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#26:   Author: khalu Post Posted in this forum: Wed 25-09-2013, 22:25

ora aí está!!!

um post que exemplifica claramente o que se vive
neste momento.

palavras para que?

obrigado skyFalcon/ Miguel Angelo por tão bem
falar ou melhor escrever sobre este flagelo.

aquele abraço

#27:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: manu Post Posted in this forum: Thu 26-09-2013, 11:25

Sky Falcon
Desculpa lá. Um tipo às vezes anda mais exaltado com os negócios. Dois ou três dias antes tinha perdido um trabalho para um fotografo que fazia imagens aéreas do casamento.Realmente não fazia ideia que a coisa pudesse ser assim tão mais complicada. Pelo que via aqui e por umas coisas que via no youtube dava-me a ideia de outra coisa. Não fazia ideia o grau de sofisticação que já havia.Achas o Walkera QR 350 mais seguro que o Phanton? Qual è a tua opinião? Não tenho nenhuma experiência em multirotores e queria algo já RTF.Andei à procura do Rodriconcept e não achei página web. Sabes o endereço?   E faz tu um post para colocar filmes comerciais, eu não me importo de ver no forum, além disso já vi aqui filmes de empresas.São vocês que fazem a edição dos trabalhos ou só filmam?
E desculpa lá novamente, um gajo às vezes tem o coração na boca.

#28:   Author: khalu Post Posted in this forum: Thu 26-09-2013, 21:11

independentemente, das razões de cada um, acho que devemos é dar importância ao que na minha opinião
é deveras importante: A SEGURANÇA

por enquanto cada um voa como quer,onde quer e quando lhe apetecer, mas não se esqueçam que quando as coisas começarem a correr mal, vão acabar
por surgir leis e exigências para quem opera estes tipos de equipamentos, o que vai afetar todos...

um destes dias acaba por ser obrigatório um brevet, o seguro, e uma licença para se poder voar... Very Happy

agora pensem: acham que vai ser de borla? looool

#29:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: rpinto Post Posted in this forum: Fri 27-09-2013, 11:04

Gente nova irresponsável que aprende a voar no youtube + gente velha incompetente que acha que estas coisas voam sozinhas + vontade de ganhar dinheiro com o hobby = asneira da grossa com repercussões a ver no futuro

#30:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: SkyFalcon Post Posted in this forum: Fri 27-09-2013, 16:15

manu wrote (View Post): ›
Sky Falcon
Desculpa lá. Um tipo às vezes anda mais exaltado com os negócios. Dois ou três dias antes tinha perdido um trabalho para um fotografo que fazia imagens aéreas do casamento.Realmente não fazia ideia que a coisa pudesse ser assim tão mais complicada. Pelo que via aqui e por umas coisas que via no youtube dava-me a ideia de outra coisa. Não fazia ideia o grau de sofisticação que já havia.


Não têm problema.
Em relação à complicação das coisas... tudo depende do que se quer fazer. Pode ser tudo muito simples, mas se quer enverdar pela parte comercial da coisa, aconselho que veja a coisa da parte mais complicada... evitará problemas futuros.


manu wrote (View Post): ›
Achas o Walkera QR 350 mais seguro que o Phanton? Qual è a tua opinião? Não tenho nenhuma experiência em multirotores e queria algo já RTF.


São equipamentos da mesma classe, o Phanton é mais antigo e já têm provas dadas, mas o Walkera começou agora a comercialização e em principio deverá ter tecnologia superior... mas ainda não tenho informação sobre qual o melhor.
São bons equipamentos para o valor que custam, e para determinados trabalhos mais que suficientes. Estamos inclusive a ponderar adquirir um para fazer testes e ver se adapta a determinados tipos de trabalhos que realizamos.




manu wrote (View Post): ›
Andei à procura do Rodriconcept e não achei página web. Sabes o endereço?


Não sei página, mas se procurar no facebook... está lá.


manu wrote (View Post): ›
E faz tu um post para colocar filmes comerciais, eu não me importo de ver no forum, além disso já vi aqui filmes de empresas.São vocês que fazem a edição dos trabalhos ou só filmam?


Continuo a pensar que o forum não têm essa vertente e sou apenas um "Airman Basic".
Se houver aluguem que queira fazer esse post, penso que deverá ser um dos administradores, porque estará a dar abertura para um novo tipo de informação/divulgação. Não deverá ser um qualquer a colocar aqui o post só para divulgar os seus trabalhos.

Os trabalhos que estão expostos têm imagem e edição nossa. Os trabalhos de imagem que são realizados para outras produtoras não são colocados no nosso site. Por norma as produtoras não querem que se publicite com trabalhos de terceiros.
A nível de trabalhos técnicos, por norma tem acordos de confidencialidade, e também não colocamos.

#31:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: SkyFalcon Post Posted in this forum: Fri 27-09-2013, 16:20

rpinto wrote (View Post): ›
Gente nova irresponsável que aprende a voar no youtube + gente velha incompetente que acha que estas coisas voam sozinhas + vontade de ganhar dinheiro com o hobby = asneira da grossa com repercussões a ver no futuro


Penso que temos que separar as coisas. Primeiro não devemos ter uma atitude elitista. Qualquer pessoa é livre de voar, de ver oportunidade e querer ganhar dinheiro com algo que começa agora a dar os primeiros passos.

Muitos dos que aqui estão no forum já lidam com aeromodelismo há mais de meia dúzia de anos, e como membros de uma comunidade há por razão própria criar "tribos" e não deixar entrar outras pessoas, é normal.

Mas lembrem-se que enquanto o aeromodelismo têm já várias décadas, a área dos multirotores é ainda uma criança. Esta vertente não têm a nível "comercial" sequer a meia dúzia de anos.

E desde há muitos anos que há a vontade de adicionar a helicópteros uma câmera, apenas a dificuldade de condução, das maquinas de foto/video e o perigo afastavam as pessoas. Com os multirotores, a dificuldade diminuiu muito, assim como o perigo. Todos que já pilotaram helicopteros sabem dessa dificuldade e perigo, e não podemos dizer que em termos de segurança e facilidade de pilotagem um multirotor é mais perigoso que um helicóptero... muito pelo contrario. Para a mesma categoria de peso, um multirotor apresenta apenas uma fracção de perigo do helicóptero

A tecnologia dos drones veio para ficar. E um drone não são só VANT's ou UAV's, são carros normais como a google tem e outras marcas já disseram que até 2020 teriam um modelo 100% operacional; são barcos que já existem; equipamento submarinos; são camiões que actualmente já estão ao serviço do exercito dos EUA, e outros veículos de carga...

Todos eles têm um propósito, eliminar a dificuldade, perigo ou até a intervenção humana.

A nível dos drones UAV's multirotores, dentro de pouco tempo vão ter uma importância que em muito vai superar a mera vertente "hobbysta" e não podemos ser "velhos do restelo" a dizer que os outros não sabem nada.

Os multirotores como VANT's (veículos aéreos não tripulados) são apenas uma fracção de tudo o que há nesta área e a mais visivel aos olhos dos aeromodelistas.

Existem modelos de drones VANT's de asa fixa e quase ninguém fala deles. Têm a nível comercial e de segurança cada vez mais relevância actualmente. Mas como a nível de negócio ainda não é tão apelativo, a comunidade em geral não entrou ainda esta área e os aeromodelistas também não falam muito disso.

A meu ver, a tecnologia fará que cada vez haja mais pessoas nesta área, e não se deverá marginalizar essas pessoas, mas criar nelas atitudes responsáveis e alertar para os perigos.

#32:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: SkyFalcon Post Posted in this forum: Fri 27-09-2013, 16:24

khalu wrote (View Post): ›
independentemente, das razões de cada um, acho que devemos é dar importância ao que na minha opinião
é deveras importante: A SEGURANÇA

por enquanto cada um voa como quer,onde quer e quando lhe apetecer, mas não se esqueçam que quando as coisas começarem a correr mal, vão acabar
por surgir leis e exigências para quem opera estes tipos de equipamentos, o que vai afetar todos...

um destes dias acaba por ser obrigatório um brevet, o seguro, e uma licença para se poder voar... Very Happy

agora pensem: acham que vai ser de borla? looool


Caro Khalu... acho que deveria MESMO ser obrigatório um brevet para este tipo de voo a nível comercial. Não era original nem seriamos os primeiros. Há vários casos a nível mundial e mesmo a nível europeu onde isso já acontece.

Existem várias classes que têm a ver principalmente com o peso e a distância a que podem ir, assim como em que tipos de ambientes podem voar.

Da mesma forma acho que a nível de hobby esse mesmo brevet não deva ser necessário desde que se tenha atenção onde se pode voar.

Basta fazer uma comparação com o mundo automóvel; se quiser conduzir na estrada tem que ter carta de condução e circular com determinadas leis; se quiser ir fazer rally para uma pista ou para um terreno particular, pode até dar 200 à hora e ser menor.

O nosso equipamento por exemplo está registado no EURO USC (European Unmanned Systems Center) e só não temos o certificado BNUC-S (UAS) para piloto porque não operamos em locais onde é necessário.

Penso que assim que houver a harmonização europeia sobre os UAV's, esse brevet também vai ser exigido em Portugal.

E esse brevet será importante porque assim pelo menos as pessoas passam a ter "algumas luzes" sobre a tal coisa importante que é a segurança, mas também com por exemplo a privacidade.

#33:   Author: Teixeira Lopes Post Posted in this forum: Fri 27-09-2013, 19:33

Infelizmente a bestialidade, falta de cultura e a ganância acabaram por mais tarde ou mais cedo levar à regulamentação do uso deste tipo de aparelhos e nessa altura pagam todos. Pelo nivel e tipo de algumas respostas e exclamações "infantilmente esclarecidas" percebe-se onde a irresponsabilidade pode ir.

#34:   Author: khalu Post Posted in this forum: Fri 27-09-2013, 19:41

caro skyfalcon

na realidade, o que quis alertar, é que em portugal, como
bem sabemos, muitas vezes a regulamentação é
despropositada, pois o mais certo numa
regulamentação futura é obrigarem TODOS a terem
um brevet, ou senão repare: como pode ser exigido
a um aeromodelista um exame médico indentico
ao de um atleta? é 8 ou 80 Smile

#35:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: SkyFalcon Post Posted in this forum: Fri 27-09-2013, 22:15

Khalu
Eu entendi, e cá em Portugal é mesmo assim.
Não quero estar a induzir alguem em erro, mas penso que ouvi dizer que para ser jogador de xadrez federado, é necessário um exame identico Smile

Mas não é so em Portugal que há exageros. No país da liberdade e das organizações de defesa das liberdades cívicas, onde se tem o direito de andar na rua com uma arma automática de características militares, e onde mais pessoas são analisadas para as candidaturas de emprego através do Facebook... têm também "tesourinhos".

" http://www.publico.pt/mundo/noticia/fbi-usa-drones-de-vigilancia-nos-eua-desde-2006-sem-regras-de-privacidade-especificas-1607314 «

Um artigo interessante em que fiquei a saber que estes novos veículos não tripulados que podem ser usados nas proximidades de uma casa (penso que se estão a referir aos multirotores) podem ficar a voar durante horas ou dias... ???!!! Que porcaria de equipamento que tenho...

Mais perigoso que não saber do que se fala, é falar do que não se sabe.

Por isso apoio todas as iniciativas de esclarecer as pessoas e explicar ao público os problemas e vantagens.

Mas não tenha dúvidas que haverá abusos e avanços e recuos...

#36:   Author: khalu Post Posted in this forum: Sat 28-09-2013, 1:30

:O dias!!!

mas de que é feito os "brinquedos" deles?

serão abastecidos em voo? (apenas uma gracinha)

obrigado pelo link, informação interessante.

#37:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: skyphoto Post Posted in this forum: Sun 29-09-2013, 1:13

Para quem quiser ter uma ideia de como vão ser as coisas...

http://uvs-info/phocadownload/03_8_European-Roadmap-2013/European-RPAS-Roadmap_130620.pdf

#38:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: SkyFalcon Post Posted in this forum: Sun 29-09-2013, 12:28

Estás a ver porque não voas mais? A colocar, colocas a informação toda Smile

#39:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: skyphoto Post Posted in this forum: Sun 29-09-2013, 22:13

SkyFalcon wrote (View Post): › Estás a ver porque não voas mais? A colocar, colocas a informação toda Smile


Bolas chefe, não perdoa uma.

http://uvs-info.com/index.php?option=com_phocadownload&view=category&download=9729:european-rpas-roadmap-130620&id=138:european-roadmap-2013&Itemid=425

http://uvs-info.com/index.php?option=com_phocadownload&view=category&download=9730:european-rpas-roadmap-annex-1-130620&id=138:european-roadmap-2013&Itemid=425

http://uvs-info.com/index.php?option=com_phocadownload&view=category&download=9731:european-rpas-roadmap-annex-2-130620&id=138:european-roadmap-2013&Itemid=425

http://uvs-info.com/index.php?option=com_phocadownload&view=category&download=9732:european-rpas-roadmap-annex-3-130620&id=138:european-roadmap-2013&Itemid=425

Já me livrei das limpezas? Wink Rolling Eyes

#40:   Author: rteixeira Post Posted in this forum: Sun 29-09-2013, 22:59

Boa noite,

Antes demais obrigado pela excelente partilha.

Gostava assim de saber se a não existência de regulamentação, há algum risco dos equipamentos serem apreendidos pela policia e\ou multas quando a prática de voo não feita em piscas autorizadas?

obrigado!

#41:   Author: SkyFalcon Post Posted in this forum: Mon 30-09-2013, 12:48

rteixeira wrote (View Post): › Boa noite,

Antes demais obrigado pela excelente partilha.

Gostava assim de saber se a não existência de regulamentação, há algum risco dos equipamentos serem apreendidos pela policia e\ou multas quando a prática de voo não feita em piscas autorizadas?

obrigado!


Como já referi, não é a falta de legislação que nos fará ficar impunes.

Se pergunta especificamente, se por estar a andar com um multirotor pode ver o equipamento apreendido ou multado... a resposta é não. Como não existe legislação específica, não se pode multar ou apreender com base de algo que não existe.

Mas não é assim tão simples. Ao andar com o multirotor pode estar a cometer outros "crimes" nomeadamente alteração da ordem pública e se tiver uma camera, pode ainda estar cometer o "crime" de captação de imagens ilícitas, que pode dar pena de prisão até um ano, entre outros.

Na prática qualquer destes "crimes" podem fazer com que o equipamento seja apreendido, e que possa vir a ter multas ou pena de prisão.

Mas vamos por partes; Temos que encarar em primeiro lugar, se está a fazer trabalho remunerado, ou apenas em lazer. Se está a voar em lazer, é tudo muito mais simples. Além do bom senso que deverá sempre ter, é muito fácil escolher locais mais seguros. E se algum, agente de autoridade ou uma pessoa qualquer lhe disser que não pode estar ali... pega no equipamento, pede desculpas e vai embora. Por norma a autoridade a não ser que tenha uma denuncia específica é sempre correcta e avisa que não pode estar ali e a coisa fica por aí.

Se está a realizar trabalhos remunerado, aí o problema é diferente. Você têm que tirar determinadas imagens de determinado local, e pode acontecer ter autorização, ou não.

Se tiver autorização, basta dizer que está em trabalho e dizer que têm autorização (exemplo: Fomos contratados para fazer uma inspeção a uma ponte. Fotografar especificamente pontes é proibido. Então pedimos uma autorização específica, para caso de a autoridade nos abordar, haver um documento oficial)
Tenha em atenção que como disse em posts anteriores há locais que é expressamente proibidos, por norma as autoridades facilitam muito... mas caso queiram a coisa pode ficar mal.
Mas normalmente não é necessário andar com esses documentos, basta haver um mail ou algo assim do proprietário a pedir especificamente o trabalho.
Em eventos convêm sempre pedir autorização. Embora sejam normalmente públicos e qualquer pessoa possa fotografar, podem ter regulamentos próprios em relação a fotografias para fins comerciais. Convêm dizer o pretende fazer, para que são as fotos... etc.
No meu caso tenho ainda carteira de fotojornalista, e aí há ainda outras regras que podem facilitar ou complicar.

Mas que fazer em caso actuação pelas autoridades policiais?
As autoridades de policia criminal podem proceder à identificação de qualquer pessoa que se encontre em local público, aberto ao público ou sujeito a vigilância policial e quando há fundadas suspeitas de práticas de crime (Estar a fotografar sem autorização em determinadas situações é crime)

Antes de procederem à identificação, em principio têm que provar a sua qualidade de agente de autoridade e comunicar à pessoa suspeita as circunstâncias que fundamentaram a obrigação de se identificar. A identificação pode ser feita por BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte. Na falta destes pode ser através de documento original ou de cópia autenticada desde que tenha a assinatura, nome e fotografia. No caso de não ter nenhum, podem leva-lo para a esquadra para proceder à identificação.

As autoridades podem praticar actos cautelares para assegurar os meios de prova (neste caso apreender o multirotor e a câmera)

Se for "apanhado" em flagrante delito (quando se está a cometer ou acabou de cometer crime), poderá ser logo apreendido o equipamento e só ser devolvido caso o processo se resolva a seu favor... e depois do julgamento que como sabe, é capaz de demorar um bocado Smile

Tenha em atenção que se alguém lhe pedir para apagar as fotos que tirou enquanto profissional remunerado, só um juiz tem autoridade para as apagar. Nem forças policiais o podem obrigar a fazer isso. Mas como em tudo, por vezes o apagar as imagens pode servir para acalmar as coisas... embora por outro lado ficar com elas possa servir para o ilibar de alguma coisa. Fica ao seu critério avaliar as situações.

Mas por norma as autoridades policiais são bastante compreensivas quando se está em trabalho. Posso lhe dizer que em quase 2 anos, e depois de ter feitos trabalhos junto a vários tipos de autoridade, inclusive a segurança pessoal do Presidente da República e de Ministros, sempre foram extremamente cordiais. Diziam o que poderíamos fazer ou não, e como sempre cumprimos, nunca houve problema.

Curiosamente a única vez que fomos abordado por um agente da autoridade de uma forma menos correcta, foi por um agente que não estava em serviço (embora como sabem as forças policiais estão sempre em trabalho). Mas penso ter sido um caso mais pessoal que outra coisa.
Proibiu-nos de fotografar um edifício público que estava em construção. Embora não tivesse uma autorização específica para aquele edifício, tinha uma autorização geral da parte do município para fotografar todos os edifícios e obras do município.

Mas como curiosidade de saber até o que se podia fazer e não fazer a nível legal, tentei argumentar com as leis que conhecia. Depois da conversa começar a ficar mais exaltada da parte do policia. Decidi ir embora e ir no dia seguinte apresentar as minhas credenciais no Posto de Policia e perguntar onde podia e não podia fotografar. Disseram que poderia fotografar "tudo". Quando eu contei o episódio, mandaram-me falar com o tal policia e ele disse novamente que poderia fotografar tudo menos aquele edifício... Smile

Ou seja.. mais uma vez fiquei com a ideia que seria algo mais pessoal que outra coisa. Entretanto arranjei uma autorização específica para aquele edifício, e nunca houve problemas.

Posteriormente, fiquei ainda a saber que neste caso específico poderia ter apresentado queixa contra o policia em questão. Mas acho que não devemos empolgar estas coisas e mais uma vez, por norma são muito compreensivos

Mas esta história pequena história serve só para exemplificar uma coisa... bom senso, bom senso e bom senso. Todos nós temos a noção do que podemos ou não fazer... por vezes é que não nos convêm.

E se acham que aqui a policia poderá ser má... em Inglaterra, os trabalhos feitos com multirotor sem autorização ou sem a certificação do multirotor ou piloto da BNUC-S dá direito logo a apreensão do equipamento, multa, e ficar sem a certificação.

#42:   Author: rteixeira Post Posted in this forum: Tue 01-10-2013, 0:39

Muito obrigado pela explicação.


SkyFalcon wrote (View Post): ›
rteixeira wrote (View Post): › Boa noite,

Antes demais obrigado pela excelente partilha.

Gostava assim de saber se a não existência de regulamentação, há algum risco dos equipamentos serem apreendidos pela policia e\ou multas quando a prática de voo não feita em piscas autorizadas?

obrigado!


Como já referi, não é a falta de legislação que nos fará ficar impunes.

Se pergunta especificamente, se por estar a andar com um multirotor pode ver o equipamento apreendido ou multado... a resposta é não. Como não existe legislação específica, não se pode multar ou apreender com base de algo que não existe.

Mas não é assim tão simples. Ao andar com o multirotor pode estar a cometer outros "crimes" nomeadamente alteração da ordem pública e se tiver uma camera, pode ainda estar cometer o "crime" de captação de imagens ilícitas, que pode dar pena de prisão até um ano, entre outros.

Na prática qualquer destes "crimes" podem fazer com que o equipamento seja apreendido, e que possa vir a ter multas ou pena de prisão.

Mas vamos por partes; Temos que encarar em primeiro lugar, se está a fazer trabalho remunerado, ou apenas em lazer. Se está a voar em lazer, é tudo muito mais simples. Além do bom senso que deverá sempre ter, é muito fácil escolher locais mais seguros. E se algum, agente de autoridade ou uma pessoa qualquer lhe disser que não pode estar ali... pega no equipamento, pede desculpas e vai embora. Por norma a autoridade a não ser que tenha uma denuncia específica é sempre correcta e avisa que não pode estar ali e a coisa fica por aí.

Se está a realizar trabalhos remunerado, aí o problema é diferente. Você têm que tirar determinadas imagens de determinado local, e pode acontecer ter autorização, ou não.

Se tiver autorização, basta dizer que está em trabalho e dizer que têm autorização (exemplo: Fomos contratados para fazer uma inspeção a uma ponte. Fotografar especificamente pontes é proibido. Então pedimos uma autorização específica, para caso de a autoridade nos abordar, haver um documento oficial)
Tenha em atenção que como disse em posts anteriores há locais que é expressamente proibidos, por norma as autoridades facilitam muito... mas caso queiram a coisa pode ficar mal.
Mas normalmente não é necessário andar com esses documentos, basta haver um mail ou algo assim do proprietário a pedir especificamente o trabalho.
Em eventos convêm sempre pedir autorização. Embora sejam normalmente públicos e qualquer pessoa possa fotografar, podem ter regulamentos próprios em relação a fotografias para fins comerciais. Convêm dizer o pretende fazer, para que são as fotos... etc.
No meu caso tenho ainda carteira de fotojornalista, e aí há ainda outras regras que podem facilitar ou complicar.

Mas que fazer em caso actuação pelas autoridades policiais?
As autoridades de policia criminal podem proceder à identificação de qualquer pessoa que se encontre em local público, aberto ao público ou sujeito a vigilância policial e quando há fundadas suspeitas de práticas de crime (Estar a fotografar sem autorização em determinadas situações é crime)

Antes de procederem à identificação, em principio têm que provar a sua qualidade de agente de autoridade e comunicar à pessoa suspeita as circunstâncias que fundamentaram a obrigação de se identificar. A identificação pode ser feita por BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte. Na falta destes pode ser através de documento original ou de cópia autenticada desde que tenha a assinatura, nome e fotografia. No caso de não ter nenhum, podem leva-lo para a esquadra para proceder à identificação.

As autoridades podem praticar actos cautelares para assegurar os meios de prova (neste caso apreender o multirotor e a câmera)

Se for "apanhado" em flagrante delito (quando se está a cometer ou acabou de cometer crime), poderá ser logo apreendido o equipamento e só ser devolvido caso o processo se resolva a seu favor... e depois do julgamento que como sabe, é capaz de demorar um bocado Smile

Tenha em atenção que se alguém lhe pedir para apagar as fotos que tirou enquanto profissional remunerado, só um juiz tem autoridade para as apagar. Nem forças policiais o podem obrigar a fazer isso. Mas como em tudo, por vezes o apagar as imagens pode servir para acalmar as coisas... embora por outro lado ficar com elas possa servir para o ilibar de alguma coisa. Fica ao seu critério avaliar as situações.

Mas por norma as autoridades policiais são bastante compreensivas quando se está em trabalho. Posso lhe dizer que em quase 2 anos, e depois de ter feitos trabalhos junto a vários tipos de autoridade, inclusive a segurança pessoal do Presidente da República e de Ministros, sempre foram extremamente cordiais. Diziam o que poderíamos fazer ou não, e como sempre cumprimos, nunca houve problema.

Curiosamente a única vez que fomos abordado por um agente da autoridade de uma forma menos correcta, foi por um agente que não estava em serviço (embora como sabem as forças policiais estão sempre em trabalho). Mas penso ter sido um caso mais pessoal que outra coisa.
Proibiu-nos de fotografar um edifício público que estava em construção. Embora não tivesse uma autorização específica para aquele edifício, tinha uma autorização geral da parte do município para fotografar todos os edifícios e obras do município.

Mas como curiosidade de saber até o que se podia fazer e não fazer a nível legal, tentei argumentar com as leis que conhecia. Depois da conversa começar a ficar mais exaltada da parte do policia. Decidi ir embora e ir no dia seguinte apresentar as minhas credenciais no Posto de Policia e perguntar onde podia e não podia fotografar. Disseram que poderia fotografar "tudo". Quando eu contei o episódio, mandaram-me falar com o tal policia e ele disse novamente que poderia fotografar tudo menos aquele edifício... Smile

Ou seja.. mais uma vez fiquei com a ideia que seria algo mais pessoal que outra coisa. Entretanto arranjei uma autorização específica para aquele edifício, e nunca houve problemas.

Posteriormente, fiquei ainda a saber que neste caso específico poderia ter apresentado queixa contra o policia em questão. Mas acho que não devemos empolgar estas coisas e mais uma vez, por norma são muito compreensivos

Mas esta história pequena história serve só para exemplificar uma coisa... bom senso, bom senso e bom senso. Todos nós temos a noção do que podemos ou não fazer... por vezes é que não nos convêm.

E se acham que aqui a policia poderá ser má... em Inglaterra, os trabalhos feitos com multirotor sem autorização ou sem a certificação do multirotor ou piloto da BNUC-S dá direito logo a apreensão do equipamento, multa, e ficar sem a certificação.

#43:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: manu Post Posted in this forum: Tue 01-10-2013, 9:35

Obrigado pela informação. Vou esperar entao pela nova versão do Phanton.
Dizias que em Inglaterra o equipamento tem que ser certificado? Como é isso? Só se pode andar com determinado tipo de equipamento daqueles que custam uma pipa de massa? Para cá tb vem isso?

#44:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: jotaluz Post Posted in this forum: Tue 01-10-2013, 15:52

Um tópico 5* SkyFalcon relamente com muita informação da coisa e tal, mas se falarmos de frequências, tanto de vídeo como de radio, como fica a coisa referente a potencias de emissão, emissão móvel de vídeo etc...?

ou isso funciona com credenciais espaciais da anancom ?

#45:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: SkyFalcon Post Posted in this forum: Wed 02-10-2013, 11:13

Confesso que actualmente não tenho seguido os últimos desenvolvimentos a nível de frequências, mas em princípio deve estar igual.

Como já disse, este tipo de hobby/negócio é muito recente, e em Portugal não há uma comunidade forte ou alguma entidade para fazer lobby junto de quem pode alterar alguma coisa.

Deste modo, e como penso que as entidades reguladoras ainda entendem este negócio como alguém a brincar com telecomandos, não acho que vá haver alterações até ser implementada a norma europeia.

Dito isto, quando se começou a ver a viabilidade do negócio e fazer os projectos, uma das coisas que realmente tentamos saber foi a questão das frequências e potencias.
Depois de correspondência entre o INAC e a ANACOM, ninguém sabia nada, mandavam uns para os outros e finalmente veio a resposta "tabelada"
2.4Ghz - 10mW e 5.8Ghz - 25mW

Ficamos muito desiludidos com a potência permitida, mas depois começamos a pequisar a nível de licenças internacionais e realmente o que acontece é que o usual é os 25mW para 5.8Ghz e entre 10 a 100 mW para 2.4Ghz, sendo que o mais usual não ultrapassa os 65mW. Isto para uso profissional.

Mas como para uso profissional, as distâncias máximas permitidas andam entre os 150 a 200 metros, este nível de potência é mais que suficiente.

Quando adquirimos o nosso equipamento, uma das premissas era tentar que o equipamento respeitasse o máximo as legislações existentes, e como o nosso equipamento foi construído para ter uma utilização profissional, eles colocaram também a nível de frequências e potencias, o que era a norma.
Neste caso, utilizamos 5.8Ghz para vídeo, com 25mW e rádio a 2.4Ghz conforme o trabalho regulamos entre os 10 e os 63mW

Quando vier a ser aplicada a norma europeia... devem ser estes os valores visto que são os que tem obtido mais concenso e que tenho visto aplicados.

Penso que devido à enorme evolução deste tipo de equipamento e das suas cada vez maiores valências, deverá haver uma categoria nas licenças em que este tipo de potências deverá ser aumentado até por uma questão de segurança. Mas são coisas que ainda estão em estudo, e vão ser os lobbystas das empresas que constroem equipamentos que deverão fazer essa pressão, visto que praticamente ainda não há associações de empresas da área da imagem aérea com equipamento deste tipo.

Ter em atenção que por exemplo há emissores como sabem com potências bem acima dos 100 mW (tanto a nível de video como de rádio) e que normalmente são os que mais tenho visto a ser utilizados cá em Portugal. Por enquanto fica à consciência de cada um arriscar ou não. Penso que se a nível de hobby não haverá grande problema, a nível profissional e a partir do momento em que o equipamento tenha que ser homologado para poder voar... só podem trabalhar se tiver esses valores.

Não se esqueçam que os maiores problemas que têm surgido a nível da opinião pública, por incrivel que pareça não é de segurança, mas sim da protecção da privacidade. E se embora as pessoas coloquem no facebook fotografias dos filhos menores a tomar banho, fotos em bikini, dizem a que hora se levantam e escovam os dentes, o que comem e a que horas se vão deitar e estão constantemente a ser fotografados pelas câmeras dos telemóveis de pessoas que não conhecem... não querem que ande algo a voar em cima das suas cabeças e que tenha uma câmera.

Há ainda em alguns países os lobbys de empresas de imagem aérea com helicópteros e aviões, que não têm interesse em que este ramo se desenvolva e criam entraves junto da opinião pública e reguladores.

Deste modo penso que a principal razão da utilização de valores de potências tão baixos se deve mais ao facto de tentar restringir o raio de acção do equipamento, que o "ruído" que potências mais altas podem vir a trazer.

#46:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: SkyFalcon Post Posted in this forum: Wed 02-10-2013, 11:57

manu wrote (View Post): › Obrigado pela informação. Vou esperar entao pela nova versão do Phanton.
Dizias que em Inglaterra o equipamento tem que ser certificado? Como é isso? Só se pode andar com determinado tipo de equipamento daqueles que custam uma pipa de massa? Para cá tb vem isso?


Sim, em inglaterra o equipamento que é utilizado a nível profissional têm que ter uma espécie de "inspeção". Sem essa homologação não pode realizar trabalhos comerciais.

Podem ser equipamentos assemblados, têm é que respeitar determinadas regras. Não necessitam de ser equipamentos "profissionais", esses normalmente o fabricante faz um registo do equipamento e praticamente tem a certificação assegurada.

Ter em atenção que coisas tipo DJI, mesmo o S800 não são considerados equipamento profissional, mas sim linha hobby, e a DJI, pelo menos há uns temos atrás não divulgava sequer os valores que são necessários para a homologação (praticamente só diziam a máxima velocidade do vento, máximo peso, e que recomendavam voar baixo até sentir confiança para realizar os trabalhos). Por isso passa na mesma por uma elaborada inspeção.

Por isso, o que acontece é quando se começa a entender os problemas e as implicações de alterar um equipamento de hobby para equipamento profissional porque pensamos que funciona tão bem como as soluções existentes e que são "chave na mão", e quando se têm que ter licenças para operar comercialmente, começa a fazer sentido o valor que se paga por equipamentos "profissionais".

Li algures não sei onde, que em inglaterra querem fazer com que o equipamento que seja homologado para voo comercial têm que realizar 1000 horas de voo. Não sei até que ponto isso será prático, até porque à partida praticamente elimina equipamento não profissional. Mas em alguns países já começa a haver já a necessidade dessa inspeção e depois a cada equipamento é atribuido uma "matricula".

Se forem implementadas cá em Portugal as regras EuroUSC em principio será obrigatório essas inspeções.

#47:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: manu Post Posted in this forum: Fri 04-10-2013, 14:12

Ó skyfalcon, eu ainda sou maçarico mas vais me dizer que o material da dji não é certificado? Então pq é o que mais se vê?
E depois conta lá que ninguem nos ouve. Tens mesmo os 25mw no TX? E não vais a mais de 200 metros? Como é que sabes que estàs essa distancia? Andas com uma fita? Smile

#48:   Author: rgon Post Posted in this forum: Fri 04-10-2013, 15:09

Manu, se tens lido com atenção desde o inicio do tópico saberias qual é a certificação que o skyfalcon se refere. DJI é o que mais se vê porque é a solução RTF com gps mais barata do mercado. Para saber que está a 200m pode ser por limitação da distancia máxima da controladora, um waypoint a 200m ou com um OSD...

#49:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Fri 04-10-2013, 20:20

Classifiquei este tópico como sticky peço que não se dispersem do contexto do mesmo



Parabéns ao Miguel Ângelo pela excelente contribuição para o Forum

#50:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s Author: manu Post Posted in this forum: Fri 04-10-2013, 23:53

Ó rgon, desculpa lá. Não estou a dizer mal do SkyFalcon. Eu no início desatinei com ele mas foi porque andava lixado. Até acho que dentro do que tenho visto de imagens aéreas, é do melhorzinho.Eu só faço estas perguntas pq todos queremos ganhar mais uns aerius, e não devo ser só eu a ter estas dúvidas.E já agora ó rgon tu que tb és dos mais graduados e conheces disto diz lá se achas que as regras que o skyfalcon fala devem ser  aplicadas em portugal, e se achas que o outro pessoal que anda por aí segue alguma das regras que ele falou.Eu pelo que tenho visto no que tem sido postado em filmes aqui, não me parece. E tb não estou para ser o único a seguir as regras que o skyfalcon fala se nem sequer há legislação cá em portugal.
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