Boa noite a todos, antes de mais uma pequenina apresentação:
Fernando Cândido, 25 anos, Torres Vedras.
Sou novo no forum e como já devem estar habituados, pensei num projecto para um modelo, mas ao tentar por em prática o mesmo, as primeiras dúvidas apareceram.
O projecto consiste no seguinte:
Imaginem algo parecido com um dassault rafale, com a hélice/turbina traseira para impulso, mas depois com uma helice/turbina na ponta de cada asa e outra à frente (dentro da fuselagem na parte da frente, mantendo as duas asas pequenas na frente (estilo tricóptero).
A aeronave terá +/- 90 cm de comprimento com uma envergadura de 75 cm.
Dúvidas: mesmo ainda não tendo uma noção exacta do peso total da mesma, gostava de ter opiniões acerca de:
hélice ou turbina?
motor e potência necessária,
materiais a utilizar etc...
em suma, o projecto está feito em papel milímetrico com as medidas que o mesmo deve ter, mas existem demasiados factores que desconheço para poder prosseguir sozinho e daí pedir a vossa ajuda para certas dúvidas.
Se estiver a ser algo confuso por favor digam,
Cumprimentos, Fernando
Candido
AIRMAN BASIC
Rascunho....
LUISX
Administrador
Boas Candido bem vindo
quanto ao material depron na minha opinião, bom...mas...quanto ao projecto não percebi se a ideia é voar como um avião ou como um tricoptero ? descolagem na vertival como um tri ou quad ou na horizontal
depois um conselho e opinião pessoal, as turbinas electricas são uma treta mas como disse é apenas a minha opinião
de qualqer forma "gostava" de ver esse rascunho mais desenvolvido
parabéns e boa sorte no projecto
_________________ Enjoy RCMpt
carbas
STAFF SERGEANT
Como é de T. Vedras está próximo de Arruda dos Vinhos. Então porque não vai ao encontro de multirotores que se vai realizar no campo de voo do GAAV, nos próximos dias 22 e 23 e que conta com a presença dos melhores especialistas nacionais de tricópteros, quadri, hexa, etc.
CB
Candido
AIRMAN BASIC
Bom dia a todos, desde já agradeço o convite para ir a Arruda:)
Relativamente ao meu projeto:
O objectivo é que tanto descole na vertical (como um tri) usando os 3 motores verticais, como na horizontal usando o motor que vai ficar por baixo do estabilizador vertical, ou seja juntar o melhor de 2 mundos.
A aeronave terá trem de aterragem, as grandes asas traseiras terão ailerons e as asas pequenas à frente farão de lemes de profundidade.
O objectivo é ter um controlo total, criando uma aeronave que aterre em qualquer lado como um heli mas que também consiga fazer viagens longas como um avião.
Pode parecer utopia mas sei que é possível
Relativamente ao que idealizei, as hélices (de 3 ou 4 pás) sempre foram a minha 1ª escolha, tanto que como se pode reparar no rascunho, são hélices que estão lá.
Já fiz o projeto à escala que não consigo digitalizar como se compreende, e para as hélices guardei um espaço até 15/16 cm de diâmetro para uma envergadura total (c/hélices) de 82 cm e um comprimento total de 90 cm (basicamente as mesmas dimensões do desenho mas em tamanho real).
Não tenho noção de qual a potência necessária para levantar um bicho destes mas sei que para os 3 motores verticais é necessária força em detrimento de velocidade (provavelmente a diferença estará no tipo de hélice e não no motor).
Cumps
LUISX
Administrador
eu penso que estamos a falar de Aeronaves VTOL a ideia é revolucionar um Osprey v22 ou algo do genero suponho
atenção que não é nada facil de voar esse tipo de aeronaves
Exatamente algo parecido como o que está nessa imagem com os motores fixos ou seja como na imagem da aeronave maior.
Só necessito de ter uma ideia do tipo de motor e hélice a utilizar para comprar o material para começar a fazer a máquina.... tudo o que seja electrónica tenho que definir já embora só seja colocado no fim entendem? Se andar por aí alguém de T. Vedras com experiência e com quem me puder encontrar agradecia:)
Ah... onde posso encontrar uma loja em Lisboa onde possa comprar o material para fazer a estrutura e depois o revestimento?
Não sei que materiais utilizar
Quero andar com isto para a frente até porque o que não falta são ideias....
Obrigado pelo vosso apoio!
rgon
CAPTAIN
Olá,
Tem ai um projecto ambicioso.
Vai precisar de duas fases de voo, modo VTOL e modo aviao em que a controladora de estagbilizaçao será desactivada, já sabe como fai fazer a transição?
Em relação aos materiais poderá utilizar aluminio( AKI ) e depron (normalmente compro na JetCat Portugal).
Candido
AIRMAN BASIC
Sinceramente ainda não tenho ideia de como o fazer.
Mas vou falar do que pensei e corrijam-me se estiver enganado
Inicialmente pensei:
- Usar 1 placa para tricóptero para controlar a parte VTOL.
- Usar uma placa de avião para controlar a parte de avião.
Interligar tudo de maneira a que com um comando se controle tudo.
Ainda não tenho uma ideia concreta de como passar de uma parte para outra.
Tenho que pensar numa que seja exequível
Pergunta: O comando além dos 2 Joysticks tem algum controlador de potência?
Se tivesse ficava assim:
Lado esquerdo do comando (parte VTOL): Joystick controla a parte VTOL como um tricóptero e o controlador de potência controlaria a potência geral (por causa da elevação)
Lado direito do comando (parte avião): Joystick controla lemes e ailerons e controlador de potência controlaria a potência geral do motor traseiro.
Isto é possível? não faço a mínima , mas assim resultaria:)
Outra opção bastante mais simples seria usar algo que desativasse mediante um comando qualquer uma parte para ligar a outra...
Need help:)
rgon
CAPTAIN
Isso depende do comando mas a maioria tem potenciometros. Para a parte de VTOL precisa dos dois sticks(4 canais). É possivel fazer com os 4 canais e mais um para o propulsor, nesse caso tem que ter sempre a controladora de VTOL sempre activada.
Candido
AIRMAN BASIC
Mas então se os 2 joysticks estariam ocupados para a parte VTOL, como controlaria os lemes e os ailerons?
Ou estarei a entender mal.....
LUISX
Administrador
Em tempos sei que o TiagoJanz andou com um projecto identico
fica um topico com muita informação sobre o tema, aconselho a sua leitura atenta
Boa noite, continuo a matutar para tentar conseguir controlar tudo com um comando
Se bem compreendi, necessito dos 4 comandos para o VTOL e ao mesmo tempo para controlar a aeronave em voo. Então e se usar um dos switch do comando para fazer de AB, de um lado o circuito que controla o VTOL e do outro um circuito que controle os lemes e ailerons.
Assim poderia usar a parte que pretendesse quando quisesse correcto?
Desde que o controlo da potência geral dos motores fosse independente, não haveria problema!
Usaria então 2 potenciómetros do comando, um para controlo da potência do motor de trás e outro para o controlo da potência geral dos 3 motores VTOL.
Digo independente para evitar que ao mudar para o circuito que controlaria os lemes/ailerons, os motores VTOL simplesmente se desligassem....
Será isto possível desta forma?
Quanto à aerodinâmica não haveria problema, pois os 3 motores VTOL estariam "tapados por cima" de forma a não existir ali uma barreira à circulação de ar..
Que acham?
Nando
Administrador
Os motores nao podem estar tapados, senao nao existe uma boa circulacao do ar.
4 canais + 1 comutador de voo chega. O resto e ter software que controle isto tudo.
(O tiagojanz penso que andava a fazer apenas com mixagens do radio.)
Mas com software faz-se tudo e de forma simples.
Em modo VTOL a deriva controla a inclinacao dos dois motores laterais afim de efectuar a rotacao sobre o proprio eixo. A inclinacao para a frente/traz e controlada pelo elevador e pode ser simplesmente a desacelaracao/acelaracao dos conjunto dianteiro/traseiro. E o mesmo para a inclinacao lateral.
Com o switch ele ia rodando progressivamente os 3 motores ate estarem a 90 graus onde o funcionamento dos comandos passar a ser feito para as superficies moveis.
Tambem ja tinha comecao a desenhar algo semelhante, mas as EDF que encontrei que eram boas para isto eram muito caras...
_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Candido
AIRMAN BASIC
A questão é que pretendo que os 3 motores sejam fixos e se bem percebi, estás a falar em colocar os motores a inclinarem-se 90 graus correcto?
No total teria 4 motores.... 3 verticais e 1 horizontal.
Em modo VTOL a inclinação vertical seria controlada com a aceleração desaceleração do motor dianteiro e a inclinação lateral através dos 2 motores laterais.
Daí eu perguntar se é possível ter um potênciómetro independente para o motor horizontal, o que ai dar à aeronave deslocação horizontal e outro para os 3 motores VTOL. Se fosse possível, descolava em modo VTOL, e quando estivesse à altura desejada, podia aumentar a potência do horizontal e até ganhar uma certa velocidade continuar a controlar com o VTOL, passando depois através do switch para o controlo dos lemes/ailerons. Como existiria um potenciómetro independente para os 3 motores VTOL poderia mantê-los ligados (iriam estar os 3 sempre com a mesma potência) ou simplesmente desligar e controlar td como um avião normal.
Espero não estar a ser confuso:) Só quero decidir o como, a partir daí é mãos à obra
Já agora obrigado pela ajuda!
rgon
CAPTAIN
Com 3 motores fixos tem que pensar numa solução para neutralizar o torque no modo VTOL.
Candido
AIRMAN BASIC
Como assim ?
Candido
AIRMAN BASIC
Acho que já entendi... Ou seja para isto funcionar melhor talvez fosse mais sensato 4 motores para o VTOL e 1 para propulsão... Que acham?
rgon
CAPTAIN
4 motores ou 3 motores+1 servo, também fica engraçado com 2 motores e 2 servos.
Se a ideia seja ele voar tipo hovercraft essa configuracao deve funcionar. Com um radio como o 9x com o software er9x e capaz de dar para confugurar isso tudo.
_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
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Candido
AIRMAN BASIC
Hum... é pá desculpem lá a minha ignorância em certos aspectos, como disse, tenho a vontade mas ainda não tenho o conhecimento, daí não ter a noção de certas situações que para vocês serão super simples.....
Pelo que percebi, a aeronave só com 3 motores fixos não fica perfeitamente estabilizada porque não existe a compensação que os motores da esquerda dão aos da direita no caso de 4 motores correto? então a solução passaria por tornar o motor dianteiro móvel através de um servo (inclinar-se-ia para a esquerda e direita), para que o "menino" pudesse girar em torno do seu eixo assim poderíamos ter esta configuração em VTOL:
Motores traseiros fixos só com aceleração e desaceleração simples (igual dos 2 lados) e o motor da frente controlava td através dos 4 comandos disponíveis:
UP: Motor desacelera fazendo a aeronave descer
DOWN:Motor desacelera fazendo a aeronave subir
LEFT: Motor inclina-se para que aeronave possa girar para a esquerda
RIGHT: Motor inclina-se para que aeronave possa girar para a direita
Que tal?
Candido
AIRMAN BASIC
Mas isto era apenas a fase VTOL em que o objectivo é que ele voasse tipo hovercraft como referiu o Nando.
Relativamente a este ponto já estou esclarecido
2a Fase - funcionar como um avião:
Colocar um comutador de circuitos no avião, ativado por um Switch no comando de modo a no imediato desativar a parte VTOL (a referida acima e toda no 1º circuito) e ativar o controlo normal do avião tendo no 2º circuito (mesmo que com outra placa):
1 controlo de potência para os 3 motores VTOL
1 controlo de potencia para o motor traseiro
UP/DOWN - controlo dos lemes de profundidade
LEFT/RIGHT - controlo dos ailerons
Ou seja, tudo igual ao 1º circuito excepto as funções dos comandos UP/DOWN/LEFT/RIGHT
Mais ou menos sim....
Mas adaptado àquilo que escrevi acima....
A questão essencial é saber se dá para ter 2 circuitos distintos acionáveis com um Switch pelo comando, para ao mudar do circuito A para B alterar as funções do controlador....
LUISX
Administrador
Agora só uma questão Candido tu sabes voar ?
é que como disse anteriormente para voar este tipo de aeronaves é necessario ter muita experiencia pelas proprias caracteristicas do modelo !
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