RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalPlanadoresF3k - Apanhar termicas

#1:  F3k - Apanhar termicas Author: Nando Post Posted in this forum: Wed 10-03-2010, 22:20

Ora aqui fica um bom video cheio de dicas de um mestre do F3K.



Ver no Youtube

#2:  Re: F3k - Apanhar termicas Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Wed 10-03-2010, 22:46

Grande artista. Gostei! Mas, talvez devido à minha fraca compreensão daquele inglês, não entendi onde estão as dicas para apanhar as térmicas. Claro que se o modelo subir mais do que o habitual é porque estamos dentro de uma bolha. E se, depois da transição da trepada para o planeio verificarmos que, nas voltas, ele ganha altitude, OK.
Mas isso já nós todos sabemos....
Será que alguem consegue traduzir as dicas..
De qualquer modo..Grande artista! E que pena que esta modalidade não se pratique por cá. Talvez a tal federação....
CB

#3:   Author: Nando Post Posted in this forum: Wed 10-03-2010, 22:59

Essa de todos nos ja sabermos. Smile
Eu nao sabia e por pensar que mais nao sabem coloquei aqui.
Infelizmeente esta em ingles, tambem preferia que estivesse em Portugues mas nao encontrei nada.
Pode ser que motive os que mais sabem e que falam Portugues a fazer tambem uns videos. Wink

#4:  Re: F3k - Apanhar termicas Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Sat 13-03-2010, 1:01

E talvez se comece a praticar por cá também. Somos cada vez mais com este tipo de modelo na APSIA. Que me lembre, de cabeça, pelo menos 6~7pessoas já os têm. Eu próprio já vou no segundo... tenho um "anão" Apogee e a algum tempo para cá tenho o Supergee.

#5:   Author: pguim Post Posted in this forum: Sat 13-03-2010, 1:09

Boa Noite,

eu tenho um apache o RSturbo tem um modelo qualquer de F3K e o Varzielas também tem um igual ao do RS. Seria interessante um dia marcarmos um encontro em Coimbra ou Pombal e reunir a nação do F3K.

Um abraço,
Pguim

#6:   Author: Nando Post Posted in this forum: Sat 13-03-2010, 18:13

Andavam por ai planos para construir um que e o modelo usado numas provas de iniciacao.
Mas requere precisao na construcao... decididamente algo que eu nao tenho. Sad

Mas gostava de experimentar.

#7:   Author: pguim Post Posted in this forum: Sat 13-03-2010, 23:00

Caro Nando,

O Apache, que é um modelo relativamente básico, vende-se na Topmodel.fr:
http://www.topmodel.fr/product-detail-8758-apache-dlg-146m-arf

Suponho que pelo valor de venda seja uma boa opção relativamente à construção própria.

um abraço,

Paulo Guimarães

#8:   Author: Nando Post Posted in this forum: Sat 13-03-2010, 23:52

Boas pguim,

Tenho de concordar, o preco e aceitavel.
Digo aceitavel pois para o uso que provavlemente irei dar. E tambem pelo facto de que a maioria dos modelos que tinha visto nunca eram menos de $200.

Obrigado.

#9:  Re: F3k - Apanhar termicas Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Sun 14-03-2010, 0:08

à uns tempos, se bem me lembra, andavas a voar um bocado em encosta. Se continuares, um DLG voa lindamente encosta desde ventos muito fracos a moderados mesmo com as 250~300gr típicas dado que os perfis são desenvolvidos para muito baixo atrito. Alem disso, como têm umas superfícies móveis de dimensões bem generosas, são deveras acrobáticos e divertidos de voar tanto na encosta como na planície.
Seria uma forma de rentabilizares bem mais o investimento. Wink

#10:   Author: Nando Post Posted in this forum: Sun 14-03-2010, 0:32

Smile E ainda ando.
Estou acabar agora o Monkey Swinger ~400gr, super acrobatico e para ventos fracos.

Mas esta ai uma optima idea, sinceramente nao tinha pensado em usar um DLG em encosta. Mas ate pode ser rentavel pois muitos dos locais aqui perto nao sao de ter muito lift, e comum nao dar para voar porque o vento esta fraco.

Ainda nao encontrei mas depois meto aqui, penso que era na Irlanda do Norte que tinham dado inicio ao que referi antes.
Eventos de F3K de iniciacao onde todos usavam o mesmo modelo, e a adesao estava a ser enorme.

#11:  Re: F3k - Apanhar termicas Author: Nando Post Posted in this forum: Sun 14-03-2010, 0:36

Ja agora para satisfazer o mais exigentes fiica aqui 3 videos de um DVD.
"Secrets of Thermal Soaring"

Infelizmente falta o terceiro video. Sad


Ver no Youtube



Ver no Youtube



Ver no Youtube


Para os interessados fica aqui o link para o DVD.
E produzido pela mesma empresa que produz o primeiro video que deixei acima.
DVD: http://www.radiocarbonart.com/products/Secrets-of-Thermal-Soaring.html

"Secrets of Wind"


Ver no Youtube

#12:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Thu 24-05-2012, 23:28


Ver no Youtube





Ver no Youtube





De pequenino se torce o pepino Smile



Ver no Youtube

#13:   Author: rgon Post Posted in this forum: Fri 25-05-2012, 3:33

Este também está muito fixe.


Ver no Youtube
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalPlanadoresF3k - Apanhar termicas


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.0865s (PHP: 49% | SQL: 51%) | SQL queries: 96 | GZIP enabled | Debug off]