RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalHelis Setup e construçãoHelicopteros com FC

#1:  Helicopteros com FC Author: LUISX Post Posted in this forum: Mon 27-07-2015, 23:42

Com a chegada das controladoras para os multicopteros abriu-se aqui uma possibilidade de as usar nos helicopteros não sei se alguem aqui do forum já as testou mas ando com uma enorme curiosidade de ver os resultados

com a vantagem de serem extremamente baratas tipo 20 e pouco euros e leves tambem com consumos ridículos comparando com os giroscopios convencionais aqui fica alguns exemplos



Ver no Youtube





Ver no Youtube

#2:  Re: Helicopteros com FC Author: lvale Post Posted in this forum: Tue 28-07-2015, 0:16

O controle de helis na variante APM/PixHawk está bastante desenvolvido, mas faz bastante mais que o simples voo, e a questão preço e complexidade de montagem é relevante....

http://copter.ardupilot.com/wiki/traditional-helicopters/



Ver no Youtube


por outro lado tenho aqui uma cc3d atom que já esteve mais longe de ir para o meu 450 Smile

#3:  Re: Helicopteros com FC Author: lvale Post Posted in this forum: Tue 28-07-2015, 13:56

Como seguimento, hoje discutiu-se o assunto de helis na reunião de devs da Ardupilot.

A questão que há neste momento, é que nenhum dos devs principais sabe fazer "hard 3d" com helis, pelo que os testes que têem sido feitos e de que há logs (os logs ajudam a corrigir o que estiver mal) não contemplam o "Hard 3D", embora haja voos 3D.

Se usares APM/PixHawk num heli e voares em "Hard 3D" há todo o interesse nos logs desses voos.

Já agora, quem voar miniquads com APM/PixHawk também há interesse nesses logs.


cptos

Luis

#4:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Tue 28-07-2015, 22:39

Quando falava em FC nos helicópteros em primeiro lugar o que me passou pela cabeça foi mesmo os giroscópios tipo flycomand entre outros do género mas claro também em substituição dos giroscópios de um eixo para helis com flybar

talvez até helis flybarless mas mais ao jeito de voo de escala, porque o comportamento e sensibilidades de eixo num helicóptero é muito diferente que um quad pela logica de ter um rotor apenas e jogar com a swashplate era muito engraçado testar isso provavelmente vou testar uma cc3d por ser barata num 450

ainda hoje nos voos noturnos falei com um amigo em usar uma dessas controladoras para recuoerar um coaxial (lama) muito antigo que ainda tenho daqueles que usava 3 em 1 (esc+rx+gyro) julgo que vai ser facil

bom já quanto ao 3D julgo que seja outra conversa porque a beastx e a mikado ou até mesmo align e a futaba têm investido muito trabalho nesses gyros dedicados ao 3D com diferenças significativas entre eles mas pronto ver para crer mas pelo menos para já não acredito que estas controladoras consigam ter um comportamento idêntico ou parecido na hora de dar gás

lvale se for preciso um piloto de testes hard3D puro e duro eu arranjo mas provavelmente vai exigir patrocínio desde helicóptero, controladora e spars de reposição


se alguém já testou que se chegue á frente em breve eu vou mesmo testar uma cc3d num 450 e depois dou noticias em voo sport Smile

#5:  Re: Helicopteros com FC Author: lvale Post Posted in this forum: Wed 29-07-2015, 0:42

pois, patrocinios em projectos open source é que não é nada normal....

#6:  Re: Helicopteros com FC Author: lvale Post Posted in this forum: Wed 29-07-2015, 0:54

Já agora

estes tipos de controladoras não devem ser usadas em helis com flybar, pois a natureza de estabilização nativa da flybar vai andar a contrariar os controladores criando loops de controle, o que pode resultar num monte de lenha Smile (ou plástico e carbono)

O firmware (e só falo da Ardupilot que conheço melhor) partilha algumas livrarias com os multicopteros, mas está num ramo especifico e tem código especifico, p.ex ultimamente tem-se trabalhado em suportar os grandes helis a combustão que apresentam "desafios" únicos e interessantes....e tem estado a ser revisto bastante, daí também o interesse no Hard 3D, embora esta variante fosse interessante, mas não é considerada "core"... Os helis têem interesse pela capacidade e autonomia que apresentam relativamente aos Multirotores, e torná-los mais "fáceis" de manejar é o "core"....

#7:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Wed 29-07-2015, 12:59

Não me estendendo muito fica uma ideia do helicomand e a questão é ...será possível um cc3d ou naze32 fazer o mesmo é provavel que pelo menos GPS terá que levar ou então dando uso apenas ao barometro Wink




Ver no Youtube

#8:  Re: Helicopteros com FC Author: marcor Post Posted in this forum: Fri 04-09-2015, 9:58

Bom dia,

Acho engraçado todos os testes que se fazem sobre novas funcionalidades e as colocações das FC em Heli's, mas no meu ponto de vista tira toda a piada, encanto que os Helis tem sejam eles Flybar, ou Flybarless.

O mesmo digo do Naza-H.

Mas sou só eu e a minha opinião
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalHelis Setup e construçãoHelicopteros com FC


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1334s (PHP: 76% | SQL: 24%) | SQL queries: 71 | GZIP enabled | Debug off]