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Author |
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caros aeromodelistas,
A LIPA organiza no Domingo de 22 de Março o 1º Encontro de motoplanadores eléctricos de duração "200W/kg" de 2009, a decorrer no Campo de Voo da LIPA.
O horário é o seguinte:
09:00H/11:00H - Verificação de modelos e pagamento de inscrições
11:30H/16:30H - Competição (pausa de 30 minutos p/ refeição ligeira quando oportuno)
17:00H - Divulgação de resultados e entrega de prémios
Durante o dia anterior, Sábado 21 de Março, haverá a possibilidade de verificar os modelos c/ wattímetro no CVL e efectuar voos de treino, atenção que o regulamento especifica as fichas "Multiplex/Graupner de 6 pinos" p/ a verificação devido à necessidade de expeditar o processo de verificações no dia da prova.
Em anexo estão os ficheiros da Ficha de inscrição e do Regulamento particular.
Contando c/ a v/ participação,
P'la Direcção da LIPA,
Rui Silva
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RJSC
FIRST SERGEANT
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A julgar pela realidade que conheço, a escolha de fichas Multiplex é de um ligeiro "mau gosto".
Pelo menos por aqui no Asas de Mira não conheço ninguém que as use.
Só vejo Fichas Banana Gold, Fichas T / Deans e as JST nos modelos indoor.
No último encontro do Aero-Clube de Águeda, na volta que dei para ver os modelos também não vi ninguém com elas, embora possa ter aparecido alguém plo meio que me escapou.
Sugeria fazer uma sondagem (Poll) no fórum a ver qual o tipo de fichas mais utilizado, e então considerar esse mesmo tipo.
Ou em melhor alternativa a organização dispor de adaptadores para o wattímetro dos principais tipos de fichas em uso.
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caro RJSC,
A escolha das fichas MPX/Graupner de 6 pinos já foi discutida neste mesmo forum, testámos na prova do ano passado a hipotese de ter vários adaptadores e demora muito tempo a instalar no wattímetro, porque para além dos vários tipos de fichas há quem ponha ficha macho no positivo da bateria, outros fêmea, enfim, calcule as combinações possíveis e agora faça isto com o relógio a contar e sem enganos porque senão pode ir a bateria, o variador ou o wattímetro para a terra dos esturricados. Foi demorado e não pode ser.
Assim decidiu-se pela "estandartização" do tipo de ficha e da configuração da mesma, claro que haverá sempre quem prefira a ficha que usa pessoalmente mas não é possível agradar a gregos, troianos, persas, etc, etc.
Esperando que participe na nossa prova,
Rui Silva
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caros motoplanadoristas,
Atenção que acaba hoje o prazo de inscrição à taxa "normal" (€10) e depois só se houver vaga na matriz de voo!
Até agora contamos com 9 inscritos, o tempo vai estar bom e vai ser a festa da bifana!
Bons voos,
Rui Silva
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caros motoplanadoristas,
Afinal temos 11 inscritos, deve ser o "Bifana Power" que os atrai! Ainda há uma vaga na matriz.
À v/ espera,
Rui Silva
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caros motoplanadoristas,
A nossa 1ª "Prova" de 200W/kg de 2009 correu da melhor maneira, as condições meteo da parte da manhã foram difíceis, com um vento médio de Leste com muita turbulência à mistura, já depois da "bifanada" o vento abrandou, rodou para sul e apareceram umas super térmicas como nunca vi por aquelas bandas.
Parabéns em especial para a Direcção de Prova, que por razões imprevistas teve que ser entregue ao jovem João Paiva e que correu sem percalços nas 6 mangas realizadas e ainda mais aos jovens cronometristas (10 a 12 anos) que não cometeram qualquer erro ou falha. "Impec"!
Agradecendo a presença dos dois concorrentes da APSIA, aqui ficam as classificações finais, para breve serão dados em todo o detalhe os resultados parciais, melhores voos, etc.
1º Rui Silva LIPA 1000 1000 1000 (859) 1000 998 4998 pontos
2º Gonçalo Perpétuo APSIA (637) 1000 1000 1000 949 1000 4949 "
3º António Varzielas LIPA 1000 857 951 942 (0) 957 4708 "
4º Aníbal Paiva LIPA (804) 851 850 973 1000 1000 4673 "
5º Rui Paiva LIPA 729 1000 501 1000 675 (0) 3905 "
6º Nelson Gaspar APSIA 733 610 (590) 742 880 910 3875 "
7º Oscar Aguiar LIPA (413) 728 893 779 435 734 3570 "
8º Helder Loureiro LIPA 620 853 391 618 654 (272) 3136 "
9º António Coutinho LIPA 295 530 404 328 400 (37) 1957 "
10º António Soares LIPA 357 685 (0) 0 0 0 1042 "
Bons voos,
Rui Silva
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Parabéns a organização, correu bem, incluído as bifanas. Os cronometrista e pessoal impecável. No Porto/LIPA somos sempre bem recebidos.
Obrigado a todos
No entanto fiquei com uma dúvida quanto ao desenrolar da prova, que gostava que a organização esclarecesse, até para as futuras provas:
Porque é que não houve verificações técnicas para todos os modelos? Ou melhor porque é que só eu (tive de colocar 64g no modelo!!) e o Gonçalo (mais 100g no modelo) é que fizemos as verificações técnicas no período anunciado entre as 9:00 e as 11:00?
Bons voos e boas térmicas
NG
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caro Nelson,
Não percebo de todo a sua dúvida, o Nelson como todos os restantes concorrentes foram avisados por e-mail enviado na Sexta dia 20 de Março às 06:56 do seguinte:
"...No Sábado irei estar no campo com balança e wattímetro para quem pretenda verificar os modelos..."
Aliás no 1º post neste mesmo Forum, ao anunciar a prova também está escrito: "Durante o dia anterior, Sábado 21 de Março, haverá a possibilidade de verificar os modelos c/ wattímetro no CVL"
Apenas fizemos exactamente o mesmo que já foi feito em Encontros anteriores no Pinhal Novo, já lhe enviei os resultados onde também constam as verificações técnicas. Todos os modelos foram verificados na presença de pelo menos duas pessoas (normalmente eu próprio e o Sr. António Soares) e, como de costume, houve a necessidade de trocar de hélices em 3 modelos (os hélices usados também ficaram registados para confirmação) por excesso de potência.
Certamente que o Gonçalo se lembra que eu lhe disse que já não tinha um hélice 11x6 (creio) porque tinha emprestado o meu na véspera.
Finalmente, não é verdade que apenas o Nelson e o Gonçalo Perpétuo tenham sido verificados no Domingo, o modelo do concorrente António Coutinho foi verificado na mesma altura (um Easy Glider).
Contando com a sua presença nos nossos próximos Encontros,
Rui Silva
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Last edited by Rui Silva on Mon 23-03-2009, 22:27; edited 1 time in total |
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caros motoplanadoristas,
Com o nosso pedido de desculpas, houve um erro nas classificações divulgadas no CVL e depois neste Forum, efectivamente o justo vencedor do Encontro foi o Gonçalo Perpétuo com a pontuação máxima de 5000 em 5000 pontos possíveis.
Acontece que os dois programas que já usámos para cálculo de pontuações em F3B e 200W/kg não funcionam com o Windows Vista e só no próprio Sábado é que foi alterada a folha de pista em Excel para fazer também o cálculo das pontuações, com um erro de conversão de minutos/segundos directamente para pontos (por exemplo 7:50 não era correctamente convertido para 470 segundos e era erradamente convertido para 750 pontos).
No CVL não demos por ela porque não quisemos que nenhum dos concorrentes tivesse acesso aos resultados até à entrega dos prémios e só quando da verificação de resultados é que se deu pelo erro, mais uma vez as nossas desculpas, em especial ao Gonçalo Perpétuo, a quem faremos chegar a medalha respectiva. Parabéns pelo magnífico resultado individual e pela 1ª vitória de um piloto da APSIA em 200W/kg.
Agradecendo o excelente trabalho do Director de Prova João Paiva e à sua equipa de jovens cronometristas pela realização correcta e expedita da prova e à Mrs da Silva pelas sobremesas, esperamos a vossa presença nos próximos Encontros de Motoplanadores 200W/kg organizados pela LIPA.
Classificação final:
Concorrente Pont. M1 Pont. M2 Pont. M3 Pont. M4 Pont. M5 Pont. M6 Total pontos
Gonçalo Perpétuo (683) 1000 1000 1000 1000 1000 5000 1º
Rui Silva 1000 1000 1000 (892) 971 997 4968 2º
António Varzielas 1000 789 930 965 (0) 935 4619 3º
Aníbal Paiva 819 (779) 836 957 1000 1000 4612 4º
Rui Paiva 718 1000 500 1000 695 (0) 3913 5º
Nelson Gaspar 755 (544) 636 708 820 921 3840 6º
Oscar Aguiar (370) 717 848 726 598 709 3598 7º
Helder Loureiro 556 901 450 682 681 (383) 3270 8º
António Coutinho 335 544 469 344 500 (58 ) 2192 9º
António Soares 369 654 (0) 0 0 0 1023 10º
Bons voos,
Rui Silva
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ztxnew
TECHNICAL SERGEANT
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Até aceito a forma como foi feito, mas convenhamos que patrocina muito a batota
Então! O meu modelo é verificado no Sábado e eu vou para casa, troco o motor ou coloco um pack mais forte e no dia seguinte apresento o mesmo hélice, e já está!
Nem sequer um sorteio de verificação depois da prova?
Não, não estou a dizer que alguém o fez! Mas que é um precedente que desacredita e muito qualquer modalidade e/ou neste caso esta formula, é um facto!
Afinal os 200W por cada Kg de modelo, ficam viciadas por falta de verificação antes da prova! Facto incontestável. E por controlo depois da prova.
Como disse não acredito que alguém o tenha feito "a feijões", mas se fosse a "doer" não tenho duvidas que o fariam.
Abraços,
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caro ztxnew,
"Precedente"?! Lembro-lhe que precedente de fazer verificações em dois dias fizeram as 3 últimas "provas" realizadas em 2008 (duas pela APSIA e uma pelo CAL) e não me lembro de ninguém reclamar quanto ao facto. E também não houve qualquer tipo de verificação aleatória.
Ou será que quando são feitas (também) na véspera pelo CAL ou APSIA está tudo bem e quando são feitas pela LIPA é que há o potencial de batota?!
Repito, este procedimento esteve anunciado desde a 1ª comunicação da prova, veja o post de 18 de Fevereiro. Mas agora é que levantou problemas... sem comentários.
Rui Silva
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Shark
FIRST SERGEANT
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Sinceramente pessoal, tão todos centrado em coisa que não interessam. Isto é uma competiçao pelo puro prazer do convivio e de voar. Até foi um dos verificados a ganhar a prova, portanto não percebo o porque de tanto alarido.
O que interessa é que deve ter sido um dia bastante divertido, onde muito se aprendeu e muito se ensinou.
Além de que era preciso ser uma pessoa bastante mesquinha e egoista para aldrabar um encontro deste estilo. Alem de que provavelmente notava -se se o modelo tivesse potencia a mais, mas pelo que soube tavam todos a subir perto do mesmo.
Portanto deixem se de coisas e preparem se masé para a proxima prova que isso é que tem piada.
Abraços
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Caro Rui Silva
Peço desculpa. Não era minha intenção levantar dúvidas, nem muito menos apresentar reclamações (pois estas apresentam-se no dia da prova). Também não duvido da seriedade de ninguém. E também não disse que alguém tivesse feito batota.
Só fiquei com essa dúvida. E realmente quando li "...No Sábado irei estar no campo com balança e wattímetro para quem pretenda verificar os modelos..." pensei, na minha ingenuidade, que se pretendia unicamente ter já o modelo nos 200w/kg, para no período das verificações no dia da prova, não ter de andar a trocar de hélice etc. que, como sabe, tão bem como eu, ser um dos problemas que pode demorar algum/bastante tempo.
Aliás, procedimento adoptado pelo Carlos Bastos tanto nas provas organizadas pela APSIA como pelo CAL. Esteve-se um sábado a testar os modelos dos concorrentes que pretendiam participar, para que, desta forma, na verificação da prova não houvesse surpressas.
No entanto fico com outra uma dúvida:
Se os modelos foram verificados no dia anterior, qual a razão para ficarem todos em parque fechado (tal como diz o regulamento da LIPA) no domingo/dia da prova? Ou os modelos ficaram no campo da LIPA durante a noite?
Bons voos e boas térmicas.
NG
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ztxnew
TECHNICAL SERGEANT
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Caro Rui,
Há novo defeito (vicio) de informação.
Aquilo que o CB sempre tentou fazer, e muito bem, foi disponibilizar-se no Sábado para que os participantes pudessem aferir os seus modelos e ajusta-los á formula.
Que eu saiba ou tenha visto, não houve verificação oficial no dia anterior.
Houve sim, verificações antes da prova em pelo menos duas das provas que demoraram bastante tempo, e em uma que não participei, estava prevista verificação aleatória ou por sorteio, que não posso confirmar ter-se verificado.
Se o LIPA fez verificações no Sábado, tinha que as confirmar no Domingo, já que não podia garantir alterações (nocturnas). Assim dê-a por onde der, houve a possibilidade, ainda que hipotética, de os três concorrentes que foram verificados no Domingo, terem sido prejudicados.
Shark,
Tens razão, não vale a pena continuar a discutir, até porque ofusca a vitória do Gonçalo e eu não quero isso, mas é bom que fique claro que a verificação nesta modalidade há-de ser sempre o seu calcanhar de Aquiles. Por isso está a morrer no seu pais de origem.
Abraços,
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caro ztxnew,
Para sua e vossa informação, a "obsoleta" ou "moribunda" classe 200W/kg foi confirmada pela BARCS como regulamento a aplicar na mais importante prova em Inglaterra para planadores térmicos, a BARCS Radioglide (a Interglide é apenas para F3J), o equivalente a uma "Taça de Portugal", devido a problemas de imaturidade dos "200m", entre os quais falha do altímetro/limitador quando são usados receptores com síntese de frequência.
Isto é muito grave e levanta problemas técnicos que talvez passem por melhor "blindagem electrónica" do altímetro/limitador.
Outro problema apontado é de alguns pilotos não desligarem o motor, dado que o limitador "faz" o corte e depois o "switch" de segurança actua abaixo dos 30m e o modelo em configuração de aterrar mete "prego a fundo". É falha dos pilotos mas é também um problema de segurança, ainda mais porque nas regras inglesas originais de "200m" não há qualquer limitação de bateria (ou seja de potência) instalada no modelo. Imaginem o susto!
Assim, com pelo menos 15 provas oficiais e agora a mais importante do calendário brit, como diria o Mark Twain, "a notícia da morte dos 200W/kg foi ligeiramente exagerada"...
Mais uma vez e para que conste, não sou partidário de 200W/kg ou 200m, quero aquilo que seja o melhor em termos de vantagens e desvantagens e o que possibilite o crescimento da modalidade, sem precipitações nem divisões inúteis. Estou mortinho por testar o meu altímetro/limitador até porque os meus motomodelos tem todos receptor Graupner de síntese. Haja tempo disponível!
Bons voos,
Rui Silva
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Rui Silva wrote ( View Post): ›
... Lembro-lhe que precedente de fazer verificações em dois dias fizeram as 3 últimas "provas" realizadas em 2008 (duas pela APSIA e uma pelo CAL) e não me lembro de ninguém reclamar quanto ao facto. E também não houve qualquer tipo de verificação aleatória.
Ou será que quando são feitas (também) na véspera pelo CAL ou APSIA está tudo bem e quando são feitas pela LIPA é que há o potencial de batota?!
Repito, este procedimento esteve anunciado desde a 1ª comunicação da prova, veja o post de 18 de Fevereiro. Mas agora é que levantou problemas... sem comentários.
Rui Silva
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Rui Silva, não mande pedras ao telhado dos outros que não lhe fica bem. E não refira factos de que não se lembra bem.
As verificações dos modelos devem ser efectuadas no dia da prova para que não fiquem dúvidas e tal como dita o regulamento.
Se por algum motivo as verificações tiverem de ser efectuadas no dia anterior estas só são válidas se os modelos ficarem em parque fechado tal como se faz noutras modalidades desportivas.
Em duas horas podem verificar-se 12 modelos com a maior calma como já foi demonstrado.
Foi o que aconteceu nas provas da APSIA e do CAL que eu dirigi.
Começámos mais tarde do que gostaria mas fez-se a verificação a todos os modelos como manda a boa prática numa prova que se baseia no controle da relação potência/peso.
Tenho anotadas as potências que medi de modo a poder compará-las com novas medições caso fosse necessário ou solicitado.
Cumpram com o regulamento que criaram e não terão reparos.
Quando os tiverem não apontem os outros pois isso não torna regulamentar o que se passou na vossa prova.
Nada disto deslustra a excelente vitória do King_Pin, bem pelo contrário.
Parabéns, King_Pin
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caro Chispas,
Com certeza absoluta em 2008 só em dois encontros é que todos os modelos foram verificados, o 1º da APSIA e o da LIPA.
No 2º da APSIA e no do CAL creio que não mas já não me lembro e aceito o que diz, quanto ao 3º da APSIA tenho a certeza que apenas 4 modelos foram verificados, o Tango do Nelson, os meus Organic 2.5 e Super Ava e o Pulsar 3.2 do Paulo Guimarães e mesmo estes apenas 4 modelos apenas foram verificados por insistência dos 3 concorrentes.
Ninguém levantou dúvidas e por mim tudo bem, sinceramente não sou polícia por natureza, chateia-me é que haja comentários nos Fora quando se havia qualquer dúvida ou suspeição estas devia ter sido esclarecidas logo no Encontro. Mais aquela "inverdade conveniente" que só os concorrentes da APSIA é que foram verificados no Domingo...
O nosso regulamento especifica que todos os modelos sejam verificados antes da prova, foi o que aconteceu e nos períodos divulgados a todos os concorrentes, Sábado e Domingo entre as 0900 e as 1100H. Basta saber ler.
Aliás, os concorrentes na nossa prova também já receberam a informação das verificações técnicas, o que até agora em nenhum encontro tinha sido divulgado. Vou actualizar o F5JPortugal e essa informação será também do conhecimento público.
Bons voos,
Rui Silva
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Caro Rui Silva
É verdade que, na altura se falou da questão do concorrente não poder carregar a bateria até à 2ª manga. Mas tinha um objectivo que era de evitar a batota. Como?
1-O concorrente trás a bateria de casa com 50% de carga.
2-Faz a verificação técnica. Dá menos potência que 200w/kg
3-Vai para casa ou para o carro carregar a bateria e fica com mais de 200w/kg
Sendo assim, volto a repetir a pergunta:
Se os modelos foram verificados no dia anterior, qual a razão para ficarem todos em parque fechado (tal como diz o regulamento da LIPA) no domingo/dia da prova? Ou os modelos ficaram no campo da LIPA durante a noite?
Bons voos e boas térmicas
NG
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Rui Silva wrote ( View Post): ›
Caro Chispas,
Com certeza absoluta em 2008 só em dois encontros é que todos os modelos foram verificados, o 1º da APSIA e o da LIPA.
No 2º da APSIA e no do CAL creio que não mas já não me lembro e aceito o que diz, quanto ao 3º da APSIA tenho a certeza que apenas 4 modelos foram verificados, o Tango do Nelson, os meus Organic 2.5 e Super Ava e o Pulsar 3.2 do Paulo Guimarães e mesmo estes apenas 4 modelos apenas foram verificados por insistência dos 3 concorrentes....
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Caro Rui Silva, pode não se lembrar mas eu tenho comigo o caderno de verificações das provas que dirigi.
Na 3ª prova, da APSIA, até tive a ajudar-me um colega que me acompanhou à prova a fazer as verificações.
Na prova seguinte, do CAL, novamente fiz verificações e o Carlos Bastos que pretendia que a prova começasse o mais cedo possível, atrasando desse modo o início da prova mas garantindo que os modelos eram verificados.
Claro que se os modelos ficarem atrás dos carros após serem chamados os concorrentes para as verificações não é possível verificar tudo
Rui Silva wrote ( View Post): ›
...Ninguém levantou dúvidas e por mim tudo bem, sinceramente não sou polícia por natureza, chateia-me é que haja comentários nos Fora quando se havia qualquer dúvida ou suspeição estas devia ter sido esclarecidas logo no Encontro. Mais aquela "inverdade conveniente" que só os concorrentes da APSIA é que foram verificados no Domingo...
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Para quem se mostrou sempre disposto a atacar as provas dos outros clubes, também não se lembra? Está na moda quando teve oportunidade de ser esclarecido no local são no mínimo cínicas, para não dizer pior, a sua afirmação e indignação.
Rui Silva wrote ( View Post): ›
... O nosso regulamento especifica que todos os modelos sejam verificados antes da prova, foi o que aconteceu e nos períodos divulgados a todos os concorrentes, Sábado e Domingo entre as 0900 e as 1100H. Basta saber ler....
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O vosso regulamento 200W/kg LIPA ou F5Jn, o regulamento particular e o anúncio no início da página especificam que os modelos sejam verificados das 9H00 às 11H00 do dia da prova.
Em que parte especificam que serão feitas verificações no dia anterior?
Que ética desportiva podem reclamar se os modelos não entraram em parque fechado desde as verificações até ao início da prova?
Das 9H00 às 11H00 decorreram 2 horas ou 120 minutos.
Dá 10 minutos por concorrente e 5 minutos por modelo caso cada um tenha dois modelos.
Não chega o tempo? Alterem o regulamento e façam as verificações com todos os concorrentes presentes.
Quando foram tão lestos a elaborar um regulamento próprio será que dá muito trabalho alterá-lo ?
Ainda escreveram: "Durante o dia anterior, Sábado 21 de Março, haverá a possibilidade de verificar os modelos c/ wattímetro no CVL e efectuar voos de treino" Isso não é regulamentar e essa possibilidade, que até podia não se concretizar, não substitui o regulamento.
Podiam ter aproveitado para fazer umas mangas e informavam os concorrentes que chegaram no dia seguinte dos resultados.
Poupavam tempo e tinham terminado a prova pela hora de almoço
Rui Silva wrote ( View Post): ›
... Aliás, os concorrentes na nossa prova também já receberam a informação das verificações técnicas, o que até agora em nenhum encontro tinha sido divulgado. Vou actualizar o F5JPortugal e essa informação será também do conhecimento público....
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A divulgação das verificações não está contemplada no vosso regulamento, no do CAL ou no da APSIA.
- Fizeram-no para legitimar as verificações feitas no dia anterior?
- Acusa outros de não o fazer com que intenção?
Distrair do essencial que é o facto de as verificações não terem sido todas realizadas na altura devida e na presença de todos os concorrentes?
Fique-se com esta muito antiga: "À mulher de César nas basta ser séria, tem de o parecer"
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caro Nelson,
O que é que não percebe no regulamento da LIPA acerca dos motivos para os modelos ficarem numa área designada? Que assim não se permite que haja carga das baterias antes da 2ª manga, que assim não é tão fácil trocar componentes? Onde é que quer chegar?
Lembro-lhe que houve alguns concorrentes que não respeitaram a regra da área designada e foram carregar os modelos para a traseira do automóvel mas da nossa parte não fazemos finca-pé neste tipo de coisas e confiamos nos concorrentes.
O que interessa é que todos os modelos foram efectivamente verificados antes da prova e da parte da organização não há a mínima suspeita de violação das regras. Quem quis verificou no Sábado e quem não teve essa possibilidade foi verificado no Domingo. Os dados dos modelos são públicos e o resto é uma mera questão de divergir as atenções daquilo que é importante: foi uma prova de 200W/kg que correu muito bem, no horário, competitiva até ao fim e com um vencedor merecido. Os outros só tem que treinar mais e pensar menos em factores externos e dedicar-se aos sticks do rádio comando.
É o meu caso.
Quanto ao que escreve o Chispas, o que concedo é que deveria estar explícito no regulamento que as verificações também eram feitas no Sábado, os concorrentes foram avisados por e-mail na Sexta bem cedinho porque não havia antes a certeza que as ditas verificações podiam ser efectuadas, já que precisávamos de duas pessoas com o material de teste todo o dia no campo, pessoas essas que foram eu próprio e o sr. António Soares. Fica a emenda para o nosso próximo Encontro, obrigado pela chamada de atenção.
Bons voos,
Rui Silva
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Caro, Rui Silva.
Para quem atacou tão voluntariosamente as provas do CAL, da APSIA e a própria direcção da APSIA, não quer que vá desenterrar os seus posts, não? essa postura é no mínimo estranha pois os regulamentos que a própria LIPA criou e propôs à FPAM não foram cumpridos, basta ler com atenção o que o Rui Silva escreveu.
Pela sua postura e historial era digno de se fazer um arraial só por causa disso.
Faz-me lembrar os tiques doutros tempos
Proponho o seguinte já que estamos em época de vacas muito magras:
Na vossa próxima prova/encontro os concorrentes não preciam de se deslocar ao CVL.
Eu verifico os modelos dos concorrentes aqui em baixo, cronometro os voos e meço a aterragem.
De seguida enviamos os resultados por mail para serem incluídos nos resultados gerais da prova.
Evitam-se perdas de tempo, cumpre-se com o horário e, acima de tudo, evitam-se despesas com deslocações.
Para quem desconheça, é a modalidade de competição postal que se baseia no pressuposto de que os competidores são todos honestos e evita despesas de deslocação e grandes organizações.
Continuem que vão no bom caminho.
Chispas
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ztxnew
TECHNICAL SERGEANT
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Chispas
MAJOR GENERAL
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Caro Rui Silva
Não percebo o seu tom tão agressivo. Não quero com isto ofende-lo nem a si nem a ninguém que esteve na prova, até porque, no meu entender sincero não vi nem desconfio de NENHUMA situação.
Volta a repetir o que escrevi atrás:
"Parabéns a organização, correu bem, incluído as bifanas. Os cronometrista e pessoal impecável. No Porto/LIPA somos sempre bem recebidos."
Apenas fiquei com algumas dúvidas quanto à organização da prova que gostava que o Rui Silva, pessoa rigorosa na análise e condução das mesmas, me esclarecesse.
Com a possibilidade do concorrente carregar a bateria a seguir às verificações técnicas e deste modo falsear os resultados, foi criada a zona de parque fechado até à segunda manga. Concordo.
Sendo assim, volto a repetir a pergunta que gostava de obter uma resposta objectiva:
Se os modelos foram verificados no dia anterior, qual a razão para ficarem todos em parque fechado (tal como diz o regulamento da LIPA) no domingo/dia da prova? Ou os modelos ficaram no campo da LIPA durante a noite?
Bons voos e boas térmicas
NG
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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