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#1:  a iniciar nos modelos a combustão Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Fri 29-10-2010, 17:12

Olá a todos
em breve vou iniciar-me nos modelos a combustivel, mas logo de inicio ja estou com um problema (varios Laughing ).
Comprei um avião, um stearman que me garantiram nao ser da altaia, seja como for o avião ja voou anteriormente.
Gostava de saber se os servos Turnigy S3317M Servo 26g / 3.0kg / .14sec
sao suficientes para este modelo.
Foi me dado tambem um motor, a pessoa diz que é novo e nunca rodou, e so tenho 2 referencias para ele, que é um 70, e tem escrito no motor TK-8, alguem conheçe este motor? Assim que puder coloco fotos do mesmo aqui.
obrigado.
ja agora se conheçem alguem que monte aviões na zona de Lisboa, deixem me o seu contacto, nao tenho experiencia nenhuma neste campo e nao quero fazer asneiras.

#2:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Fri 29-10-2010, 17:37

as fotos


#3:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Fri 29-10-2010, 20:43

boas, seja bem vindo, eu nao te posso ajudar visto que tb pertenço a classe dos maçaricos, embora tambem esteja mais virado para os electricos(faisca), mas de certeza que aqui a muito e bons que te vao poder ajudar.

abraços.

#4:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Fri 29-10-2010, 21:43

obrigado mustang-pt, o motor ja esta no seu lugar Smile agora so faltava alguem dar uma opiniao sobre os servos... para os mandar vir Smile estes ou outros, aceito conselhos claro.

#5:  Re: a iniciar nos modelos a combustão Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Sat 30-10-2010, 0:39

Boas SA330S1

1o convem saber para que motor está destinado o stearman, se for pa classe .40/.46 pôr-lhe um .70 é exagerado, no máximo um .55 (na minha opinião)...
Em relação ao motor não te posso ajudar, não tou mesmo a ver qual é a marca dele. Rolling Eyes
Agora os servos, também vai depender do avião mas supondo que é da classe que disse acima, qualquer servo standard é suficiente mesmo esse da Turnigy... Mas existe servos da Futaba (ex:S3003) e da Hitec (ex:HS-322HD) a bons preços e bastante bons.. Wink

#6:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Sat 30-10-2010, 10:44

Boas Capitão, realmente eu achei que o 70 era enorme, mas quando andei a ler nos topicos do stearman que um 65 era bom, e no yoiutube esta um com um 70, confesso que nao me preocupei muito com o seu tamanho, mas sim com o torque numa acelaração repentina. Obrigado pela dica sobre os servos, vou procurar. O que eu precisava mesmo era alguem para me ajudar e ensinar a montar o bicho pessoalmente, senao, la vai ele para uma loja de aeromodelismo. isto dos motores mete-me medo...

#7:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Sat 30-10-2010, 12:39

ja agora podem me dizer o que significa motores 70 ou 60 ou 50? e pareceu-me ler que os avioes tambem sao cotados por essa catgoria 60 50 70? mas como identificar e a que se referem estas medidas. peço desculpa pelas perguntas basicas.

#8:  Re: a iniciar nos modelos a combustão Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Sat 30-10-2010, 14:18

O problema maior em utilizar os motores com mais cilindrada que o recomendado é poder alterar o Centro de Gravidade do avião e o peso, para além de ir ter um consumo também maior...
Pode ser que alguém perto possa dar uma ajudinha. Smile

Por ex um motor .55 quer dizer que tem 8,9cc, um .60 tem 10cc e por aí fora...

Não há problema nenhum em fazer perguntas, todos nós já passamos pelo mesmo... Cool

#9:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Sat 30-10-2010, 20:13

obrigado mais uma vez, realmente o avião baixou o nariz uns bons 5 ou 6, e ainda nem tem o combustivel, nestes avioes quando se ve o CG tambem deve estar 2 a 3 graus inclinado para a frente? que motores sao conheçidos como fiaves?

#10:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Sat 30-10-2010, 20:42

so mais uma pergunta, qual é a tabela, mais ou menos para a relação peso / potencia CC3 ?

#11:  Re: a iniciar nos modelos a combustão Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Sat 30-10-2010, 22:00

Sim, ou na horizontal ou no máximo 2 a 3 graus inclinado pa frente...
Isto dos motores glow é complicado dizer os melhores pois há quem se dê bem com uma marca e outra pessoa já pode não gostar por ter dado problemas... Rolling Eyes
Eu por exemplo comprei um JBA e não penso ter mais nenhum porque me deu problemas que chegue (a mim e a muito pessoal), depois comprei um OS e até agora 5*.
Agora posso te dar é a minha opinião, OS e Thunder Tiger penso que são os mais fiáveis.

Peso/potencia vai depender um bocado do tipo de avião e do tipo de vôo que se vai querer fazer, porque por ex pa um trainer com um peso de 2,5Kg um motor .40 vai dar, se for pa um acrobático com o mesmo peso já não vai servir porque fica muito "curto" pa fazer as manobras mais exigentes.
Eu normalmente sigo-me pelas especificações do fabricante e ou escolho o motor de maior cilindrada que é aconselhado ou então o que vem a seguir pa ter mais margem de manobra (tnho aqui um avião para motor .40 a .52 e pus-lhe um OS .55ax).

#12:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Sat 30-10-2010, 22:23

decidi tentar arranjar outro motor, um 60, realmente o motor que lá estava devia ser mais pequeno, visto que tem pesos na firewall, ando de olho nuns OS ou thunder tiger Smile obrigado mais uma vez. e agora que faço com aquele monstro?! Sad

#13:  Re: a iniciar nos modelos a combustão Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Sat 30-10-2010, 22:44

Very Happy
O .70 sempre o podes lubrificar (oleo after run ou oleo fino daqueles pas máquinas de costura etc) pa ver se os rolamentos não prendem e mesmo o piston e guardá-lo que pode vir a servir para um avião maior...Ou então vende-lo. Laughing

#14:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Mon 01-11-2010, 19:45

onde posso comprar porca para a ponta da cambota, a que segura a helice contra o motor, nao sei se é assim que se chama.

#15:  Re: a iniciar nos modelos a combustão Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Mon 01-11-2010, 21:03

Não sei se haverá em alguma loja de aeromodelismo, mas qualquer porca que tenha a mesma medida dá (encontra-se por ex no Aki, Leroy Merlin)...

#16:  Re: a iniciar nos modelos a combustão Author: Joao Faria Post Posted in this forum: Mon 01-11-2010, 23:01

Boas
Encontrar a porca talvez não seja assim tão simples. Se for de passo milimétrico será mais fácil. A questão é que encontrar uma porca com a espessura de origem não vai ser fácil a não ser numa loja de aeromodelismo.
Se por um acaso for de medida inglesa só...indo a Inglaterra Very Happy . Aconteceu-me com um motor Irvine, daqueles antigos com carburador de plás... desculpem, material compósito .

Já agora ,quando se fala num 40, na verdade fala-se num .40, .60 ou 1.20, que é uma medida inglesa medida em polegadas.Polegadas cúbicas neste caso.

As medidas inglesas foram ficando pelos motores e também pelos hélices. Falamos num 10/6 (polegadas) e não num 25/15 (centímetros).

Boas aterragens
João Faria

#17:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Mon 01-11-2010, 23:51

tou feito lolol aquilo tem um passo de rosca fininho, vou ver o que consigo encontrar, m3 nao é que eu ja tentei, nao da porque o passo de rosca é mais largo... vamos ver... a dias de sorte... obrigado mais uma vez.

#18:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Tue 02-11-2010, 1:17

boas, olha para saberes como é a porca diz-me se tens um conta fios?? ou seja assim sabes qual é a medida da rosca por ex: 1,25 e assim é facil de saberes se nao tiveres vai a uma loja de ferragem e leva o motor que eles ve la a medida da rosca, depois se nao tiverem uma porca tao larga sempre podes usar uma anilha como espassador.

#19:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Tue 02-11-2010, 18:39

Á dias de sorte Smile fui a uma casa de aeromodelismo no arieiro, e encontrei uma porca, 3 euros, tambem ja encontrei a banca extencivel, agora é encontrar o spiner... isto com calma vai-se compondo Smile so mais uma pergunta para ver se o meu raciocinio esta correcto. depois de ter bancada colocada motor colocado, spiner e helice, o deposito (fixo com velcro?) deve estar cheio ou meio, para começar a ver o CG e fazer as correcções, é isto?

#20:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Tue 02-11-2010, 18:40

Obrigado Mustang, eu vi com uma dakelas coisas para medir roscas, se me recordo o passo era 028.

#21:  Re: a iniciar nos modelos a combustão Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Tue 02-11-2010, 21:00

Bem 3€ por uma porca vai la vai... Shocked
Mas quando tem de ser não há nada a fazer...

Pode-se fixar o depósito com velcro, braçadeiras de plástico...e também se pode pôr esponja entre o depósito e as cavernas para diminuir as vibrações transmitidas pelo motor ao depósito...

O CG é verificado com o depósito vazio.
Wink

#22:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Tue 02-11-2010, 21:16

boas, credo 3 euros a porca xii, e eu que ando aos pontapes a tantas, se soubece estava milionario, sim eu tinha te pedido o passo de rosca para ver se tinha para la alguma na oficina, bem mas ao menos ja estas safo é o que é preciso.

abraços.

#23:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Tue 02-11-2010, 21:47

Eu tambem achei um roubo lol mas ela tava mesmo ali a porca... lol lá teve de ser. quanto ao spiner posso usar daqueles em plastico, ou daqueles que o fundo é em aluminio? mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.

#24:  Re: a iniciar nos modelos a combustão Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Tue 02-11-2010, 22:01

Em relação ao spinner é conforme o gosto e o "bolso"... Laughing
Seja ele em plástico, com a base em aluminio ou em aluminio qualquer um dá... Smile

#25:   Author: SA330S1 Post Posted in this forum: Wed 03-11-2010, 20:38

boas, rodagem ao motor, que combustivel usar? ouvi falar bem do Tornado, é so combustivel ou tenho de adicionar algum óleo? obrigado
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