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rodrigomadias
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Ainda sou muito novato nestas andanças e percebo muito pouco, será que alguém me pode ajudar? Tenho um HK550 cujo motor ao fim de 5 minmutos de voo quase fica a ferver. O motor é de 1220kv, pinhão 14 dentes, o variador é o Castle Talon 90A com governador. Fiz as contas ao headspeed e coloquei no variador. A Throtle Curve é 0-30-30-30-30 e a Pitchr curve é 40-60-73-85-100.
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Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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O que se passa é que esse motor está a rodar pouco, beneficiando pouco do efeito de ventilação da carcaça.
O ideal é o motor funcionar a cerca de 80% de acelerador, para trabalhar mais folgado e ter muito ar a passar.
Convém para isso baixar o pinhão, para desmultiplicar mais o motor, mantê-lo num regime saudável.
Dependendo do pitch máximo que tenha no seu setup, poderá ter colectivo a mais, sobrecarregando ainda mais o motor.
Também pode jogar com os valores no ESC, timing e PWM, faz diferença.
Mas o pinhão é a primeira coisa a mudar, todo o conjunto motor+ESC+pack vão beneficiar.
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_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
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rodrigomadias
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Obrigado Luigi, vou colocar um pinhão de 13 dentes.
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Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Boa!
Depois com o novo pinhão, eventualmente alguma afinação no ESC pode pôr as temperaturas no ponto.
É que se aqueçe demais no inverno, imagine no verão
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_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
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rodrigomadias
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Boa tarde, ainda estou à espera do pinhão, espero que com o de 13 dentes fique bom, comecei com um de 16 que era o que vinha indicado para o motor, voava 1 minuto e ficava a ferver, nem podia encostar o dedo ao motor que queimava mesmo, depois passei para um de 14 e melhorou imenso, fica quente mas não é nada comparado com a temperatura que atingia com o de 16 dentes.
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rodrigomadias
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Boas, já coloquei o pinhão de 13 dentes e o motor continua a aquecer. Não sei o que fazer. Em principio o esc está bem configurado, pois os valores do headspeed que eu introduzi são dados como correctos pelo esc.
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Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Alguma melhoria na temperatura?
Se conseguir manter o dedo em cima sem problemas está bom.
Se só conseguir tipo dois segundos está no limite, é normal para certos motores.
Se mal conseguir tocar, aí sim é um problema.
Aconselhava a pesquisar online se encontra informação sobre esse motor, por exemplo nas reviews da HK, ou no fórum deles (presumindo que o motor é HK)
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_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
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rodrigomadias
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Será que o tamanho das pás também conta para o aquecimento do motor? As pás que estou a usar são as 550.
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Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Sim, as pás irão puxar mais. Há que voe só com 520's já para não martelar tanto as lipos.
E onde é que está a sua curva de motor agora?
Já agora o GOV está em set RPM ou GOV normal? Só para perçeber se esses 30 tem relação directa com a rotação ou se é os 30/70/100 que são depois associados a uma certa RPM mediante software.
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_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
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rodrigomadias
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Está em modo governor e em set RPM.
Os valores que eu coloquei são:
1652 Use a flat 30% throttle curve of this rpm
1700 Use a flat 70% throttle curve of this rpm
1752 Use a flat 100% throttle curve of this rpm
Throttle curve: 0 - 30 - 30 - 30 -30
Pitch curve: 40 - 57 - 72 - 86 - 100
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Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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A nível de pinhão, já está nos valores normais, com uma relação saudável. Baixar para 12 seria talvez rotação a menos, mas pode testar a ver se serve. Tem a vantagem que teria o motor a rodar talvez entre 80-85%, o que puxa mais ar para arrefeçer.
Já experimentou com diferentes valores de timing?
De resto vale sempre a pena ver se não há nenhuma prisão na máquina, e se tem um pequena folga entre o pinhão e main gear, a todo o redor do main gear.
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_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
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rodrigomadias
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Obrigado pela ajuda prestada. Já agora o que é "diferentes valores de timing"? Peço desculpa pela ignorância, ainda sou muito novato nestas matérias.
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Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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São os parâmetros de afinação para o ESC controlar o motor. Há timing e frquencia PWM.
Ambos irão influenciar a forma do motor trabalhar, a potência gerada e tb a temperatura do motor.
No software Castle tem lá várias opções e a explicar ao lado como vai influenciar o motor .
Na tab "motor"
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_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
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rodrigomadias
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Mudei o timing do motor para o valor mais baixo e já testei. Ao fim de 5 minutos de voo verifiquei que a temperatura do motor está melhor. Encosto o dedo ao motor e não é necessário tirar porque não escalda. Parece que assim já está com a temperatura boa. Obrigado pela ajuda.
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Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Perfeito
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_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
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