RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 32 users online ::
0 Registered,
32 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Minim OSD e Multiwii
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 28-01-2013, 5:49   Post subject:  Minim OSD e Multiwii Back to top 

Olá a todos,

embora nunca ter participado ou aberto qualquer tópico neste forum conto já com algum tempo dedicado ao FPV e concretamente aos multirotores.
Participo activamente no desenvolvimento do código Multiwii desde 2011 quer em testes quer em participações de problemas relacionados.
Neste momento tenho o orgulho de contar com uma excelente equipa e de deter o depósito onde se está a desenvolver o código para o Minim OSD ou qualquer outro projecto DIY que conte com Atmel e a MAX7456. Este OSD (Minim) como vocês já devem saber, é neste momento o mais barato do mercado e consequentemente o mais procurado.

Aquando da implementação deste hardware (MINIM OSD) no código (que inicialmente comecei por desenvolver para um hardware específico conhecido por Rushduino, depois do abandono total por parte do programador que o vendeu ) as coisas ficaram descontroladas.

Desde 6 de janeiro que fiz o upload da versão Rush KV 2.1 e conta já com cerca de 300 downloads. Os tópicos relacionados estão ao rubro quer no RCG quer no forum Multiwii.
Em Portugal já existem uma quantidade de pilotos dedicados ao FPV, que eventualmente fazem correr o código MW nos seus Drones, Planadores etc, consequentemente lembrei-me que poderá haver interessados em adquiri-lo.

Tenho a chegar 10 unidades entre as quais 5 já estão vendidas, as restantes estão disponiveis. Estou sempre a receber porque estou sempre a vender por isso não hà pressa.

Existe em torno deste hardware grande discussão, relacionada com o facto de originalmente não trazer a possibilidade de fazer leituras analógicas como: voltagem, corrente ou RSSI. Como o código inicialmente foi elaborado para um hardware com estas caracteristicas existe a possibilidade de adicionar ao mesmo (Minim OSD) estas fucionalidades.

Todas as unidades vendidas por mim dispensam do processo de carregamento do software, (Mapa de caracteres e código) porque são testadas antes de enviadas aos pilotos.


Em baixo podem ver um video com a versão 2.0 deste software que em muito se assemelha à versão 2.1, contudo nada terá a ver com a versão que se seguirá em breve.

- contará com um mapa de caracteres inteiramente elaborado por mim com os caracteres mais pequenos, novos símbolos (originais);
http://code.google.com/p/rush-osd-development/wiki/OSD_pages_User_manual

- novas funcionalidades;

mas o que realmente vai fazer a diferença é o GUI, que para além de programar todas as funcionalidades sem que o piloto tenha de configurar as suas opções manualmente num "config.h" antes de carregar o software, como a capacidade de ser ligado à Controladora de voo, permitindo a simulação.


Vou utilizar este tópico para dúvidas ou exclarecimentos que julguem necessários.


Com os melhores cumprimentos,
KV







http://code.google.com/p/rush-osd-development/








Ver no Youtube

Download Post   
rgon

Portugal
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Mon 28-01-2013, 13:53   Post subject:   Back to top 

Olá KV,

Parabens por o projecto. Sou subscritor do teu canal do youtube já faz algum tempo, tenho acompanhado alguns dos videos e este osd já tinha despertado a minha atenção.
De momento tenho todo o material mwc encostado na box mas assim que voltar a pegar nele este osd seria uma solução interessante.

Reparei que os valores baseados nos dados fornecidos por o GPS têm uma actualização de 1 x por segundo, a velocidade de actualização está limitada por o osd ou por o modulo de gps utilizado neste video?
Por outro lado os azimute parece-me bastante rápido a actualizar, o que me parece que funciona por mag, certo?

Falas na impossibilidade de originalmente não fazer a leitura de dados analogicos, no entanto tens voltagem e consumo, qual é a alteração necessária?

Para terminar, qual é o preço do OSD?

Cumprimentos

Download Post   
Bruno

Portugal European Union
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Mon 28-01-2013, 17:22   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Parabéns pelo projecto não conhecia, eu estou a usar o minimosd mas numa versão modificada que esta disponível no DIY drones e tenho rssi pwm e voltagem, basta usar os pinos livres e soldar nos anolog inputs com dividores de voltagem.

Mas a tua tem mto bom aspecto gráfico e tem a vantagem de se puder usar com as multiwii, vou cuscar Very Happy

_________________
.:: www.rc-works.com ::.
Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Mon 28-01-2013, 18:40   Post subject:   Back to top 

Bem vindo! Smile

Ja tinha visto os teus posts no forum da Multiwii e desconfiei que fosses tuga devido ao username. Pelos vistos nao me enganei.

De momento ando e experimentar outros OSD's mas este esta com bom aspecto, e gosto particularmente do AHI.
Pode ser que mande vir em breve uma dessas placas.

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 28-01-2013, 18:58   Post subject:   Back to top 

rgon wrote (View Post): › Olá KV,

Reparei que os valores baseados nos dados fornecidos por o GPS têm uma actualização de 1 x por segundo, a velocidade de actualização está limitada por o osd ou por o modulo de gps utilizado neste video?
Por outro lado os azimute parece-me bastante rápido a actualizar, o que me parece que funciona por mag, certo?

Falas na impossibilidade de originalmente não fazer a leitura de dados analogicos, no entanto tens voltagem e consumo, qual é a alteração necessária?

Para terminar, qual é o preço do OSD?

Cumprimentos


Olá RGon,


Agradeço a atenção merecida.

1- os dados GPS têm uma actualização a cada segundo porque assim está programado, até porque não olhamos mais do que uma vez por segundo para esses dados, existem outras situações importantes neste momento, que requerem mais atenção por parte do processador como:

a) linha de horizonte artificial, bastante mais rápida que antes;
b) bússula e as 16 posições (setas) que indicam a direcção de "casa", ao contrário das 8 da versão actual.

Estas duas situações sim, requerem uma actualização precisa para uma navegação rápida e objectiva. Contudo, posso dizer que futuramente me debruçarei sobre este assunto sem que com isso comprometa o mais importante.

- O Gps que utilizo têm uma actualização de 10hz.

Relativamente às leituras visíveis no video, a voltagem é analógica porque o hardware que utilizo neste video é o Rushduino original. Contudo para o MINIM OSD é possível seguindo as intruções que disponibilizo aqui.
http://code.google.com/p/rush-osd-development/wiki/Hardware_Mods

O consumo de corrente (no video) foi uma das minhas primeiras implementações precisamente por causa do MINIM OSD, e é feito através da controladora de voo, utilizando o VBAT e o POWERMETER (ambos têm de ser préviamente configurados no código Multiwii). Posso confirmar uma diferença mínima. Contudo requer alguma paciência para configurá-lo com precisão. Existe actualmente na versão 2.1 on #define EST_PMSum que serve para ajustar o valor final (afinação fina).

Novamente falando das leituras analógicas, estou neste momento a escrever algumas linhas para serem incluidas no código Multiwii (main loop) que farei submeter à aprovação do Alex, dentro em breve a minha ideia é que todas as leituras (as existentes mais o RSSI) sejam feitas pela controladora e enviadas pelo protocol de série. Porquê?
Porque desta maneira, falando deste caso (MINIM OSD) em particular, não só evita o utilizador de ter de soldar alguns fios directamente no Atmel (tarefa arriscada para quem não está habituado a soldar "coisas microscópicas" ) como também permitir o futuro envio destes dados através de outros meios para todo o tipo de eventual futuro hardware.

O preço do Minim OSD pronto a utilizar: 30Euros com portes incluídos (correio registado) para o continente.

Normalmente carrego o software e fecho os "jumpers" que permitem a alimentação da MAX7456 pela ligação de série, se estes não forem fechados só funciona (carregamento de caracteres incluidos) se estiver alimentado com 12v na zona de video. Aconselho vivamente a não utilizar o OSD com 12v aplicados por duas razões muito objectivas:


1- o regulador de tensão é fraco e gera aquecimento;
2- é por completo desnecessário fazer passar a alimentação da camera e ou do emissor de video por aqui.


Com os melhores cumprimentos,
KV


Last edited by KataVentos on Sat 02-03-2013, 3:50; edited 1 time in total

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 28-01-2013, 19:10   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Bruno wrote (View Post): › "basta usar os pinos livres e soldar nos anolog inputs com dividores de voltagem. "


Olá Bruno,

precisamente, contudo o código que está escrito utiliza as seguintes portas analógicas:

- Voltagem: A0
- Voltagem de Video: A2
- Amperagem: A1
- RSSI: A3
- Temperatura: A6

Confesso que não sei se o projecto por si mencionado utiliza as mesmas portas para os mesmos fins!? Mas no caso de utilizar este sofware esta é a unica forma sem ter de mexer no código.


Com os melhores cumprimentos,
KV

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 28-01-2013, 19:13   Post subject:   Back to top 

Nando wrote (View Post): › Bem vindo! Smile

Ja tinha visto os teus posts no forum da Multiwii e desconfiei que fosses tuga devido ao username. Pelos vistos nao me enganei.

De momento ando e experimentar outros OSD's mas este esta com bom aspecto, e gosto particularmente do AHI.
Pode ser que mande vir em breve uma dessas placas.


Olá Nando,

O mundo é pequeno Cool
Concerteza, estarei disponivel para o que precisar e em Português.

Cheers, Wink
KV

Download Post   
afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Mon 28-01-2013, 22:48   Post subject:   Back to top 

Brutal ja tinha espreitado este projecto e pensei logo é isto mesmo Smile
Vou querer uma coisa destas

_________________
..............
Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 06-02-2013, 4:55   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Olá a todos,

peço desculpa aos que me enviaram Pm´s.

O trabalho tem sido muito, daí a minha ausência. Embora tenha visto as mensagens, não respondi de imediato, o que fez com que me deixasse cair em esquecimento.

Posso nesta altura Informar/confirmar que o meu código para o RSSI foi aceite pelo Alex (AlexinParis) e vai estar disponível na Dev Multiwii 2.2.

Para que serve?

Serve para que não tenhamos que andar a soldar pequenos fios nos pequenos pinos do pequeno Atmel Laughing

O sinal Rssi do RX vai poder finalmente (a pedido de numerosas familias como se diz em Portugal) ser lido pela controladora de voo e enviado para o OSD através do protocol de série. Isto simplifica bastante a utilização do mesmo, passando a ser desnecessário uma quantidade de transtornos.

Contudo, esta funcionalidade só vai estar disponível para quem tenha uma Mega board.

Porquê?

Devido ao numero de entradas analógicas disponíveis.

Quando estava a escrever este pequeno código, pensei imediatamente no desempenho, no impacto que poderia ter ao ser acrescentado a um código que já conta com uma enorme quantidade de funções, e na funcionalidade em si. Confesso que imaginava que para o mentor Multiwii, dispensar um MSP ao Português estava um pouco fora de questão. Felizmente, estava enganado, o código foi aceite, o MSP atribuido e a função considerada necessária para a evolução da telemetria, pelo que me referiu ter submetido de imediato para o repositório, encontrando-se já disponível e funcional na pasta Multiwii_Shared. Contudo, só funcionará com a próxima versão KV Team (código do OSD) que ainda está a ser trabalhada, pelo que aproveito também para adiantar que vai surpreender todos os pilotos FPV que voam com Multiwii e deixar com água na boca os que não voam com Multiwii Shocked



As minhas ideias sobre a forma como a telemetria vai chegar a nós no futuro são bastante mais complexas e completas. Falarei sobre as mesmas oportunamente, se considerarem necessário, e num tópico dedicado a este assunto Rolling Eyes


Quero pedir aos que me enviaram PM´s, para aguardarem mais uma semana (penso eu) e para fiarem descansados porque já estão reservados.


Abraço,
KV

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 20-02-2013, 19:03   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Olá a todos,

os que me encomendaram o OSD esta semana já vão poder contar com a última versão de software instalada e dispensam de configuração e carregamento prévio, contudo como referí anteriormente por PM, têm de actualizar o softwareMultiwii para a versão mais recente Cool

A última versão MW está sem qualquer problema no que diz respeito à "segurança". Contêm somente pequenos problemas no que diz respeito à compliação depois de seleccionadas algumas opções menos utilizadas pela maioria dos pilotos.

Aqui encontra-se disponível um video com as instruções para utilizarem convenientemente o novo GUI, farei também uma versão em Português assim que possível.

Podem ter acesso ao software novo software aqui: http://www.kvteamosd.com contudo aconselho que o façam só quando estiver disponível na secção de downloads a versão 2.2.

Com os melhores cumprimentos,
KV



Ver no Youtube

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sat 02-03-2013, 3:43   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Olá a todos,


A nova dev já está disponível em http://kvteamosd.com na secção de downloads. Os OSD´s que eu enviei esta semana também devem ser actualizados porque fiz os últimos ajustes hoje mesmo!

Divirtam-se,
KV

PS: Farei durante a semana que vem um tutorial em Português para que ninguém tenha dúvidas sobre a utilização do GUI e do hardware em si.
Recebi esta semana email´s para o fazer em Português (Brasil) Shocked e Françês. O meu Françês é ainda pior que o meu Inglês por isso se alguém se oferecer para traduzir o meu tutorial Português para Francês agradeço a contribuição. Rolling Eyes


Diferênças:


<r280>
- Implementação do GUI
- Novo mapa de caracteres
- Implementação MW RSSI
- Código de voltagem mais estável
- Horizonte Artificial mais suave
- Actualização de dados de GPS mais rápida
- Indicação por setas com 16 posições
- Extinção do modo 4:3
- Implementação do reconhecimento automático (Box IDS)
- Reconhecimento de sensores automático (Code bits)
- PAL / NTSC Opção na página 4 do OSD
- Novo código para o variómetro
- Navegação pelos menu mais amigável

<r340>
- RSSI % Alarm ajustável no GUI
- Tempo the voo toma o lugar do tempo total durante o voo
- Identificação única ou nº liçensa do piloto
- Mapa de caracteres carregado através do GUI
- Editor de fontes integrado
- Implementação do Simulador da Controladora de voo

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 10-04-2013, 12:37   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Olá a todos,

(Multiwii 2.2 e KV Team OSD r345)


Ver no Youtube


@Nando

depois de alguns email trocados, de eu lhe dar a conhecer o preço actual do OSD e sem ter voltado a contactar após, tomei a liberdade de presumir algo e responder agora em público porque considero os seguintes pontos importantes.

30Euros não é caro. Para além das despesas inerentes à importação, penso que ao estar a comprar o OSD a quem desenvolve o código e dá a conhecer uma quantidade de formas de alterar o hardware de forma a usufruir de todas as funcionaldades inclusive as que para o qual não foi concebido originalmente mesmo que um pouco mais caro, só demonstra respeito e consideração pelo trabalho de quem o tem (para além de testado e pronto a ser utilizado, pelo que agradeço mais uma vez aos que o adquiriram com base neste tópico/forum).

Existe felizmente (contudo nem um Português) quem faça donativos superiores ao preço de vários OSD´s (nomes disponíveis na WIKI) porque consideram importante que se continue a desenvolver o trabalho que se começou, ou porque tão simplesmente gosta de o utilizar mostrando assim o seu reconhecimento.


Com os melhores cumprimentos,
KV

PS: divirtam-se Wink
http://www.kvteamosd.com

Download Post   
afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Wed 10-04-2013, 15:18   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Sendo Portugues o mentor deste excelente projecto,senti-me na obrigação de comprar um OSD kvteam.Poderia ter comprado um pouco mais barato e carregar o codigo,mas não seria a mesma coisa.

Como utilizadores muitas vezes esqueçemos as horas que este pessoal dedica a desenvolver estes projectos e por vezes nem um obrigado recebem.

Força KV continua que está excelente

Download Post   
afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Wed 10-04-2013, 23:16   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Ja agora aproveito para colocar umas questões,se calhar isto é basico Laughing

-A minha seta do home por vezes não aponta correctamente para o local de descolagem (home),por vezes tem um desvio de 45-90º.
Reparei no teu video que a seta esta a funcionar correctamente.
Que poderá ser? mag mal calibrado?

-Para ter a leitura da tensão da bateria de voo no osd,preciso de uma coisa deste tipo?
http://rctimer.com/index.php?gOo=goods_details.dwt&goodsid=861&productname=

-Alguma ideia de como tirar o rssi deste receptor?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14350__FrSky_V8FR_II_2_4Ghz_8CH_Receiver_HV_.html

Estou muito satisfeito com o OSD,até sinto falta quando voo o 400 que ainda não tem OSD,mas estas informações de rssi e tensão do pack de voo dava muito jeito.

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Thu 11-04-2013, 19:56   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Olá Afonso,
antes de mais quero agradecer duplamente, pela aquisição do OSD e pelo donativo, agora já existe um Português pelo que deverei pedir que ignorem o post anterior. Obrigado.

Estou neste momento em fase de criação de uma página onde estarão disponíveis novidades que podem ser adquiridas através do site e/ou feitas de raiz por vós seguindo as instruções disponíveis. Tudo a seu tempo... Rolling Eyes Graças aos donativos podemos continuar a desenvolver considerando o projecto pelo menos autosuficiente.

Vou disponibilizar as nossas ideias e desenvolvimentos quer neste OSD quer noutros caminhos que estamos a percorrer utilizando o mais recente hardware no mercado.

afonsos wrote (View Post): › Ja agora aproveito para colocar umas questões,se calhar isto é basico Laughing

Penso que não existem questões básicas, existem sim pessoas muito básicas que não colocam questões. Existe uma quantidade tal de informação acerca de determinado assunto/ponto, exlicado de maneiras muito diferentes o que acaba por confundir e fazer com que não o compreendamos realmente, pelo que tentarei sempre ser o mais sucinto e objectivo possível.

afonsos wrote (View Post): › -A minha seta do home por vezes não aponta correctamente para o local de descolagem (home),por vezes tem um desvio de 45-90º.
Reparei no teu video que a seta esta a funcionar correctamente.
Que poderá ser? mag mal calibrado?


Nas últimas versões Multiwii 2.2 e KVT_OSD r345 tive uma "queixa" por parte de um utilizador de peso no projecto Muultiwii relativamente a este assunto, pelo que comecei de imediato a tentar encontrar a razão... Efectivamente a explicação está na forma como se calibra a bússola e o local onde a mesma se encontra. Não estar a ser perturbado por nenhum campo magnético por mais pequeno que seja é 90% do caminho andado. Procedi também a uma alteração no código (OSD) e vim a descobrir mais tarde que tem exactamente o mesmo impacto que o código anterior para quem tinha o problema. É extremamente difícil de resolver um problema quando não o conseguimos reproduzir Mad .

Vou descrever de seguida o procedimento básico para uma bússola bem calibrada. Contudo incrivelmente, a marca/modelo de sensor pode influenciar na forma de como é calibrado.

Procedimento standard:

1-Eixo Z (Yaw): rodar 360º passando por: Norte, Este, Sul e Oeste;
2-Eixo X (Roll): rodar 360º e voltar ao ponto de partida;
3-Eixo Y (Pitch):rodar 360º e voltar ao ponto de partida.


Agora... Para o sensor que eu utilizo (HMC5883L) a forma correcta de calibrar é um pouco diferente bem como o código do sensor, porque o BIAS positivo é diferente no eixo Z cerca de 7%.
O campo gerado para os eixos X&Y é de 1.16 Gauss, e no eixo Z 1.08 Gauss.

(Gauss) unidade de medida de um campo magnético (inducção magnética).

Procedimento indicado para a bússola (HMC5883L):

1- Apontar para o norte e no nosso caso (Europa/Portugal) apontar também 45º na direcção da terra;
2- Eixo Z (Yaw): rodar 360º passando por: Norte, Este, Sul e Oeste;
3- Eixo Y (Pitch):rodar 360º e voltar ao ponto de partida;
4- Apontar para Este;
5- Eixo X (Roll): rodar 360º e voltar ao ponto de partida;



afonsos wrote (View Post): › -Para ter a leitura da tensão da bateria de voo no osd,preciso de uma coisa deste tipo?
http://rctimer.com/index.php?gOo=goods_details.dwt&goodsid=861&productname=


Para obter a tensão (voltagem) da bateria basta utilizar um divisor de voltagem feito com duas resistencias.

A minha questão é:

Queres medir através da FC, ou através do MinimOSD utilizando as modificações disponíveis na wiki?


O código do OSD utiliza a referência de voltagem interna de 1.1v e o código Multiwii não, o que faz com que o divisor de voltagem seja diferente de forma a obteres valores estáveis.

Se querias dizer ou medir corrente e tensão sim, esse é um bom exemplo de hardware para o efeito, vai conceteza funcionar correctamente depois dos devidos ajustes com a leitura através da FC. No caso do OSD só depois de baixares a tensão nos pin´s para 1v porque a escala está feita para 3.3v.

GND- Massa
V - Voltagem
I - Corrente



afonsos wrote (View Post): › -Alguma ideia de como tirar o rssi deste receptor?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14350__FrSky_V8FR_II_2_4Ghz_8CH_Receiver_HV_.html


Fiz uma pesquisa rápida e constatei que para esse receptor em particular a melhor forma é utilizando um RC filter (Low Pass filter) e um Buffer ligado ao Led verde que pisca (em termos de velocidade) consoante o nº de "pacotes/dados" que recebe.

Fiz um hà bastante tempo utilizando um LM 358 para o RX original do Turnigy 9X, funcionava bastante bem.

Há relativamente pouco tempo fiz um RC Filter de forma a utilizar o RSSI do meu FRSky D8rII-Plus depois de o ter flashado com o código CPPM 27ms.
O RSSI nos FRSky é PWM (Pulse with Modulation) e como tal para obtermos uma leitura analógica necessitamos de "cortar" os impulsos.

Esquema por mim utilizado para o efeito:



Envolver componentes e pontas em manga termoretráctil!



NOTA: A fotografia está invertida face ao desenho. Na entrada precisamos de sinal e massa para que o condensador faça o seu trabalho, na saída somente o sinal visto a massa ser comum.

O Buffer (Amplificador operacional LM358) serve para copiar o sinal "fraco" produzido pelo RX.

Depois de o sinal passar pelo filtro (RC Filter) O LM 358 torna-o significativo de forma a providenciar uma boa leitura.

O LM 358 Deverá ser alimentado (5v) e deverás soldar (unir) os pinos 1 e 2 que correspondem à saida (a ligar ao teu OSD ou FC).




NOTA: Aproveito para dizer que a próxima versão do código (OSD) já vai contar com leitura digital para o RSSI (PWM).
Para quem usar FRSky (outros com PWM out) e quiser soldar um pin no lugar do MISO (pin 12) passa a ser desnecessário o RC Filter.


afonsos wrote (View Post): › Estou muito satisfeito com o OSD, até sinto falta quando voo o 400 que ainda não tem OSD,mas estas informações de rssi e tensão do pack de voo dava muito jeito.


Fico contente que estejas a divertir-te com o OSD.
Espero ter ajudado neste post.

Aproveito para dizer que tenho a chegar OSD´s! Cool o 400 vai gostar também!

Abraço,
KV

Download Post   
afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Fri 12-04-2013, 12:37   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Kataventos,muito obrigado pela excelente resposta,contem informação bastante util,embora a parte tecnica do rssi ultrapasse os meus conhecimentos para fazer tal engenhoca Laughing vou ter de "chatear" algum amigo para me safar Laughing

Quanto á bussula uso as crius aio pro que teem esse sensor (HMC5883L) e efectivamente utilizei o procedimento standard para o calibrar.
Mais logo ja vou testar esse procedimento especifico para este sensor,darei resultados em breve.
So mais uma duvida,deve-se iniciar o processo de calibração da bussula com o multi ja inclinado a 45º e apontado para norte?

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Tue 16-04-2013, 15:06   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

afonsos wrote (View Post): ›
So mais uma duvida,deve-se iniciar o processo de calibração da bussula com o multi ja inclinado a 45º e apontado para norte?


Olá Afonso,

não necessáriamente, após iniciar o processo prosseguir conforme descrito. Os movimentos devem ser "suaves" e iguais em todos os eixos (como uma dança). Claro que tudo isto deve ser ensaiado porque dispomos de 30sec Wink

Abraço,
KV

Download Post   
afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Sat 20-04-2013, 14:30   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Que stress,calibrei dessa forma.
Por vezes a seta indica correctamente o home mas outras vezes fica parva Laughing
Como tenho os cabos de alimentação da bateria principal e alimentação do vtx a passar perto da FC provavelmente o problema vem dai,vou tentar passar os fios por outro lado a ver se melhora.

PS:Quando houverem mais OSDs disponiveis avisa

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sat 20-04-2013, 15:32   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Olá Afonso,

já estão OSD´s disponíveis Cool preparados testados e com o software instalado, enviar-te-ei PM.

Abraço,
KV

Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Thu 16-05-2013, 17:46   Post subject:   Back to top 

KV, este codigo suporta RSSI por PWM ou e so analogico?
PAra se poder usar direct com RX's tipo FrSky e EzUHF que fornecem o valor em formato PWM e nao ser preciso buffers e filtros.

Outra coisa, em relacao ao GPS e necessario mesmo ter GPS ou ele aceita funcionar nem GPS?
Sei que nao vou ter as funcoes associadas ao GPS mas eu nos meus quads so tenho GYRO (em algums ACC tambem) e so me interessa mesmo e o RSSI e voltagens dos packs (motorizacao e video)

Ideal seria poder ligar o GPS directo, por exemplo eu so tenho promicros que para terem GPS so com o conversor I2C. Funciona bem mas e mais fios e hardware para criar confusao de cabos. Smile

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Thu 16-05-2013, 18:27   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Olá Nando,

respondo aqui por ser o tópico dedicado às questões colocadas.
1- O código já suporta leitura de RSSI PWM mas ainda não está disponivel online para download, vai estar com a versão 2.2 dentro em breve. Contudo, os últimos OSD´s enviados por mim já contam com a função, devida alteração no hardware (PIN soldado) e opção de programação no GUI.

2- O OSD funciona mesmo sem teres o GPS. Imagina o GUI Multiwii, vai somente identificar o hardware que efectivamente tens disponivel, o OSD faz exactamente o mesmo, todas as outras funções não estarão visíveis no ecrã nem tão pouco o código perguntará à controladora por valores/informação de hardware não disponivel após o inicio da comunicação).

3- Lamento mas o GPS directo ao OSD está fora de questão. Hoje em dia é desnecessário "inventar" muito/(mais fios e hardware como dizes) devido à alta qualidade a baixo custo das Mega boards disponiveis no mercado, para além de que com o teu actual setup não usufruires de voo autónomo/outras funções. Contudo a realidade é que se não tens é porque não necessitas Smile

Abraço,
KV

Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Sun 19-05-2013, 14:36   Post subject:   Back to top 

(Movi para aqui a pergunta para ficar tudo junto)

1. Ok!

2. Actualmente nos OSD's que uso so preciso mesmo de leituras para o RSSI, Tempo e Voltagem de um ou dois packs.

3. Ok, Compreendo a razao. No meu caso nao pretendo o GPS para fazer navegacao autonoma mas apenas para ter os dados de localizacao no OSD. Como tal quero deixar a FC o mais livre possivel de trabalho extra desnecessario.


Penso que tenho por aqui material de tinha adquirido antes que da para meter o codigo a funcionar. A ver se ligo isto e experimento.

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
CrocuS

Portugal
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sun 19-05-2013, 17:35   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Olá KataVentos!

Tenho uma dúvida. Liguei o sensor de corrente da RCTimer a uma AIOP V2.0 para poder ter as leituras no OSD. Liguei o V ao A0, o I ao A1 e o GND ao GND (obviamente Razz). Estas ligações estão correctas?

Qual o próximo passo? Já activei no GUI do OSD as opções das baterias. Tenho que fazer alguma coisa no código MultiWii?

_________________
Canal YouTube
Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Sun 19-05-2013, 18:04   Post subject:   Back to top 

Tens de activar o powermeter no codigo.
Tem de ser o hard. Ve no wiki da multiwii como o ajustar.

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
CrocuS

Portugal
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sun 19-05-2013, 18:18   Post subject:  Re: Minim OSD e Multiwii Back to top 

Agora é que ja fiquei todo baralhado lool

_________________
Canal YouTube
Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.553s (PHP: 59% | SQL: 41%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]