#1: Multiplex Panda - "20 anos depois..." Author: nunol,
Posted in this forum: Sat 11-06-2011, 16:44
Saudações planadas!
Este foi o meu primeiríssimo modelo. Comprei-o há uns 20 anos a um amigo com quem ainda hoje voo regularmente.
Trata-se do velhinho e saudoso Panda da Multiplex. Acho que foi o primeiro modelo de muitos aeromodlistas, pelo que tenho lido por aí, e fez as delícias de pequenos e grandes em tempos idos e ainda faz.
Com meu Panda, dei os primeiros passo no mundo do aeromodelismo e foram muitos o dissabores e as conquistas que me proporcionou.
Lembro-me como se fosse hoje do dia em que depois de um voo mal programado e de uma aterragem (amaragem) pior, tive que tirar os sapatos e as calças e mergulhar em pleno Tejo Barreirense para o salvar de uma morte quase certa. O que me espantou é que tudo, mas tudo sobreviveu à água salgada. Eletrónica e tudo. Depois disto dediquei-me ao automodelismo e o Panda foi encaixotado e guardado, cerca de 15 anos, até há uma semana, quando o fui buscar ao sótão dos meus pais.
Aí está ele:
Naquele tempo fazia as reparações com pedaços de papel higiénico aplicado com cola de madeira com se fosse fibra de vidro e resina.
E quantas reparações...
O que é certo é que resultava. Tinha que resultar! Naquele tempo, não tinha à minha disposição materiais, conhecimento, nem técnicas para o fazer de outra forma. Bendita internet que veicula tudo isso!
Quando veio parar às minhas mãos, não tinha deriva e o estabilizador estava feito em vários pedaços... Trazia um rádio de 27mhz de 5 canais, que entretanto vendi.
Construí esta deriva que difere bastante da original, mas nunca consegui manual nem desenhos para tirar o molda da peça, e assim ficou durante este tempo todo.
Depois de conseguir o manual e desenhos, na internet claro, pus as mãos ao trabalho.
Os servos eram presos com uns pedaços de chapa em forma de "L" e rebitados à fuselagem! Meu Deus! Quanta ingenuidade!
A água salgada não perdoou a oxidação das parte metálicas. Vejam o que tirei de lá:
Colei o estabilizador no sítio, que anteriormente era aparafusado para transportar mais facilmente.
Limpei-lhe um bocadinho a cara, fiz pequenas reparações e uma deriva nova. Podia ter feito um trabalho de restauro mais aprofundado e esmerado, mas preferi deixá-lo assim. Mantém-se a personalidade, a história de vida e as marcas de guerra de um "vintage". Portanto fiz apenas o essencial para o por a voar, sem olhar ao aspecto estético.
E um vídeo:
Ver no Youtube
Fiquei satisfeito com o humilde voo de escassos segundos. Agora é só arranjar um guincho ou pedir uma boleia a reboque de um outro modelo com "estaleca" para o puxar. Estou também muito curioso para voar de encosta. Alguém tem umas dicas para me dar sobre isso?
Até breve!
Nuno Lopes
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