beemmm... esse motor é mesmo piriri :D
é um belo desafio... queremos ver isso a voar obviamente.
e é provavel que aconteça antes da minha cessna :P
eu ontem publiquei o video de teste no meu FB e lá em cima da mesa vê-se esse manual do esc. Lembro-me bem que foi com esse manual que o luigi me ajudou a programar o esc e a "bindar" o radio :)
essa cena do trim, realmente passou-me ao lado! eu tinha o trim a meio e provavelmente devo fazê-lo com o trim todo em baixo, é isso?
hoje vou tentar de novo.
dar mais curso aos flaps
alinhar o elevador.
colocar fita no bordo da fuse e,....
e se o parafuso (inox) que hoje comprei, enroscar na porca da asa, mesmo sem o trem (q teima em não entrar, mesmo com esses truques) ainda lhe faço um maiden flight este fds, ou não!!!
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Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
Subject:
um empilhador pra ajudar a carregar o motor? :)
Subject:
o trim nos motores a combustão devem estar regulados de modo a que se possa acelerar ou desacelerar um pouco o relantin, e para quando for preciso "apagar" o motor, pois ao usar o trim o carburador abre ou fecha conforme o desejado. nos rádios computurizados já podemos programar um switch para "cortar" o motor. nos electricos quando se indica ao variador o ponto máximo do stick e o minimo, o trim devera estar no minimo ou no centro, é conforme o fabricante. tenho um variador que no manual indica que deve-se ter o trim do acelerador no centro. é uma questao de tentares ver o que funciona para ti
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
e nem falando dos servos e ESC....
Subject:
onde compraste esse isqueiro tamanho XXXL? :lol: :lol: :twisted:
bom trabalho, mas espera aí só um pouco Ivale, tenho ali um bom motor pra isso, já volto
Subject:
amigo Ivale acho que tens que montar um motor
à homi nisso, que tal este pequenino aqui? :twisted: não te vais queixar por falta de motor de certeza kkk
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
boas,
pois... não consegui ensinar ao variador, o máximo e minimo do throttle :/ segui o manual, mas não consegui. nem com trim ao meio, nem em baixo, stick em cima e em baixo. Mas meti-lhe o corte do motor num switch e pronto! Agora o que acho estranho é, quando ligo a bateria, ouço o sinal sonoro do RX e do ESC 1 só bip. os sinais sonoros estranhos, nunca os ouvi, a cucaracha tb não e os 3 bips das 3 celulas tb não :/ Mas tá tudo a bombar (inclusive os flaps, no outro switch - ch5) sobre o trem: não sei se conseguirão perceber, mas tinha um defeito no plástico que impedia o trem de entrar... mas hoje lembrei-me de espreitar com uma lanterna e: Tive de limar aquele excesso de plastico, com uma lima das unhas e com um arame quente, lá deu um toque lá no fundo e... voilá. um grande click suou e lá encaixou, dass! O parafuso metálico resultou... rosquei bem devagar e lá foi entrando a muito custo. estava cheio de cola! done. No final, fiz um video teste da máquina cá em casa. Como não sei postar aqui video, fica o link da minha pagina FB, para lá irem fazer um "like" e pedir amizade se assim o entenderem, claro. https://www.facebook.com/ricardo.dias.319247 O AXN tb levou um noite de repouso após um banho de epoxy, uns palitos e umas fitas e tal e... no final... as minhas duas máquinas. :) O B R I G A D O Ivale... isso é mesmo micro! q louco!
Subject:
que sinfonia tem o seu esc amigo Ivale :)
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
epa ficaste com 2 maquinas excelentes amigo feliz ;) ja foste testar isso? :D
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
pois... nunca ouvi tal som do meu esc.
é isso, pode ser que entretanto tenham mudado o ESC, pois isso tb é um exagero de musica. Mas os bips das 3 celulas... continua a não fazer nada! repeti os procedimentos vezes e vezes e de maneiras diferentes, segundo videos yt e pela manual, e... não dá bips e a helice mexe sempre, no minimo! Mas tá tudo operacional... olhem, acho que vou arriscar um voozito. Ainda não será este fds, pois vou concluir uns trabalhitos aqui e ali. e o AXN, tenho de reposicionar aquele pingarelho preto que segura a canopia. dps das colagens ficou um pouco deslocado. vai levar ainda fita a reforçar o bordo da fuselagem e no nariz tambem. Acho que durante a semana, devo pôr um no ar... ou os dois, deixa lá ver! abraços
Subject:
fiquei curioso sobre isso do motor, e realmente gostava
de conseguir perceber isso e desvendar o dilema. o ideal seria filmar o conjunto todo incluindo as ligaçoes, ou seja receptor,bateria,esc e motor e depois a partir daí desvendar, mas isso iria dar trabalho visto ja estar tudo montado. mas se esta a funcionar e nao esta a falhar siiigaaaaa
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
ahhh companheiros,
preciso de mais uma dica por favor. Onde devo colocar o receptor e a antena do mesmo? como o esc está colocado à esqª, posso colar o RX à drtª (com o tal velvro), mas a antena pode ficar lá dentro, ou devo deixá-la de fora, colada numa asa, ou de lado na fuselagem? E acho que não falta mais nada!!! vou tentar fazer um video e mostras-vos como tudo está montado/ligado (não se conseguirá ver a ligação do motor ao ESC, para não ter de desmontar a frente e tirar os autocolantes!) obrigado
Subject:
se o rececptor só tem uma antena, deverá coloca-lo
o mais afastado possivel do ESC, e com a antena a apontar para a cauda do avião. esta poderá ficar dentro do avião que não haverá problemas. parto do principio que seja 2.4ghz. quando eram nos 35mhz é que para evitar interferencias e conseguir melhor sinal montava-se a antena fora do avião
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
boas,
sim é 2.4ghz :) Aqui está o famigerado ESC: O RX irei então colocá-lo ali: (com a antena a apontar para trás) Vamos lá ver se sai o voo inaugural esta semana!
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
eu acho que seria boa ideia afastar ao máximo esse receptor do ESC, já tive problemas com um receptor perto de um esc e não espatifei o avião por sorte. em relação a antena se calhar não é preciso mas eu gosto de a por sempre para fora, agora mantêm isso tudo bem fixo para a antena não se partir e acontecer alguma desgraça a maquina. há é verdade, como referiu o nosso amigo khalu num outro post, bota uma pinga de cola quente na antena junto a caixa do receptor, para evitar que se parta, é muito comum partir nesse sitio.
e bota pro ar que queremos ver isso a voar :D
Subject:
só mais um pequeno reparo, evita que os fios do ESC
fiquem a roçar no link do servo, e quando estiveres a montar o RX tenta que a antena não fique muito perto ou escostado aos links dos servos. a parte vermelha da antena é que é o mais importante por isso podes monta-la o mais alto possivel dentro da fuselagem e longe então desses links
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
ok caros amigos :)
irei montar tudo direitinho com os fios acondicionados com fita para não roçarem em lado nenhum e a antena, ficará então dentro, com um pinguito de cola quente e afastada dos links. aquele trem dianteiro é mesmo uma armadilha. enquanto não o substituir, vai levar super cola 3 e pronto! Esta semana ainda lhe faço o maiden flight ;) O AXN tá pronto para voltar a voar! :D
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
Boas,
Cá está a menina pronta para o voo inaugural. O 1º voo foi concretizado :) O objectivo de chegar com ela a casa inteira, também. Mas a coisa não foi fácil. A descolagem deu-se algo atribulada, mas lá subiu. Dificuldade em trimar, pois é muito dançarina! :? dei umas voltinhas ali pelo ar, sem conseguir grande estabilidade e pouco tempo depois tentei a aterragem. Após a primeira tentativa (abortada) voltei a subir e começei a soar e o coração a bater forte, pois vi que a coisa ia ser dificil. À terceira foi de vez, mas... com tanta turbolencia e instabilidade (tambem nos meus dedos) foi dificil acertar na pista estreita e aterrou fora. O trem... acho que nem na pista aguentava e, o certo é que o trem dianteiro cedeu/rodou (como se esperava) e a cessna fez um capotanço. :oops: Este 1º voo está filmado (on board) e vou ver se publico em breve. Arrisquei um 2º voo (sem video) que correu melhor, mas o trem como estava... mesmo com uma aterragem mais estável, lá cedeu novamente e... capotou. Apesar de umas pikenas canicadas nas asas e trem solto, voltou inteira para casa. O facto da helice/motor iniciar rotação assim que tiro o corte do motor, deve fazer com que, o throttle no máximo não extraia a potencia máxima do limitado motor que tem. Achei-o com falta de potencia para a descolagem, muito fraquinho no ar... enfim, longe de me encher as medidas. Agora aquele trem dasss.... tenho de desmontar a frente toda do avião para aceder ao terceiro parafuso que une as três peças deste malfadado trem!!! Só depois de tratar disto e de ver se programo o esc/motor outra vez é que volta ao ar :?
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
eu avisei :) do trem
pegue num arame de aço de calibre apropriado e se fizer como o meu. com aquela dobra em v fica com alguma flexibilidade que quando aterra serve para o trem servir de mola....O cilindro da foto, serve de batente para que o arame de aço não tenha movimento vertical indesejado :) Há ai qualquer coisa no variador/motor, porque o tipo tem imensa potência (levanta em 2 ou 3 metros) As folgas nos tirantes são o que causa essa instabilidade. Inicialmente ponha com expos mais altas no rádio para nos ajudar. Para aterrar calmo, os flaps ajudam (muito), e aterra a velocidades muito baixas (quase a passo)...
Subject:
bem o que interessa é que já voou
parabéns pelo maiden e por trazer o avião inteiro pra casa. agora é trabalho de hangar para corrigir o que está errado e afinações. em relação ao motor/esc,como já havia dito antes algo não bate certo. é uma questão de agora voce tentar encontrar onde está a falha.
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
Mas não ficaste contente com a maquina amigo feliz? eu acho que se corrigires esses pequenos erros vais desfrutar muito mais do voo, e se estas a sentir algumas dificuldades com este modelo só significa uma coisa, evolução ;) força com isso, calibra esse ESC e caso não o consigas fazer, acho que o melhor é arranjares outro, mete um arame novo no trem e pronto, bota pro ar ;)
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
Quando optei por RTF ou ARF foi pelo facto de não ter grandes aptidões de eletrónica, bricolage, e "jeitinho" para andar a fazer alterações e, à semelhança do modelo anterior, pretendia comprar algo pré montado e com o minimo de "trabalho de hangar" o pudesse colocar no ar.
E desde o inicio que tenho tido alguns contratempos que logo à partida não me deixaram muito satisfeito com o modelo. E até agora não melhorou. Se há algo de errado com o ESC não devia. embora eu continue a achar que é azelhice minha! :oops: Vou ver o que consigo fazer... mais net, mais videos, mais testes! Quanto ao trem, aquilo tem dois cilindros. Um fora da fuse e outro la dentro. Com o novo arame, elimino o cilindro de fora e colo o veio/arame ao cilindro de dentro, é isso? Vou colar, porque aquela roscazita do cilindro permite a rotação do veio. Entretanto tb já tenho o tubo de carbono para a asa. Deixa lá ver quando tenho tempo para isto...
Subject: Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK
Sai o veio todo
reutilizamos os cilindros para que o movimento vertical fique limitado, mas o trem/arame passa a ser uma peça única desde o braço que tem também o link para o servo, até à roda.
Subject:
amigo Feliz agora já não há volta a dar, a não
ser deitar as mãos à obra. soluções há e com paciência chega lá. veja as coisas assim: é uma fase de evolução e aprendizado... Page 4 of 6
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