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RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
A aviação real, fotos e videos
N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier)
#1:
N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier)
Author:
PAF200
,
Posted in this forum: Tue 30-04-2013, 23:34
Aviation Harald
#2:
Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier)
Author:
voo_cessna
,
Posted in this forum: Wed 01-05-2013, 1:01
nao é la grande ideia tentar fazer manobras 3D com esta maquina...
#3:
Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier)
Author:
NunoFlyer
,
Posted in this forum: Wed 01-05-2013, 15:47
Não faço a minima ideia quem vai ser o responsavél pelo acidente, não sou nenhum investigador, mas provalvelmente quem colocou a carga mal posicionada no aparelho.
#4:
Author:
mustang-pt
,
Posted in this forum: Wed 01-05-2013, 19:37
primeiro tem de apurar quais as causas, se não nunca saberiam o que se passou, só ai podera existir responsaveis, mas penso que a grande importancia de apurar as causas como principal objectivo é de evitar outra tragédia.
#5:
Author:
khalu
,
Posted in this forum: Sat 04-05-2013, 2:26
quanto mais vejo o video, mais duvidas me ocorrem.
o que é certo é que entrou em stall, mas mesmo depois
do que parece uma tentativa de recuperar, apesar
da baixa altitude, a aeronave aparenta não ter "motor"
#6:
Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier)
Author:
marco751
,
Posted in this forum: Sun 30-06-2013, 11:29
Este acidente é de fácil explicação, durante a descolagem a carga deslocou-se (cargo shift, esta no texto do link inicial e esta confirmado que foi mesmo isso) na direção da traseira do avião mudando de forma abruta o centro de gravidade, este facto fez com que o avião tomasse uma atitude de "nariz em cima" com isso perdeu velocidade rapidamente entrando em perda, à altitude a que iam nada havia a fazer, caso estivessem mais altos podiam ter se safado, pois quando o avião coloca o nariz em baixo e ganha velocidade vai recuperar sustentação e conseguir controlar o avião, teria de manter o avião nivelado ou com nariz em baixo até se conseguir corrigir o posicionamento da carga o que não era nada fácil.
#7:
Author:
NunoFlyer
,
Posted in this forum: Sun 30-06-2013, 13:36
khalu wrote (
View Post
): › quanto mais vejo o video, mais duvidas me ocorrem.
o que é certo é que entrou em stall, mas mesmo depois
do que parece uma tentativa de recuperar, apesar
da baixa altitude, a aeronave aparenta não ter "motor"
Não se chatearam muito em dar motor, já sabiam para onde iam...
#8:
Author:
marco751
,
Posted in this forum: Mon 01-07-2013, 16:25
NunoFlyer wrote (
View Post
): ›
khalu wrote (
View Post
): › quanto mais vejo o video, mais duvidas me ocorrem.
o que é certo é que entrou em stall, mas mesmo depois
do que parece uma tentativa de recuperar, apesar
da baixa altitude, a aeronave aparenta não ter "motor"
Não se chatearam muito em dar motor, já sabiam para onde iam...
"dar motor" naquela situação é capaz de não ser boa ideia, ele queriam era meter o nariz em baixo para ganhar velocidade.
#9:
Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier)
Author:
carbas
,
Posted in this forum: Mon 01-07-2013, 17:29
Obrigado pela explicação, Marco 751 e Khalu. Só não percebi essa coisa do "stall" mas todo o vosso esforço de uma correta explicação do sucedido mostra que a aerodinâmica e a mecânica de voo ainda não estão totalmente arredadas dos nossos fóruns. Ainda bem.
#10:
Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier)
Author:
Pedro Albuquerque
,
Posted in this forum: Mon 08-07-2013, 7:35
Olá Carbas,
também sou muito novo nestas andanças de voar e cnontrei este video que me ajudou a entender o que é um "stall".
Espero que possa ajudar
Ver no Youtube
#11:
Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier)
Author:
carbas
,
Posted in this forum: Mon 08-07-2013, 10:33
Olá Pedro. Obrigado pelo vídeo. Realmente , a PERDA é um fenómeno tão velho quanto a Aviação e o Aeromodelismo, claro. Tal como no ténis ou no golf a rapaziada tende a usar nomes estrangeiros para coisas, fenómenos ou factos que estão mais que designados pela rica língua de Camões (acho que o Luís Vaz não conhecia a perda, apesar dela também se dar nas velas das naus em que navegou!).
Ainda a propósito da perda, nas modalidades de planadores afina-se o voo do modelo de modo a que a função CL versus alfa esteja muito próximo do angulo de perda. No livro, antiquado, de J. C. Rodrigues "Aeromodelismo Teórico e Prático" este ponto de afinação é referido como "nas barbas da perda". Interessante!
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