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Brazao
MASTER SERGEANT
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JCardoso
Antes de tudo os meus parabéns pelos primeiros voos. apesar de haver muita coisa que não está bem estas no bom caminho.
Porém, antes de teres algum "azar" gostava de te deixar uns conselhos que secalhar poderão fazer toda a diferença.
Preocupa te em aprender o básico. Parece me ser muito cedo para certas manobras acrobaticas. não é o avião ideal sequer. Ali numa faca ou num projecto de tonneaux aqui num destes videos a coisa ia correndo mal. Pois bem, nesta fase preocupa te em ocupar bem o espaço coisa que não estas a fazer correctamente.
Deves definir um campo de voo a tua frente. Orienta te em relação ao sol. Se possivel mantem o sol nas tuas costas. Depois de definires este campo deves definir uma linha proibida: o modelo nao deve passar atras das tuas costas logo não deves rodar sobre ti proprio para acompanhar o aviao. A situação deve ser exactamente a oposta: o avião segue te a ti. Não es tu que tens que andar atras do avião.
Para ja preocupa te em fazeres voos nivelados, passagens a tua frente niveladas, paralelas com a pista sem perder altitude nem direção. Depois faz o mesmo com as voltas: voltas niveladas com entrada e saida a mesma altitude.
Paralelamente nao te canses em treinar as aterragens e procura a perfeição na aterragem! aterrar não é atirar com o modelo de qualquer forma para o chao, não é fazer saltos. Treina bem as aproximaçoes vezes sem conta. Uma boa aproximação, como se costuma dizer no futebol é meio golo.
Estes pormenores fazem a diferença entre um voo limpo, harmonioso e orientado ou o encher chouriços que muito se vê por aí. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
Parecem coisas simples mas vais ver que não sao assim tao fáceis de fazer, Vão acabar por se revelar bons desafios.
Bons treinos.
Cumprimentos
Filipe
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jcardoso47
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Antes de mais obrigadao por todos os concelhos. Eu sei que devo ter consideracao a varios factores que nao levo a risca =/ mas eu quando vou voar simplesmente aborrece me fazer esse tipo de voo .. nivelado ( e nao considero dificil)..nessas filmagens posso nao estar a mostrar esses aspectos mas na realidade por vezes costumo os fazer.. Eu sei que sou irresponsavel em fazer os voos que faco .. mas isso realmente nao me preocupa mt.. pk eu entrei neste hobbie mesmo pk gosto e nao para agradar aos outros..( sem arrogancia alguma digo isto,atencao!) Eu procuro fazer os voos seguros e com manobras. pois nao sou muito adept de ''voos escala'' , o p-51 nao eh muito apropriado mas a verdade eh que eh possivel fazer certas manobras e ja me deixa contente
Mas fica a promeca de fazer um video com aterrangens prefeitas e voos nivelados
em relacao ao sol.. log kd entrei nesta modelidade ensinaram me logo esses aspect .. mas as horas que costumo voar o sol esta sempre baixo e nao me afecta muito, mas claro se for tipo sol alto do meio dia ..evit sempre
Cumps
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Brazao
MASTER SERGEANT
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Percebo perfeitamente o que estás a dizer.
Apesar de já ter sido menos fã do voo a escala, como é sabido a minha area de eleição é a acrobacia seja a de precisão ou a extrema e a velocidade. Voos lentos ou demasiado "parados" sem qualquer tipo de desafio nao me dizem grande coisa.
Agora uma coisa é certa... Ninguem deve começar a conduzir uma mota numa pista de motocross a fazer os saltos e aquelas coisas todas. Existe um percurso e esse precurso deve ser respeitado. Ninguem começa a conduzir um carro pelos formula 1. Nem mesmo os pilotos da força area começa pelos f-16. Todos começam pelo mesmo: o velho chato lento chipmunk. Este era o ponto onde queria chegar. Não falei sequer em irresponsabilidades porque não era esse o objectivo nem acho que, tendo em conta o modelo e local de voo tenhas sido irresponsavel. De facto não me parece que o tenhas sido.
Claro que a ideia não é ficar pelas voltas niveladas "chatas". Simplesmente é muito mais facil integrares manobras num voo ordenado do que fazer loopings e tonneaux ou o que quer que seja para onde se esta virado.
Basta analisar com calma os voos dos melhores do mundo. Eles não sao mais do que qualquer um de nós. Simplesmente fazem as coisas com pes e cabeça.
Olha um exemplo... Aquele que eu considero ser um dos melhores pilotos de jactos em Portugal não o é por acaso. Foi alguem que ganhou muita muita experiencia, mão e sentido de voo numa modalidade onde isso é exigido: na acrobacia de precisao. Agora quando voa jactos faz exactamente as manobras que todos os outros pilotos de jactos fazem mas com um toque, sentido e precisão que faz a diferença.
Naturalmente que cada uma retira da modalidade o prazer que lhe satisfaz. Uns voam à toa, outros voam ordenados e ha outros que nem sequer voam e ainda assim são aeromodelistas.
Diria até mais... É isto que torna o aeromodelismo tão rico, diversificado e fascinante.
Venham de la esses voos e essas aterragens à maneira
Cumprimentos
Filipe
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