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RCMPT - Aeromodelismo em PortugalA aviação real, fotos e videosN949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier)

#1:  N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier) Author: PAF200 Post Posted in this forum: Tue 30-04-2013, 23:34

Arrow Aviation Harald

#2:  Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier) Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Wed 01-05-2013, 1:01

nao é la grande ideia tentar fazer manobras 3D com esta maquina...

#3:  Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier) Author: NunoFlyer Post Posted in this forum: Wed 01-05-2013, 15:47

Não faço a minima ideia quem vai ser o responsavél pelo acidente, não sou nenhum investigador, mas provalvelmente quem colocou a carga mal posicionada no aparelho. Confused

#4:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Wed 01-05-2013, 19:37

primeiro tem de apurar quais as causas, se não nunca saberiam o que se passou, só ai podera existir responsaveis, mas penso que a grande importancia de apurar as causas como principal objectivo é de evitar outra tragédia.

#5:   Author: khalu Post Posted in this forum: Sat 04-05-2013, 2:26

quanto mais vejo o video, mais duvidas me ocorrem.

o que é certo é que entrou em stall, mas mesmo depois
do que parece uma tentativa de recuperar, apesar
da baixa altitude, a aeronave aparenta não ter "motor"

#6:  Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier) Author: marco751 Post Posted in this forum: Sun 30-06-2013, 11:29

Este acidente é de fácil explicação, durante a descolagem a carga deslocou-se (cargo shift, esta no texto do link inicial e esta confirmado que foi mesmo isso) na direção da traseira do avião mudando de forma abruta o centro de gravidade, este facto fez com que o avião tomasse uma atitude de "nariz em cima" com isso perdeu velocidade rapidamente entrando em perda, à altitude a que iam nada havia a fazer, caso estivessem mais altos podiam ter se safado, pois quando o avião coloca o nariz em baixo e ganha velocidade vai recuperar sustentação e conseguir controlar o avião, teria de manter o avião nivelado ou com nariz em baixo até se conseguir corrigir o posicionamento da carga o que não era nada fácil.

#7:   Author: NunoFlyer Post Posted in this forum: Sun 30-06-2013, 13:36

khalu wrote (View Post): › quanto mais vejo o video, mais duvidas me ocorrem.

o que é certo é que entrou em stall, mas mesmo depois
do que parece uma tentativa de recuperar, apesar
da baixa altitude, a aeronave aparenta não ter "motor"


Não se chatearam muito em dar motor, já sabiam para onde iam... Confused

#8:   Author: marco751 Post Posted in this forum: Mon 01-07-2013, 16:25

NunoFlyer wrote (View Post): ›
khalu wrote (View Post): › quanto mais vejo o video, mais duvidas me ocorrem.

o que é certo é que entrou em stall, mas mesmo depois
do que parece uma tentativa de recuperar, apesar
da baixa altitude, a aeronave aparenta não ter "motor"


Não se chatearam muito em dar motor, já sabiam para onde iam... Confused


"dar motor" naquela situação é capaz de não ser boa ideia, ele queriam era meter o nariz em baixo para ganhar velocidade.

#9:  Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier) Author: carbas Post Posted in this forum: Mon 01-07-2013, 17:29

Obrigado pela explicação, Marco 751 e Khalu. Só não percebi essa coisa do "stall" mas todo o vosso esforço de uma correta explicação do sucedido mostra que a aerodinâmica e a mecânica de voo ainda não estão totalmente arredadas dos nossos fóruns. Ainda bem.

#10:  Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier) Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Mon 08-07-2013, 7:35

Olá Carbas,

também sou muito novo nestas andanças de voar e cnontrei este video que me ajudou a entender o que é um "stall".
Espero que possa ajudar


Ver no Youtube

#11:  Re: N949CA - Boeing 747 Stall (Cargo Carrier) Author: carbas Post Posted in this forum: Mon 08-07-2013, 10:33

Olá Pedro. Obrigado pelo vídeo. Realmente , a PERDA é um fenómeno tão velho quanto a Aviação e o Aeromodelismo, claro. Tal como no ténis ou no golf a rapaziada tende a usar nomes estrangeiros para coisas, fenómenos ou factos que estão mais que designados pela rica língua de Camões (acho que o Luís Vaz não conhecia a perda, apesar dela também se dar nas velas das naus em que navegou!).
Ainda a propósito da perda, nas modalidades de planadores afina-se o voo do modelo de modo a que a função CL versus alfa esteja muito próximo do angulo de perda. No livro, antiquado, de J. C. Rodrigues "Aeromodelismo Teórico e Prático" este ponto de afinação é referido como "nas barbas da perda". Interessante!
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