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Bruno Barreiros
AIRMAN BASIC
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Caros,
Antes de mais obrigado por lerem o tópico. Como o nome indica quero iniciar este hobby. Primeira questão na minha cabeca passa pela combustão ou eléctrico na vossa opinião?
Tenho visto que muitos de vos sugerem o Bixler para iniciar, vi este RTF http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16659__EPO_182_light_aircraft_With_LED_Lighting_RTF_.html
O que vos parece? Na aviacao começamos por aprender normalmente em avioes de asa alta por diversas razoes, nomeadamente mais baixas velocidades de perda, avioes estáveis, de maior visibilidade ao terreno e que aceitam uma margem de erro de pilotagem enorme. Será que se passa o mesmo por aqui?
Opiniões e sugestões de modelos sao muito bem vindas.
Obrigado.
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NSF
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Pelo rádio modelismo passa-se o mesmo.
Relativamente ao eletrico vs combustão, pessoalmente prefiro o eletrico, no entanto, também sou relativamente novo no hobby e nunca tive modelos a combustão. Mas o elétrico acho que torna-se mais barato e é mais fácil colocar a voar, porque não é necessário afinações no motor como os de combustão. Mas para mim a grande vantagem é a limpeza.
Quanto ao kit que indica, eu optava por comprar o rádio separado do modelo.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16657__EPO_182_With_LED_Lighting_PNP_.html
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8992__Turnigy_9X_9Ch_Transmitter_w_Module_8ch_Receiver_Mode_2_v2_Firmware_.html
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24970__Turnigy_6XS_FHSS_2_4ghz_Computer_Transmitter_w_6_Model_Memory_Inc_7_Ch_Reciever_Mode_2_.html
Nos links que lhe indiquei, fica a faltar apenas a bateria e o preço é idêntico ao kit que postou. No entanto, fica com um sistema de rádio muito melhor e que em termos de evolução lhe permite uma progressão maior.
No entanto, eu optaria por algo deste género: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8359__AXN_Floater_Jet_w_Servo_Motor_ESC_EPO_PNF.html
Também é asa alta e como o motor está colocado atrás, em caso de queda, o prejuízo poderá não ser tão grande. Com o modelo que indicou, se tiver uma queda de frente, além do modelo poder ficar danificado, o mais certo é o motor e hélice irem à vida.
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Paulo Rodrigues
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Partilho a opiniao do NSF, em relação as vantagens do electrico e em relação ao modelo que encontraste.
Alem das razões que o NSF fala em relação ao 182, o modelo que viste de asa alta e helice frontal, este implica que tenhas uma pista de alcatrao, terra, ou erva, lisa onde possas aterrar, e para iniciar iras ver que nao será tão facil aterrar com um trem de aterragem. Basicamente, a probablidade de danificares o aviao á primeira, é grande.
O ideal será teres um aviao de asa alta, com o motor atras, sem trem, que possas aterrar na areia, erva,terra,...sem preocupações. Nao conheco o AXN Floater, mas tenho visto tambem boas criticas, eu tenho e estou contente com o bixler, e ambos encaixam-se no que poderá ser ideal para ti.
Tens no site da hobby king (link anexo) esta hipotese, que é boa para ti, ainda por cima esta disponvel no armazem da holanda, o que implica entrega emem 5 dias max, com um bom custo de entrega razoalvel sem problemas de alfandega ou custos extra:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__32529__Hobbyking_Bixler_v1_1_EPO_1400mm_ARF_NL_Warehouse_.html
Esta opção nao tem radio, mas o NSF sugere e bem que invistas num bom radio, e aqui sugiro um Futaba minimo 6 canais, e ai procura no OLX em segunda mao, consegues por 100 euros um bom. O Turnigy tem um bom preço tb , mas nao conheço, por isso nao consigo avaliar. Ve este por exemplo: http://nazare.olx.pt/radio-futaba-7-canais-iid-434387698 .
abraço
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khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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saudaçoes
concordo e bem com o que ja disseram nos posts anteriores.
pessoalmente escolhia o bixler por ter mais envergadura alar,
no caso da versão 1, 140cm e na versao 2, 150cm, que na minha opiniao sao as envergaduras boas pra se começar.
no caso do bixler trocava o variador para um com mais amperes e usava uma bateria entre 1800 a 2200 mah pois
em dias de vento vai se notar a enorme diferença.
quanto ao radio, sao gostos de cada um, mas digo vos já
que o turnigy 9x veio pra ficar pois com o firmware erx9
torna se num radio muito bom deixando para tras até alguns
radios de marca conceituada, tanto em qualidade como em preço.
aquele abraço
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_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
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Bruno Barreiros
AIRMAN BASIC
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Quero desde já agradecer aos 3 as prontas respostas e agora tenho de assimilar cada uma delas. Isto quem esta a indicar e sempre alguma informação a mais.
Percebi que todos apontam para um bom radio mas gastar logo 100€ no radio para um principiante como eu nao será demais?
Vou ver esses modelos sem trem. Tinha ficado com uma ideia diferente sinceramente pelo que tenho lido. Li num site que um dos métodos para se aprender a descolar, iniciar por controlar apenas potência e rudder no chão. Após estarmos um pouco confortáveis passar a fazer subidas com o elevador suaves e deixar aterrar de novo etc...por isto tinha ideia que modelos como os Cessna eram bons para iniciar.
Esteticamente nao gosto muito desses modelos sem trem muito sinceramente mas efectivamente isso e o que menos interessa nesta fase de aprendizagem.
Volto a carga quando tiver mais informações.
Uma vez mais muito obrigado.
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khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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repare:
apenas se sugeriu que o bixler ou similares, sao os indicados
pelos varios motivos ja indicados.
um trainer desde que seja asa alta serve e é o tipo de avião
que tem servido de avião escola pra quem se inicia no aeromocelismo.
se quiser optar pela cessna, apenas se prepare pois na fase inicial
do aprendizado vão acontecer alguns crash´s e neste caso como
tem trem as hipoteses de estes se estragarem sao enormes,podendo
até originar estragos na fuselagem do avião, o que num bixler nao
aconteceria pois este aterra de "barriga".
são opçoes
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_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
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lvale
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Olá
Aqui vai mais uma "achega" de um newbie recauchutado, neste hobbie.
Explosão ou electrico.
Como referência, o meu primeiro modelo de modelismo foi um avião de voo circular de explosão da Cox, com um motor .049 que só me deu chatices e muito pouco gozo para o fazer voar.....
Tenho carros RC dos dois tipos, e para o meu regresso aos aviões optei por electricos. Uma razão muito simples. Menos um factor para me preocupar. Compreendo que parte do gozo deste hobbie é o andar a afinar, mexer, remexer, afinar, optimizar, mas sinceramente prefiro a outra parte do hobby que é o disfrutar dos resultados. Adicionalmente, e tendo em vista o estágio actual dos modelos electricos, relativamente a autonomia e potência, julgo que na maior parte dos casos o electrico suplanta o explosão. E não falo só da limpeza do modelo.......
Quanto ao modelo, sou a concordar com as opiniões acima acerca do Bixler ou similar, embora eu tenha optado por um Cessna 182 parecido com o modelo referido
HK 182 Deluxe
Referencia aqui no forum da construção
Este avião apesar de não parecer é bastante rápido, mesmo com o motor e ESC de origem, e meti-lhe um estabilizador electrónico que o "transforma" numa autêntica delicia de voar.....a qualquer velocidade....
As aterragens que tinham que ser bastante cuidadas (hélice frontal) tornaram-se ainda mais simples apesar do modelo ter de origem flaps que já ajudavam um bom bocado. As primeiras vezes foram um bocado de coração nas mãos pois não tinha muita vontade de "fazer lenha" à primeira....
Nunca esquecer que descolar é opcional, mas aterrar é obrigatório....daí entender que o Bixler e semelhantes sejam mais "fáceis" e só não comprei o Bixler porque aproveitei um excelente preço deste na HK da Holanda, e os Bixler estavam esgotados...
Quanto ao rádio, também como já referido acima, acho que a relação preço qualidade do Turnigy 9x é espantosa e evita possíveis "surpresas" de olx e quejandos.
Quando nos juntarmos um destes dias para "inaugurar" um local de voo aqui nas bandas Oeiras/Cascais posso levar o Cessna.
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khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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ja agora sobre o eterno tabu eletrico vs combustão
eu gosto dos 2.
opto pelos electricos por ser pratico, apesar de uma
despesa inicial mais puxada, mas depois é so voar.
mas gosto deles electricos até a uma envergadura
de 180 cm mais coisa menos coisa.
a partir desta envergadura (180cm) a escolha recai
sobre a combustão. acho que um aviao acima
desta envergadura deve ter um motor a combustão.
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_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
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mustang-pt
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khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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mustang-pt wrote ( View Post): ›
boas, aqui deixo mais uma bo0a ideia para começar do tipo bixler mas com fuselagem em plastico o que é mais resistente a quedas menos esperadas e com a envergadura de 1.6m, tem tambem em versão kit sem electronica caso queira escolher tudo ao gosto.
abraços.
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qual?
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_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
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NSF
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khalu wrote ( View Post): ›
quanto ao radio, sao gostos de cada um, mas digo vos já
que o turnigy 9x veio pra ficar pois com o firmware erx9
torna se num radio muito bom deixando para tras até alguns
radios de marca conceituada, tanto em qualidade como em preço.
aquele abraço
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Concordo plenamente. Tenho dois 9x, ambos com o open 9x e com um destes firmwares (er9x/open 9x) é um rádio imbativel na relação qualidade preço. O 9x modificado para um destes firmwares bate-se em pé de igualdade com sistemas topo de gama, ou quase, de marcas conceituadas.
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mustang-pt
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Bruno Barreiros
AIRMAN BASIC
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Caros,
Uma vez mais obrigado a todos pelas respostas.
Estive a analisar as vossas respostas quanto aos rádios, mais tarde passo aos avioes apesar de ter percebido todos os vossos pontos de vista quanto a modelos tipo Cessna por causa do hélice frontal.
Voltando aos rádios, preco qualidade gostei bastante do que li sobre o Turnigy 9X. Reparei que nao trás bateria, o que aconselham aqui?
Obrigado.
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Last edited by Bruno Barreiros on Sat 09-02-2013, 16:26; edited 1 time in total |
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Bruno Barreiros
AIRMAN BASIC
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Já agora desculpem mas qual o cabo que da para ligar este radio ao pc?
Obrigado.
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Medivel
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Boas,
O Turnigy 9x é um rádio bastante completo e m relação ao preço e funcionalidade é bom. Deves optar por um rádio que te dê o que precisas e não porque tem muitos botões.
Quando estava a procurar um rádio também namorei esse Turnigy mas optei por dar um pouquinho mais de euros e comprei um Futaba T6J, com 6 canais, que satisfaz todas as minhas exigências, mas é apenas a minha opinião.
Sobre que avião comprar, como foi dito, os de asa alta são os melhores para iniciar, daí serem chamados de treinadores. Mas melhor ainda é tentares construir o teu avião. É desta forma que ficas a conhecer o que está por detrás de um avião e porque ele levanta voo. Experimenta e vais co, certeza ficar viciado em construções. Mas se te sentes pouco à vontade, claro que deves comprar um. Na net existem imensos modelos de asa alta. De inicio opta por um que não tenha trem, para não o estragares tão rápido, mas antes de tudo penso que devias era treinares imenso no simulador, para que quando chegares ao campo, já tenhas algumas horas de vôo.
Resumindo, vê quanto dispões para gastar e vê do que realmente necessitas para te inicares neste magnifico hobbie
Cumprimentos
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_________________ Voar sem asas é possivel. Dediquem-se ao aeromodelismo
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NSF
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Medivel wrote ( View Post): ›
Boas,
O Turnigy 9x é um rádio bastante completo e m relação ao preço e funcionalidade é bom. Deves optar por um rádio que te dê o que precisas e não porque tem muitos botões.
Quando estava a procurar um rádio também namorei esse Turnigy mas optei por dar um pouquinho mais de euros e comprei um Futaba T6J, com 6 canais, que satisfaz todas as minhas exigências, mas é apenas a minha opinião.
Cumprimentos
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Concordo plenamente que não se deve comprar um rádio pela quantidade de botões e acredito que numa fase inicial, e quem sabe durante muitos anos, os seis canais de um futaba (ou outra marca) serão mais do que suficientes para a necessidade do user. No entanto, o turnigy 9x é mais barato que o futaba que falou, tem mais canais e se lhe instalar o er9x ou open 9x é, sem dúvida, bastante superior ao futaba T6j e muitos outros de marcas conceituadas.
Para mim, o grande ponto aqui é que estamos a falar de um rádio que pode ser melhor do que muitos de gama superior (se instalar o er9x ou open 9x), tem mais canais (que dá mais alguma margem de progressão) e ainda por cima é mais barato.
Mas atenção, é so a minha opinião e eu até sou suspeito porque tenho 2 turnigy 9x.
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NSF
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Bruno Barreiros wrote ( View Post): ›
Já agora desculpem mas qual o cabo que da para ligar este radio ao pc?
Obrigado.
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Quando fala em ligar o rádio ao pc é em que sentido? Para usar com simulador ou para alterar o firmware?
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Bruno Barreiros
AIRMAN BASIC
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Antes de tudo muito obrigado pelas respostas e sugestões.
NSF,
Falo do cabo para ligar ao pc para uso em simulador.
Obrigado.
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Last edited by Bruno Barreiros on Wed 13-02-2013, 23:00; edited 1 time in total |
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NSF
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Bruno Barreiros wrote ( View Post): ›
Antes de is muito obrigado pelas respostas e sugestões.
NSF,
Falo do cabo para ligar ao pc para uso em simulador.
Obrigado.
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Se optar pelo turnigy e não quiser gastar dinheiro a comprar os cabos de simulador (não que sejam muito caros) dê uma vista de olhos aqui
À partida deverá funcionar com outras marcas de rádios, mas com o turnigy confirmo que funciona.
Em todo o caso, se quiser optar mesmo pelo cabo e dependendo do simulador, necessita de algo como isto
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Bruno Barreiros
AIRMAN BASIC
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NSF wrote ( View Post): ›
Se optar pelo turnigy e não quiser gastar dinheiro a comprar os cabos de simulador (não que sejam muito caros) dê uma vista de olhos aqui
À partida deverá funcionar com outras marcas de rádios, mas com o turnigy confirmo que funciona.
Em todo o caso, se quiser optar mesmo pelo cabo e dependendo do simulador, necessita de algo como isto
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Excelente ajuda como sempre.
Muito obrigado.
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Bruno Barreiros
AIRMAN BASIC
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Escrevo relativamente ao radio após alguma ponderação e ajuda com todo o vosso feedback, ao qual desde já agradeço uma vez mais.
A decisão recai sobre o Turnigy 9X. Penso que preco qualidade e o que se encaixa para o meu orçamento e para iniciante serve perfeitamente pelo que tenho lido.
Próximo assunto será a escolha do avião apesar de já quase ter uma ideia formulada.
Obrigado.
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khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Bruno Barreiros wrote ( View Post): ›
A decisão recai sobre o Turnigy 9X. Penso que preco qualidade e o que se encaixa para o meu orçamento e para iniciante serve perfeitamente pelo que tenho lido.
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na verdade serve para intermedios e avançados tambem
apesar de os mais cepticos o negarem até a morte
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_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
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NSF
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khalu wrote ( View Post): ›
apesar de os mais cepticos o negarem até a morte
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Complexos por causa do preço. Afinal, de uma coisa barata, normalmente, não se espera grande coisa...
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khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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NSF wrote ( View Post): ›
khalu wrote ( View Post): ›
apesar de os mais cepticos o negarem até a morte
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Complexos por causa do preço. Afinal, de uma coisa barata, normalmente, não se espera grande coisa...
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acho que a própia HK não esperava que este rádio se tornasse
tão apeticivel,mas o que é certo é que conquistou o mercado.
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_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
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