RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalPlanadoresMultiplex Panda - "20 anos depois..."

#1:  Multiplex Panda - "20 anos depois..." Author: nunol Post Posted in this forum: Sat 11-06-2011, 16:44

Saudações planadas! Wink

Este foi o meu primeiríssimo modelo. Comprei-o há uns 20 anos a um amigo com quem ainda hoje voo regularmente.
Trata-se do velhinho e saudoso Panda da Multiplex. Acho que foi o primeiro modelo de muitos aeromodlistas, pelo que tenho lido por aí, e fez as delícias de pequenos e grandes em tempos idos e ainda faz.
Com meu Panda, dei os primeiros passo no mundo do aeromodelismo e foram muitos o dissabores e as conquistas que me proporcionou.
Lembro-me como se fosse hoje do dia em que depois de um voo mal programado e de uma aterragem (amaragem) pior, tive que tirar os sapatos e as calças e mergulhar em pleno Tejo Barreirense para o salvar de uma morte quase certa. O que me espantou é que tudo, mas tudo sobreviveu à água salgada. Eletrónica e tudo. Depois disto dediquei-me ao automodelismo e o Panda foi encaixotado e guardado, cerca de 15 anos, até há uma semana, quando o fui buscar ao sótão dos meus pais.
Aí está ele:






Naquele tempo fazia as reparações com pedaços de papel higiénico aplicado com cola de madeira com se fosse fibra de vidro e resina.
E quantas reparações...
O que é certo é que resultava. Tinha que resultar! Naquele tempo, não tinha à minha disposição materiais, conhecimento, nem técnicas para o fazer de outra forma. Bendita internet que veicula tudo isso!






Quando veio parar às minhas mãos, não tinha deriva e o estabilizador estava feito em vários pedaços... Trazia um rádio de 27mhz de 5 canais, que entretanto vendi. Smile
Construí esta deriva que difere bastante da original, mas nunca consegui manual nem desenhos para tirar o molda da peça, e assim ficou durante este tempo todo.




Depois de conseguir o manual e desenhos, na internet claro, pus as mãos ao trabalho.




Os servos eram presos com uns pedaços de chapa em forma de "L" e rebitados à fuselagem! Meu Deus! Quanta ingenuidade!
A água salgada não perdoou a oxidação das parte metálicas. Vejam o que tirei de lá:




Colei o estabilizador no sítio, que anteriormente era aparafusado para transportar mais facilmente.




Limpei-lhe um bocadinho a cara, fiz pequenas reparações e uma deriva nova. Podia ter feito um trabalho de restauro mais aprofundado e esmerado, mas preferi deixá-lo assim. Mantém-se a personalidade, a história de vida e as marcas de guerra de um "vintage". Portanto fiz apenas o essencial para o por a voar, sem olhar ao aspecto estético.









E um vídeo:

Ver no Youtube


Fiquei satisfeito com o humilde voo de escassos segundos. Agora é só arranjar um guincho ou pedir uma boleia a reboque de um outro modelo com "estaleca" para o puxar. Estou também muito curioso para voar de encosta. Alguém tem umas dicas para me dar sobre isso?

Até breve!
Nuno Lopes

#2:   Author: nunol Post Posted in this forum: Thu 16-06-2011, 21:10

Saudações lenhadas! Wink

Pessoal, tenho a comunicar que o Panda bateu as asas durante um lançamento com fio em corrida.
A pobre asa não aguentou o stress do puxo e a força do vento.
Mas não fica por aqui, em breve voltará com a asa reparada e mais forte ainda do que era.
Cumprimentos
Nuno Lopes

#3:   Author: nunol Post Posted in this forum: Tue 21-06-2011, 1:27

Saudações reconstruídas! Wink

O panda já está reconstruído. Apesar da asa ter ficado partida, rachada, despedaçada e a canópia feita em mil pedacinhos, já está tudo prontinho para voar.
Aliás, já o tinha experimentado no último fim-de-semana, mas a canópia ainda era provisória (esta continua a ser).
Não documentei o processo da reparação pois foi uma coisa simples, apesar de demorada. Basicamente foi fazer um puzzle 3D. Juntar todos os pedacinhos que sobraram e colar tudo no sítio com um cyanoacrilato poderoso. Hoje fiz uma uma canópia um pouco melhor recorrendo a um frasco de detergente líquido para a máquina da roupa.
Já tinha usado este tipo de frascos para a canópia e cobertura radiador de óleo do P-51 Mustang, para a canópia do Skyraider, entre outras coisas, e acho que têm um resultado muito satisfatório.

A canópia original:




Dá bem para ver as colagens e os buracos dos pedacinhos que não encontrei.




Aqui está o frasco que vai servir para fazer a nova canópia:




Vai ficar mais ou menos assim:




O bocado que vou utilizar:




Seguro o pedaço na posição correta para fazer as marcações e cortar:



E pronto. Já cortada, furada e no lugar:



Acho que não ficou nada mal, comparando com a original:




Uns toques de vermelho e pronto:




Para quem tiver curiosidade aqui fica também uma foto da asa reconstruída, que como eu previa ficou mais forte que anteriormente. Notam-se perfeitamente as marcas das colagens com Cyano:




Mais episódios se seguirão...

Nuno Lopes

#4:  Re: Multiplex Panda - "20 anos depois..." Author: Luis Post Posted in this forum: Tue 28-06-2011, 12:19

não há para aí o plano disso??

#5:  Re: Multiplex Panda - "20 anos depois..." Author: nunol Post Posted in this forum: Fri 01-07-2011, 9:22

Luis wrote (View Post): › não há para aí o plano disso??


Não, o plano não há.
A única coisa que encontrei na net foram as instruções de montagem em pdf.
Serve?

#6:  Re: Multiplex Panda - "20 anos depois..." Author: nunol Post Posted in this forum: Thu 03-11-2011, 19:35

Saudações modelistas! Smile

20 anos separam estes dois modelos. Um Multiplex Panda e um Multiplex Easyglider.
Estava a precisar de um método para pôr o meu Panda no ar, e pensei: " O Easyglider!! E porque não?"
Lá me lancei na aventura de construir o berço, montar tudo e voar...
O Multiplex Blizzard também foi "voar" neste dia. Parece quase um foguetão!! Laughing

Cá está o resultado:

Ver no Youtube


Espero que gostem!
Nuno Lopes

#7:   Author: Samurai Post Posted in this forum: Thu 03-11-2011, 20:07

ESPECTÁCULO
grande trabalho de restauro
bons voos Smile

#8:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Thu 03-11-2011, 22:11

boas, ja vejo que andas-te a fazer das tuas eheh, muito bom 5estrelas sem duvida mas atençao aos loop´s no velhinho panda a idade ja pesa eheh, e bom video como sempre.

abraços.

#9:  Re: Multiplex Panda - "20 anos depois..." Author: nunol Post Posted in this forum: Fri 23-12-2011, 12:25

Saudações planadas de encosta! Wink

Obrigado pelos comentários!

Um destes dias combinei uma ida à Serra do Louro, em Palmela, (terra de bom vinho), para experimentar o meu "Panda vintage" e a minha recém-construída zagi em voo de encosta.
Os meus companheiros de voo foram o Bassman e o Carlos que levaram a sua Zagi (irmã gémea da minha) e o seu EasyGlider, respetivamente.
No início dos voos o vento não estava muito bom. Estava um pouco desalinhado com a encosta e relativamente fraco, o que criava pouco "lift".
Com o avançar da tarde começou a ficar melhor e proporcionou-nos bons momentos de voo relaxado e de divertimento.

Ora vejam:


Ver no Youtube



Não é preciso dizer que mais uma vez adorei voar na encosta principalmente porque correu tudo de feição, sem problemas e sem lenhas.

Só houve um pequeno incidente: Um tolo (eu) terminou o seu voo com a zagi, depois veio outro tolo (a minha pessoa) que a colocou no chão no meio do caminho, e então outro tolo (eu outra vez) quando estava a voar o Panda, fez o favor de a pisar. Evil or Very Mad Embarassed
Descolou-se apenas uma winglet, mas já está reparada e pronta a voar outra vez.
Até breve.
Nuno Lopes

#10:  Re: Multiplex Panda - "20 anos depois..." Author: Fernando Borges Post Posted in this forum: Fri 23-12-2011, 13:12

Muito bom!! Deve ter sido um dia e pêras com todo esses arsenal de aviões.
P Video ficou impecavel.

Nota positiva tb para a preocupação ecologica. Há muito tempo que tb o faço. Wink

#11:   Author: Nalmeida Post Posted in this forum: Fri 23-12-2011, 14:08

Espectáculo, quanto a mim estes momentos, trabalhos, voos capturam algo do mais belo que há no modelismo.
Muitos parabéns e felicidades.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalPlanadoresMultiplex Panda - "20 anos depois..."


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.0893s (PHP: 45% | SQL: 55%) | SQL queries: 85 | GZIP enabled | Debug off]