#2: Re: Bi-Plano em Kline Author: msviper,
Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 12:32
Pedro Albuquerque wrote ( View Post): ›
Não tenho experiência de voo, pois comprei o meu primeiro avião (Bixler) no inicio do ano. por isso se tiverem sugestões sobre o que pode justificar um comportamento tão instável, fico agradecido.
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Boas Pedro , primeiro que tudo tens de compreender que caíste na tentação de construir um modelo muito acrobático , e possivélmente ainda nao dominas correctamente o "bixler" , é o que costumo chamar "dar um passo maior que a perna" , não desistas , mas treina mais com o "bixler" e depois quando estiveres à vontade começas com calma com esse.
Pedro Albuquerque wrote ( View Post): ›
Penso que pode ser por um lado peso deslocado para trás apesar de ter uma lipo de 2200 3S na frente.
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Uma das coisas muito importante neste hobby é o centro de gravidade , procura no plano onde ele se encontra e testa o modelo apoiando-o com os dedos por baixo da asa no ponto referido nos planos , o avião deve ficar horizontal ou ligeiramente apontado para baixo. Se necessário adiciona lastro.
Pedro Albuquerque wrote ( View Post): ›
(...)ou a amplitude das supericies de controlo muito grande(aileron, cauda e profundidade).
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As amplitudes grandes , típicas destes modelos , não ajudam nada aos principiantes...
Tenta de duas maneiras:
-Se tiveres um rádio digital com "dual-rates" acciona-os para reduzir as amplitudes de movimento , cerca de 40% para começar...
-Se o rádio é mais simples , podes colocar os controlos mais curtos , coloca a vareta de comando nos buracos dos controlos (servo e/ou Superfície de controlo) mais junto do eixo de rotação, isso diminui a amplitude de movimento como fazem os "dual-rates" tornando o modelo mais suave de voar...
Pedro Albuquerque wrote ( View Post): ›
(...)ou ainda a profundidade muito desalinhada que me faz passar o tempo a corrigir e com a falta de experiência leva a uma pilotagem instável.
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Se tiveres os ailerons ou mesmo o estabilizador se este for em duas partes desaliinhados eles vão estar constantemente a causar uma atitude no modelo obrigando-te a corrigi-lo constantemente , as superficies de controlo teem de estar perfeitamente alinhadas umas com as outras para não haver diferenças e não causarem atitudes parasitas...
Quanto á falta de experiência , nota-se particularmente nas tentativas de recuperação , ou seja quando o modelo cria uma atitude , nota-se que a acção do piloto é exagerada no comando criando amplitudes de voo anormais , a pilotagem no comando deve ser com imputs de pouca amplitude para um voo mais dócil , é normal quando começamos termos tendência a puxar os stics do comando para os extremos sem darmos conta , na tentativa de controlar o modelo...
Um belissimo treino para isto é voar planadores de encosta onde os movimentos teem de ser pequenos e graciosos para que o modelo não perca o plano de voo já que não há motor para puxar o modelo , temos de "ir á vela"...
Pedro Albuquerque wrote ( View Post): ›
Ou simplesmente este tipo de modelos não é muito estável/fácil de pilotar....
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Por fim , devo dizer que é isso mesmo , estes modelos são muito nervosos para quem está a iniciar , mas não são impossiveis , tenta afinar as superficies de controlo e depois baixa as amplitudes de movimento das superficies , vais ver que é logo outro avião , mais fácil de dominar , mas continuará a ser mais nervoso que o "bixler" sem dúvida...
Se continuares com dúvidas , posta aqui que estamos cá para ajudar
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