RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosBi-Plano em Kline

#1:  Bi-Plano em Kline Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 0:42

Aqui ficam as imagens de um modelo contruido em Kline.
O modelo foi desenhado pela Flitetest e pegando nos plano em PDF com algumas adaptações para o sistema métrico.
O resultado dinÂmico aqui fica (video), logo acrescento detalhes à medida que for reunindo material (fotos).


Ver no Youtube


Não tenho experiência de voo, pois comprei o meu primeiro avião (Bixler) no inicio do ano. por isso se tiverem sugestões sobre o que pode justificar um comportamento tão instável, fico agradecido. Wink

Penso que pode ser por um lado peso deslocado para trás apesar de ter uma lipo de 2200 3S na frente.
ou a amplitude das supericies de controlo muito grande(aileron, cauda e profundidade).
ou ainda a profundidade muito desalinhada que me faz passar o tempo a corrigir e com a falta de experiência leva a uma pilotagem instável.
Ou simplesmente este tipo de modelos não é muito estável/fácil de pilotar....

#2:  Re: Bi-Plano em Kline Author: msviper Post Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 12:32

Pedro Albuquerque wrote (View Post): › Não tenho experiência de voo, pois comprei o meu primeiro avião (Bixler) no inicio do ano. por isso se tiverem sugestões sobre o que pode justificar um comportamento tão instável, fico agradecido. Wink


Boas Pedro , primeiro que tudo tens de compreender que caíste na tentação de construir um modelo muito acrobático , e possivélmente ainda nao dominas correctamente o "bixler" , é o que costumo chamar "dar um passo maior que a perna" , não desistas , mas treina mais com o "bixler" e depois quando estiveres à vontade começas com calma com esse.

Pedro Albuquerque wrote (View Post): › Penso que pode ser por um lado peso deslocado para trás apesar de ter uma lipo de 2200 3S na frente.


Uma das coisas muito importante neste hobby é o centro de gravidade , procura no plano onde ele se encontra e testa o modelo apoiando-o com os dedos por baixo da asa no ponto referido nos planos , o avião deve ficar horizontal ou ligeiramente apontado para baixo. Se necessário adiciona lastro.

Pedro Albuquerque wrote (View Post): › (...)ou a amplitude das supericies de controlo muito grande(aileron, cauda e profundidade).


As amplitudes grandes , típicas destes modelos , não ajudam nada aos principiantes...
Tenta de duas maneiras:
-Se tiveres um rádio digital com "dual-rates" acciona-os para reduzir as amplitudes de movimento , cerca de 40% para começar...

-Se o rádio é mais simples , podes colocar os controlos mais curtos , coloca a vareta de comando nos buracos dos controlos (servo e/ou Superfície de controlo) mais junto do eixo de rotação, isso diminui a amplitude de movimento como fazem os "dual-rates" tornando o modelo mais suave de voar...

Pedro Albuquerque wrote (View Post): › (...)ou ainda a profundidade muito desalinhada que me faz passar o tempo a corrigir e com a falta de experiência leva a uma pilotagem instável.

Se tiveres os ailerons ou mesmo o estabilizador se este for em duas partes desaliinhados eles vão estar constantemente a causar uma atitude no modelo obrigando-te a corrigi-lo constantemente , as superficies de controlo teem de estar perfeitamente alinhadas umas com as outras para não haver diferenças e não causarem atitudes parasitas...

Quanto á falta de experiência , nota-se particularmente nas tentativas de recuperação , ou seja quando o modelo cria uma atitude , nota-se que a acção do piloto é exagerada no comando criando amplitudes de voo anormais , a pilotagem no comando deve ser com imputs de pouca amplitude para um voo mais dócil , é normal quando começamos termos tendência a puxar os stics do comando para os extremos sem darmos conta , na tentativa de controlar o modelo...

Um belissimo treino para isto é voar planadores de encosta onde os movimentos teem de ser pequenos e graciosos para que o modelo não perca o plano de voo já que não há motor para puxar o modelo , temos de "ir á vela"...

Pedro Albuquerque wrote (View Post): › Ou simplesmente este tipo de modelos não é muito estável/fácil de pilotar....


Por fim , devo dizer que é isso mesmo , estes modelos são muito nervosos para quem está a iniciar , mas não são impossiveis , tenta afinar as superficies de controlo e depois baixa as amplitudes de movimento das superficies , vais ver que é logo outro avião , mais fácil de dominar , mas continuará a ser mais nervoso que o "bixler" sem dúvida...


Se continuares com dúvidas , posta aqui que estamos cá para ajudar Wink

#3:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 18:35

boas, penso que ja esteja tudo dito, mas podes experimentar com uma bateria 3s 1500mah, pois nao tem tanto peso e para começar serve e embora no video nao dá bem para ver os movimento dos ailerons etc mas reduz um pouco a amplitude de movimento e coloca tambem exporenciais se a tua emissora der, assim fica com um voo bem mais calmo e mais facil para trimar em voo, só nao percebi porque lhe puxavas o nariz tanto para cima pois isso tira-lhe velocidade e ele entra rapido em stall, e para finalizar sem duvida que o C.G. é bastante importante eu pessoalmente prefiro um pouco mais pessado de frente pois fica mais estavel na descida e assim é mais facil para achar o sitio certo.

depois dá novidades, e ja agora parabens pela construçao esta muito giro o aviao.

abraços.

#4:   Author: khalu Post Posted in this forum: Wed 03-07-2013, 19:33

boas

pedro, parabéns pela coragem, pois como já foi dito o modelo
é de certa forma terrivel pra quem está numa fase inicial.

quanto ao modelo, está claramente desbalanceado, tens mesmo que verificar o CG e proceder depois à trimagem
do modelo.

quanto ao setup tenho muitas duvidas, mas como nao forneceste mais dados como envergadura, comprimento
e peso fica mais dificil ajudar.
assim por alto usava uma helice 9x e uma bateria a rondar
os 1800mah mas atenção ao ESC. acho que ao aumentares o diametro e reduzires o passo ficas com um voo mais lento mas ganhas mais sustentação o que te permite mais tempo
para "pensares" em voo.

espero ter ajudado

#5:  Re: Bi-Plano em Kline Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Sun 07-07-2013, 21:15

Olá amigos,

obrigado pelos vossos conselhos.
Como podem vêr, ouvi quase todos Razz (excepto o de esperar até ter mais experiência, nisso sou um pouco mais "corajoso" como também me chamaram Embarassed ) .

Fiquei encantado com o resultado e já não penso noutra coisa que não seja terminar o 2º projecto que já está francamente avançado (suspense... Twisted Evil ).

Espero que gostem...


Ver no Youtube

#6:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Wed 17-07-2013, 22:17

boas, agora sim tem um voo impecavel parabens pela maquina,

abraços

#7:   Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Fri 13-12-2013, 22:32

muito bom, nao ha nada como vermos as nossas proprias "obras de arte" a voar, continua, estas a sair-te bem. Wink
penso que o dificil agora vai ser parar hehehe. Wink

#8:  Re: Bi-Plano em Kline Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Sat 21-12-2013, 16:30

Obrigado pelos vossos comentários.

O Kline tem sido um material muito entusiasmante bem como os planos da Flitetest.

Dai já saíram o meu spitfire (que partilhei também num post) e que é um doce a voar. Não podia ser mais fácil.
Tão fácil que fiz logo outro para o meu irmão se iniciar.
Apesar de ser asa baixa é muito suava a voar, voa a muito baixa velocidade o que dá imenso tempo para reagir e quase não faz stall....

Quanto a este, tem dois segredos para voar bem: CG corrigido e retirar sensibilidade nos ailerons pois sendo muito estreito (~60cm) é extremamente sensível. (10º nos flaps e ainda é bastante sénsível)

O facto de ser eu a contruir dá a confiança de que se partir .... faz-se outro Laughing
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosBi-Plano em Kline


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.0919s (PHP: 41% | SQL: 59%) | SQL queries: 71 | GZIP enabled | Debug off]