Tive a ver esses motores e de facto são mesmo muito pequenos, 6 gramas
Por acaso tenho aqui um Scorpion HKII-2208-34
http://www.scorpionsystem.com/catalog/motors/hk22/HK-2208-34/, mas pesa 40 gramas, se calhar está bem fora da escala não?
Já agora aqui fica os planos que estou a usar, só consegui ampliar para 180% visto que a partir daí saía do papel
está tudo em A3
http://dl.dropbox.com/u/8923283/micropits/Asa.pdf
http://dl.dropbox.com/u/8923283/micropits/fuselagem%20II.pdf
http://dl.dropbox.com/u/8923283/micropits/fuselagem%20I.pdf
http://dl.dropbox.com/u/8923283/micropits/asses%C3%B3rios%20I.pdf
http://dl.dropbox.com/u/8923283/micropits/asses%C3%B3rios%20II.pdf
Aqui vai uma actualização do preço do material
Motor
AX-1306N2200 - AX 1306N 2200kv Brushless Micro
Motor (9.. $13.99
Hélice
GWS-DD-5030 - GWS EP Propeller (DD-5030 127x76mm) (6pc.. $2.97
Mandei vir estes também apesar de não os usar nesta construção ,
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10951
mas já fica para o próximo devaneio
Agora estou aqui com uma dúvida, não tenho nenhuma placa de balsa suficiente grande para fazer as partes laterais da fuselagem, no entanto devo ter suficiente depron, se usar o depron é preciso reforçar alguma coisa?
Aqui vai um update
Tenho um shock flyer lá em casa em Depron que está feito em fanico, e pensei e porque não arranacar a eletrónica? O motor pesa 20 gramas.
Isto é todo o material que tenho
Depron 3mm
Balsa 2.5 mm
Balsa 3.5 mm
Balsa 5 mm
Vara de aço 0.8mm
Vara de aço 1 mm
e como estava com a pica toda lá começei a cortar
Perguntas
Alguém tem dicas a dar como é que consigo dobrar o Depron sem vincar?
Para fazer asa que balsa é que uso? Não será melhor fazer uma armação e depois forrar?
Aqui vai mais uma actualização,
Nando, de facto para a fuselagem já fui tarde e quando foi para enrolar foi os diabos, já as asas sairam perfeitas, com esta técnica é super fácil de dobrar o depron.
Como nota:
Pelo lado externo peguei em fita cola transparente e forrei toda a superficie, reparei que a força da fita fez com que as pontas levantassem um bocado, no entanto quando retirei a fita voltou tudo ao lugar
Pelo lado interno da dobra peguei numa chave sextavada de M3.5 e comecei a vincar longitudinalmente.
Peguei no tubo de cauda do Hurricane 550 que acho que é da mesma dimensão do Trex600 e usei tipo rolo da massa. Para as asas colei o bordo da frente (?? nome técnico ??) ao tubo da cauda e iniciei a dobra
As asas superiores são uma versão diferente ligeiramente maior em corda e comprimento das asas inferiores. Usei Depron 3mm e para as nervuras usei balsa 5mm.
Falta-me fazer a travessa e para isso estava a pensar usar uma tira rectangular em Carbono que está no bordo da asa do meu shockflyer ( reciclagem
)
1 chega?
A asa completa pesa 12 gramas.
As colagens estão todas a serem feitas com UHUPOR.
SPJM, aconteceu-me exactamente isso, e não sabia que se podia usar fita de pintor
Esta noite comecei pela asa inferior, e tomei o concelho do mestre Chispas e fiz as nervuras em depron 3mm
De seguida colei o nariz
A estrutura toda já com os reforços internos e com as duas asas pesa 33 gramas
O leme não está bem como o plano, decidi dar um bocado mais área, e alterei o desenho nalguns sitios para estar mais ao meu gosto.
Mestre Chispas, hoje passei pelas CNCs do meu trabalho e fui lá cravar um bocado de fio da máquina de electro-erosão, tem 0.3 mm, não é inquebrável mas é dificil de partir com as mãos, vou ver se dá, se não der onde se arranja esse fio que falaste?
Não resiti e resolvi lançar o bicho á mão, e não é que planou até ao chão
Agora estou a começar a ligar a electrónica e pôr os links
Estou a usar uma ponta em carbono ligada a uma vareta 0.8mm com manga retráctil, mas não está a ter o efeito desejado.
A baia para a electrónica feita em balsa 5mm, os servos ficam todos no mesmo sítio
Para fazer os ailerons dei um corte de uma só passagem pelo lado de dentro da dobra e depois vinquei com uma chave sextavada 3,5.
Dobrei para fora e cortei o excesso do lado interior, depois passei com a lixa até ficar uniforme, assim ainda poupei na fita cola
Dá-me a impressão que vou ter diedro a mais na asa de cima
Suporte da asa é composto por 3 varas em carbono em triangulo, tentei ir atrás do aspecto escala.
isto está cá um vicio
Aqui vai mais uma actualização
O
trem de aterragem feito com aço mola 0.8 mm, segui o esquema do plano.
Pormenor do trem traseiro agarrado ao leme, para fazer parking
No plano não indica como fazer a barriga, por isso improvisei um bocado
Entretanto tive uma supresa de última hora e parece que vou ter motor para usar amanhã no indoor da APSIA
Mais um fim-de-semana e mais um grande avanço.
Tive a oportunidade de estar no indor do APSIA e apesar de ter estado a maior parte do tempo de volta da construção ainda deu para estar na cavaqueira com a malta, mas no final do dia e após umas quantas tentativas falhadas e muita ajuda dos técnicos presentes o pits lá deu o ar da sua graça e fez uma voltinha de cortesia para depois aterrar em grade estilo, talvez grande de mais porque partiu o apoio do motor
O que estava mal na construção !?!?!!
O
CG estava muiiiiiiiito para trás, a colocação do
trem de aterragem estava muito para trás. Como
NOTA o
trem de aterragem é colocado no
CG ou à frente do
CG mas nunca atrás, caso contrário passa a vida a bater com o nariz
.
Na foto mostra onde estava e para onde passou.
Fica também a dica que para manter a forma da asa, há que passar a pistola de ar quente a 80º, não sei é se ainda vou a tempo de o fazer porque também dá rigidez à estrutura.
As asas ganharam diedro com a ajuda de esticadores, e ainda aproveitei para corrigir a geometria da asa mais uma vez através de esticadores.
À noite ainda tive tempo para montar os ailerons mas só para a asa de baixo, falta agora fazer a ligação à asa de cima
Tive também tempo para ainda reforçar o apoio do motor.
Vicio wrote ( View Post): ›
Boas...
TiagoJanz, que "arame" estás a utilizar no trem do Pitts? Qual o mais indicado?
Cpmts.
André Moreira
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Agora a ler melhor a tua questão é que me apercebi da calinada
O arame é aquele arame para os links dos servos, comprei na svmodelismo, a medida que usei é de 1mm.
Aqui vão mais umas actualizações.
Acabei a ligação dos ailerons às 2 asas. Usei tiras de carbono porque já não tenho mais arame de 0.8 mm.
Refiz a superficie do leme porque estava a estragar completamente o aspecto escala, aproveitei ainda para aumentar também mais um bocadinho a autoridade.
Adicionei os guarda-lamas, agora com a chuva vai ser preciso
Tendo em conta que a qualidade das construções aqui estão muito elevadas decidi também alterar o nariz para dar um ar mais escala.
O peso de voo está agora em 160 gramas.