Este foi o meu primeiríssimo modelo. Comprei-o há uns 20 anos a um amigo com quem ainda hoje voo regularmente.
Trata-se do velhinho e saudoso Panda da Multiplex. Acho que foi o primeiro modelo de muitos aeromodlistas, pelo que tenho lido por aí, e fez as delícias de pequenos e grandes em tempos idos e ainda faz.
Com meu Panda, dei os primeiros passo no mundo do aeromodelismo e foram muitos o dissabores e as conquistas que me proporcionou.
Lembro-me como se fosse hoje do dia em que depois de um voo mal programado e de uma aterragem (amaragem) pior, tive que tirar os sapatos e as calças e mergulhar em pleno Tejo Barreirense para o salvar de uma morte quase certa. O que me espantou é que tudo, mas tudo sobreviveu à água salgada. Eletrónica e tudo. Depois disto dediquei-me ao automodelismo e o Panda foi encaixotado e guardado, cerca de 15 anos, até há uma semana, quando o fui buscar ao sótão dos meus pais.
Aí está ele:
Naquele tempo fazia as reparações com pedaços de papel higiénico aplicado com cola de madeira com se fosse fibra de vidro e resina.
E quantas reparações...
O que é certo é que resultava. Tinha que resultar! Naquele tempo, não tinha à minha disposição materiais, conhecimento, nem técnicas para o fazer de outra forma. Bendita internet que veicula tudo isso!
Quando veio parar às minhas mãos, não tinha deriva e o estabilizador estava feito em vários pedaços... Trazia um rádio de 27mhz de 5 canais, que entretanto vendi.
Construí esta deriva que difere bastante da original, mas nunca consegui manual nem desenhos para tirar o molda da peça, e assim ficou durante este tempo todo.
Depois de conseguir o manual e desenhos, na internet claro, pus as mãos ao trabalho.
Os servos eram presos com uns pedaços de chapa em forma de "L" e rebitados à fuselagem! Meu Deus! Quanta ingenuidade!
A água salgada não perdoou a oxidação das parte metálicas. Vejam o que tirei de lá:
Colei o estabilizador no sítio, que anteriormente era aparafusado para transportar mais facilmente.
Limpei-lhe um bocadinho a cara, fiz pequenas reparações e uma deriva nova. Podia ter feito um trabalho de restauro mais aprofundado e esmerado, mas preferi deixá-lo assim. Mantém-se a personalidade, a história de vida e as marcas de guerra de um "vintage". Portanto fiz apenas o essencial para o por a voar, sem olhar ao aspecto estético.
Fiquei satisfeito com o humilde voo de escassos segundos. Agora é só arranjar um guincho ou pedir uma boleia a reboque de um outro modelo com "estaleca" para o puxar. Estou também muito curioso para voar de encosta. Alguém tem umas dicas para me dar sobre isso?
Até breve!
Nuno Lopes
_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações lenhadas!
Pessoal, tenho a comunicar que o Panda bateu as asas durante um lançamento com fio em corrida.
A pobre asa não aguentou o stress do puxo e a força do vento.
Mas não fica por aqui, em breve voltará com a asa reparada e mais forte ainda do que era.
Cumprimentos
Nuno Lopes
_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações reconstruídas!
O panda já está reconstruído. Apesar da asa ter ficado partida, rachada, despedaçada e a canópia feita em mil pedacinhos, já está tudo prontinho para voar.
Aliás, já o tinha experimentado no último fim-de-semana, mas a canópia ainda era provisória (esta continua a ser).
Não documentei o processo da reparação pois foi uma coisa simples, apesar de demorada. Basicamente foi fazer um puzzle 3D. Juntar todos os pedacinhos que sobraram e colar tudo no sítio com um cyanoacrilato poderoso. Hoje fiz uma uma canópia um pouco melhor recorrendo a um frasco de detergente líquido para a máquina da roupa.
Já tinha usado este tipo de frascos para a canópia e cobertura radiador de óleo do P-51 Mustang, para a canópia do Skyraider, entre outras coisas, e acho que têm um resultado muito satisfatório.
A canópia original:
Dá bem para ver as colagens e os buracos dos pedacinhos que não encontrei.
Aqui está o frasco que vai servir para fazer a nova canópia:
Vai ficar mais ou menos assim:
O bocado que vou utilizar:
Seguro o pedaço na posição correta para fazer as marcações e cortar:
E pronto. Já cortada, furada e no lugar:
Acho que não ficou nada mal, comparando com a original:
Uns toques de vermelho e pronto:
Para quem tiver curiosidade aqui fica também uma foto da asa reconstruída, que como eu previa ficou mais forte que anteriormente. Notam-se perfeitamente as marcas das colagens com Cyano:
Mais episódios se seguirão...
Nuno Lopes
_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Luis
MASTER SERGEANT
não há para aí o plano disso??
nunol
SENIOR AIRMAN
Luis wrote (View Post): ›
não há para aí o plano disso??
Não, o plano não há.
A única coisa que encontrei na net foram as instruções de montagem em pdf.
Serve?
_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações modelistas!
20 anos separam estes dois modelos. Um Multiplex Panda e um Multiplex Easyglider.
Estava a precisar de um método para pôr o meu Panda no ar, e pensei: " O Easyglider!! E porque não?"
Lá me lancei na aventura de construir o berço, montar tudo e voar...
O Multiplex Blizzard também foi "voar" neste dia. Parece quase um foguetão!!
_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Samurai
AIRMAN BASIC
ESPECTÁCULO
grande trabalho de restauro
bons voos
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
boas, ja vejo que andas-te a fazer das tuas eheh, muito bom 5estrelas sem duvida mas atençao aos loop´s no velhinho panda a idade ja pesa eheh, e bom video como sempre.
Um destes dias combinei uma ida à Serra do Louro, em Palmela, (terra de bom vinho), para experimentar o meu "Panda vintage" e a minha recém-construída zagi em voo de encosta.
Os meus companheiros de voo foram o Bassman e o Carlos que levaram a sua Zagi (irmã gémea da minha) e o seu EasyGlider, respetivamente.
No início dos voos o vento não estava muito bom. Estava um pouco desalinhado com a encosta e relativamente fraco, o que criava pouco "lift".
Com o avançar da tarde começou a ficar melhor e proporcionou-nos bons momentos de voo relaxado e de divertimento.
Não é preciso dizer que mais uma vez adorei voar na encosta principalmente porque correu tudo de feição, sem problemas e sem lenhas.
Só houve um pequeno incidente: Um tolo (eu) terminou o seu voo com a zagi, depois veio outro tolo (a minha pessoa) que a colocou no chão no meio do caminho, e então outro tolo (eu outra vez) quando estava a voar o Panda, fez o favor de a pisar.
Descolou-se apenas uma winglet, mas já está reparada e pronta a voar outra vez.
Até breve.
Nuno Lopes
_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Fernando Borges
AIRMAN BASIC
Muito bom!! Deve ter sido um dia e pêras com todo esses arsenal de aviões.
P Video ficou impecavel.
Nota positiva tb para a preocupação ecologica. Há muito tempo que tb o faço.
Nalmeida
SENIOR AIRMAN
Espectáculo, quanto a mim estes momentos, trabalhos, voos capturam algo do mais belo que há no modelismo.
Muitos parabéns e felicidades.
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum