RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 31 users online ::
0 Registered,
31 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Baterias Lipos
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 11-01-2007, 16:35   Post subject:  Baterias Lipos Back to top 

e entretanto e tal..........

............................Baterias de Lítio
Guarda-las entre 80% a 90 % da capacidade do pack, evitamos os 100% para não acelerarmos as sulfatizacao dos eléctrodos que neste tipo de química é crucial para o bom funcionamento do pack pois este processo é na maioria das vezes o responsável máximo da deterioração das células. Nunca deixar cair nestas células a tensão abaixo de 2,5 volts pois tais situações degradam significativamente a bateria ou ate as podem definitivamente comprometer ao seu não funcionamento.
A manutenção destas células é um pouco mais critico que as de Níquel uma vez que é necessário de tempos a tempos proceder a sua equalizaçao (somente necessário quando as células estão assembladas em pack). Este procedimento não é necessário fazer todas as vezes que carregamos o pack mas sim uma vez em cada 10 carregamentos, obrigando as células mais preguiçosas a carregarem exactamente o mesmo que as outras mais trabalhadoras. Evita-se assim o relaxamento das células com menor performance e a inevitável e previsível ruptura desta caso não se proceda a equalizaçao das mesmas. Ou seja a não equalizaçao do pack obriga as células que menos carregam a um maior esforço na descarga o que lhe irão provocar um aumento significativo de aquecimento e eventual inchaço e ruptura, uma vez que atingem o fim de descarga mais rapidamente que as outras.........


Gostaria de resalvar que quando digo isto:
"...de tempos a tempos proceder a sua equalizaçao (somente necessário quando as células estão assembladas em pack).Este procedimento não é necessário fazer todas as vezes que carregamos o pack mas sim uma vez em cada 10 carregamentos....."
Começo a recear que seja falso principalmente no inverno ou em situaçoes de frio intenso, pois as baterias de litio assembladas e pack sentem alguma preguiça entre umas e outras em ligarem o "turbo" e eventualmente aparecerem mais rapidamente as diferenças de Tensao entre elas; desconfio que a baterias que se encontram no meio se libertem da preguiça mais depressa que as outras da periferia.
Alem disso as diferencas de tensao entre as celulas acentuam-se com o passar do numero de reciclagens feitas ou seja provocado pela PDI.
Dai que o recurso ao uso do equalizador na carga seja uma obrigaçao. Outra maneira passa por usar um carregador que carregue uma a uma as celulas atraves da ficha de balanceamento do pack, ou o melhor sistema apos a carga do pack desassembla-lo e ligar todas as celulas em paralelo por forma a estabilizarem-se a si mesmas umas as outras, no fim tornar a assemblar o pack..

Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Thu 11-01-2007, 17:36   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Boas.

Realmente o uso do balanceador está a tornar-se obrigatório.
As células do meio, no caso das 3S ou a debaixo, no caso das 2S, aquecem mais e debitam mais corrente fazendo com que a célula que aquece menos, a de cima por ter mais ar a circular à sua volta, esteja menos descarregada e mais preguiçosa que as outras.
Medi as temperaturas após o voo e até já durante este e a diferença pode ser superior a 2ºC. Com a sulfatação, ou como diz o UltraOhm o PDI, nos packs com mais voos nota-se que a diferença de voltagem e temperatura é maior e a performance se degrada mais depressa.

Agora já existem alguns carregadores/balanceadores caso FMA CellPro ou os Bantam/TP mas obrigam a comprar mais acessórios e cabos compatíveis o que não é nada vantajoso para quem já estabeleceu um padrão no seu material, tudo com os mesmos cabos por exemplo.

Quanto a pôr os packs no frigorífico é recomendável, já que este tipo de pilhas recorre a um processo químico pouco estável em temperatura, mas obriga a ter uma pequena geleira para os pôr e transportar, especialmente no verão.
Atenção que se a Digníssima achar aquilo estragado lá se vão elas pró lixo Laughing

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
vsantos

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Thu 11-01-2007, 17:51   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

ola :
Quando carrego as minhas faço-o sempre primeiro com o equalizador, começam a balancear, depois entra em modo de carga e ligo o carregador mantendo a ficha do balanceador em ligação, faço este procedimento do balancear também no final.
No fim noto depois o sinal de diferença e voltagem (um piscar) a mínima diferença possivel e assim ficam prontas para voar.

De resto tenho-as guardadas sempre na Adega... Embarassed
hehehe Very Happy
Cumps
vsantos

Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Thu 11-01-2007, 17:51   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Boas.

Assim é que se fala, mas eu não bebo, só socialmente e pouco. Embarassed

"Os packs também precisam de rodagem" parece ser verdade. Cool
Desde há muito que noto que um pack novo leva alguns voos a atingir o pico da performance e isso explicaria que ele se porte melhor com 10 voos do que nos primeiros.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 06-06-2007, 1:04   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Uma breve história:

Nos últimos 2 meses quase todos os fins de semana tenho esperança de ir voar. Nas 6ªs à noite toca a carregar os packs Lipo todos para que estejam prontinhos para o Sábado e Domingo.
O que é certo é que fiz essa operação n vezes e acabei por nunca os usar porque já não voo hà dois meses... Crying or Very sad

Entretetanto, depois de olhar para dois dos packs com mais atenção, constatei que estão a ficar ligeiramente inchados. E isto sem terem sido abusados com descargas acima da recomendada. Nem lá perto sequer...
Apenas têm ficado guardados, com a carga toda.

Pois é ! Um gajo farta-se de ler que não deve guardar os packs com a carga toda e blá blá mas depois de os carregar e não os usar, deixa-os ficar quietinhos na maleta das baterias.

Resultado: Provavelmente a vida foi (BEM) encurtada nestes packs por puro desleixo.

Mea culpa e fica o aviso...

Abraço,
Ruben

Download Post   
oliveira cavs

Portugal European Union
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Wed 06-06-2007, 2:01   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Oi ruben

Para a próxima já sabes, se dás gás na coisa tens que voar!! Laughing Laughing Laughing
Elas ficaram cheias de vontade e tu não ligaste a isso! Laughing Laughing Laughing

_________________
Voar....Voar....Voar.... Razz
Epá!! Shocked
Olha desapareceu!! Crying or Very sad
Laughing Laughing Laughing
Um abraço
Oliveira
Download Post   
Syn

United Kingdom UK City of London
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Wed 06-06-2007, 11:53   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Isso é verdade para lipos e para mulheres.... Laughing Laughing Laughing

Começo a perceber como o aeromodelismo é parecido com uma mulher;

São um vicio,

Queremos sempre mais, maior e melhor;

Cobiçamos sempre a do vizinho;

depois de começar é dificil parar....

Começam a mão ou starter a pilhas Laughing Laughing

Nunca esquecemos da primeira vez,

Gastemos rios de dinheiro nelas,

Mas temos sempre um carinho especial pela nossa velha em casa,

Laughing Laughing Laughing

A única diferença é que os aviões obedecem sempre as nossas ordens... Rolling Eyes

Download Post   
jonhiebigodes

Portugal European Union
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 15-08-2007, 18:12   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Nem sempre é como elas depende do receptor. Se estiverem ao pé da gente, a interferencia é pouca, deixa-las ir mais longe começam logo a sacudir e se desligas o emissor começam logo com os servos aos saltos. Laughing Embarassed Laughing Embarassed Laughing Embarassed

Download Post   
major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Thu 16-08-2007, 10:14   Post subject:   Back to top 

Existe uma formula precisosa que prolonga a vida das lipos de uma forma quase eterna... USAR GLOW E DEIXAR A PILHA NA GAVETA Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Desculpa lá KingPing mas não resisti é mais forte do que eu Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Download Post   
jonhiebigodes

Portugal European Union
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 20-08-2007, 19:57   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Existe outra igualmente boa, Major. Deixa-las ficar dentro da caixa, estão sempre novas.

Download Post   
ztxnew

Portugal European Union
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 31-03-2008, 14:41   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Volto ao tema.
O artigo é bastante interessante, mas quanto á longevidade das baterias e no que respeita ao gráfico característico para cargas e descargas, é pena não se reflectir a importância da carga em termos corrente, já que na descarga não podemos fazer grande coisa para diminuir os parâmetros, ou seja qual será importância da carga lenta só por si na longevidade da bateria!

Tenho ouvido que não deveremos carregar a mais que 1C da bateria.
O meu carregador/balanceador faz 1500 mA por célula e está óptimo para as baterias de 1700, 1800 e 2200 que tenho, mas faz indicação da carga das células por led's com cores. Como é que deverei aferir os 40% de carga? Por tempo de carga? Qual o método que usam?

Mesmo assim os 40% num pack de 1800 para o meu carregador, deixam uma carga remanescente de cerca de 45 a 50 minutos por pack antes da utilização. Só para o heli tenho 5 packs. Logo, tenho que ficar 3 ou 4 horas agarrado ao carregador antes por a rosca no ar!!!

Como se entende estou a balancear todas as cargas, e a menos de 1C. Será que vale a pena comprar um carregador mais rápido sem balancear e fazer então o balanceamento de 10 em 10 cargas?

Um abraço,

Download Post   
CARLOSDURAES

Portugal
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Tue 01-04-2008, 7:40   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Olá!
Eu acabei com os carregadores "assim e assado" e adquiri um Power Pick Infinity 3 da Robbe e aí a coisa parou porque ele tem e faz tudo o que é preciso. Por outro lado reciclo com frequencia e não por "tantas a tantas vezes", Sempre opero com o balanceador aconselhado por......... e estou descansado.
Não é barato, mas é optimo.
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães


ztxnew wrote (View Post): › Volto ao tema.
O artigo é bastante interessante, mas quanto á longevidade das baterias e no que respeita ao gráfico característico para cargas e descargas, é pena não se reflectir a importância da carga em termos corrente, já que na descarga não podemos fazer grande coisa para diminuir os parâmetros, ou seja qual será importância da carga lenta só por si na longevidade da bateria!

Tenho ouvido que não deveremos carregar a mais que 1C da bateria.
O meu carregador/balanceador faz 1500 mA por célula e está óptimo para as baterias de 1700, 1800 e 2200 que tenho, mas faz indicação da carga das células por led's com cores. Como é que deverei aferir os 40% de carga? Por tempo de carga? Qual o método que usam?

Mesmo assim os 40% num pack de 1800 para o meu carregador, deixam uma carga remanescente de cerca de 45 a 50 minutos por pack antes da utilização. Só para o heli tenho 5 packs. Logo, tenho que ficar 3 ou 4 horas agarrado ao carregador antes por a rosca no ar!!!

Como se entende estou a balancear todas as cargas, e a menos de 1C. Será que vale a pena comprar um carregador mais rápido sem balancear e fazer então o balanceamento de 10 em 10 cargas?

Um abraço,

_________________
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
http://modelismoaero.blogspot.com
http://www.youtube.com/account?feature=mhum
Download Post   
vsantos

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Tue 01-04-2008, 14:40   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

ola
Wink
Antes de efectuar o carregamento as lipos são balanceadas e o balanceamento continua mesmo durante a carga .
De algumas que tenho apenas duas incharam mas isso foi devido á grande descarga que estiveram sujeitas, paciencia não eram as mais indicadas para o caso (poucos C de descarga).
Por isso aconselho sempre o balanceamento .
Cumps
vsantos

Download Post   
vinvertido

Portugal European Union
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Tue 17-06-2008, 22:51   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Uso umas Zippy 4000 4s que sao uma maravilha carregar voar carregar sempre a 16,8v ou 16.9v. Balanceamento em todos os carregamentos, agora atençao carrregar 4 vezes de seguida na bateria do carro a seguir ele nao pega......

_________________
Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
Download Post   
ztxnew

Portugal European Union
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 19-09-2008, 10:32   Post subject:  Re: Como prolongar a vida das baterias de litio Back to top 

Um outro ponto importante para a longevidade dos nossos Li-Po's é a temperatura a que os obrigamos durante a descarga.

Nos aviões, embora também sejam puxadas, existem períodos de repouso muito maiores que nos helis, o que facilita o arrefecimento que age aliado á ventilação provocada pelo movimento.
Nos helis e porque tem que estar sempre a consumir um valor de potência importante para que a maquina se mantenha em voo, a falta de “descanso” aumenta a temperatura ao longo da descarga.

Tenho vindo a verificar, e porque já vou conseguindo fazer voos com alguma translação no meu heli Embarassed , que o facto de "gastar" o pack de seguida e sem interrupção, faz com que este chegue ao final bem “quentinho”.
Tenho um aparelho de medição por contacto e tenho-me dado ao trabalho de medir essa temperatura após voo. Os valores rondam os 47 a 55ºC, dependentemente da capacidade de descarga de cada um dos packs para a mesma solicitação.
Pelo que tenho lido na net, o valor ideal de temperatura são os 140ºF ou seja 60ºC, com uma banda de +/- 20ºF, ou seja entre 120 e 160ºF (49 a 71ºC).
Concluo assim que os meus packs estão a funcionar dentro do parâmetro ideal de descarga, mas é importante referir, e conforme as mesmas fontes, que temperaturas acima dos 90ºC poderão originar explosões no modelo em caso de crash, ou mesmo auto-inflamação dos packs. As utilizações entre os 75 e os 90ºC condicionam seriamente a vida dos packs, já que as altas temperaturas facilitam sulfatações e outras alterações químicas no interior da pasta de Litio.

Se mais alguém tiver experiência e/ou dados que possam partilhar serão bem vindos, já que este problema para além de condicionar a vida das baterias Li-Po tem uma componente de segurança importante.

Nota: Para quem não tem como medir e salvo as diferenças de sensibilidade de cada um, 55ºC é praticamente o limite de temperatura que suportamos ao segurar o Li-Po com a palma da mão sobre a superfície da bateria. Mais que isso já é quase impossível.

Abraço,

Download Post   
JORJAMARAL

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Thu 18-06-2009, 16:30   Post subject:  Re: Baterias Lipos Back to top 

Mais uma achega sobre a matéria. penso que com este artigo as ideias ficam mais claras e concisas:


BATERIAS LIPO

COMO CONSERVAR AS BATERIAS DE POLÍMERO DE LÍTIO

A principal revolução no que toca ao voo eléctrico foram as baterias de polímero de lítio, comummente conhecidas como LIPOS.

Este invento foi significativo, senão veja-se:

- ALTA DENSIDAD DE ENERGIA. Praticamente duplica em relação às NiMh.

- VOLUME ESCASSO E FORMATO PLANO.

- ALTA TAXA DE DESCARGA, próxima das NICD.

- ALTA VOLTAGEM POR CÉLULA, permite-nos voltagens de 14V sem ocupação de volumes exagerados.

- ESCASSA RESISTÊNCIA INTERNA, o que permite aproveitar quase 100% da energia.


Mas também existem inconvenientes:


- Não admitem carga rápida. Precisamos, pelo menos, 1 hora para as carregar.
- Necessitam de um carregador específico para carga lenta. Felizmente não são muito caros.
- Não toleram curto-circuitos, sobrecargas ou temperaturas excessivas. Nestes casos incham e podem chegar mesmo a incendiar-se.
- Não toleram abusos, como descargas profundas ou sobreconsumo - ou ficam inutilizadas ou encurta-lhes o tempo de vida.


Uma das queixas mais comuns é a que refere que as LIPOS duram pouco, são perigosas, e danificam-se com facilidade.
É conveniente dizer que as LIPOS duram tanto como as NiMh, desde que sejamos cuidadosos na sua utilização.
Há quem as use mais de 2 anos, mantendo-as a 90% da sua capacidade inicial.


PORQUE É QUE SE DANIFICAM AS LIPOS?

En primeiro lugar vejamos por que se degradam as lipos.

1 - Por envelhecimento. As lipos não são estáveis e vão perdendo as suas características com o tempo, ainda que não se utilizem. Supõe-se que "caducam" ao fim de 3 anos.
2 - Por uso. Quando descarregamos uma LIPO e a voltamos a carregar, ela não fica igual ao princípio. Por isso as Lipos têm um número limitado de cargas (à volta das 350).
3 - Por sobrecarga. Quando carregamos as LIPOS com parâmetros não especificados pelo fabricante, deterioram-se. Intensidade ou voltagem inadequadas cansam as baterias, e podem fazê-las rebentar.
4 - Por sobredescarga. Descarregar uma lipo acima de certa intensidade corta-lhes o tempo de vida, ou pode fazer com que rebentem.
5 - Por temperatura. Se as lipos suportam certa temperatura, tanto em carga, como em descarga ou armazenamento, danificam-se ou podem rebentar.
6 - Por autodescarga. Quando as lipos estão carregadas, os seus componentes encontram-se num estado muito reactivo. Pouco a pouca as baterias vão-se desacarregando, e deteriorando-se com o processamento.
7 - Por descarga profunda. Se se baixa demasiado a voltagem a bateria vicia-se. Os telemóveis e computadores supervisionam a voltagem e cortam a alimentação quando a situação fica perigosa. Nós usamos as baterias sem esta protecção.

O que NÃO se deve fazer

Se tens amor às tuas baterias deves evitar:

1 - Sabemos que nada podemos fazer quanto ao seu envelhecimento, mas podemos evitar comprá-las em lojas onde elas tenham pouca saída. Seguramente essas baterias estarão lá há um ano, e com isso perderam cerca de 30% da sua vida útil. Nem cais na tentação de preços promocionais de "fim de stock", pois já sabes que são baterias velhas.
2 - Não podemos deixar de as utilizar, pois foi para isso que as comprámos. Mas podemos evitar cargas e descargas com o carregador. Isso só serve para lhes encurtar o tempo de vida, e só faz sentido nas baterias de NiCd.
3 - Os vendedores são uns optimistas e dão-nos valores muito em cima do limite. Além do mais os carregadores não sabem especificamente como carregam as baterias. Pelo contrário, os fabricantes dizem-nos:
* até alcançar os 2,9 volts há que carregar a 0,1C.
* durante o 1º minuto há que carregar a 0,1C.
* a partir de qualquer de uma das situações anteriores deve-se carregar sem baixar dos 0,5 de intensidade. Igualmente não se deve baixar dos 4,2 V por célula.
Constatamos que muitos vendedores recomendam a carga a 1C. Não representando um dano grave para a bateria, é certo que carregando-a a 0,5 C vai-lhe dar mais longevidade e a carga será mais completa.
4 - Nunca se deve superar a taxa de descarga indicada pelo fabricante. O contrário vai incrementar bastante a temperatura da bateria e causar-lhe um envelhecimento prematuro.
Por exemplo, uma bateria de 4000 mah e 20C deve descarregar, quando muito, a 80 amperes.
Mas cuidado! a maioria dos vendedores indicam-nos uma taxa máxima em picos (2 ou 3 segundos). Na realidade a bateria anterior é seguramente de 15C, em que não lhe deveríamos exigir mais do que 60 amperes.
Constata-se que este é principal motivo de dano nas baterias.
5 - Em questões de temperatura podemos fazer muito:
* não carregue as baterias em sítios fechados, como seja dentro de um carro, ou o sol.
* não carregue as baterias logo após o voo. Aguarde que arrefeçam.
* não deixe as baterias dentro da mala do carro, especialmente no verão.
* assegure-se que, dentro do modelo, elas são bem ventiladas.
* desarme os packs de bateria de volte a montá-los colocando uns separadores entre as células de forma a que possa circular o ar.
6 - A baterias não se devem guardas com a carga máxima, nem completamente descarregadas porque corremos o risco de que desça, abaixo de 2,7V por célula.
7 - Segundo o fabricante, nunca se deve descarregar baterias abaixo de 2,7V por célula, porque entre os 2,7 e os 2,9 há muito pouca energia ( que só dá para voar mais 30 segundos, e o carregamento abaixo dos 2,9V é muito lento, pelo que se recomenda nunca baixar dos 2,9V por célula.


O que se deve fazer

O ideal seria seguir sempre as recomendações do fabricante. Nem sempre é muito prático, mas podemos fazê-lo por vezes.
1- Comprar baterias onde sem vendam muitas, o que nos dá a garantia da sua recente fabricação.
2 - Para conservar as baterias em bom estado usar um equilibrador de baterias. São preferíveis os que carregam cada célula, independente, contrariamente aos que carregam todas ao mesmo tempo, ao mesmo nível.
3 - Em termos ideais, carregar as baterias a 0,5C. Não é muito prático porque demora 2 horas de carregamento, o que, no campo de voo, dificulta. Preferencialmente devemos fazê-lo em casa, pois aí não há pressa. É preferível comprar comprar mais pack´s e carregador. Isso vai permitir-no carregá-las a 0,5V e a continuar a voar com as outras. De preferência carregá-las, na noite do dia anterior, a 0,5V.
4 - A descarga da bateria devia ser suficientemente estável para o nosso motor. Infelizmente isso exige a compra de baterias com mais capacidade, volumosas e pesadas.
5 - Podemos guardas as baterias dentro de uma bolsa hermeticamente fechada, dentro do frigorífico. Isso é o ideal, se não tivermos em casa que se oponha a tal! se isso acontecer devemos procurar um sítio fresco (não é em cima do monitor!)
6 - Recomenda-se não carregar as baterias quando se chega a casa, mas no dia anterior ao voo. Se as carregamos e não usamos durante alguns meses verificamos que elas só têm meia carga.
7 - Quando sentires que o modelo já não "puxa" bem, aterra e muda o pack de baterias. A maioria dos BEC cortam demasiado tarde.

Download Post   
pmorgado

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Fri 15-01-2010, 11:32   Post subject:   Back to top 

Olá.
JORJAMARAL, quando dizes carregar a 0,5C é p. ex. ter uma bateria de 1.4A e programar o carregador para 0.7A? Pode ser uma pergunta estúpida mas não percebo muito bem estas coisas...

Já agora faço outra pergunta:
Quando se fala em 80% da carga fala-se no valor nominal?
Uma bateria totalmente carregada tem, em cada célula 4.2V, no entanto o valor nominal é 3.7V - é isto não?
Normalmente nos meus voos troco de bateria quando quando atingem 3.5V/célula. Mas, segundo o UltraOhm, as baterias ficam "em perigo" aos 2.5V. Posso abusar um bocadinho mais para além dos 3.5V?

Download Post   
afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Fri 15-01-2010, 12:50   Post subject:   Back to top 

pmorgado wrote (View Post): ›
Quando se fala em 80% da carga fala-se no valor nominal?
Uma bateria totalmente carregada tem, em cada célula 4.2V, no entanto o valor nominal é 3.7V - é isto não?
Normalmente nos meus voos troco de bateria quando quando atingem 3.5V/célula. Mas, segundo o UltraOhm, as baterias ficam "em perigo" aos 2.5V. Posso abusar um bocadinho mais para além dos 3.5V?


80% da carga refere-se a 80% da capacidade,ex. se a bateria for de 5000mah deve meter 4000mah.O melhor a fazer é usar a função store do carregador,se disponivel,ou carregar ate aos 3.8v-3.9v / celula.Pelo menos tenho feito assim e tem funcionado.
4.2v quando carregada e 3.7v nominal - Correcto Laughing
Por segurança não se deve ir alem dos 3v/celula,nos meus variadores meto sempre o cuttoff aos 3.2v/celula so para estar mesmo descansado.
Os 3.5V é mais do que seguro,se for o valor da tensão em descarga e não com a bateria em repouso.
Pode ter 3.5V / celula quando sai do modelo mas essa mesma bateria em uso tem uma tensão mais baixa de certeza,O melhor mesmo é ter sempre o cutoff activado com uma margem de segurança.

Download Post   
pedro matos

Portugal
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Fri 15-01-2010, 12:54   Post subject:  Re: Baterias Lipos Back to top 

Eu normalmente faço os meus voos e quando chego a casa coloco nos carregadores para fazer STORAGE, felizmente 2 dos meus carregadores têem esta função e assim as lipos ficam carregadas a 80% deixa-as a 3.80 todas as celulas em vez de 4.20. Assim as lipos já ficam proximas da carga maxima.
Vai facilitar mais tarde que demore muito menos tempo a carregar. Até no campo rapidamente faço isso se necessario.
Regra geral se uma lipo for de 2200 tiro no carregador 40% carregando neste caso á volta dos 1.5v em vez de como fazia antes que colocava 2.2v Rolling Eyes
Penso que assim estou a poupar €€€ no futuro...
Claro que agora tenho 4 carregadores o que ajuda nas cargas das lipos Wink
Resumindo depois dos voos coloco-as a 3.80v
Antes de voar carrego para a carga maxima 4.20v
Nunca as deixo é descarregadas muito tempo e se alguma não foi usada leva com o STORAGE na mesma Laughing Laughing

Em termos de lipos encostadas já tenho umas 15, e realmente não duraram mais de 3 anos, agora com os carregamentos STORAGE e estas tecnicas Wink ainda não sei quanto tempo vão durar mas deve pelo menos durar mais algum tempo...


Last edited by pedro matos on Fri 15-01-2010, 15:12; edited 1 time in total

_________________
GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
Download Post   
pmorgado

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Fri 15-01-2010, 15:06   Post subject:   Back to top 

Obrigado pela informação. era isto que eu queria.
abraço.

O meu carregado (Imax B5) não tem a função Storage mas ligo-lhe um Lipo Alarm para verificar a carga por célula. Esta informação só está disponível no carregador com a função de equilibrar.

_________________
The sky is the limit
Download Post   
omadawn

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 25-01-2010, 14:08   Post subject:  Re: Baterias Lipos Back to top 

Tópico bastante completo,
mas a meu ver acabou por não ser focada a razão da suposta necessidade das Lipo de serem descarregadas a 3V(visto que não teem efeito de memória)...

Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Mon 25-01-2010, 15:43   Post subject:   Back to top 

Boas.
omadawn wrote (View Post): › Tópico bastante completo,
mas a meu ver acabou por não ser focada a razão da suposta necessidade das Lipo de serem descarregadas a 3V(visto que não teem efeito de memória)...
Não existe necessidade de descarregar as baterias lipo até aos 3V nem se deve fazê-lo.

O que os fabricantes e a maioria dos comerciantes recomendam e os utilizadores reconhecem é de que não se deve descarregar uma bateria Lipo abaixo dos 3v por célula. Não é benéfico para a bateria a longo prazo.

O que o Afonsos postou:
afonsos wrote (View Post): › ... Por segurança não se deve ir alem dos 3v/celula,nos meus variadores meto sempre o cuttoff aos 3.2v/celula so para estar mesmo descansado.
Os 3.5V é mais do que seguro,se for o valor da tensão em descarga e não com a bateria em repouso.
Pode ter 3.5V / celula quando sai do modelo mas essa mesma bateria em uso tem uma tensão mais baixa de certeza,O melhor mesmo é ter sempre o cutoff activado com uma margem de segurança.
É uma afirmação correcta e provém de um user com conhecimento alargado sobre o assunto Cool

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Mon 25-01-2010, 16:21   Post subject:  Re: Baterias Lipos Back to top 

Bem esse ultimo paragrafo é uma honra vindo do Guru do voo electrico Laughing

Ja agora aproveito para meter mais lenha na fogueira das lipos.
Com estas novas gerações de celulas a anunciarem cargas a 2,3...5C é realmente seguro cargas a mais de 1C?não tira tempo de vida util (ciclos) das celulas?
Até tenho algumas dessas novas mas continuo a usar a carga a 1C.

Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Mon 25-01-2010, 16:33   Post subject:  Re: Baterias Lipos Back to top 

Boas, Afonsos.

Retribuo Very Happy Há que reconhecer o mérito a quem o tem Cool Very Happy

As novas baterias aguentam os tais 5C em carga e os 45C em descarga Cool Há quem ande a usar 65C e não se queixe Mr. Green
Já quanto aos ciclos de vida... São como as antigas, quanto mais puxares por elas mais elas dão, mas... menos duram Cool

A minha PolyQuest de 4350mAh que me custou um dinheirão há 3 anos voou no sábado e até parece nova Very Happy
Só que... nunca levou foi os apertões que o fabricante/vendedor apregoava Cool Very Happy

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
NunoFlyer

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 23-03-2012, 14:31   Post subject:  Re: Baterias Lipos Back to top 

Olá.
Procurando já em alguns topicos fora deste forum mas procurando a opinião deste forum, tenho uma lipo 6s em que as ultimas 3 celulas possuem 1.5volts.
Será possivel recuperar Question , tenho o carregador, balanceador imaxb6.

Bons voos

_________________
I Go To Where Wings take Me
Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.7329s (PHP: 35% | SQL: 65%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]