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Jorge_Pina
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Bom dia a todos.
Sou novo neste forum e sou ainda mais novo neste mundo fascinante do aeromodelismo.
Há um mês atras mais ou menos comprei um Tarot 450 pro, sendo o meu 1º modelo.
Veio todo bonitinho já montado, etc etc.
Bem...o estar bonito não quer dizer nada, pois pelo que tenho lido nos foruns e principalmente em muitos videos do youtube, o meu 450 tá longe de estar razoável, até porque nunca consegui faze-lo levantar do solo mesmo na velocidade máxima.
O meu emissor e receptor é um Futaba T6J.
Variador Platium de 60Amp com motor KV3680 Brushless e com pás Sab 350mm.
Acreditem meus amigos, que tenho passado um mês de volta dele a tentar afinar as partes finais, assim como no comando e cada vez me sinto mais longe.
Ás vezes só ler e seguir instruções não chega, porque cada modelo é um modelo diferente como todos já sabem.
Eu sou de Torres Novas (centro de Portugal) e estou disposto a aceitar a juda de uma pessoa fixolas para me finalizar esta coisa que já me começa a erritar e a encher de nervos, mas que cada vez mais eu amo mais.
Claro que estou disposto a retribuir esse serviço, porque quem trabalha mereçe receber.
Existe alguém da zona centro ...Santarém, Leiria etc que queira me ajudar????
Daqui só posso para já, agradecer toda a informação que tenho lido aqui e desejar a todos um bom fim de semana.
Cumprimentos a todos
Jorge Pina - 45 anos
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Jorge_Pina
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Queria acrescentar que não me importo me deslocar também a Lisboa.
Mais uma vez fico agradecido e...que apareça alguém disposto a isto.
Cumprimentos a todos.
Jorge Pina
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Jorge_Pina
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Se houver por aí alguém interessado em me ajudar também pode fazê-lo pelo meu email: Jorge_pina_AT_live.com
Obrigado a todos
Jorge Pina
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Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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É chato ter a máquina e tudo necessário para o pôr no ar e não se conseguir.
Deverá ser um questão de programação, até porque a interface desse rádio não facilita nada a vida. Mas é perfeitamente possível.
Genericamente falando, para esse heli voar, deverá ter a swashplate HR3 seleccionada(o rádio faz a mistura para controlar os servos da swasplate), depois centrar todos os servos a 90º usando os trims.
Depois deste passo ir ajustando o comprimento dos três links dos servos por forma a ter a swashplate nivelada.
Convêm depois confirmar que a swash mantêm-se nivelada em todo o percurso (do passo mínimo ao máximo). Ajustar os epas nos fim do curso para corrigir algum desnivelamento.
Depois há que ir ao menu da mistura da swash, onde há três valores de mix, um para pitch, outro para o aileron e outro de elevador. Este menu ajusta a quantidade de pitch/elev/ail que irá corresponder ao movimento do stick, tendo grande influência sobre se o heli será calmo no ar ou arisco/supersensível.
Um bom valor de referência para começar nesse menu é 60% nos 3 campos e ajustar a partir daí.
Talvez já tenhas feito estes passos, ou pode ter escapado algum pormenor.
De certeza que alguém aí da tua zona poderá dar uma mãozinha para te ajudar a pôr isso a trabalhar como deve ser.
Um conselho: voa pás de madeira nos primeiros tempos pelo menos os primeiros testes.
Essas pás de 350 têm no entanto uma grande vantagem: tornam o heli bem mais estável do que pás de 325.
Hj em dia só uso pás de 360 no meu 450(480).
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_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
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Jorge_Pina
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Olá Luigi.
Muito agradecido pelos teus conselhos e pelos nomes corretos que dizes, desconhecia alguns deles, daí ter as coisas como tenho.
Mas vou aproveitar os teus conhecimentos para ver se ainda chego lá e isto ainda possa voar
Tá tudo a 90 º mas essa do HR3 lol, pois....tenho de ir ver isto novamente.
Tenho para aqui uns 4 pares extras de 325 da aligne, para o caso (certeza) de levar uns trambolões
Mais uma vez o meu obrigado
Joaquim Pina
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zemike
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Bem vindo ao fórum e a este mundo Jorge.
Eu sou da Chamusca e estou disponível para lhe dar uma ajuda ,dentro do que sei, com a configuração do modelo, é uma questão de se combinar.
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_________________ [Nine Eagles Solo Pro 328] [Align Trex 250 Pro] [Tarot Trex 450 Pro] [Align Trex 450 Pro] [Align Trex 500e Pro] [Align Trex 600e Pro] [Align Trex 700e DFC] [Naza F550] [TBS Discovery] [QAV400] [Ladybird v2] [ST Model MX2] [Phoenix Evolution] [Futaba T8FGS]
Meu canal no Youtube
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Jorge_Pina
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Olá Zé.
Obrigado pela recepção .
Assim derrepente fez-se luz aqui com o teu Post
Chamusca não poderia desejar mais perto
Bem meu amigo, só posso te agradecer quereres me ajudar. Por mim, apesar de ser casado, tenho todos os dias á minha disposíção, pois trabalho em casa.
è só me dizeres qual o dia e hora que te dá geito e eu pego na mala de aluminio com o bicho e vou até aí
Que achas?
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zemike
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Enviei-lhe mensagem privada.
Abraço
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Jorge_Pina
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Obrigado.
Já te enviei email
Abraço
Jorge
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Jorge_Pina
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Olá amigos.
Deixo aqui uma foto do meu bicho 450 que nunca voou na vida, coitadinho
Abraços a todos.
Jorge Pina
1
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Jorge_Pina
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Bom dia amigos.
Apesar de estar muito agradecido aos 2 voluntários que se prestaram para me ajudar, temos tido problemas de comunicação.
Sendo assim e com respeito a eles claro, continuo a necessitar de alguém que me possa ajudar no meu Tarot 450 pro RC com o Comando Futaba T6J.
Para que seja mais expliciito, necessitava uma analise e correção ao heli na parte mecânica, tais como movimentação correta de cada servo em relação ao manipulo especifico para isso, acertos de flybar, do Gyro e tudo o k for necessário corrigir no Heli e só por fim as configurações no Comando e vê-lo a voar por quem me ajudou.
Como disse lá em cima, estou disposto a retribuir o trabalho, pk quem trabalha mereçe receber.
Não é urgente, pk quem já está há um mês sem saber o k é voar com um Heli, pode esperar mais 1 mês até aparecer alguém disponivel e digo mesmo disponivel e com conhecimentos para por isto no ar.
É claro que poderia na boa mandar isto para uma loja e pronto. mas como estou a fazer agora algumas alteraçõezitas na cauda dele, não quero o Heli longe de mim. prefiro ver o k estão a fazer nele e claro , se for possivel aprender com vcs que são quem percebem disto.
pk seria tb bem mais facil para mim que posso....comprar já a treta do t-rex 800 que vinha logo prontinho..mas para kê????? não vale muito mais aprender devagarinho o que temos nas mãos, mas aprender tudinho nele e depois então mudarmos para outro se assim o entendermos???? Na minha opinião sim.
Mas tb vou já ser frontal, se for para me dizerem que me ajudam para depois ficar em águas de bacalhau, prefiro comer carne todos os dias ok????
Muito Obrigado a Todos
Abraços a todo
Jorge Pina
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lvale
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Olá
Eu comprei um heli 450 pro (CopterX) há pouco tempo, e já o consegui pôr a voar sem grandes "dificuldades", embora o tenha desmanchado todo quando o recebi para verificar todas as peças, apertos, folgas, etc.
O recurso que me foi mais útil neste processo foi uma série de videos que existem no site do HeliFreaks feitos por um utilizador chamado Finless Bob. Estes videos partem de um pressuposto que é já entender algo sobre Rádio Controle, mas abrangem todo o processo a seguir até à parametrização de rádios (embora ele use um modelo especifico, o que interessa são os principios aplicados que devemos transpor para o nosso rádio)
Pode encontrar os videos aqui, mas tem que se registar no site para os ver.
Genéricos e para um 450SE
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=11373
Para o 450 Pro
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=132747
cptos
luis
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Jorge_Pina
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lvale wrote ( View Post): ›
Olá
Eu comprei um heli 450 pro (CopterX) há pouco tempo, e já o consegui pôr a voar sem grandes "dificuldades", embora o tenha desmanchado todo quando o recebi para verificar todas as peças, apertos, folgas, etc.
O recurso que me foi mais útil neste processo foi uma série de videos que existem no site do HeliFreaks feitos por um utilizador chamado Finless Bob. Estes videos partem de um pressuposto que é já entender algo sobre Rádio Controle, mas abrangem todo o processo a seguir até à parametrização de rádios (embora ele use um modelo especifico, o que interessa são os principios aplicados que devemos transpor para o nosso rádio)
Pode encontrar os videos aqui, mas tem que se registar no site para os ver.
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=132747
cptos
luis
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Olá Luis
Só posso dizer Obrigado pelo teu apoio, e não duvides que vou já ver isto.
Acontece e, penso ter escrito lá em cima, que há um Mês que ando por tudo quando é sites, youtube de construção do 450 e á conta disso o meu Heli ta montadinho. Contudo não voa, e continuo com sérios problemas com isto.
Vou cuidadosamente ver o k me mandas-te para ver se resolve, se não resolver e se aqui ninguém realmente quer por mãos á obra comigo ao lado, definitivamente paro de postar e mando isto para uma loja de x mesmo contrariado.
Um abraço amigo
Cumprimentos
Jorge Pina
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lvale
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Vai ver que isto é mais fácil do que parece, depois de ter apanhado os principios de voo destas máquinas:
Recomendo vivamente que veja com atenção os videos de Pitch & Throttle Curves e os CCPM Setup part 1 e 2.
Estou certo que se conseguir depois pôr um pequeno video dos movimentos do rádio e respectivos movimentos dos servos, se houver alguma coisa, qualquer pessoa consegue perceber se há algo a corrigir. NOTA: Não faça os videos com as hélices colocadas, e de preferência com um dos fios do motor desligado.....
cptos
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Jorge_Pina
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lvale wrote ( View Post): ›
Vai ver que isto é mais fácil do que parece, depois de ter apanhado os principios de voo destas máquinas:
Recomendo vivamente que veja com atenção os videos de Pitch & Throttle Curves e os CCPM Setup part 1 e 2.
Estou certo que se conseguir depois pôr um pequeno video dos movimentos do rádio e respectivos movimentos dos servos, se houver alguma coisa, qualquer pessoa consegue perceber se há algo a corrigir. NOTA: Não faça os videos com as hélices colocadas, e de preferência com um dos fios do motor desligado.....
cptos
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Obrigado lvale
Vou ter em conta as tuas dicas também e fico bastante agradecido
O motor nem tá encostado
Obrigado sim????
Abraço
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lvale
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Jorge_Pina wrote ( View Post): ›
O motor nem tá encostado
Obrigado sim????
Abraço
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Encostado ?? Quer dizer que não está em contacto com a Roda dentada que comanda o veio do hélice principal?
É melhor pôr toda a mecânica do heli em modo "pronto" e revê-la metódica e sistemáticamente, porque depois há sempre algo que escapa
Enquanto se andam nas afinações o mais fácil é ter coisas fáceis de repôr como p.ex. desligar um dos fios de alimentação do motor.
Se deixar indicações dos componentes electrónicos do heli também se torna mais fácil tentar ajudar. P.ex. que tipo de servos, receptor, giro, <edit>se tem flybarless (estas giros flybarless têem um método de setup e afinação bastante mais elaborado, mas se fizermos by the book acaba por ser fácil).</edit> já vi na foto que não tem FBL.
Atenção que o ter comprado montado ou mesmo Ready to Fly não é receita de sucesso. Estas são máquinas que apesar de pequenas são intimidantes pela potência disponivel, pelo que todo o cuidado é mesmo pouco.
Acresce que depois na parte de controlo do rádio há que regular, pelo menos ao principio, para o modo "nabo" para nos habituarmos ao "animal", mas aí os videos do FinlessBob são bem explicitos.
cptos
Luis
PS- Já agora, como não o refere, pressuponho que não tenha experiência de voo com este tipo de helis, pelo que recomendo VIVAMENTE que use um simulador tipo o PhoenixRC ligado ao seu rádio para treinar.
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Jorge_Pina
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lvale wrote ( View Post): ›
Jorge_Pina wrote ( View Post): ›
O motor nem tá encostado
Obrigado sim????
Abraço
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Encostado ?? Quer dizer que não está em contacto com a Roda dentada que comanda o veio do hélice principal?
É melhor pôr toda a mecânica do heli em modo "pronto" e revê-la metódica e sistemáticamente, porque depois há sempre algo que escapa
Enquanto se andam nas afinações o mais fácil é ter coisas fáceis de repôr como p.ex. desligar um dos fios de alimentação do motor.
Se deixar indicações dos componentes electrónicos do heli também se torna mais fácil tentar ajudar. P.ex. que tipo de servos, receptor, giro, <edit>se tem flybarless (estas giros flybarless têem um método de setup e afinação bastante mais elaborado, mas se fizermos by the book acaba por ser fácil).</edit> já vi na foto que não tem FBL.
Atenção que o ter comprado montado ou mesmo Ready to Fly não é receita de sucesso. Estas são máquinas que apesar de pequenas são intimidantes pela potência disponivel, pelo que todo o cuidado é mesmo pouco.
Acresce que depois na parte de controlo do rádio há que regular, pelo menos ao principio, para o modo "nabo" para nos habituarmos ao "animal", mas aí os videos do FinlessBob são bem explicitos.
cptos
Luis
PS- Já agora, como não o refere, pressuponho que não tenha experiência de voo com este tipo de helis, pelo que recomendo VIVAMENTE que use um simulador tipo o PhoenixRC ligado ao seu rádio para treinar.
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Olá lvale
Sim...não esta encostado pk assim tento trabalhar os servos com o comando sem o risco do bicho começar aos saltos assim oiço so o motor. Claro que depois será encostado como ja esteve com o método do papelinho
servos - Tower Pro MG90S
Gyro - Tarot GY550
motor brushless - KV3680 45A nominais
de ressto compreendi mais ou menos amigo.
A que videos te referes do FinlessBob????
Mais uma vez obrigado pelo teu tento em tentar me ajudar.
Aos poucos e poucos talvez lá vá.
Isto de ter 45 anos deixa-me impotente
Cumprimentos
Jorge Pina
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Jorge_Pina
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Contradições
Bem...existe algumas coisas que sempre me fizeram confusão por axar contraditório.
Certos videos vejo a construção do rotor principal e seus servos, com o manipulo em baixo.....noutros videos com o manipulo do acelerador no meio.
Bem no meio?????
Para depois quando ligo a bateria e ele fazer o Chek aquilo tudo vem para baixo??????
Então é no meio ou é com ele em baixo para ficar tudo bem na horizontal a partir do ponto 0 do acelerador????
Já testei as duas coisas, mas tendo em conta que se pede para o elevador esteja a 30.43 mm iniciais, axei demasiado baixo. Atenção que apenas achei...mas possivelmente está correcto.
Depois é sempre a mesma coisa com os manipulos em relação aos videos.
Supostamente o manipulo do acelerador vai acelerando enquanto o subimos juntamente com os 3 servos certo???? se calhar errado.
Depois ando feito maluco no comando na parte do REV a mudar isto e aquilo ate acertar as elevações dos servos e fica sempre tudo mal.
Para continuar...apesar das pás estarem bem equilibradas e penso que a 0 graus com os flybar e bem paralelo, seja em que manipulo mexo, uma pá levanta ou baixa e a outra é sempre no sentido oposto.
Mas que raio pode um Heli levantar com x graus numa pá se a outra tá a contrariar o vento. Enfim.uma empurra o heli para cima a outra para baixo.
Só posso chamar a isto uma coisa. Muita, mas muita burrice miniha lol
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lvale
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LoL
Os 45 anos não são desculpa, porque ai eu ganho
O principio de funcionamento destes "bichos" é relativamente simples.
O rotor principal em principio roda a velocidade constante. O prato ciclico é que depois controla todos os outros movimentos, excepto a rotação que é feita pelo rotor de cauda.
Assim devemos programar a curva de throttle de modo a que a rotação máxima do motor seja atingida muito rápidamente, preferencialmente antes do heli levantar do chão.
Subir e descer o prato ciclico para imprimir o mesmo angulo às pás faz subir e descer o heli e é "puxado" para a direita ou esquerda para dar mais ou menos angulo a um dos lados e assim inclinar longitudinalmente o heli para um lado ou outro, Para a frente e para trás é uma combinação destes movimentos, mas o principio mantem-se. O lado do prato ciclico que baixa é para onde é feito o movimento.
As pás estarem a zero graus implicam em principio que a gravidade manda o heli para o chão, por isso existe um ponto de equilibrio em que as pás têem um ligeiro angulo positivo que significa que o heli paira (hover) estático no ar (teóricamente claro). Ao principio devemos limitar (pode ser electronicamente no radio com os end points) o angulo máximo que as pás fazem. Se fizerem muito angulo positivo ele sai disparado pelo ar e muito angulo negativo é a morte do artista pois vem tão depressa para o chão que assusta.......O normal é haver mais ângulo positivo que negativo.
Depois no rádio há que variar as Expo, que fazem com que o movimento dos sticks não seja proporcional ao curso dos servos, ou seja para movimentos pequenos dos sticks os servos quase não mexem e evitam assim que o nervosismo nos sticks não se transmita 1 pra 1 ao heli.
Como se depreende do que escrevi acima, quando ligamos a bateria é normal que o prato ciclico se mexa até que as pás estejam no ângulo negativo máximo (que deve ser pequeno). Se tiver o interruptor de corte do motor no rádio desligado se mexer no stick de comando do ciclico e no stick de throttle vai verificar os movimentos.
Quanto às giros e rotores de cauda a minha experiencia é com Flybarless mas depois de acertar os comprimentos e os angulos do servo de cauda, no neutro tem que ter um pouco de angulo para contrariar o torque do rotor principal. Os ganhos da giro devem ser regulados conforme o manual e depois lentamente acertar conforme as reacções do heli.
Os videos que referi do Finless Bob são os que referi antes do site do Helifreaks.
qlqr coisa
cptos
Luis
PS: Estou certo que mandei uma quantidade de bacoradas acima, mas os pros dos helis podem fácilmente corrigir.....
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Last edited by lvale on Wed 13-03-2013, 18:24; edited 1 time in total |
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Jorge_Pina
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lvale wrote ( View Post): ›
LoL
Os 45 anos não são desculpa, porque ai eu ganho
O principio de funcionamento destes "bichos" é relativamente simples.
O rotor principal em principio roda a velocidade constante. O prato ciclico é que depois controla todos os outros movimentos, excepto a rotação que é feita pelo rotor de cauda.
Assim devemos programar a curva de throttle de modo a que a rotação máxima do motor seja atingida muito rápidamente, preferencialmente antes do heli levantar do chão.
Subir e descer o prato ciclico para imprimir o mesmo angulo às pás e é "puxado" para a direita ou esquerda para dar mais ou menos angulo a um dos lados e assim inclinar longitudinalmente o heli para um lado ou outro, Para a frente e para trás é uma combinação destes movimentos, mas o principio mantem-se. O lado do prato ciclico que baixa é para onde é feito o movimento.
As pás estarem a zero graus implicam em principio que a gravidade manda o heli para o chão, por isso existe um ponto de equilibrio em que as pás têem um ligeiro angulo positivo que significa que o heli paira (hover) estático no ar (teóricamente claro). Ao principio devemos limitar (pode ser electronicamente no radio com os end points) o angulo máximo que as pás fazem. Se fizerem muito angulo positivo ele sai disparado pelo ar e muito angulo negativo é a morte do artista pois vem tão depressa para o chão que assusta.......O normal é haver mais ângulo positivo que negativo.
Depois no rádio há que variar as Expo, que fazem com que o movimento dos sticks não seja proporcional ao curso dos servos, ou seja para movimentos pequenos dos sticks os servos quase não mexem e evitam assim que o nervosismo nos sticks não se transmita 1 pra 1 ao heli.
Como se depreende do que escrevi acima, quando ligamos a bateria é normal que o prato ciclico se mexa até que as pás estejam no ângulo negativo máximo (que deve ser pequeno). Se tiver o interruptor de corte do motor no rádio desligado se mexer no stick de comando do ciclico e no stick de throttle vai verificar os movimentos.
Quanto às giros e rotores de cauda a minha experiencia é com Flybarless mas depois de acertar os comprimentos e os angulos do servo de cauda, no neutro tem que ter um pouco de angulo para contrariar o torque do rotor principal. Os ganhos da giro devem ser regulados conforme o manual e depois lentamente acertar conforme as reacções do heli.
Os videos que referi do Finless Bob são os que referi antes do site do Helifreaks.
qlqr coisa
cptos
Luis
PS: Estou certo que mandei uma quantidade de bacoradas acima, mas os pros dos helis podem fácilmente corrigir.....
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Olá Luis
No geral percebi assim por alto o que me transmitis-te, mas vou ter de ler isto bem á letra por causa das palavrinhas técnicas atribuidas a cada elemento
Não posso deixar de agradecer a voçês todos os que postaram aqui, pois faço um apanhado de todos, resumo e tiro o sumo da fruta
Esta porra tem de voar um dia, nem que seja logo pa Crash hehehehehe
Obrigadão a todos
Cumprimentos
Jorge Pina
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lvale
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O prato ciclico- swashplate:
Agora a sério. Convinha mesmo apostar num simulador antes de levantar o heli do/para o chão.
Algo que me esqueci antes. Convem ter um dos interruptores do rádio ligados ao canal de controle do motor de maneira a desligar o motor, que serve principalmente para fazer autorotação (aterrar o heli sem motor)
cptos
Luis
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Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Olá Jorge!
Há mais uns parâmetros no rádio que vão ditar o movimento da swashplate, alêm do menu dos REV.
É o menu de swash mix, que tem um valor para pitch, outro para aileron e elevador. O valor pode ser positivo ou negativo e é crucial teres este menu bem configurado.
Boa sorte e mantêm a calma, há muito que aprender neste (maravilhoso) hobby.
Nem voar é fácil mas menos ainda montar um heli, principalmente o primeiro
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_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
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Jorge_Pina
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lvale wrote ( View Post): ›
O prato ciclico- swashplate:
Agora a sério. Convinha mesmo apostar num simulador antes de levantar o heli do/para o chão.
Algo que me esqueci antes. Convem ter um dos interruptores do rádio ligados ao canal de controle do motor de maneira a desligar o motor, que serve principalmente para fazer autorotação (aterrar o heli sem motor)
cptos
Luis
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Já estou a aprender cada x mais ok. Por acaso tenho lido alguma coisa sobre a autorotação e acho bastante interessante esse tema, até mesmo para casos de desespero, um bom control com o motor OFF, pode evitar uma desgraça.mas nem sempre claro
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Jorge_Pina
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Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Olá Jorge!
Há mais uns parâmetros no rádio que vão ditar o movimento da swashplate, alêm do menu dos REV.
É o menu de swash mix, que tem um valor para pitch, outro para aileron e elevador. O valor pode ser positivo ou negativo e é crucial teres este menu bem configurado.
Boa sorte e mantêm a calma, há muito que aprender neste (maravilhoso) hobby.
Nem voar é fácil mas menos ainda montar um heli, principalmente o primeiro
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Olá Luigi
No meu comando deve ser (penso) o SW-T onde so tenho o ch A, E e 4 - 89, 72, 72%
depois tenho para aqui SWSH -e ta selecionado HR3.
tenho tanto que estudar lol
Abraço
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Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Sim, este curso tem muitas matérias
É esse mesmo o menu swash T.
A para aileron
E elevador
4 pitch
É experimentares onde tens percentagens negativas meter positivas e vice versa.
É o valor dessas percentagens em conjunto com o reverse dos servos que te vai pôr a swash a funcionar como deve ser
Estás cada vez mais perto
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_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
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