consegue fazer levantar o seu modelo, não se esqueça que nele também vai ter que aterrar.
19 - Antes de iniciar um voo num local diferente do seu habitual procure conhecer primeiro "os cantos a casa" ou seja faça primeiro um voo mental nesse local que você desconhece principalmente estudando a melhor forma para aterrar.
20 - Evite voar sobre zonas onde se encontram pessoas e as rasantes são proibidas.
21 - Se pretender voar num dia de vento 0 km então procure levar o(s) seu(s) modelo(s) mais leve(s) e fáceis de pilotar, todos os restantes parecem gostar mais de um pouco de brisa.
22 - Não voe com o seu modelo ate a ultima gota do seu Pack, de perferencia cronometre o seu voo e seja comedido no tempo de voo para a capacidade do pack em uso, é muito mais engraçado apreciar uma boa aterragem que uma aterragem de emergência.
23 - Evite andar a voar sempre a "prego" no entanto se o seu estilo é de corridas então faça uma pausa de vez em quando em pleno voo para descansar o Motor e Pack de baterias.
24 - Antes de aterrar e seu modelo previna as outras pessoas que estão perto.
25 - Se acha que algo não lhe esta a correr bem na aproximação a aterragem não hesite e de mais uma volta a pista com o modelo.
26 - Não exponha as baterias ao sol ou ao calor guarde-as em locais frescos, após o voo deixe arrefecer o pack antes de o tornar a recarregar.
27 - Após o seu voo deixe resfriar o motor que como calcula esta quente e o seu rendimento é menor, que tal beber um copo ou discutir o Hobbie com os seus companheiros aeromodelistas? J
28 – Se vai por o seu modelo a voar nas primeiras vezes tente cativar um aeromodelista experiente que se mantenha a seu lado enquanto pratica, de certo que ele não se irá recusar, se possuir um cabo “trainer” melhor, certifique-se é que ele seja amável e não cobre pelos serviços prestados.

E tudo espero que lhe tenha sido útil? Bons voos e bom gozo

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