mustang-pt wrote (View Post): ›
5 estrelas, e sorte do cristo rei não pensar que fosse uma mosca e bater as maozinhas eehh
Ehehehehh!! Era complicado se batesse as mãos :O
Abraço
PsicoPete
AIRMAN
Muito bom! O vídeo está perfeitamente estável e o voo foi super tranquilo permitindo apreciar toda a paisagem envolvente. Parabéns.
Só por curiosidade, de onde foi a descolagem e aterragem?
Tommy
MASTER SERGEANT
Não pretendendo chover no molhado mas, não existe ali (ou muito próximo) um corredor aéreo, já com os aviões a praticar uma altitude muito baixa?
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
Hum, este voo foi de baixa altitude, os aviões não passam ali nem perto.
Já em certas zonas de lisboa poderia ficar no caminho.
Luigi_tuga wrote (View Post): ›
Hum, este voo foi de baixa altitude, os aviões não passam ali nem perto.
Já em certas zonas de lisboa poderia ficar no caminho.
A zona no-fly da DJI só inclui Lisboa metropolitana, e com todo o sentido.
Os aviões não passam sobre Almada, muito menos a poucas dezenas de metros do Cristo Rei
É, naturalmente, subjectivo e discutível, mas para mim já é considerado próximo. Existem zonas onde não sentir-me-ia confortável a voar. E esta seria, seguramente, uma delas.
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
Sim há muita coisa subjectiva e o nível de conforto tb varia de operador para operador.
Mas objectivamente e neste voo, não estva a passar o risco de todo, nem na zona de no-fly nem na rota de aproximação do aeroporto.
Basta ver nesse vídeo da aterragem que postou, os aviões passam a 1 km +/- de distância do Cristo-Rei. Vêm por cima da Costa da Caparica para ter trajectória larga para acesso á pista.
Apresentam mais risco os multi-rotores que voam na proximidade/por cima de público do que este voo apresenta risco para os aviões.
Quando mencionei conforto, estava a referir-me essencialmente a falhas de material e não aos skills do utilizador.
Mesmo admitindo que os aviões passam a uma distância de 1Km, um multirotor facilmente percorre essa distância em menos de 1min. Não me parece sensato que se afirme categoricamente que não existe "risco de todo".
De acordo quanto aos voos sobre multidões. Ambas as circunstâncias são reprováveis.
Como nota de rodapé, gostaria de esclarecer que não duvido que o HA tenha tomado precauções e saiba o que anda o fazer. O que não invalida que este tipo de vídeos não sirva de inspiração e leve a malta dos phantoms (devem saber ao que me refiro) a ter comportamentos de risco.
lvale
FIRST SERGEANT
Tinha que tirar uma duvida com um amigo sobre a zona de voo de Lisboa.
Em resumo a zona do Cristo Rei é no-fly, pois está sob o controle da torre de controle de Lisboa abaixo dos 2000 pés
Tommy wrote (View Post): ›
Quando mencionei conforto, estava a referir-me essencialmente a falhas de material e não aos skills do utilizador.
Mesmo admitindo que os aviões passam a uma distância de 1Km, um multirotor facilmente percorre essa distância em menos de 1min. Não me parece sensato que se afirme categoricamente que não existe "risco de todo".
De acordo quanto aos voos sobre multidões. Ambas as circunstâncias são reprováveis.
Como nota de rodapé, gostaria de esclarecer que não duvido que o HA tenha tomado precauções e saiba o que anda o fazer. O que não invalida que este tipo de vídeos não sirva de inspiração e leve a malta dos phantoms (devem saber ao que me refiro) a ter comportamentos de risco.
Claro que existe risco. O risco está presente sempre que se levanta a máquina, independentemente do local.
No meu post referi que não estava a passar o risco de todo o que podes ser entendido como sem risco. Não de todo, o risco está sempre presente. A minha opinião foi no sentido de este voo não passar para lá do risco aceitável, devido a não ficar no corredor aéreo.
Apresenta muito mais risco um voo de FPV de longa distância, pois pode chocar com alguma aeronave, devido á falta de visão periférica constante. Como aeronaves mais pequenas não usam rotas tão definidas como os grandes aviões de rota internacional e operarem a altitudes bem mais baixas, o risco de isto ocorrer é maior.
Claro que estudei as rotas de aterragem nesse dia antes de descolar, descolei do largo do Cristo Rei.
Se olharem com atenção no filme consegue observar-se um avião a fazer a aproximação à pista e podem comprovar que passou bem longe e nunca ultrapassei os 90m de altitude.
Abraço, bons vôos
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