RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e Questõesinicio no hobby

#1:  inicio no hobby Author: nogueiraf Post Posted in this forum: Mon 01-07-2013, 20:06

Bem apos uma visita a pista do CMVC, e uma conversa com o sr. Queiros que tentou esclarecer as minhas duvidas, resolvi seguir o conselho e comecar por um simulador. Estive a ver e acho que o ideal serial comprar ja o radio, apos ler muita coisa fiquei agradado com os comentarios sobre os da turnigy, por isso peco ajuda em qual escolher o 9X ou o 9XR?

#2:  Re: inicio no hobby Author: NunoFlyer Post Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 0:51

Tenho um turnigy 9x e não tenho razão de queixa dele, o 9xr também tem andado esgotado por isso também deverá ser um bom rádio.

#3:  Re: inicio no hobby Author: nogueiraf Post Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 11:21

Agora num pc estou a pensar neste simulador


Link Simulador

rádios

Turning 9x com modulo e rx
A diferença deste para o sem modulo e sem rx são $4 penso este ser o mais vantajoso


Turning 9XR

Quanto a baterias para o rádio, o 9XR diz LIPO para o 9X não informa nada!!
esta bateria seria boa para o 9x?

Turning 2650mAh 3S 1C

Recomendações, conselhos são bem-vindos Wink

#4:  Re: inicio no hobby Author: MisticRaider Post Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 12:05

nogueiraf wrote (View Post): › Agora num pc estou a pensar neste simulador


Link Simulador

rádios

Turning 9x com modulo e rx
A diferença deste para o sem modulo e sem rx são $4 penso este ser o mais vantajoso


Turning 9XR

Quanto a baterias para o rádio, o 9XR diz LIPO para o 9X não informa nada!!
esta bateria seria boa para o 9x?

Turning 2650mAh 3S 1C

Recomendações, conselhos são bem-vindos Wink


Boas...

O radio 9x ou ate mesmo o 9xr permite-lhe ligar um cabo a qualquer simulador, por ex phoenix e o realflight por isso dispense aquele radio para simulador...

A bateria serve para o radio 9xr como para o 9x o maximo que poder ter que fazer é adaptar alguma das fichas para poder ligar ao 9x, no meu uso a bateria rhino 2620.

Cumprimentos.

#5:  Re: inicio no hobby Author: carbas Post Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 12:33

Caro Nogueiraf,
Lamento não conseguir dar uma informação objetiva sobre a bateria para o 9X. Parece que essa da foto é apropriada, pois além de ser da mesma marca do emissor também diz "Transmiter Batery". Mas, em vazio, quando é ligada aplica 12,6V, porque é uma 3S. Fará mal? Haja alguém que ajude.
A sugestão de começar com um simulador é muito boa. Ajuda muito.
E que modalidade? Aí eu sugiro, como sempre, para começar com um planador de motorização elétrica. E se assim for, opte pelo Easystar.
Possivelmente, como acontece com todos os iniciados que previamente ouvem os conselhos dos veteranos dum Clube (escrevi clube com letra grande!) a vontade é começar por um supermarine Spitfire MKII com metralhadoras e lançamento de bombas ou um helicóptero BeelXXX cheio de pinturas e parafernálias variadas mas... O Radio controlo tem de ser aprendido primeiro...
Boa preparação e daqui a um ou dois meses....Bons Voos.

#6:  Re: inicio no hobby Author: MisticRaider Post Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 14:45

carbas wrote (View Post): › Caro Nogueiraf,
Lamento não conseguir dar uma informação objetiva sobre a bateria para o 9X. Parece que essa da foto é apropriada, pois além de ser da mesma marca do emissor também diz "Transmiter Batery". Mas, em vazio, quando é ligada aplica 12,6V, porque é uma 3S. Fará mal? Haja alguém que ajude.


No caso da lipo que uso a Rhino 2620mAh 3S 11.1v Low-Discharge Transmitter Lipoly Pack que anda igualmente pelos 12v o cuidado que ha a ter é carrega-la em modo storage assim a voltagem ja nao vai ser tao alta que possa prejudicar o radio...

Carregando a bateria nesse modo, so preciso carregar o radio em media uma vez por mes e voo uma hora por dia...

Espero ter ajudado na duvida...

Cumprimentos.

#7:  Re: inicio no hobby Author: NunoFlyer Post Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 19:29

Há pessoal a utilizar pilhas de 1.5v, o que 8 pilhas no suporte dá no total 12v, e não há problemas.

#8:  Re: inicio no hobby Author: nogueiraf Post Posted in this forum: Tue 02-07-2013, 23:42

Obrigado a todos pelos comentários!!

O modelo que tenho em vista é o easystar eléctrico mas será pensado so depois de ter o rádio, visto nesta altura do "campeonato" convém diluir os investimentos por vários meses.

Então posso usar pilhas de 1,5v no rádio? assim sempre dava para comprar o carregador depois.

#9:  Re: inicio no hobby Author: NunoFlyer Post Posted in this forum: Wed 03-07-2013, 0:54

nogueiraf wrote (View Post): ›
O modelo que tenho em vista é o easystar eléctrico mas será pensado so depois de ter o rádio, visto nesta altura do "campeonato" convém diluir os investimentos por vários meses.

Então posso usar pilhas de 1,5v no rádio? assim sempre dava para comprar o carregador depois.

Easystar é um modelo bom para aprender, ou o bixler da Hobbyking.
Sim, de preferência pilhas de 1.2v que são recarregáveis Smile .Eu começei assim com pilhas.

#10:  Re: inicio no hobby Author: msviper Post Posted in this forum: Wed 03-07-2013, 13:07

Eu , no meu , neste momento ando a usar pilhas alcalinas , já usei as recarregáveis , mas , tive azar pois eram de fraca qualidade (chines) , só davam cerca de 25min de funcionamento , apesar de serem de 2500mAh , depois o rádio apagava-se... Crying or Very sad
Chegaram mesmo durante uma carga a libertarem ácido , lixo com elas... Rolling Eyes

Para estar a gastar dinheiro em 8 pilhas recarregáveis daquelas boas , prefiro uma lipo , fica quase ao mesmo preço e dura muito mais... Wink

#11:  Re: inicio no hobby Author: nogueiraf Post Posted in this forum: Wed 03-07-2013, 13:38

Bem estou a ver a vida facilitada (€) em não ter de usar logo bateria!!

Para usar o simulador é necessário ter o modulo de comunicação? pergunto isto, pois o 9XR não trás módulo, além do cabo de simulador é necessário mais alguma coisa?

#12:   Author: khalu Post Posted in this forum: Wed 03-07-2013, 19:43

nogueiraf wrote (View Post): ›
Bem estou a ver a vida facilitada (€) em não ter de usar logo bateria!!



saudaçoes

caro nogueiraf às vezes a questão não é
propriamente só poupar €€€ porque neste hobbie
se gastar dinheiro a pensar só no hoje
quando chegar o amanhã vai perceber o erro.


abraço

#13:   Author: nogueiraf Post Posted in this forum: Wed 03-07-2013, 21:56

khalu wrote (View Post): ›
nogueiraf wrote (View Post): ›
Bem estou a ver a vida facilitada (€) em não ter de usar logo bateria!!



saudaçoes

caro nogueiraf às vezes a questão não é
propriamente só poupar €€€ porque neste hobbie
se gastar dinheiro a pensar só no hoje
quando chegar o amanhã vai perceber o erro.


abraço


Entendo perfeitamente o que refere, mas neste momento os € são mesmo curtos, logo posso começar com o simulador apenas usando pilhas e ir ganhando "unhas", e com a ajuda (conselhos) do pessoal comprar o material mais indicado sem desperdiçar €

#14:  Re: inicio no hobby Author: nogueiraf Post Posted in this forum: Thu 04-07-2013, 17:45

Estou praticamente decidido pelo 9XR, e andava eu a ver mais umas reviews e encontrei este video


Ver no Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=E_FgrjCIyAM

a teoria de usar pilhas foi por água a baixo, logo preciso de um carregador de baterias bom e barato
vi este


Turnigy Accuel-6
Vale alguma coisa ou recomendam outro?

P.S. Se alguém tiver algum a mais e barato PM!! Embarassed

#15:   Author: khalu Post Posted in this forum: Fri 05-07-2013, 14:49

quanto ao rádio turnigy 9XR não posso opinar
ainda, mas tenho o turnigy 9X "artilhado" e só
tenho coisas boas a dizer sobre ele.

quanto ao carregador, quase que me atrevo
a dizer que é principal escolha entre os iniciados
e até de alguns mais experienciados.
tenho um desses e até agora não tem feito
mal nenhum às minhas baterias e tem dado
muito bem para o gasto.

é uma boa escolha para iniciar

#16:  Re: inicio no hobby Author: nogueiraf Post Posted in this forum: Sat 06-07-2013, 15:55

Quanto à bateria também me recomendaram esta:


IMAX-B6AC

a comparar as 2 alem do preço, o que me salta a vista é "Delta-peak sensitivity" na B6AC que a Accucel não tem, será que é isto aquela cena que detecta que a bateria está carregada e não envia "mais carga"?
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e Questõesinicio no hobby


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.0945s (PHP: 52% | SQL: 48%) | SQL queries: 111 | GZIP enabled | Debug off]