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Author |
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NeCa
SECOND LIEUTENANT
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Carlos Marçal
AIRMAN FIRST CLASS
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Saudações, na www.supermagnete.ch já têm os novos magnetos 5x5x1.2 N50. Devem ser quentes estes e com 1.2mm de espessura reduzem o espaço entre estator e rotor.
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MFreitas
FIRST SERGEANT
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Vi ontem pela primeira vez um motor de cdrom equipado com os N45 e posso dizer que o motor tem uma "compressão" impressionante!!!!
A força dos magnetos é suficientemente forte para segurar o sino do motor.
Usando uma 8X6 a força magnética é suficiente para não deixar fugir o sino do motor, mesmo com o motor em full power usando uma hélice!!!!!
Este novo motor de 24mm aguenta tracção directa de uma 8x6 gws, recorrendo ao esquema de bobinagem em Y (estrela ).
Falta ainda saber quais os consumos e rotação que se consegue obter. No entanto a diferença de potência entre os 7,4V e 11,1 V não é significativa o que me leva a concluir que se calhar será melhor optar por packs de 2 células de Li-Po.
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_________________ To boldly go where no one has gone before...
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Carlos Marçal
AIRMAN FIRST CLASS
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Para a semana ou ter algum tempo livre e vou colocar N48 no meu cd-rom, assim que tiver resultados coloco-os aqui. Para já ficam estes com o magneto de origem sem redutora:
7 células NiMh 800 mA Sanyo
Hélice Gunter 125x110 (em mm) 7900 rpm
Hélice Super Nylon 150x100 (6x4) 7300 rpm
2 células de LiIon 1300 mA Sanyo
Hélice Gunter 125x110 (em mm) 6900 rpm
Hélice Super Nylon 150x100 (6x4) 6600 rpm
Próximos testes serão feitos em primeiro lugar com 3 células LiIon 1300 mA Sanyo e depois com os novos magnetos N48.
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Carlos Marçal
AIRMAN FIRST CLASS
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Após várias tentativas com 12, 10, 8 magnetos sem sucesso decidi pôr 6 já sem esperança. Loucura total o motor parece que quer explodir em vazio. Ficam aqui os resultados dos testes
7 células NiMh 800 mA Sanyo
Hélice Gunter 125x110 (em mm) 8500 rpm
Hélice Super Nylon 150x100 (6x4) 7800 rpm
E a força dos magnetos é suficiente para segurar o rotor, agora tenho de fazer uma balança para testar a força de tracção destes motores e adquirir um WattMeter para obter resultados de tensão e amperagem.
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MFreitas
FIRST SERGEANT
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Vi em Pombal pela primeira vez um motor brushless contruido de raiz.
O construtor, Carlos Pratas, além de apresentar os motores por ele construidos, também prestou esclarecimentos quanto à técnica de construção apilicada na fabrico destes motores.
Como podem ver no video a força destes motores é de tal forma elevada que dá a sensação que o motor tem compressão devido à força dos magnetos utilizados. A Cessna apresentada no video está equipada com um destes motores que tem um consumo aproximado aos 2A. Atrevia-me a dizer que esta Cessna tinha força suficiente para ser rebocadora de muitos modelos presentes no encontro.
Infelizmente não tive oportunidade de filmar a Cessna em voo.
Parabens Carlos e obrigado pelos esclarecimentos que me foram dados relativos à construção de motores Brushless.
Video
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_________________ To boldly go where no one has gone before...
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Pmagall
Fundador
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Puxa...
Estive a ver o video, e de facto é fenomenal, pena é não se ter gravado um peq. video com o motor a trabalhar e já agora a voar.
Reparei que as Bobines são maiores, do que é normal, não?
E já agora Freitas, não tens o contacto do aeromodelista??? Sem dúvida, que todos concordam que seria uma mais valia, se ele participasse no Fórum, e se possivel, nos informasse como desenvolveu esta pequena maravilha.
Será que não se consegue obter mais elementos sobre este motor, tipo Watt, consumos, Força/gr. etc. e que pack é que ele utilizou no cessna.
Uma vez que estou deveras curioso, quanto pesava a cessna? consegues saber??
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Last edited by Pmagall on Thu 25-03-2004, 16:10; edited 1 time in total |
_________________ RCMpt.com
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MFreitas
FIRST SERGEANT
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Paulo,
tenho o contacto do Carlos e vou-lhe pedir para que se registe no fórum e publique alguns dados relacionados com a construção e caracteristicas dos motores construidos por ele.
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_________________ To boldly go where no one has gone before...
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MFreitas
FIRST SERGEANT
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Carlos,
A Cessna que levaste ao encontro de Pombal foi construida por ti ?
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_________________ To boldly go where no one has gone before...
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cpratas
AIRMAN BASIC
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Boa tarde
Não sei se vos poderei dar grande ajuda na construção dos vossos motores, no entanto posso esclarecer alguns aspectos com base nas minhas experiencias.
Por acaso, vi em rcgroups umas imagens de motores feitos a partir de CD-Roms e, como tinha vários drives à espera de irem para o lixo, resolvi tentar construir um motor. Como tenho um torno, em vez de aproveitar o motor original fiz toda a carcaça, aproveitando apenas o estator e os rolamentos.
O primeiro controlador trifásico foi construído à volta de um integrado da Philips (TDA5144) retirado de uma placa de um disco duro avariado. Tem várias limitações. Por ex. máxima corrente de 2A; não usa PWM, pelo que o controle de velocidade implica uma regulação série com a consequente dissipação térmica (desperdício de energia). Apesar de tudo serviu para testes.
Daí até agora, passados alguns motores, fiz o que está instalado no Cessna. O estátor é feito de dois CDs iguais de 20mm de diâmetro e os ímans são de 10x3x2mm N45, comprados na suíça. Cada fase tem 3x15 espiras e estão ligadas em triângulo (maior velocidade, embora com maior consumo). O controlador é um BL-Micro (Jo Aichinger): mandei vir da Alemanha o circuito impresso e o microcontrolador já programado.
O Cessna acaba por ser consequencia de tudo isto: tinha que testar os motores.
Foi construído por mim a partir de um plano que me foi gentilmente cedido pelo autor, David Blumm.
O conjunto pesa 410 g (pode vir a ter menos 80g) e está alimentado por 8 Sanyo AAA de 800mAH. Foi experimentado em Pombal pelo Sérgio Costa com 2 LiPoly de 1200 mAH e aprovou.
O motor quando alimentado com 10 elementos e com uma hélice 8x6 mantém um impulso estático de cerca de 340g.
Carlos
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Alves
AIRMAN BASIC
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Olá Carlos Marçal, é um prazer encontrá-lo por aqui, há já algum tempo que não trocamos impressões.
Carlos e Freitas, aqui, neste cantinho à beira mar plantado, conseguimos arranjar fio de cobre isolado para os nossos motores ou temos "de mandar vir de fora"?
Já tenho dois kits da GoBrushless.com, são espectaculares,mas ainda não voaram , fiz um teste e deixei cair o modelo directo para o chão agora estou sem modelo e sem servos, mas o motor não sofreu nada
Tenho alguns motores à espera para serem bobinados, mas falta-me o fio.
Alves
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Carlos Marçal
AIRMAN FIRST CLASS
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Saudações, para encontrar fio basta descobrir uma casa de rebobinagens de motores na área de residência, eu tenho uma perto de mim e o proprietário ofereceu-me fio de 0,30; 0,40;0,50 suficiente para bobinar uns 20 motores.
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Pmagall
Fundador
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he he he!!
Sortudo!.........
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_________________ RCMpt.com
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Carlos Marçal
AIRMAN FIRST CLASS
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Vejam só este tutorial da GoBrushless.com, está em pdf.
Parte 1:
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Carlos Marçal
AIRMAN FIRST CLASS
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Rui Felgueiras
FIRST SERGEANT
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Para mim isso de construir motores é demais........
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_________________ MANY PLACES TO FLY AND NOW A PLANE TO DO IT......CAVS sempre....
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P.N.
AIRMAN
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Alguem sabe onde podemos encontrar o fio para bobinar os motores?
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_________________ Bons voos
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caixinha
AIRMAN BASIC
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P.N. wrote ( View Post): ›
Alguem sabe onde podemos encontrar o fio para bobinar os motores?
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Bem... no Barreiro não
Mas caso venha a Lisboa um dia destes...
Tente na RadioLux, é uma loja no 1º andar do numero 18 ou 19 da Rua Jardim do Reguedor (na Baixa), esta rua liga a Rua Portas de Santo Antão (rua do Coliseu) à Praça dos Restauradores.
Eles vendem fio, poderão é não ter a espessura que procura.
Caso me diga o tamanho que quer, um dia que passe por perto posso perguntar se têm.
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caixinha
AIRMAN BASIC
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Por acaso...
Ninguém conhece um esquema de variador para motores "brushless"?
E que como estou a iniciar-me nestas coisas do Aeromodelismo já levei um "rombo" no orçamento que vai lá vai e os variadores para "brushless" que se compram não são nada baratos
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Carlos Marçal
AIRMAN FIRST CLASS
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Carlos Marçal
AIRMAN FIRST CLASS
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O meu frankenstein
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_________________ No limits!!!
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Carlos Marçal
AIRMAN FIRST CLASS
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Feio mas funciona
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_________________ No limits!!!
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caixinha
AIRMAN BASIC
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Muito obrigado pelo link está muito bom...
...tão bom, que acabei com as ilusões de construir um variador "brushless"
Carlos Marçal wrote ( View Post): ›
.Mas é provavel que te saia mais caro construir do que comprar.
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Acho que o conselho é mais correcto se for:
.mas é provável que com tantos componentes, gastes dinheiro e não faças nada de jeito
grande confusão de componentes, se não fizer a PCB nem utilizar os micro componentes (não me lembro do nome. SO. acho ), deve ficar enorme.
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Carlos Marçal
AIRMAN FIRST CLASS
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Mas há pessoal para tudo inclusivé um tipo que construiu o seu próprio gyro para héli, entre outros projectos, todos eles complexos. O mais complexo que fiz até hoje foi um carregador paraLiIon a partir do projecto de um indíviduo e à segunda tentativa funcionou e continua a funcionar. Tem um número impressionante de componentes cerca de 10.
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_________________ No limits!!!
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Iniciante
AIRMAN BASIC
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Olá pessoal... Esses micro componentes designam-se por SMD (Surface Mounted Device) "Componentes montados superficialmente". Realmente tanto a aquisição dos componentes, como a montagem e soldadura são um pouco críticos... mas no aeromodelismo como tudo na vida "quem não arrisca não petisca".
Um abraço
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