#13: Author: Shark,
Posted in this forum: Mon 14-06-2010, 22:47
Concordo que tanto faz aprender com um eléctrico como com um a combustível fóssil. O que temos de ver é a estratégia da coisa. 800€ dá para muita coisa. Por exemplo, se eu quisesse seguir acrobacia ( o que quererei quando tiver dinheiro para o fazer) e não soubesse voar, começava por algo barato e de reparação fácil. Uma zagi mexe-se muito bem e põe-se a voar por perto de 80€ (tirando o rádio), não se parte com facilidade ( eu "tentei" e falhei) e quando parte arranja-se muito facilmente. Podemos também ir para um funcub, já faz alguma manobras básicas e com perto de 150€ põe-se a voar, e continua a ter a resistência do elapor, não se parte com facilidade e arranja-se facilmente. Caso sejamos mais impulsivos, temos o acromaster e o ucando3d ep, ambos relativamente baratos e duráveis e já fazem manobras bastante avançadas, havendo dedos para elas. Ambos devem rondar também 150-200€ para por a voar.
Ora com o easy cub inda teria dinheiro para comprar um 50cc da axarmodel com 2m de asa que é um tamanho bastante respeitável.
Ou seja, com 800€ teria um modelo mais barato para aprender a voar, com reparações fáceis e alguma durabilidade, e quando tiver segurança nas unhas podia passar mesmo para o que quereria voar, ficando, no caso do acomoaster/ucando3d, com modelos para treinar manobras de alto risco, sem arriscar o modelo principal que sai bastante mais caro.
É a minha opinião sobre o assunto, e vale o que vale.
Se houvesse um modelo em EPP a combustão, com melhor comportamento e mais barato, essa seria a minha opção.
A meu ver evolui-se mais rápido num modelo onde se tem menos medo de cair do que num modelo xpto a valer uma pipa de massa, onde não se faz nada porque se tem medo de cair. Não estou a dizer que se deve andar a voar à toa, mas com menos medo arrisca-se um bocado mais e geralmente até sai bem.
Eu na minha asa, ao fim de 2 ou 3 voos (sem simuladores) já voava minimamente invertido e alguns rolls bastante tortos. Mas isso sou eu, que apesar de não ter experiência em simuladores de aeromodelismo tinha alguma em simuladores de aviação real e de combate . Isso e um xtwin a voar no meio de pilares num parque de estacionamento que me treinou nos voos do modelo virado de nariz para mim.
|