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Author |
Message |
vsantos
SECOND LIEUTENANT
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Ola
Em relação a este assunto e uma vez ter participado gostaria de deixar aqui a minha opinião.
No meu entender penso que o patamar atingido nesta ultima prova seja o mais equilibrado
(aliás ja anteriormente dito e comprovado) e obtido até ao momento, (regulamento/objectivo) penso mesmo que se deva manter e dentro desse espirito empreendido até agora nos 200w/kg, nesse sentido podem contar com a minha presença.
Obrigado
Cumps
vsantos
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Ois,
Em solidariedade com os "descomplicas" Devo dizer que não vejo grandes problemas em padronizar fichas (aliás já na preparação da prova anterior à "Pedra de Outono", houve uma preparação e padronização discutida por aqui)
Mas acho que bastaria resumir ao concorrente respeitar uma posição de polaridade (isso é que tem mesmo que ser) e usar fichas ou ter adaptadores para uma das duas mais populares fichas, as Dean ou MPX.
Mas em relação a criar mais normas restritivas já não estou de acordo, acho que perderíamos a simplicidade da coisa, que é o que torna a "classe" tão apetecível para qualquer pessoa que resolva pegar num modelo qualquer, seja um esferovite de 80€ ou um compósito de 3000€ e vai tudo pro ar, "cromos das asas compridas" misturados com a "escumalha das pistas de vôo" que estão a experimentar uma cena nova e que até vão tomando gosto pelos planadores.
Na minha humilde opinião já existem classes competitivas com restrições que chegam para os "grandes competidores" e se devia manter esta classe de promoção e iniciação, como uma classe de promoção e iniciação, simples e apetecível para alguém iniciado, sem grandes complicações.
My 2 cents.
Abcs,
JM
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_________________ Bons Vôos
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ztxnew
TECHNICAL SERGEANT
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Caro Rui e restantes interessados.
Peço desculpa por só agora responder, mas de facto apenas hoje consegui ver neste tópico as suas mensagens.
Quanto ás fichas Multiplex, apenas tenho para dizer em jeito de comentário, que não possuo essas fichas e que também não tenciono compra-las, como tal estou fora de competição (pelo menos no LIPA).
Mas não há problema, porque os quatro aeromodelistas que votaram a favor estarão lá com toda a certeza, e eu posso sempre voar no Pinhal Novo, a não ser que lá se construa alguma cidade de betão...
Em relação ás alterações das regras, e porque ao que parece são unilaterais, penso que deveriam ter em atenção a universalidade das mesmas! A não ser que no próximo ano tenhamos o 200/1 versão LIPA, versão APSIA, versão CAL e etc, etc, etc... fica complicado ao aeromodelista ter que se adaptar a tanta alteração ao longo da época, mas....
Quanto ao sucesso da modalidade e ao caminho que se pretende que leve/para que objectivo, deveremos estar em sentido completamente contrário.
Eu apenas quero o convívio, a brincadeira e praticar numa modalidade que gosto, sem qualquer titulo como objectivo. Rever amigos e até porque não, beber uns copos com eles!
Acredito e volto a frisar que o sucesso desta modalidade assenta na simplicidade e fácil acesso a todos. Se vamos para FAI ou Intergaláctico, com títulos e subtítulos, já não é para mim !!! Estou fora, mas acredito que grande parte dos actuais participantes também está! E depois acaba, como tudo nesta terra.
É a minha convicção,
Ps: Para mim a definição desta modalidade é:
-Qualquer chaço que voe e que demonstre que não tem mais de 200W de potência por cada Kg de peso, está apto a ser lançado, e a voar o mais tempo possível dentro de 10 min limite e a aterrar junto de um saco plástico colorido que foi previamente pregado no chão. Quem voar mais tempo e acertar mais perto do saco plástico ao longo de 6 mangas ganha. No fim vai tudo almoçar e beber uns copos.
-Já agora também vale tirar fotografias (a menina do restaurante).
-Tudo o resto são mariquisses que me desmotivam.
Abraços,
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CARLOSDURAES
SENIOR MASTER SGT
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Olá!
Estava a ver que não aparecia ninguém de bom senso!
Mas então não se está mesmo a ver que doutra forma não poderiam aparecer campeões "á maneira"?
Uma fórmula para cada um... e prontos já teremos mais uns titulados.
Ainda não aprenderam nada ao fim destes anos todos?
Voem, divirtam-se, convivam e então muito depois, sempre poderão aparecer numa prova oficial se surgir um regulamento nacional aprovado pela FPAm.
Desta forma, com mais um Regulamento Nacional sempre a FPAm deixará de referir no calendário oficial tantos eventos=a tantas linhas=a tantos atletas o que penso que advirá por isso grande prejuizo para a versão de competição e que passará por certo a sofrer do mesmo mal das outras modalidades ou seja regulamentos são regulamentos, mas o pessoal quer é aeromodelismo de lazer com um mínimo de regras independentemente das inerentes á segurança (e aí entram os 2,4Ghz a facilitar tudo... e prontos).
Continua a não haver seguro na FPAM para o aeromodelismo de lazer, "querse" dizer haver há, e aí lá temos os tais "atletas".
É verdade que também há sempre o recurso á APSIA, mas... não tirem o pão á FPAm.
Mais uma vez continuo a ter que dar razão ao Moraes e aos outros todos que alinhavam com ele que tinha uma boa ideia, só não tinha era grande conteudo ou forma para lá chegar.
Entretanto, o CB continua a promover os treinos no PNOVO e um dia destes alguém não deixará de organizar um "treino sempre a Xispar" a nivel nacional com inscrições, taças, copos e tudo.
Gostaria de andar ainda por cá para ver.
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
PS.: no sábado há treino, mas alterações de ultima hora não me vão permitir aparecer da parte da manhã!
PPS: Dia 1 de Janeiro há treinos no PNOVO para abertura do ANO NOVO para aeromodelos não barulhentos
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_________________ BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
http://modelismoaero.blogspot.com
http://www.youtube.com/account?feature=mhum
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Ó Durães,
Ninguém de bom senso???
Então a malta toda está em consenso no sentido de descomplicar a coisa (ou quase toda a malta, vá lá) e só agora é que reparaste?
EPá é que pelo que eu li e entendi (se calhar entendi mau, não sei), só o Rui é que se manifestou aqui neste tópico a defender as alterações no regulamento, depois disso todas as intervenções (posts) do pessoal foram contrários Às restrições e alterações propostas.
Acho que devíamos era debater este tema com menos vaidade (de ambos lados) e mais assertividade, pois o regulamento já está bom. A última prova, a Pedra do Outono, foi prova disto.
Algumas pequenas melhorias acho que até são bemvindas, mas alterações no sentido restritivo é que não me parecem mesmo boa idéia.
No fim, se nos juntarmos invés de dispersar, talvez consigamos continuar com esta brincadeira de uma forma saudável, aliás queria dar os parabéns ao Ztxnew pela forma romantica e genuína como descreveu a "modalidade"
ABcs,
JM
Ps. A referência à idéia da Liga não passou desapercebida, obrigado pela lembrança, realmente era uma grande idéia com tudo para dar certo, mas com a mentalidade do Aeromodelista Português, (e do alto dos anos de experiência que tens disto sabes muito melhor que eu), não houve condições de andar pra frente...
Para teres a noção tive direcções de vários clubes envolvidas mas nenhum deles, excepto o Aeromania, permitiu que se divulgasse o nome com medo das represálias da FPAM... tremiam-se todos de uma forma vergonhosa... ao mesmo tempo que conspiravam em segredo... e quando um destes clubes resolveu a dar de frascos, perdi completamente a vontade, ví que com esta gente não há sacristão que resista... querem que um gajo faça tudo sozinho e não ajudam em nada.
Algumas pessoas sabem desta história nos bastidores...
Desabafo.....
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_________________ Bons Vôos
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caros amigos,
Vamos fazer a cronologia (resumida) do 200W/kg em Portugal:
Carlos Bastos propõe à Direcção da APSIA a realização de encontro (ou encontros, não sei) para motoplanadores eléctricos de duração com aterragem de precisão, adoptando as regras inglesas dos 200W/kg.
13 de Abril: Carlos Bastos dirige a 1ª prova da APSIA no Pinhal Novo, a adesão é boa e queremos mais.
14 de Junho: A LIPA organiza a sua 1ª prova de 200W/kg com regras diferentes das da APSIA, nomeadamente pontuação do bónus de aterragem (100 pontos), lançamento quando o concorrente quiser e perca do bónus de aterragem após o final do tempo de trabalho.
20 de Julho: 2ª prova da APSIA
21 de Setembro: 3ª prova de 200W/kg da APSIA e
2 de Novembro: Taça de Outono do CAL na fórmula 200W/kg c/ regras iguais às da APSIA.
Conforme expliquei no meu post, a LIPA propôs na AG da FPAm 3 datas para realizar encontros/provas particulares para motoplanadores eléctricos, usando regras que se pretendem testar para uma eventual classe nacional de competição para motoplanadores eléctricos de duração. As regras "da LIPA" já eram diferentes em 2008 e como também já expliquei, o regulamento "200W/kg" é simplista demais para poder ser utilizado numa classe de competição.
Qual é o problema do actual "voador de 200W/kg" poder voar nos encontros da LIPA? Fazer um par de fichas adaptadoras MPX/Graupner, fazer a verificação técnica, colocar o/s modelo/s na área designada e carregar os packs só após a 2ª manga... Implica alguma mudança nos modelos 200W/kg? Não é para voar os mesmos 10 minutos com mesma a aterragem de precisão? Qual então a dificuldade técnica, de pilotagem ou o motivo que tira o mesmíssimo gozo de voar e depois ir para as patuscadas?
Se o problema é não quererem uma classe oficial de competição são livres de o fazer, quer os clubes organizadores quer os concorrentes voadores. Agora não existe nenhuma razão objectiva para que as tarefas duração e aterragem de precisão quando o planador é levado lá para cima por um motor eléctrico não possam ser consideradas para uma classe nacional, tal como a Open, Standard ou o F3J a nível FAI.
Olhando lá para fora, basta olhar para a britânica pátria do regulamento 200W/kg que em termos prácticos acabou de mudar (ou matar...) radicalmente a fórmula e se lerem o regulamento proposto é que vão perceber a complicação de lançamentos limitados em altura com tolerâncias de subida após corte, tempo motor variável, etc, etc. Deixa de haver a limitação 200W/kg e implica comprar o tal limitador de altura de saída, após este ano já terem utilizado o wattímetro e o limitador de energia. Serve de exemplo?
Percebam que numa prova da tal futura e eventual classe nacional podem continuar a voar os mesmos modelos e exactamente da mesma maneira. Se não querem porque não gostam da "competição oficial" é uma escolha individual mas por razões meramente subjectivas, posso respeitar mas com a proliferação comercial, baixo custo relativo e facilidade de lançamento dos motoplanadores eléctricos é uma questão de tempo para que surja uma classe FAI para duração/aterragem de precisão com este tipo de modelos.
Podemos participar neste processo e continuar a voar nos mesmos encontros como até agora, felizmente a escolha, tal como a opinião, é livre. Para quem gosta mesmo de voar, tanto faz voar numa prova oficial como num encontro almoçareiro, quanto mais melhor e o resto são desculpas de mau voador...
Bons voos,
Rui Silva
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Chispas
MAJOR GENERAL
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CARLOSDURAES
SENIOR MASTER SGT
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Olá!
Então não há? Claro que há!
Então não leio? Claro que leio!
O que se passa é que há voadores com o clube ás costas e há voadores que não teem clube ás costas e para conseguirem organizar esquecem que não é preciso ter um clube ás costas, e ao que me parece o CB não tirou grande proveito dos clubes a que emprestou a ideia para se promoverem.
Acontece que ele continua um "xato" mas insiste, insiste até um dia acordar e ver que afinal ao fim destes anos todos não deixou de ser um "ingénuo".
Os voadores decerto que o apoiam e quando ele puser os clubes para trás teremos mais participantes a provar isso mesmo.
Para organizar só é preciso "bom senso e boa vontade"e um forum para publicitar o calendário.
Ele que experimente e aí vão ver!
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
Moraes wrote ( View Post): ›
Ó Durães,
Ninguém de bom senso???
Então a malta toda está em consenso no sentido de descomplicar a coisa (ou quase toda a malta, vá lá) e só agora é que reparaste?
EPá é que pelo que eu li e entendi (se calhar entendi mau, não sei), só o Rui é que se manifestou aqui neste tópico a defender as alterações no regulamento, depois disso todas as intervenções (posts) do pessoal foram contrários Às restrições e alterações propostas.
Acho que devíamos era debater este tema com menos vaidade (de ambos lados) e mais assertividade, pois o regulamento já está bom. A última prova, a Pedra do Outono, foi prova disto.
Algumas pequenas melhorias acho que até são bemvindas, mas alterações no sentido restritivo é que não me parecem mesmo boa idéia.
No fim, se nos juntarmos invés de dispersar, talvez consigamos continuar com esta brincadeira de uma forma saudável, aliás queria dar os parabéns ao Ztxnew pela forma romantica e genuína como descreveu a "modalidade"
ABcs,
JM
Ps. A referência à idéia da Liga não passou desapercebida, obrigado pela lembrança, realmente era uma grande idéia com tudo para dar certo, mas com a mentalidade do Aeromodelista Português, (e do alto dos anos de experiência que tens disto sabes muito melhor que eu), não houve condições de andar pra frente...
Para teres a noção tive direcções de vários clubes envolvidas mas nenhum deles, excepto o Aeromania, permitiu que se divulgasse o nome com medo das represálias da FPAM... tremiam-se todos de uma forma vergonhosa... ao mesmo tempo que conspiravam em segredo... e quando um destes clubes resolveu a dar de frascos, perdi completamente a vontade, ví que com esta gente não há sacristão que resista... querem que um gajo faça tudo sozinho e não ajudam em nada.
Algumas pessoas sabem desta história nos bastidores...
Desabafo.....
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_________________ BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
http://modelismoaero.blogspot.com
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Apoiado, já se viu os resultados da fórmula 200Watts/Kg em Inglaterra... Esta é muito mais simples, com muito menos enfase na tecnologia. Quando os 200Watts por Kg se esgotarem, para o que não falta muito, proponho uma mudança para a F5JN.
Acho que tentar transformar os 200Watts/Kg numa classe Nacional não é boa ideia, visto que já sabemos o futuro da mesma...
Quanto a organizar provas sem clubes, talvez seja o melhor que o CB tem a fazer, já que nenhum clube o satisfaz...
Quanto ao meu clube, não precisa certamente dos 200Watts/Kg para se promover, sugiro que leiam a RC-Model Aero... Ou o diário do Franz Demmler... Ou o Planet-Soaring... Mas claro, ninguém conhece esses sites e revistas...
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
jcosta wrote ( View Post): ›
Apoiado, já se viu os resultados da fórmula 200Watts/Kg em Inglaterra... Esta é muito mais simples, com muito menos enfase na tecnologia. Quando os 200Watts por Kg se esgotarem, para o que não falta muito, proponho uma mudança para a F5JN.
Acho que tentar transformar os 200Watts/Kg numa classe Nacional não é boa ideia, visto que já sabemos o futuro da mesma...
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Partilho da tua opinião acerca da manutenção dos 200W como classe não oficial. O F3F ainda não é classe oficial FAI e continua um sucesso.
Quanto a misturar as regras de uma classe de iniciação, os 200W/Kg, com as do F3J acho desnecessário e "complicativo".
O F5JN apenas usa a limitação de potência dos 200W/Kg, o resto é quase como o F3J.
Para que seja igual ao F3J não é preciso muito, basta que sigam as regras já existentes do F5J da Eurocup cujo link está mais acima, sem limitações e o mais parecido possível
O que eu gostava mesmo é que mais pilotos dos 200W/Kg deste ano se manifestassem
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 15:46; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
No F5J o motor fica à descrição do concorrente sendo a única limitação a voltagem nominal do pack e o seu peso.
O tempo de trabalho é de 10 minutos, pode-se usar o tempo de motor que se quiser sendo o tempo de motor descontado.
Assim sendo esta classe não tem nada a ver com limitações de potência ou altitude cabendo ao concorrente se lhe vale a pena subir mais ou menos perdendo pontos enquanto o faz.
Quanto ao resto é igual ao F3J.
Acerca das fichas, convém ter um cabo adaptador mesmo para os 200W/Kg, não vá a organização não o ter.
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
King_Pin, postei isso que é mesmo para mostrar o que é o F5J sem ser N nem apoiado nos 200W/Kg.
Se querem complicar, compliquem a sério
Façam dessa a classe nacional e deixem os 200W/Kg tal como estão que estão bem E recomendam-se ao permitirem a um iniciado ganhar mangas com um planador de iniciação e ficar em segundo lugar em 15 pilotos
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vsantos
SECOND LIEUTENANT
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Olá King
_King_Pin_ wrote ( View Post): ›
... É só mesmo para showoff e para me mijar todo de adrenalina! )
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Não te preocupes...
Arranjo-te quantas fraldas quiseres...
Ou o Gil
Isso é coisa que por aqui não falta
Sempre quero ver essa bomba que vem do EUA
Força com isso dos 200w
Cumps
vsantos
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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Agora que está finalizada a “saison” de 2008 e a poeira já está praticamente assente, julgo que é tempo de dizer alguma coisa. Alguma coisa para além daquilo que tem sido dito, de bom, neste forum, e que me tem deixado profundamente feliz e gratificado pela iniciativa de lançar uma modalidade de motoplanadores eléctricos que teve excelentes resultados.
Devo dizer que lutei com algumas contrariedades e oposições. Prefiro não referir aqui quem e como. Vieram de onde eu menos esperava. Mas, como em tudo, a verdade acaba por vir ao de cima e mais tarde ou mais cedo os Aeromodelistas interessados aperceber-se-ão dos constrangimentos a que as provas estiveram sujeitas. Até chegou a não haver provas!
O que é importante é salientar o sucesso da fórmula. Cinco provas/encontros, uma delas com 15 participantes. No ano de 2008 foi a modalidade do Aeromodelismo Nacional com maior número de praticantes em campo! Incrível, também para mim, e impensável quando, no ano passado, me dirigi a três Clubes para realizarem ou, simplesmente, darem o seu nome à realização de provas.
Tudo o que de bom aconteceu, e foi muito, considerando o nosso pobre aeromodelismo, só foi possível graças ao empenho e trabalho de um conjunto de pessoas e meios, a quem eu quero aqui manifestar o meu caloroso agradecimento.
E assim, começo por referir o Guizo Lopes e o Paulo Faustino. Sem eles a “aventura” teria sido muito difícil. E aqueles cronometristas que, eu espero, continuarem a existir, apesar da força displicente de quem insiste em provas que os concorrentes se devem cronometrar uns aos outros. Organizar provas é trabalhar, procurar, insistir, gerar bom ambiente, encurtar o tempo de trabalho de quem vai ajudar, etc. etc.. Não é, desprezando completamente quem trabalha, e nem sequer aparecendo na entrega de prémios, como Direcção de um clube, que se cativam essas pessoas para as futuras provas. E, a propósito de cronometristas, correndo o risco de omitir alguém, um muito obrigado aos Adriano Pereira, Pita, Carmo Silva, Manuel Cunha, Mário Loureiro, Aníbal Paiva e seu filho, José Colarejo, Paulo Enes, Carlos Carvalho, Carvalhosa e Helder Mineiro. Penso que estão todos referidos.
E o Nelson Gaspar, com o seu entusiasmo e dedicação na resolução de diversos problemas técnicos.
E a Direcção do CAL, na pessoa do seu Presidente, Pereira da Costa, que deu todo o apoio, ajuda e colaboração para a concretização da respectiva prova que foi a que correu melhor, incluindo o almoço!
E não esquecer a generosidade de alguns participantes como o Vasco Santos e o John Morais.
Também devo referir os concorrentes. No total das provas cerca de duas dúzias! Desculpem de os tratar às dúzias mas não tenho a certeza se foram 24! Até parece que, com esta das dúzias, estou a contar carapaus! E, a propósito, também apareceram carapaus de corrida!
Sem os concorrentes não existiriam provas, claro.
Por fim, “ last but not least”, o Forum do RCMPorto. Como todos sabem, foi o grande veículo, para além de outros foruns da modalidade, que publicitou o necessário acerca desta provas. Tudo de bom e, infelizmente, não por culpa do Forum, o que também houve de mau. Obrigado, Paulo Magalhães e Óscar J, fundadores e Administradores deste Forum.
Não posso deixar de referir o futuro e os regulamentos. A fórmula foi criada para trazer ao campo uma competição aeromodelista simples para todas as idades com todo o tipo de modelos. Venham “easygliders”, “easystars” e “easy” qualquer coisa, bem como modelos protótipos para fomentar o projecto, adaptação e auto construção de planadores. Já há tanguice a mais. E a fórmula não foi implementada a pensar, claro, em campeões nacionais.
O seu actual regulamento, que todos os de bom senso esperam que se mantenha, deve continuar para que as provas sejam um encontro de sã camaradagem, “sem polícia”, e com umas garrafas de vinho à mistura.
Para o ano, estão agendadas 8 provas de 200W. Haver uma prova é pôr de pé toda a estrutura necessária e......o mais importante……ter concorrentes, devidamente motivados.
Será que vão efectivamente acontecer oito provas?
Um Grande Muito Obrigado
Carlos Bastos
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Chispas
MAJOR GENERAL
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Claro, o clube que forneceu meios logísticos, financeiros e pessoais, incluindo vários membros da Direcção, para 3 das provas organizadas não é mencionado vá-se lá saber por quê
Chama-se a isto "morder a mão de quem lhe dá de comer".´
Felizmente esse mesmo clube tem prevista a organização em 2009 de 3 provas de 200Watts/Kg que, com a eficácia habitual do clube e a qualidade dos seus associados, serão certamente excelentes. Eu conto participar em todas, salvo imprevistos de força maior, seja como piloto seja ajudando a organização. Como mais alguém aqui escreveu, "não perguntes o que o teu clube pode fazer por ti, pergunta antes o que podes fazer pelo teu clube".
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_________________ blank
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Olá a todos.
O ano termina em beleza. Realmente, olho para trás e vejo uma série de provas em que valeu, mesmo, a pena participar/aprender/evoluir nesta modalidade que alguns afirmam ser de iniciação e outros talvez não.
Mas, o que mais gostei, foi de toda a motivação e entusiasmo que se se gerou à volta desta modalidade impulsionada pelo impulsionador e apoiada por todos da forma como foi.
Este entusiasmo, faz-me lembrar os meu anos "dourados" de aeromodelismo em que fazia voo circular e mais concretamente corridas Goodyear.... aquilo é que era... sandes na mochila, autocarro para a pista de VC no aeroporto da portela e aquilo é que era um dia em cheio...
Foi disto que os 200w/kg me fizeram recordar.
Para o ano... só tem de correr bem. Não há outra saída.
8 Provas.... SÓ!!!!!!
Venham elas!! Por mim, e se a família deixar, vou a todas.
E não se esqueçam:
EU NÃO DESITO!!!!! TANGO PARA SEMPRE!!!!
Abraço
NG
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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vsantos
SECOND LIEUTENANT
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ola
Mais um tango para o senhor da "mola impulsionadora"
Encontro-me a preparar um papa "tangas"
Por isso preparem-se.... eheh
Força com isso
Cumps
vsantos
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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