nao é la grande ideia tentar fazer manobras 3D com esta maquina...
NunoFlyer
MASTER SERGEANT
Não faço a minima ideia quem vai ser o responsavél pelo acidente, não sou nenhum investigador, mas provalvelmente quem colocou a carga mal posicionada no aparelho.
_________________ I Go To Where Wings take Me
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
primeiro tem de apurar quais as causas, se não nunca saberiam o que se passou, só ai podera existir responsaveis, mas penso que a grande importancia de apurar as causas como principal objectivo é de evitar outra tragédia.
quanto mais vejo o video, mais duvidas me ocorrem.
o que é certo é que entrou em stall, mas mesmo depois
do que parece uma tentativa de recuperar, apesar
da baixa altitude, a aeronave aparenta não ter "motor"
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
marco751
AIRMAN BASIC
Este acidente é de fácil explicação, durante a descolagem a carga deslocou-se (cargo shift, esta no texto do link inicial e esta confirmado que foi mesmo isso) na direção da traseira do avião mudando de forma abruta o centro de gravidade, este facto fez com que o avião tomasse uma atitude de "nariz em cima" com isso perdeu velocidade rapidamente entrando em perda, à altitude a que iam nada havia a fazer, caso estivessem mais altos podiam ter se safado, pois quando o avião coloca o nariz em baixo e ganha velocidade vai recuperar sustentação e conseguir controlar o avião, teria de manter o avião nivelado ou com nariz em baixo até se conseguir corrigir o posicionamento da carga o que não era nada fácil.
NunoFlyer
MASTER SERGEANT
khalu wrote (View Post): ›
quanto mais vejo o video, mais duvidas me ocorrem.
o que é certo é que entrou em stall, mas mesmo depois
do que parece uma tentativa de recuperar, apesar
da baixa altitude, a aeronave aparenta não ter "motor"
Não se chatearam muito em dar motor, já sabiam para onde iam...
khalu wrote (View Post): ›
quanto mais vejo o video, mais duvidas me ocorrem.
o que é certo é que entrou em stall, mas mesmo depois
do que parece uma tentativa de recuperar, apesar
da baixa altitude, a aeronave aparenta não ter "motor"
Não se chatearam muito em dar motor, já sabiam para onde iam...
"dar motor" naquela situação é capaz de não ser boa ideia, ele queriam era meter o nariz em baixo para ganhar velocidade.
carbas
STAFF SERGEANT
Obrigado pela explicação, Marco 751 e Khalu. Só não percebi essa coisa do "stall" mas todo o vosso esforço de uma correta explicação do sucedido mostra que a aerodinâmica e a mecânica de voo ainda não estão totalmente arredadas dos nossos fóruns. Ainda bem.
Pedro Albuquerque
TECHNICAL SERGEANT
Olá Carbas,
também sou muito novo nestas andanças de voar e cnontrei este video que me ajudou a entender o que é um "stall".
Espero que possa ajudar
Olá Pedro. Obrigado pelo vídeo. Realmente , a PERDA é um fenómeno tão velho quanto a Aviação e o Aeromodelismo, claro. Tal como no ténis ou no golf a rapaziada tende a usar nomes estrangeiros para coisas, fenómenos ou factos que estão mais que designados pela rica língua de Camões (acho que o Luís Vaz não conhecia a perda, apesar dela também se dar nas velas das naus em que navegou!).
Ainda a propósito da perda, nas modalidades de planadores afina-se o voo do modelo de modo a que a função CL versus alfa esteja muito próximo do angulo de perda. No livro, antiquado, de J. C. Rodrigues "Aeromodelismo Teórico e Prático" este ponto de afinação é referido como "nas barbas da perda". Interessante!
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