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P.P.M. e P.C.M., A.M. e F. M.
 
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Avião velho

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Wed 30-03-2005, 0:37   Post subject:  P.P.M. e P.C.M., A.M. e F. M. Back to top 

As minhas desculpas para os que já sabem, sobretudo se o assunto vos é enfadonho.

Mas o caso é que continua a haver quem faça confusão com estas quatro siglas, perguntando qual é melhor, F.M. P.P.M. A.M. ou P.C.M. misturando tudo, o que é normal.
Na tentativa de tirar essa confusão a quem a faz, eu resolvi fazer esta mensagem.
Vejamos: A.M. (amplitude modulada) e F.M. (frequência modulada), são duas siglas que pertençem á forma como o emissor modula a Rádio frequência os tais 35....... mhzs. A modulação em A.M. significa que a onda dos 35..... mhzs vai para o ar variando em amplitude ao ritmo da modulação que os manches lhe imprimiram passando pelo modulador.
F.M. significa que os 35....mhz vão para o ar mas agora modulados em frequência. Ou seja: a frequência vai para o ar variando constantemente, o que significa que umas vezes está abaixo da frequência principal, outras vezes está acima.
Isto é válido para receptores de dual ou single conversion.
P.P.M. (pulse position modulation) significa que o modulador do emissor entrega a parte emissora os sinais dos manches segundo este protocolo P.P.M.
No caso do P.C.M. (pulse code modulation) significa que o modulador entrega entrega á parte emissora os sinais dos manches codificados segundo outro tipo de protocolo, o P.C.M..
Portanto A.M. e F.M. são uma coisa que nada tem a ver com P.P.M. ou P.C.M.. São Coisas diferentes. Os rádios modernos trabalham todos em F.M. na sua forma de modulação. O A.M. foi abandonado porque ocupava um espetro de frequência maior do que o F.M..Depois quanto á codificação podem trabalhar em P.P.M. ou P.C.M.
Deu para entender?

Saudações aeromodelisticas.
Avião velho

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arriva

MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 30-03-2005, 9:52   Post subject:   Back to top 

Avião Velho

Obrigado por esta informação tão util e nada enfandonha
Penso ser importante transformarmos este espaço para aprendermos mais qualquer coisa.
Como funcionam os receptores single e dual conversion. Há vantagem de utilizar um sobre o outro?
Arriva

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Avião velho

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Wed 30-03-2005, 13:04   Post subject:   Back to top 

Obrigado Caro Arriva.
Há sim senhor, vantagens em utilizar o dual conversion em vez do single conversion.
O single conversion faz apenas uma mudança de frequência e uma filtragem no seu interior.
O dual conversion faz a filtragem e mudança de frequência duas vezes, e com mais eficácia. Provavelmente aparecerá alguma vez, mais tarde receptores de tripla conversão. Eles existem já ha muitos anos para outros fins, mas em radio controlo ainda não os vi. Se os houvesse aqui ainda seria melhor. Porém evitar as interferências totalmente é, e será sempre impossível embora os avanços da electrónica caminhem no sentido de as eliminar.
Mas não há Bela sem senão. São mais frágeis, porque tem três cristais. (Os de conversão simples tem um cristal e um filtro cerâmico). Dois destes cristais trabalham como conversores de frequências, e o outro trabalha como filtro de banda "interferências", além do filtro cerâmico como o de conversão simples. Estes componentes são muito frágeis, e não gostam nada de pancadas violentas ou vibrações.
Para mais pormenores veja o que eu escrevi no site da http://www.aeromania.pt a pedido do Patrik sobre este assunto. Lá está uma explicação mais pormenorizada.
Em tempos lembrei-me de que seria mais fácil eliminar interferências utilizando dois receptores a trabalhar interligados por interface electrónica, e trabalhando em frequências diferentes de forma a que haja sempre uma frequência limpa de interferências, e dois emissores num só, recebendo ambos os sinais dos mesmos manches, e emitindo simultâneamente em duas frequências diferentes. A ideia dessa altura não passou de ideia, e agora sei que já existe um Alemão fazendo propaganda de um sistema desses. É claro que aqui também não há Bela sem senão.
Dual conversion ou single conversion são também coisas que as pessoas misturam com P.P.M. P.C.M. A.M. e F.M.. Não tem nada que ver uma coisa com a outra. Pode haver single ou dual conversion trabalhando em A.M. ou F.M. e P.C.M. ou P.P.M. independentemente. O mais corrente actualmente é: dual conversion, F.M., P.P.M. ou P.C.M tudo ao mesmo tempo. Analize o que tem e veja se não é assim.

Avião Velho.


Last edited by Avião velho on Wed 30-03-2005, 23:59; edited 1 time in total

_________________
Cumprimentos,
Avião Velho
http://www.vaporvivo.no.sapo.pt
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arriva

MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 30-03-2005, 20:17   Post subject:   Back to top 

Ouvi dizer que um rádio a emitir em PCM também recebe informações do receptor. Será mesmo verdade?
Qual a vantagem do PCM em relação aos outros sistemas?

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HManso

Portugal European Union
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Wed 30-03-2005, 22:37   Post subject:  Re: P.P.M. e P.C.M., A.M. e F. M. Back to top 

Caro Amigo e duplamente Colega (como Aeromodelista e Radioamador) Avião Velho,

Depois de ter lido este teu topico, não pude deixar de intervir, elogiando a acção por ti tomada colocando este assunto, que nada tem de enfadonho. Enfandonho sim são outros tópicos que existem por aí, com picardias de gente mimada, que nada tem haver com o ambito deste site / forum. Bem, também só são lidas quem quizer! Deveria haver mais assuntos a apresentar que com certeza iriam esclarecer muitas dúvidas da gente novata nestas lides. Novatas, e não só, porque afinal até os mais experientes estarão sempre aprender. Aliás, lá diz o velho ditado - "Aprender até morrer" ou, como Sócrates dizia - "Só sei que nada sei".
Eu daqui uns tempos também lançarei alguns temas por aqui a desenvolver
Bom rapaz, um bem haja!
Sempre em QRV e os velhos 73/51 para ti e extensivos ao QRA Familiar.

Henrique Manso

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Avião velho

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Wed 30-03-2005, 23:06   Post subject:   Back to top 

Caro Arriva.
Não é verdade. A menos que eu esteja muito enganado, o que creio que não, até porque tenho cá dois receptores P.C.M. avariados, e um emissor P.C.M. que é o 7CAP que toda gente conhece, e nem o emissor tem lá dentro um receptor, nem o receptor tem lá dentro um emissor.
Vantagens , eu não consigo descortinar nenhumas. Toda gente já viu partir aviões com ambos os sistemas queixando-se de interferências.
Em ambos os sistemas de codificação o receptor está mais de 50% do tempo sem receber nada do emissor, e nesse intervalo de tempo pode aparecer a interferência. São apenas sistemas diferentes de codificação do sinal. No P.P.M. os impulsos que o emissor manda são todos recebidos pelo receptor, e o espaço entre um impulso e o que se segue determina a posição servo correspondente e assim socessivamente até chegar ao fim do número de canais que o emissor tem. Se entre dois impulsos verdadeiros aparecer um falso "interferência" o servo fica baralhado e o avião malha no chão que é canja.
No caso do P.C.M. a coisa é diferente porque o emissor cada vez que manda os impulsos para o ar, manda-os com uma sequência diferente da anterior, e para isso tem primeiro que informar o receptor atavés de outro códico suplementar. Enquanto o receptor faz este trabalho os servos mantem-se em espera, isto è na posição anterior, e a seguir o receptor está preparado para receber os impulsos que comandam os servos.
No momento a seguir tudo muda de figura porque o emissor tem que informar outra vez o receptor de qual a sequência que lhes vai enviar a seguir.
Mas ao fim e ao cabo, tudo se resume a impulsos espaçados em tempo, e nesse intervalo de tempo o receptor está as moscas á espera do proximo impulso que poderá ser uma interferência.
O receptor recebe tudo isto, mas não responde ao emissor a confirmar se recebeu.
Espero me ter feito compreender, mas que isto é confuso isso é.
Isto é o que se chama transmissão e recepção digital.

Avião Velho.

_________________
Cumprimentos,
Avião Velho
http://www.vaporvivo.no.sapo.pt
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UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 31-03-2005, 11:07   Post subject:  Re: P.P.M. e P.C.M., A.M. e F. M. Back to top 

Boas!
Gostava de puder dar por aqui uma pequena achega e ajudar a contribuir a esclarecer o que é o PCM e ou o PPM e assim sendo transcrevo algumas partes de artigos posteriores publicados por sites portugueses:

...Multiplexador e conversor (codificador) tensão - PPM ou PCM

Já que vimos que ao mexermos nos sticks partem 4 tensões variáveis dos potenciómetros temos agora a tarefa de as converter numa só informação que as inclua a todas.

Então a melhor forma encontrada foi a de multiplexar (misturar) estes 4 sinais eléctricos e converte-los num trem de impulsos variáveis em offset, variáveis em offset porque os sinais vindos dos potenciómetros também variam em tensão, assim o circuito electrónico recebe os valores dos potenciómetros variáveis em tensão e converte-os como um comboio onde a locomotiva serve de referencia e cada carruagem estica ou encolhe dependendo do valor de tensão variável vindo do potenciómetro.

Portanto no nosso exemplo de um rádio com 4 canais teremos um comboio com 4 carruagens e locomotiva e se por ventura os 2 sticks estiverem ambos em posição central então essas carruagens terão um tamanho de 1,5 metros (1,2 ms) se porventura um stick subir ao máximo então uma das carruagens esticara para 2 metros (2ms) mas se ao invés de subir descer então a carruagem minga para 1 metro (1ms), quanto a locomotiva essa serve para que o receptor se sincronize e distinga uma ordem de dados e uma outra que venha a proceder a primeira ou seja marca a referencia, fácil não?

Decerto que os passageiros iram ficar enjoados com tanto solavanco.

A esta codificaçao chamamos PPM (Pulse Position Modulation) é a mais comum e em linguagem mais técnica diremos que cada impulso representa um potenciómetro ou interruptor (Canal) que pode variar entre 1 e 2 ms mínimo e máximo (aprox 7% e 12% de offset), pelo que um série de impulsos completa com a informação de todos os canais demora 20 ms a ser transmitida, assim sendo num segundo podem ser transmitidas 50 mensagens de comando, a pausa entre mensagens sucessivas permite ao circuito descodificador do receptor sincronizar-se com o próximo pacote de dados.

Quanto ao sistema de codificação PCM (Pulse Code Modulation) as posições de cada potenciómetro ou Interruptor são convertidos dum valor analógico (tensão) num Valor Digital entre 1 e 255 (conversão Analógico/Digital), valores estes que são transmitidos em Série na forma de dados de 8 Bits.

Alem destes trem de dados digitais vão ainda contidos sinais digitais de verificação e controlo que permite ao receptor saber se os dados a receber estão correctos e se são iguais aos transmitidos.

Este sistema torna-se bastante mais preciso que o PPM mas infelizmente devido a limitada largura de banda atribuída a cada canal 10 (KHz) versus quantidade de dados a enviar a razão de transmissão é menor no sistema PCM que em PPM pelo que o receptor demora um pouco mais a responder.

Em qualquer dos dois tipos de codificação PPM ou PCM ambas tem vantagens e inconvenientes ambas estão perfeitamente implementadas no rádio controle um artigo relacionado com estas duas técnicas poderá ser apreciado e tem o nome de Técnicas de Rádio para R/C.

Como por razoes de preço o sistema PPM é mais usado vamos nós por aqui também adopta-lo.

Sendo assim um dos circuitos integrados (IC) mais usados nos rádios ate a bem pouco tempo atrás era o NE5044 (Codificador programado de 7 canais) da Philips e que era quase que uma referência em todos os fabricantes de rádios R/C, este integrado tinha a particularidade de funcionar e codificar ate um máximo de 7 canais e que na maioria das vezes era subaproveitado pelos fabricantes onde o punham a funcionar em rádios com 4, 5, ou 6 canais mas que qualquer aeromodelista engenhoca facilmente conseguia converte-los nuns elegantes 7 canais.

Infelizmente a Philips deixou de o produzir e os fabricantes dos Rádios não tiveram outro remédio senão começarem a produzir na grande maioria os seus próprios integrados codificadores híbridos.

in: http://aeromodelismo.lasanha.net/modules.php?op=modload&name=Sections&file=index&req=viewarticle&artid=17&page=1

Ainda por outras palavras e mais resumidamente:

...A Transmissão em FM e AM

FM - Neste caso a portadora mantém-se constante em nível de potencia variando a sua frequência em Banda Estreita (Narrow Band) ou seja com um ligeiro desvio da sua frequência em +-5Khz perfazendo a totalidade da largura de um canal de 10Khz, assim sendo e modulando ao seu máximo com dados no canal 35.010Mhz (canal 61) este oscila entre um mínimo em 35.005Mhz e um máximo em 35.015Mhz.

Este Tipo de Modulação esta menos sujeita a interferências pelo que nos dias de hoje se tornou + segura em uso R/C porem o consumo do Transmissor também e maior já que o amplificador de Radiofrequência tem que debitar constantemente a sua potencia (fixa) na Portadora.

AM - Neste caso a modulação e efectuada directamente sobre a potencia da portadora que modulada varia entre 40% ou 60% da sua amplitude total, aqui não existe lugar para desvios de frequência pelo que a portadora se mantêm constante na sua frequência final no caso acima 35.010Mhz mas que não pode exceder nas suas laterais o máximo desvio de 5khz sobe pena de interferências nos canais adjacentes.

Assim sendo este tipo de modulação esta mais sujeito a interferências locais tais como fabricas, motores mal filtrados, Emissores de Rádio tipo CB, etc. apesar de também se registarem problemas idênticos em FM mas menos nefastos

Ambas são Moduladas em Frequência FM ou em Amplitude AM mas o Conteúdo da Modulação pode ser PCM ou PPM

PCM - Modulação por Codificação de Impulsos (Pulse Code Modulation)As posições de cada Joystick ou Interruptor são convertidos num Valor Digital entre 1 e 255 (conversão Analógica/Digital), valores estes que são transmitidos em Série na forma de dados de 8 Bits.

Alem destes trem de dados digitais vão ainda contidos sinais digitais de verificação e controlo que permite ao receptor saber se os dados a receber estão correctos e se são iguais aos transmitidos.

Se forem detectados erros nos dados os servos mantêm a ultima posição valida recebida ate que o transmissor volte a enviar uma nova ordem correcta, portanto o sistema ou funciona bem ou não funciona não existe meio-termo, no entanto a transferência de dados contem um elevado grau de segurança.

Saliente-se ainda que devido a limitada largura de banda atribuída a cada canal 10 (KHz) versus quantidade de dados a enviar a razão de transmissão e menor no sistema PCM que em PPM pelo que o receptor demora um pouco mais a responder.

PPM - Modulação por Posição de Impulsos (Pulse Position Modulation)O Transmissor envia uma série de impulsos estreitos cada impulso representa um joystick ou interruptor (Canal) que pode variar entre 0.9 e 2 ms mínimo e máximo (aprox 7% e 12% de offset). pelo que um série de impulsos completa com a informação de todos os canais demora 20 ms a ser transmitida, assim sendo num segundo podem ser transmitidas 50 mensagens de comando, a pausa entre mensagens sucessivas permite ao circuito descodificador do receptor sincronizar-se com o próximo pacote de dados.

A duração do impulso respectivo define o deslocamento do braço do servo ou outro comando em modulação PWM Pulse With Modulation.

in: http://aeromodelismo.lasanha.net/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=50&mode=thread&order=0&thold=0

Espero que tenha contribuido um abraço e bons voos..

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Avião velho

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Thu 31-03-2005, 13:14   Post subject:   Back to top 

Caro UltraOhm.
O senhor explicou tudo certinho com bom pormenor. Gostei da sua explicação.
A unica questão que eu acho discutível é a das interferências, ser melhor no P.C.M. do que no P.P.M. .
Quando o senhor diz que o receptor compara os dados, é verdade, mas o próximo trem de impulsos pode também ser interferente, e nessa altura os servos continuam em espera e aí pode dar crach. Além de que o receptor tem menos tempo de trabalho útil em P.C.M. do que em P.P.M.
Eu acho que é muito discutível esta questão.
É certo que os circuitos ceifadores de cristas de onda dos receptores de F.M., se estiverem bem feitos deverão ceifar as cristas de onda dos 455khzs que é onde se diz que a interferência mais se agarra. E no caso da transmissão em F.M. o receptor deverá ter os circuitos de R.F. sempre saturados, mas nos intervalos entre os impulsos já no descodificador, aí se a interferência entrar pelos circuitos de R.F. misturada com a onda verdadeira, vai baralhar o conversor desmodulador do receptor.
Além disso, e como o senhor disse e bem, e eu tinha deixado tranparecer atraz na minha mensagem, o receptor leva mais tempo a responder tornando os servos um pouquinho mais lentos. Lentidão essa que até nem dá para se perceber na prática, mas ela existe.
Enfim! Sistemas livres de interferências ainda não os há.
Eu voei muitos anos com um Futaba de 6 canais A.M. na banda de 75 mhz e posso dizer que só 2 vezes tive a sensação de haver interferência não tendo dado para partir o modelo.
Como sabe o A.M. é mais perfurante na atmosfera do que o F.M., e por isso acaba por ter mais alcance talvez devido á sua quase interrupção da onda durante a transmissão.
Enfim ! Não há bela sem senão.
A foto que a seguir mostro refere-se aos impulsos á saída do discriminador do receptor, ou seja á entrada do descodificador (primeira onda), e a saída do descodificador "primeiro canal neste caso ailerons", (segunda onda). Aqui pode ver-se que a diferença entre o primeiro impulso e o que se segue é precisamente igual, e sincronizado com o impulso dos ailerons. Para os outros canais passa-se exactamente igual.

Os colegas tem dito que não, e aí o meu obrigado, mas não me custa acreditar que para alguns isto seja mesmo enfadonho.
As minhas desculpas para esses.


Venham bons assuntos.

Avião velho.

_________________
Cumprimentos,
Avião Velho
http://www.vaporvivo.no.sapo.pt
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Avião velho

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Thu 31-03-2005, 13:24   Post subject:   Back to top 

Outras fotos referentes ao mesmo assunto com sinais captados dum receptor Hitech e emanadas do emissor 7cap Futaba no modo P.P.M.

Avião velho.

_________________
Cumprimentos,
Avião Velho
http://www.vaporvivo.no.sapo.pt
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Avião velho

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Thu 31-03-2005, 13:28   Post subject:   Back to top 

Para o Colega Manso.
O meu abraço e sempre Q R V.

Avião Velho

_________________
Cumprimentos,
Avião Velho
http://www.vaporvivo.no.sapo.pt
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UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 31-03-2005, 14:51   Post subject:  Re: P.P.M. e P.C.M., A.M. e F. M. Back to top 

Carissimo Aviao!
Em rodape e em pequeno reparo julgo em tempo algum ter preveligiado qualquer tipo de codificaçao & ou modulaçao. Em todos os casos o aeromodelista é livre de optar pelo sistema que mais lhe convem dai existirem as variadissimas possibilidades. Infelizmente e ate agora nenhuma 100% fiavel senao nao hesitaria Smile.
Quero no entanto deixar expresso que gosto de recomendar, em minha modesta opiniao nos meus artigos, alguma tendencia para todos aqueles que por norma tem mais dificuldade no assunto, sem naturalmente previligiar marcas mas ainda assim previligiando o que é nacional é bom ou pelos menos gostava que assim fosse.
Por fim e dado que se duvidas se levantam relativamente ao assunto entao aproveito para enfadar mais um pouco a questao:
...Conselhos e sugestões finais

Bom ao adquirir um Transmissor ou um Receptor tenha e conta a potencia do primeiro e a sensibilidade do segundo ambos este factores são primordiais para o bom funcionamento do seu modelo, no caso do Transmissor e quando operar com ele estique bem a antena e evite tocar com ela a volta nas coisas que a rodeiam, espaço amplo e livre e coisa que o seu transmissor mais gosta, assim com os seus modelos.

Tente trabalhar com a antena do Transmissor na horizontal, vertical ou diagonal de igual forma que dispuser a antena no seu modelo.

Tenha em atenção a carga das baterias pois estas influenciam muito na potencia de transmissão do rádio.

Existem vantagens e desvantagens do conteúdo de modulação a ser transmitido PPM ou PCM assim como existem adeptos dos dois lados por isso opte por uma a menos que o seu rádio tenha as duas.

Da mesma forma que o tipo de modulação FM ou AM tem suas vantagens ou inconvenientes no entanto aqui aconselho o FM.

Quanto a Banda a utilizar 35Mhz ou 40Mhz diria que aqui os Americanos tem razão e optaria pelos 72Mhz em FM pois esta menos sujeito a interferências e os comprimentos de o­nda são menores pena que em Portugal não seja permitido.

Por fim claro que o numero de canais acessíveis, Misturas, Memorias, etc. do transmissor tem relevância quantos mais melhor mas se vai gastar dinheiro num rádio extremamente complexo para por fim voar com modelos de 3 ou 4 canais então desaconselhe-o pois quanto mais mariquices tiver o Rádio mais hipóteses tem de avariar, compre aquilo que de facto lhe ira fazer falta mas convêm lembra-lo que assim que entrar neste mundo nunca mais vai parar de construir ou comprar novos (aero)modelos.

UltraOhm Corp. Industries 2003/05
AreiaBrancaModelismo
homepage.oninet.pt/805maqultraohm_AT_oninet.pt


P.S- As fotos estao excelentes e para quem mexe um pouco na materia perfeitamente compreensiveis, obrigado Aviao!

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arriva

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PostPosted in this forum: Thu 31-03-2005, 18:48   Post subject:   Back to top 

Ora bem, vamos mudar de tema.
O comprimento da antena do receptor é importante? Como deve ser esticada a antena no modelo. poderá ficar boa parte dela no interior do mesmo, e só uma pequena parte de fora?
Arriva

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MeLiKaNo

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PostPosted in this forum: Fri 01-04-2005, 10:21   Post subject:   Back to top 

Qto à antena estar dentro do modelo acho q n existe problemas, pois já vi alguns escalas a trazerem lugar proprio para a antena dentro dos mesmos... Se tiver a dizer asneira queira corrigir, mas alguns fabricantes fazem isso!

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Victor Meles Cool
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arriva

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PostPosted in this forum: Fri 01-04-2005, 14:23   Post subject:   Back to top 

Ola Melicano
Eu também penso que sim, mas neste tópico falas-se muito em interferencias, e uma antena no interior do modelo deve teoricamente contribuir para isso.
aguardemos por respostas mais técnicas, pois está visto que o Avião V e o UltraOhm sabem do que falam.
Arriva

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MeLiKaNo

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PostPosted in this forum: Fri 01-04-2005, 14:51   Post subject:   Back to top 

o q pode acontecer é a antena estar perto dos servos ou das suas ligações e aí sim ter interferências. mas cm mto bem disse vamos esperar por qm sabe!

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Victor Meles Cool
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Avião velho

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PostPosted in this forum: Fri 01-04-2005, 23:31   Post subject:   Back to top 

Lá dizem os velhos dotados: sábio é o povo.
De sábio e louco todos nós temos um pouco.

Significa que todos nós dizemos asneiras e sabemos coisas.

Quem não reparou já que quando passa pela frente ou ao lado duma antena interna de televisão, o seu corpo interfere com a imágem e o som? Certamente que quase todos nós. O nosso corpo é isolante ou conductor das ondas electromagnéticas? Não é fácil responfer a esta pergunta. O que se contacta é que servimos para alterar o percurso das mesmas.
Os materiais fibrosos e as madeiras, não são isolantes das ondas e também não são plenamente conductores, mas nem por isso poderão deixar de alterar também o percurso das ondas.
Em electricidade não há materiais completamente isolantes nem completamente conductores. Se os cientistas decobrissem estes materiais, teriam descoberto de imediato o sistema de transferência de energia com ausência de perdas, que até hoje é impossível.
Se eu vos disser que quando afino um recetor dos nossos R.C. , ao olhar para aquelas ondinhas das imagens do osciloscópio, a antena do receptor tem que estar quietinha e nada estar a mexer a volta para que o sinal esteja estável no aparelho, e eu possa fazer a afinação. Por vezes se eu movimentar próximo um corpo qualquer, seja ele madeira ou metal, a imagem varia com facilidade no osciloscópio chegando até a perder o sinal.
Alguns fabricantes pôem de facto as antenas dentro dos modelos, mas também há aeromodelista que pôem a antena da cauda para a ponta da asa.
Agora tirem as conclusões que quiserem.

Veremos o que diz o UltraOhm ou outros.

Cumprimentos.
Avião velho

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PostPosted in this forum: Sat 02-04-2005, 0:15   Post subject:  Re: P.P.M. e P.C.M., A.M. e F. M. Back to top 

No seguimento do que ja foi muito bem dito pelo Aviao, aproveito para relembrar que é fundamental reter a ideia de que as ondas electromagneticas se assemelham muito a luz visivel; o que naturalmente se nós imaginarmos uma antena tal como uma garota gostosa que se deleita com um brozear ao sol, entao nunca a iremos colocar a sombra.

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Avião velho

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PostPosted in this forum: Sat 02-04-2005, 0:29   Post subject:   Back to top 

Boa gostei dessa.

Avião Velho

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PostPosted in this forum: Sat 02-04-2005, 0:43   Post subject:  Re: P.P.M. e P.C.M., A.M. e F. M. Back to top 

QAP QRV,


Antenas, radioeletricidade, emissão..... assunto bom, meus amigos, é para dizer que embora ainda não tenha escrito aqui nada, estou a gostar imenso destes posts de caracter técnico, é um contributo que de enfadonho nada terá, e de útil tem tudo.

Toda e qualquer informação que se poste aqui é um contributo grande para a aquisição de conhecimentos para quem esteja interessado, e por isso peço, continuem, têm sempre público, e ficará para sempre registado uma quantidade fenomenal de informação técnica que poderemos recorrer com o auxílio da Net.

Avião Velho, meus parabéns o senhor é um exemplo, quem me dera algum dia chegar aos seus calcanhares. Parabéns pela iniciativa, e parabens ao Ultra, que tmbém está a compartilhar conhecimentos, parabéns aos colegas que fazem as suas perguntas e também àqueles que lêem e adquirem informação mesmo sem dar nas vistas.

Estamos todos de parabéns, e o RCMPORTO que nos alberga, também.

Um abraço,

Moraes

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arriva

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PostPosted in this forum: Mon 04-04-2005, 18:41   Post subject:   Back to top 

Pois é Morais, julgo que neste forum fazia falta tópicos mais técnicos e que a todos dizem respeito.
Só espero que os iniciantes "Altaya e outros" leiam para perceberem como as coisas funcionam.
Mas a verdade é que se vê muita antena dentro dos modelos.
Por exemplo estou a lembrar-me dos escalas, enão só.
Gostava de lançar outra pergunta.
Muitos aeromodelistas utilizam "como segurança" volt checks no exterior dos modelos para controlarem a "carga " dos packs.
Como sabemos estes volts checks medem volts, não amperes. Será que a utilização dos mesmos nos assegura que o pack ainda tem energia para mais um voo?
Eu tenho a minha opinião, gostava de saber a vossa.
Arriva

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Avião velho

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PostPosted in this forum: Mon 04-04-2005, 22:24   Post subject:   Back to top 

No que respeita á pergunta dos volt checks no interior dos modelos.

Eles também consomem alguma coisa. Eu não tenho bem presente quanto consomem, mas pelo menos uns 10 miliampéres devem consumir, até porque tem sempre 2 a 3 leds acesos e mais a corrente do integrado.
Eu penso que o ideal seria ter instalado, mas desligado, e só o ligando através de interruptor tendo o cuidado de o desligar depois. De qualquer forma, sempre que pretenda fazer o teste da pilha deverá movimentar todos os servos em simultâneo durante pelo menos 5 segundos, e verificar quais os leds acesos enquanto faz o teste. Se se fizer isto sempre antes de se descolar é natural que se evite alguns crashs.
Se utilizar-mos bem o equipamento, penso que é positivo.
Terá também que ter a certeza que é um puro voltimetro e não um medidor de carga "watimetro".
Se ele for um Watimetro, aì não pode ter sempre ligado.


Aviâo Velho

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PostPosted in this forum: Tue 05-04-2005, 13:19   Post subject:   Back to top 

Eu referia-me mais à sua utilidade.
Com este equipamento podemos ter a certeza que o pack tem "carga", pois sabemos que a descarga dos packs CdNi não são lineares.
Muitos aeromodelistas estão a montar estes sistemas no exterior dos modelos .
Arriva

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Avião velho

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PostPosted in this forum: Tue 05-04-2005, 23:27   Post subject:   Back to top 

Caro Arriva.
Um de nós está a fazer alguma confusão.
É que os que são exteriores são watimetros, isto é: medem a potência que a bateria está a debitar porque tem internamente uma resistência de descarga, e nessa altura basta liga-los á bateria, esperar algum tempo "pouco", e vê-se o estdo da bateria. Mas os que se instala no avião deverão ser puros voltímetros "sem a resistência no interior", e nessa altura teremos que movimentar os servos para dar carga á pilha que é o mesmo que a resistência faz. Creio que esta é a diferença.
Quanto á utilidade. Bom, cada um escolhe o que mais gosta.
Quanto a mim afigura-se-me melhor o puro voltimetro instalado no avião, com interruptor para desligar enquanto voa, e tendo o cuidado de fazer smpre o teste no chão, movimentando os servos. Mas por comodidade e menos despeza utilizo o multímetro como disse nas mensagens anteriores.

Avião Velho

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PostPosted in this forum: Tue 05-04-2005, 23:50   Post subject:   Back to top 

Agora referindo-me ao Morais.
Esta manhã quando estava a pesar "com os meus botões", lembrei-me do Morais e disse para comigo. Quem me dera saber de informática como vossas-merçês sabem para eu poder tentar fazer programas á minha vontade sobre vários aspectos.
Eu estou vivo mas considero que vivi outros tempos. Agora começo a pensar vou caminhando para um Avião Velho.

Avião Velho

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PostPosted in this forum: Wed 06-04-2005, 10:51   Post subject:   Back to top 

Avião velho wrote (View Post): › Agora referindo-me ao Morais.
Esta manhã quando estava a pesar "com os meus botões", lembrei-me do Morais e disse para comigo. Quem me dera saber de informática como vossas-merçês sabem para eu poder tentar fazer programas á minha vontade sobre vários aspectos.
Eu estou vivo mas considero que vivi outros tempos. Agora começo a pensar vou caminhando para um Avião Velho.

Avião Velho


Qual o que Avião??, há putos de 12 anos que sabem muito mais que eu em informática, é uma questão de tentativa e erro, escarafunchar, pesquisar e tal e coisa.....

Quero ver é se esses meninos têm 1/3 da cultura que o meu amigo têm nas diversas áreas que conheçe..... isso é que era bom, que adianta conheçer ( nem digo dominar ) uns códigozinhos, e tal e coisa, mas não saber aplicar isso em coisas como estas que o Avião está a pensar??

Eu, por exemplo, sei muito bem é piratear porcarias, fazer coisas "gráficas" e + - fazer páginas, etc..... Mas quem me dera tivesse os conhecimentos que o Avião têm para criar softwares de calculos eletrónicos e tal e coisa. O início podem ser umas simples folhas de excel, calculos matemáticos o excel faz que é uma beleza, e o Avião poderia começar por escarafunchar as potencialidades do excell, criando umas folhas de cálculo com formulas para calcular cenas tipo esta das amperagens e tal e coisa, numa segunda abordagem o access é porreiro, dá para criar documentos dinamicos com funções de pesquisa e cálculo integradas, conheço muitas empresas que têm todo o funcionamento (stock's, vendas, pagamentos, etc... ) em softwares criados à partir de access, e já dá para inventar alí umas coisas personalizadas.

Conforme for daqui a nada se o meu amigo embirrar de aprender e pesquisar essas coisas, com o seu nível de interesse e inteligência, daqui a nada temos um novo "hacker" na área, não duvido nada disso.

E repito, quem me dera chegar aos teus calcanhares Avião, eu ainda tinha muito que aprender.


Um abraço,

Moraes

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