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Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
 
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SkyFalcon

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 19-07-2013, 0:13   Post subject:  Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Se a parte lúdica dos drones não representa problemas de maior devido à sua utilização em locais regulamentados ou em locais isolados, a utilização civil e comercial deste tipo de equipamentos pode levantar problemas ainda não equacionados.

A crescente proliferação de pequenas empresas ou de empreendedores, que devido à tecnologia, à diminuição dos valores destes equipamentos e à facilidade de pilotagem, é de saudar.

Significa o reconhecimento por parte da população das vantagens que os UAV´s VTOL têm em várias áreas de actuação.
Porém em Portugal, a inexistência de regulamentação específica, e a previsível legislação comunitária marcada apenas para 2016 criam um fosso de regras que facilmente podem trazer dissabores.

Não querendo particularizar, mas imagens divulgadas capturadas a quase 500 metros de altura, e a mais recente colocação aqui no forum, que um multirotor voava a cerca de 1500 metros do local de onde estava o piloto e que poderia inclusive ir até aos 100km, parece-me excessivo em termos de responsabilidade e de bom senso.

Como empresa que efectua trabalhos de norte a sul do país, encontramos cada vez mais novos colegas desta actividade. E se alguns demonstram profissionalismo no que fazem, outros têm práticas que poderão colocar em causa a segurança das pessoas e a viabilidade do negócio de tal forma, que nos induziu a escrever este post.

Como tal, a Sky Photo decidiu colocar à apreciação dos administradores do fórum este post e se acharem pertinente, a sua devida publicação.

_______________________
Modelo de negócio com UAV's

Como em qualquer negócio, haverá sempre concorrência e ela será saudável para uma melhoria continua dos serviços. Haverá sempre empresas que se dedicam mais a uma parte do negócio, outras a outra... Haverá sempre alguém que goste mais de uma empresa porque o equipamento é branco e outras porque o equipamento é preto.

No fundo, como em qualquer negócio, o que marca é a competência e o profissionalismo... mas haverá também sempre alguém que prefira o preço, e isso também é natural.
Desta forma não vale a pena tentar impedir a concorrência, mas tentar implementar na mentalidade dos futuros operadores uma consciência colectiva de regras e informações de segurança que poderão servir todos.

Cabe então depois a cada um escolher qual o melhor modelo para si.


_________
Segurança

Embora há uns anos atrás a oferta de multirotores fosse reduzida, a nossa empresa optou pela utilização de multirotores lineares de alta eficiência, desenhados especificamente como plataforma de imagem. A confiança gerada por um grupo de engenheiros com formação em aeronáutica, informática, matemáticas, mecânica e electrónica, que fazem actualizações constantes a nível de software e firmware e disponibilizam essas actualizações para os equipamentos, foi algo que nos tranquilizou para a realização dos trabalhos que tínhamos em mente.

Desta forma podemos garantir, não uma total ausência de anomalias, porque mais cedo ou mais tarde poderão existir, mas um elevadíssimo nível de segurança do equipamento.

Como a primeira empresa a actuar a nível nacional com recurso a este tipo de equipamento, é normal que futuros colegas de negócio procurem nos vídeos e nas fotos disponibilizadas, pela nossa empresa ideias de como abraçar esta tão entusiasmante actividade.

Por vezes, a aparente facilidade no captar das imagens é enganadora como os mais experientes podem atestar. Mas apenas devido a uma total confiança na segurança do equipamento, na formação específica para estes drones em particular e na experiência que já muitas centenas de horas de voo trazem, realizamos determinados tipos de trabalhos que não devem ser tomados como faceis por parte de pilotos menos experientes.

A reacção do equipamento a diferentes temperaturas, percepção de ventos em altura, ventos cruzados, reacção do equipamento junto a estruturas e a edifícios, o "downwash" muito usual em multirotores, entre outros, são tudo condições que pilotos menos treinados não sabem identificar e facilmente podem traduzir-se em desastre.

Voar a 500 metros de altura não se vê o drone, a 500 metros de altura ultrapassamos em muito a altura mínima da aviação civil... e eles aproximam-se muito mais rápido do que uma vulgar multirotor pode movimentar-se. Além do mais nunca estarão à espera de encontrar um equipamento destes a estas alturas. O perigo não estará em perder o drone, mas em contribuir para a queda de um avião.

Como sabem, a aeronautica é uma das àreas mais regulamentadas em relação a leis, procedimentos e códigos de conduta, voar a 500 metros de altura é a meu ver, perder o respeito dos outros operadores e reguladores comerciais, na comunidade dos multirotores UAV's.

Voar a 1500 metros do operador têm igualmente perigos. Uma "queda" de 30 metros praticamente não é perceptível ao operador, e é um indicador que algo está a correr mal.
A esta distância o voo só pode ser feito em FPV "puro" , e normalmente dependentes apenas de uma camera. Não nos podemos comparar aos drones "Predator" que têm inumeras maneiras de se situar e perceber as condições da aeronave.

A 1500 metros de distância poderá ainda haver problemas com o direito à imagem que abordaremos mais adiante.

Na nossa empresa adoptamos o código alemão (nacionalidade do fabricante do nosso equipamento) e mantemos uma rígida distância máxima de 200 metros em todas as direcções. Não porque o equipamento não o permita, mas porque também entendemos ser este um valor de compromisso entre a segurança e as capacidades do equipamento.

Só realizamos missões com o equipamento "à vista"

De salientar que, na maioria dos países onde começam a existir regras, estes são os valores que têm mais concenso. A implementação dessas regras em Portugal deveria a meu ver obedecer a estes números.

No entanto, há países que restringem ainda mais, em Inglaterra esse valor por exemplo baixa para 150 metros... em frança é obrigatoria a colocação de um para-quedas no drone, e a polémica obrigação de ter brevet de piloto de ultraleve...

Ao longo de mais de dois anos e meio da empresa, a quase totalidade dos trabalhos puderam ser executados apenas por alterar a posição do operador e mantendo essa distância máxima de segurança.

Trabalhos a mais distância devem a meu ver ser equacionados os meios tradicionais.

Equipamentos "assemblados" de uma de uma forma mais caseira podem igualmente trazer problemas. Não quer dizer que não devam ser utilizados. No fórum inclusive, existem vários elementos com elevadíssimas capacidades para construir estes equipamentos e de grande qualidade, mas saliento a necessidade de uma mais demorada análise do comportamento do equipamento quando em "construções caseiras".

Multirotores alterados de equipamentos lúdicos para equipamentos portadores de câmeras de foto/vídeo (sportcams) podem fazer alterar as características que o fabricante idealizou para aquele equipamento, e desta forma colocar em causa a segurança do mesmo.

No entanto, se perguntamos qual é o melhor dos equipamentos, a meu ver nunca haverá o "melhor multirotor", haverá quando muito o mais indicado para determinada missão e para determinado piloto.

No fundo, caso não possam adquirir um equipamento devidamente testado e acreditado, vale a pena investir em horas de voo para se aperceber das limitações do equipamento, e só depois ingressar nesta entusiamante actividade.

______________
Direito à imagem

Muitos dos utilizadores usam ou pretendem usar os seus multirotores para realizar trabalhos fotográficos ou videográficos.

Em Portugal o fotografo amador pode fotografar quase tudo, havendo contudo restrições específicas a trabalhos profissionais e remunerados.
Em geral é necessária a autorização específica para o caso de captação de imagens com finalidades lucrativas.

Existem ainda legislação e regulamentos municipais que convém conhecer quando a realização de trabalhos desta natureza.
Mas os utilizadores amadores devem ter presente que embora haja restrições que são aplicadas aos profissionais, e que em geral não lhe são aplicadas, poderão ser abrangidos por estas mesmas leis.

A captação de imagens de zonas de propriedade privada captadas a partir de locais públicos são permitidas desde que essas imagens não sejam violadoras da reserva da intimidade. Poderá no entanto haver zonas de protecção especial em que esta permissão genérica não existe.
Edifícios classificados como estratégicos, barragens, algumas estações eléctricas, quarteis, pontes, entre outros, são absolutamente proibidos de fotografar/filmar a não ser que haja autorização específica.

De referir ainda que ao olhos da lei, é diferente uma qualquer pessoa que tira umas imagens de vez em quando e que até as vende depois, de um fotografo/videografo profissional.
Existem três princípios fundamentais para analisar um caso de suposta violação de privacidade.
Fotografo (verificação da qualidade profissional).
Fotografado (notoriedade).
Contexto e lugar.

Quem ingressa nesta àrea deve pelos menos ter conhecimentos dentro das leis que regem a fotografia em portugal.
Convém saber que a maior parte dos multirotores que actualmente voam no nosso país e que estão a captar imagens, poderão estar a cometer um crime punível com pena de prisão -Art. 199 (referente a gravações e fotografias ilícitas, com regime penal de prisão até um ano ou pena de multa até 240 dias) por se poder considerar que são utilizados meios de captura de imagem dissimulados e ocultos. E caso seja em flagrante delito, ou se acabou de cometer o crime, as autoridades têm poder de apreender o equipamento e dar ordem de prisão. Embora tratando-se de um crime cujo procedimento depende de queixa, a detenção só se mantém enquanto o queixoso mantiver essa queixa.

Voos a grandes distâncias em que não é percetível onde estará o operador poderá poderá aumentar o entendimento de que se está perante um ilícito.

Em relação às imagens, apenas juízes as podem mandar apagar. Nenhuma força policial ou particular têm essa capacidade. No entanto, manda o bom senso analisar se não será mais benéfico apagar as imagens ou manter para servirem de prova.

_______
Seguros

Este assunto tem sido muito debatido aqui no forum... deixo apenas um reparo; deixa o seu carro andar sem seguro?

_______________________________________________
Código de Conduta para a operação de (multirotores) UAV's

Finalmente o tema que induziu este post.
Como associados da AUVSI (Association for Unmanned Vehicle Systems International ), e signatários do primeiro Código de Conduta para UAV's, decidimos partilhar no forum e com toda a comunidade "aficionada" e futuros operadores algumas linhas de conduta que certamente irão reforçar a qualidade e reconhecimento deste que para alguns é um hobby, mas que poderá ser também uma oportunidade de negócio.

Este código foi destinado a fornecer aos membros da AUVSI, (uma das mais antigas associações de veículos não tripulados) e aqueles que projectam, testam e operaram UAS para uso público e civis, um conjunto de directrizes e recomendações para as operações, não intrusivas e seguras.

A aceitação e adesão a este código irá contribuir para a segurança e profissionalismo e vai acelerar a confiança do público nestes sistemas.

O código é construído sobre três temas específicos: segurança, profissionalismo e respeito. Cada tema e suas recomendações associadas representam uma abordagem de "senso comum" para as operações e expressam muitas das preocupações indicadas pelo público e pelos reguladores. Este código destina-se a fornecer aos fabricantes e asssembladores da indústria UAS assim como a usuários uma lista de verificação conveniente para operações e um meio de demonstrar a sua obrigação de suportar o crescimento da nossa indústria de uma forma segura e responsável.

Ao adotar este Código, os fabricantes e usuários da indústria UAS assumem os seguintes compromissos:

_________
Segurança

Nós não utilizaremos UAS (multirotores neste caso) de uma forma que apresente riscos indevidos a pessoas ou bens no solo ou no ar.
Asseguramos que o UAS será pilotado por indivíduos que são devidamente treinados e competentes para operar o veículo e/ou os seus sistemas.
Garantimos que o voo do UAS será realizada somente após uma avaliação completa dos riscos associados com a actividade. Esta avaliação de riscos incluem, mas não se limitam a:
Verificação das condições climatéricas relativamente à capacidade de desempenho do sistema.
Identificação dos modos de falha normalmente previstos (elo perdido, falhas de motores, falhas de energia, perda de controle, etc) e as consequências das falhas
Aptidão dos operadores para operações de voo
Espaço aéreo sobrejacente, em conformidade com os regulamentos de aviação, conforme o apropriado para a operação.
Comunicação, comando, controle e necessidades de espectro de frequência de carga
Confiança, desempenho e navegabilidade com os padrões estabelecidos

_____________
Profissionalismo
Vamos cumprir todas as leis, as ordenanças, convénios e restrições que se referem às operações de UAS.
Vamos operar os nossos sistemas como membros responsáveis da comunidade da aviação.
Vamos responder às necessidades do público.
Vamos cooperar plenamente com a legislação e autoridades locais em resposta às implantações de emergência, investigações, percalço, e relações com a mídia.
Vamos estabelecer planos de contingência para todos os eventos esperados e compartilhá-los abertamente com todas as autoridades competentes.

_______
Respeito

Vamos respeitar os direitos dos outros utilizadores do espaço aéreo.
Vamos respeitar a privacidade dos indivíduos.
Vamos respeitar as preocupações do público e como eles se relacionam com as operações de aeronaves não tripuladas.
Vamos apoiar sensibilizar a opinião pública e educação sobre o funcionamento de Veículos Aereos Não Tripulados.

__________________________

Cabe-nos a nós manter uns aos outros com um padrão profissional e ética elevada.
Como acontece com qualquer tecnologia revolucionária, haverá percalços e abusos, no entanto, a fim de operar com segurança e obter a aceitação do público e confiança, todos nós devemos agir de acordo com estes temas orientadores e fazê-lo de uma forma aberta e transparente.

Mais uma vez, este é um código de conduta que foi elaborado por uma das mais antigas e prestigiadas associações de veículos não tripulados e seria fantástico que estas simples linhas fossem adoptadas por todos os que operamos em redor desta indústria.

Mas no fundo podemos resumir tudo a alguns itens;
Bom senso, bom senso e bom senso...
Compreensão tanto dos nossos direitos como o dos outros
Avaliar sempre bem as situações e manter a calma


Miguel Ângelo
Sky Photo


Last edited by SkyFalcon on Fri 16-08-2013, 2:06; edited 3 times in total

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karlus

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Fri 19-07-2013, 0:30   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Pela parte que me toca, agradeço imenso a partilha de toda esta informação.

_________________
TBS clone + NAZA + GPS + GoPro 3 Black + AlexMos
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CrocuS

Portugal
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Fri 19-07-2013, 2:30   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Miguel, muito obrigado pela partilha e pelo esclarecimento de diversos pontos que têm criado alguma divergência aqui no forúm.

_________________
Canal YouTube
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rgon

Portugal
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Fri 19-07-2013, 2:53   Post subject:   Back to top 

Olá Miguel,

Desde já muito obrigado por a partilha.

Nem consigo imaginar o trabalho que teve em reunir toda esta informação e até mesmo em partilha-la, demonstra bem a vossa formação e profissionalismo.

Bem-vindo ao forum.

Cumprimentos

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Luigi_tuga

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Fri 19-07-2013, 12:36   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Bom post!
Quer dizer que pelo menos até 2016 não haverá seguros que permitam operar UAV's?

_________________
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SkyFalcon

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Fri 19-07-2013, 15:04   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Ao karlus, CrocuS e rgon,
Espero ter contribuído para uma maior compreenção desta parte dos multirotores.

"Bom post!
Quer dizer que pelo menos até 2016 não haverá seguros que permitam operar UAV's?
Luigi_tuga"

Quer dizer apenas que as seguradoras ainda não repararam neste "nicho" de negócios que começa a aumentar.

A primeira que o fizer, certamente conseguirá bastantes contratos.

A desculpa de ausência de legislação específica a meu ver, é apenas uma maneira de as seguradoras dizerem que não tem interesse em desenvolver este tipo de negócio.

Quando iniciamos a empresa, procurámos seguradoras para cobrir a responsabilidade civil do equipamento, começaram por dizer que seria à volta do preço de um ultraleve, passou para 500€, depois para 1000 e a seguir para 2000€ até que como não desistimos, disseram que não faziam.

Tivemos que fazer o seguro na alemanha, através de uma seguradora que têm um protocolo com a empresa fabricante do nosso equipamento.

No entanto devo salientar que o nosso equipamento tem matricula e uma "caixa negra" que regista todos os parâmetros dos últimos 500 voos, velocidade individual dos motores, comandos dados, altura, localização GPS, registos da fonte de alimentação, avisos de perigo entre outros.

Em caso de acidente esses dados que são encriptados são enviados ao fabricante, que por sua vez os disponibiliza com um relatório para a seguradora.

Desta forma penso também ser relativamente fácil para uma seguradora verificar o que se passou em caso de acidente.

Entendo que em equipamentos menos sofisticados, essa análise não possa ser realizada e assim sendo colocar mais problemas para a seguradora.

De qualquer forma penso que brevemente se irá tornar num negócio apetecível.

Antecipando as possíveis perguntas, não temos conhecimento de nenhuma seguradora em portugal que faça seguros para UAV´s, e a nossa seguradora só faz seguros para equipamentos registados, que disponibilizem os dados do voo e que se comprometam a seguir a legislação alemã em relação a estes equipamentos.

No entanto penso haver entre colegas que utilizam a nível profissional multirotores seguradoras que lhes fizeram seguros, mas não tenho conhecimento pessoal.

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Luigi_tuga

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Fri 19-07-2013, 15:48   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Obrigado pelo esclarecimento Smile

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d1abolik

Portugal
AIRMAN
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PostPosted in this forum: Fri 19-07-2013, 17:57   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Muito esclarecedor sem dúvida.

Mas resumindo tudo, acho que como é uma área muito pouco regulamentada por agora, e que acima de tudo o bom senso e segurança devem estar acima de tudo.

Lembrem-se, quando houver um acidente mais sério a coisa vai ficar preta para todos!
A aviação comercial é tão legislada, restrita e tem de cumprir tantas normas de segurança porque já houve muito acidentes e só depois de cada um se alteraram as coisas!

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salamander

Mozambique
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PostPosted in this forum: Fri 19-07-2013, 18:12   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Pois é nao quero ser alarmista mas...
Com tanta facilidade de aquisiçao ,construçao e voos sem qualquer controlo de UAVs,Drones etc um dia lá virá o acidente.Incidente já houve varios.
Há que ter muito cuidado para nao aconteçer isto...

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TOFevu3Sxa4

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Luigi_tuga

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Fri 19-07-2013, 18:42   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

salamander wrote (View Post): › Pois é nao quero ser alarmista mas...
Com tanta facilidade de aquisiçao ,construçao e voos sem qualquer controlo de UAVs,Drones etc um dia lá virá o acidente.Incidente já houve varios.
Há que ter muito cuidado para nao aconteçer isto...

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TOFevu3Sxa4


Isso é que é um close up...safa Shocked Shocked

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metRo_

Portugal
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PostPosted in this forum: Sun 11-08-2013, 23:21   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Muito boa informação,
Qual a plataforma que utilizam para controlo dos vossos multi-rotors?

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Blueangel

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 13-08-2013, 1:17   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Excelente post em termos de informação e muito pertinente !!

Obrigado

Cumps

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SkyFalcon

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Fri 16-08-2013, 1:31   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

metRo_ wrote (View Post): › Muito boa informação,
Qual a plataforma que utilizam para controlo dos vossos multi-rotors?


Como já referimos, nossa empresa utiliza um equipamento profissional para captação de imagem.
Quando na aquisição dos equipamentos, e para sermos elegíveis para ter acesso ao drone, tivemos que assinar contratos de confidêncialidade que entre outras coisas não podemos vender o equipamento sem autorização da empresa, nem divulgar informações do equipamento para além das que sejam visíveis ou sem relevância especial.

Deste modo não lhe posso responder. De qualquer forma, o uav utilizado é um Falcon 8.

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SkyFalcon

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Fri 16-08-2013, 2:01   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

d1abolik wrote (View Post): › Muito esclarecedor sem dúvida.

Mas resumindo tudo, acho que como é uma área muito pouco regulamentada por agora, e que acima de tudo o bom senso e segurança devem estar acima de tudo.



Não penso que a falta de legislação específica seja motivo para se poder fazer tudo e mais alguma coisa.
Em caso de litígio, tribunais de instancias inferiores podem ter entendimentos que vão "beber" a outras leis. E se por um lado esses entendimentos podem ser rebatidos em estâncias superiores, os custos que isso poderá ter, poderão ser consideráveis.


d1abolik wrote (View Post): ›

Lembrem-se, quando houver um acidente mais sério a coisa vai ficar preta para todos!
A aviação comercial é tão legislada, restrita e tem de cumprir tantas normas de segurança porque já houve muito acidentes e só depois de cada um se alteraram as coisas!


Cabe-nos a nós, não digo o evitar, mas limitar as possibilidades de haver problemas.

Ter em atenção que por exemplo nos EUA e o Canadá está em curso no próximo ano a limitação muito forte para o voo FPV tanto a nível profissional como a nível lúdico, podendo este último vir mesmo a ser proibido.
Uma boa parte dessa forte restrição teve a ver com más práticas do voo FPV e que passaram para o público em geral.

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joaopequeno

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PostPosted in this forum: Wed 21-08-2013, 12:11   Post subject:   Back to top 


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Tommy

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PostPosted in this forum: Wed 21-08-2013, 13:14   Post subject:   Back to top 

Isto é de facto muito preocupante! E por cá cada vez mais se vêm fotógrafos com multis neste tipo de situações, casamentos e afins. Sem qualquer experiência na área, mal sabem voar o aparelho.

Julgo, até que é neste fórum que está postado um vídeo de um multi a sobrevoar mesas (com os convivas devidamente sentados) durante o copo de água! Brick wall

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NunoFlyer

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PostPosted in this forum: Wed 21-08-2013, 13:59   Post subject:   Back to top 

joaopequeno wrote (View Post): › Mais uma dica sobre o que não se deve fazer/arriscar!

http://www.youtube.com/watch?v=ocqB6_y71xE

http://www.tvi24.iol.pt/503/acredite-se-quiser/noivos-sessao-fotografica-eua-acidente-acredite-tvi24/1481802-4088.html

E é um acidente sem jeito nenhum!


É alguém com inveja que fez este FAKE!

A camara vai na mão, som colocado como fundo!

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karlus

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PostPosted in this forum: Thu 22-08-2013, 10:03   Post subject:   Back to top 

NunoFlyer wrote (View Post): ›
joaopequeno wrote (View Post): › Mais uma dica sobre o que não se deve fazer/arriscar!

http://www.youtube.com/watch?v=ocqB6_y71xE

http://www.tvi24.iol.pt/503/acredite-se-quiser/noivos-sessao-fotografica-eua-acidente-acredite-tvi24/1481802-4088.html

E é um acidente sem jeito nenhum!


É alguém com inveja que fez este FAKE!

A camara vai na mão, som colocado como fundo!


Onde lês-te isso, que é fake?

Ou é apenas a tua opinião?

_________________
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joaopequeno

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PostPosted in this forum: Thu 22-08-2013, 11:54   Post subject:   Back to top 

NunoFlyer wrote (View Post): ›
joaopequeno wrote (View Post): › Mais uma dica sobre o que não se deve fazer/arriscar!

http://www.youtube.com/watch?v=ocqB6_y71xE

http://www.tvi24.iol.pt/503/acredite-se-quiser/noivos-sessao-fotografica-eua-acidente-acredite-tvi24/1481802-4088.html

E é um acidente sem jeito nenhum!


É alguém com inveja que fez este FAKE!

A camara vai na mão, som colocado como fundo!


Tanto não é fake como se vires neste video que supostamente é o final ao minuto 0:52 tens o plano que iria executar e com a mão não é de certeza!
http://youtu.be/ow-moWZQsoQ

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SkyFalcon

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PostPosted in this forum: Thu 22-08-2013, 12:29   Post subject:   Back to top 


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manu

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PostPosted in this forum: Fri 20-09-2013, 16:06   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Cá para mim isso de andar aqui a meter post  a falar de segurança e tal é só para assustar a concorrência. Ainda este fim de semana estavam na meia maratona do Porto a voar por cima de pessoas. Se vocês podem porque é que os outros não o podem fazer?O que é que o vosso equipamento tem melhor que os outros? É banhado a ouro? Isto é tudo a mesma coisa, mais coisa menos coisa todos vão buscar ao mesmo local, e todos podem na net aprender a configurar um quad.E se são assim tão bons porque é que não mostram aqui no fórum os vossos filmes? Têm medo das criticas ou não querem que a concorrência veja? Se eu quiser filmar um casamento com um Phanton, podem querer que não vão ser vocês a impedir!

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Nando

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Administrador
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PostPosted in this forum: Fri 20-09-2013, 23:51   Post subject:   Back to top 

A questão da segurança nao e para meter medo e sim para alertar.
E que todos tem o mesmo material... e todos o sabem voar. A por ai ate material que voa sozinho...

Enquanto aquilo andar la em cima no ar tudo bem, o problema e quando aquilo decide cair.
E ai quem anda a usar o material para trabalhos pagos e especialmente a voar sobre pessoas e que se vai lembrar que se calhar devia de ter tido em atenção alguns detalhes.
E que os restantes por norma voam em locais mais ou menos desertos, digo por normal por nisto em tudo as excepções.

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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SkyFalcon

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PostPosted in this forum: Tue 24-09-2013, 9:39   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Sr. Manu
Agradeço o seu post, que embora tenha manifestamente uma atitude mais provocatória, no espírito que me levou a escrever este post vou tentar responder-lhe às suas dúvidas.

manu wrote (View Post): ›
Cá para mim isso de andar aqui a meter post a falar de segurança e tal é só para assustar a concorrência. Ainda este fim de semana estavam na meia maratona do Porto a voar por cima de pessoas. Se vocês podem porque é que os outros não o podem fazer?


É verdade, realmente estivemos num evento no Porto em que o cliente nos pede entre outras coisas, imagens por cima das pessoas.

Mas se esteve no evento, certamente também viu um helicóptero (dos grandes) de filmagens a menos de 20 metros das pessoas. Como saberá, tal comportamento também só é permitido em condições especiais. Como imaginará, um problema num helicóptero com centenas de quilos e com aquela inércia é completamente diferente de um problema com o nosso equipamento que com a configuração em questão dependendo da câmera utilizada na altura, pesava entre 1.8 a 2.3kg.

Dito isto, quero que fique claro que tais comportamentos apresentam um risco. Qualquer maquina por natureza pode ter uma avaria, e nem aquele helicóptero ou o nosso multirotor estão imunes a avarias. Há várias centenas de casos de avioes e helicópteros que já caíram, o Space Shuttle Challenger e o Columbia tiveram acidentes e até a missão Apollo 11 teve problemas. E não se pode comparar o investimento em investigação e segurança desses equipamentos com os nossos multirotores.

Mas tanto o helicóptero que viu, como o nosso multirotor só estavam a fazer aquele tipo de trabalho devido à segurança e à confiança que o equipamento nos transmite, devido à formação que tivemos e às várias centenas de horas de voo que nos deram determinadas capacidades para poder realizar aquele trabalho.

Os multirotores cada vez mais vão ter outras valências, e como qualquer tecnologia que está a começar a dar os primeiros passos, irá para onde forem necessários e rentáveis. Voar por cima de pessoas será de certeza uma delas como confirmam os mais recentes projectos científicos e comerciais.

manu wrote (View Post): ›
O que é que o vosso equipamento tem melhor que os outros? É banhado a ouro? Isto é tudo a mesma coisa, mais coisa menos coisa todos vão buscar ao mesmo local, e todos podem na net aprender a configurar um quad.


Ter quatro rodas, ser vermelho e ter uns "ailerons" e um cavalo no capô não faz de um carro um Ferrari. Acontece a mesma coisa com os drones UAV's.

Como sabe há vários fabricantes e modelos deste equipamentos. Têm pequenos equipamentos de alguns centímetros e têm outros equipamentos só disponíveis a nível militar com características que os tornam imunes a chuvas ou inclusive a radiação gama.

A nível comercial, há equipamentos que têm características lúdicas, outros alterados de equipamento lúdico para poder fazer algum trabalho semi-profissional e outros com características especificamente profissionais.

Como saberá se consultar os fabricantes há valores desde 70 euros até 80.000 euros e mais para equipamentos militares.

Este valor não têm a ver com os motores serem banhados a ouro, mas com desenvolvimentos a nível de electrónica e de algoritmos responsáveis pelo bom sucesso das missões.

No caso do nosso equipamento, depois de ver o que queríamos fazer e analisarmos as ofertas do mercado, optamos por um equipamento profissional feito de raiz para ser uma plataforma de imagem.

Optamos por um equipamento que é o utilizado pela principal empresa a nível mundial de inspeções aereas com UAV's em ambientes tão perigosos e exigentes como em aerogeradores, refinarias e plataformas de petróleo. Como deve imaginar, empresas que contratam estes serviços tem requisitos que vão muito além da segurança que o equipamento terá a sobrevoar pessoas.

Conseguíramos pelo mesmo valor talvez uma meia dúzia de equipamentos "assemblados" como os que são normalmente utilizados. Mas esse equipamento não nos dava confiança para os trabalhos que pretendíamos realizar. Não quero com isto dizer que não sejam bons, muitos dos utilizadores aqui do forum os utilizam com grande sucesso, mas não preenchia os requisitos de fiabilidade e de segurança que pretendíamos.

Não estou a dizer que o nosso equipamento seja o melhor de todos, apenas quer dizer que dentro dos requisitos que tínhamos, foi o que pensamos ser o mais indicado.
Em relação ao que o nosso equipamento têm, há determinadas coisas que não lhe poderei dizer, mas o sr. caso adquira um, poderá saber quase todas as especificações. É um equipamento comercial que pode ser vendido actualmente com algumas reservas quase a qualquer pessoa.

No entanto poderei lhe dizer que por exemplo que enquanto o agora tão falado upgrade da DJI para a Naza têm como uma das principais novidades a possibilidade de utilização de 16 "Waypoints", o nosso fazia à 3 anos, 500 "Waypoints" através de uma ligação ao PC... e actualmente nem sequer necessita do PC, podendo esses pontos ser programados directamente na "base station" determinando quando tempo ficam nesses pontos, que inclinação a câmera deverá ter, quantos disparos por localização... e isto em cada ponto individualmente.

O nosso equipamento têm ainda uma outra particularidade. Temos via um auricular todas as informações pertinentes ao voo, seja a altura, a qualidade do sinal de comando, a qualidade do sinal GPS, um duplo aviso de nível de energia de bateria, possíveis maus funcionamentos de motores, velocidade de ventos, indicação que se está a ultrapassar o nível de segurança dos ventos... é como ter um co-piloto pernamente a alertar-nos. Isto é algo que como deve saber não está ao dispor de todos os multirotores como erradamente disse.

O nosso equipamento de momento tem a possibilidade de ter 3 câmeras diferentes, embora existam 8 disponíveis. E a alteração de uma para a outra demora uns 30 segundos, detetando automaticamente o equipamento que câmera está ser utilizada, alterando automaticamente os parâmetros de voo, e os comandos para aquela câmera especifica.

A nível de segurança, uma das que penso ser mais importante, é que quando o equipamento detecta uma avaria, dá logo a indicação para pousar... e pousa em segurança. No fim de estar no solo, sem que a avaria tenha sido reparada não levanta voo, seja que avaria for. Tem ainda várias outras características de segurança que não vale a pena estar a indicar aqui, mas que vão além do que se vê nos multirotores que normalmente se utilizam.

Do que já foi dito, poderá ver que o nosso equipamento já ultrapassa o patamar de mero brinquedo de aeromodelismo alterado para levar uma câmera e insere-se mais no de um equipamento profissional.

Com isto, não quero dizer que o equipamento é 100% seguro, e continuo a dizer que qualquer equipamento a andar por cima de pessoas apresenta risco, e nada impede que o equipamento amanhã caia, quero apenas dizer que o nosso equipamento nos transmite uma segurança que não é normal nos multirotores que costumamos ver.

Por todas estas mais valias é que temos a confiança de voar por cima de pessoas, sabendo das vantagens, mas reconhecendo os perigos que tais trabalhos trazem.

manu wrote (View Post): ›
Se eu quiser filmar um casamento com um Phanton, podem querer que não vão ser vocês a impedir!


Não foi, nem é nossa intenção desmotivar quem quer que seja. Acredite que até para nós é mais fácil se houver mais "players" no negócio. Não imagina sequer a dificuldade que houve no início para fazer as pessoas compreenderem o que era filmagem e fotografia aérea de baixa altitude.

De qualquer modo penso ser um negócio aberto a todos, e a razão deste tópico foi de apenas alertar para alguns problemas que por vezes não nos lembramos e poderão colocar em causa todos, seja a nível profissional, seja a nível lúdico.

No entanto gostaria de deixar a minha opinião relativamente aos UAV's e aos casamentos;
Penso que como em qualquer trabalho deveremos analisar os prós e os contras. E embora já tenha visto bons trabalhos com multirotores em casamentos (ainda recentemente vi um), para a maioria penso que um multirotor não é o mais indicado e não se justifica, é apenas uma curiosidade. E uma pequena grua como por exemplo agora um fabricante português têm (Rodriconcept) teria muitas mais vantagens tanto a nível económico como do trabalho em si.

Pense no ruído do multirotor num casamento, no perigo de como já vi andarem dentro de uma "sala". Já viu o deslocamento de ar que um multirotor tem dentro de uma sala e o incómodo que isso dá? E depois acredite que as pessoas ainda pensam em multirotores UAV como brinquedos. Imagine agora o silêncio e na ideia de profissionalismo que uma grua teria... Além do facto que o período de aprendizagem será uma fracção do tempo.

Se quer utilizar uma gopro, poderá utilizar ainda uma mini grua específica para a esta camera... muito fácil de transportar e por valores inferiores a 100 euros.
Mas é como tudo, cada um tem o seu modelo de negócio e cada um fará o que pensará ser mais indicado para si.

manu wrote (View Post): ›
E se são assim tão bons porque é que não mostram aqui no fórum os vossos filmes? Têm medo das criticas ou não querem que a concorrência veja?


Penso que nunca foi dito que somos bons, quanto muito fomos os primeiros. O ser bom é sempre relativo. O que pode ser bom para si, poderá não ser bom para os outros. Trabalhos que fizemos o ano passado e achámos espetaculares, este ano parencem-nos mediocres...

Em relação à não colocação dos nossos filmes aqui, têm a ver com o facto de pensar que não faz parte deste forum divulgar/publicitar trabalhos comerciais, mas sim vídeos de entusiastas de aeromodelismo.

Caso alguma vez surja um tópico com esse intuito, então não teremos problema em colocar alguns trabalhos

Mas se quiser poderá passar no nosso site, no nosso canal de youtube ou facebook e ver alguns dos trabalhos que podemos publicar.

Penso ser normal o fazer e não tem que se sentir mal em o fazer. Todos nós procuramos em trabalhos de colegas nacionais ou estrangeiros inspiração para trabalhos, e assim conseguimos elevar o nosso próprio trabalho... é o que faço constantemente e penso que faz parte de qualquer pessoa que se interesse por estas àreas.

De qualquer modo se quiser comentar os nossos trabalhos, será bem vinda qualquer crítica. Assim poderemos analisar e corrigir para um trabalho futuro.

Espero ter contribuído para dissipar algumas das suas dúvidas...

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rgon

Portugal
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Tue 24-09-2013, 10:45   Post subject:   Back to top 

Aplausos

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CarlosCaseiro

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Tue 24-09-2013, 22:22   Post subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Back to top 

Também estou de acordo com tudo o que foi dito pelo SkyFalcon. yeah

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