RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalElectrónica & SoftwareRadio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next  :| |:

#51:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Tommy Post Posted in this forum: Tue 22-02-2011, 0:37

Boas pessoal,

Acabei de aplicar na Lipo os dois 1N4001 em série. Surgiu-me um resultado curioso. Através de leitura no super multímetro do chinuá, dá-me 11.53v e 10.65v (Ligação normal e com díodo respectivamente).

Ao colocar a bateria no rádio, os valores são os seguintes: 11.5v e 9.9v. Está aqui a escapar-me algo. O desfasamento nem sequer é proporcional. :lol:

Já agora segue uma foto do resultado final.


#52:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Chispas Post Posted in this forum: Tue 22-02-2011, 9:18

Boas.

Esse multímetro deve ser bom para medir tensões om menor taxa de precisão, tipo os 240V.
Afinal os díodos, o normal 1N4001, estão a fazer o seu trabalho, tirando 0,6V cada um, o que daria 10.5V só com um e 11,1V sem os dois.
O melhor é retirar um deles, os dois baixam demasiado a tensão, e para trabalhos que requeiram a medição correcta de tensões gastar mais algum dinheiro e comprar um multímetro com mais precisão.

#53:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Tommy Post Posted in this forum: Tue 22-02-2011, 12:46

Boas amigo,

Não estou a entender. Em nenhum dos casos existe uma quebra de 1.2v, que seria o expectável. No primeiro caso, com o multímetro, 0.88v e já no rádio 1.6v. A diferença ainda é significativa.

Acha mesmo conveniente retirar um deles? O que tinha pensado era fazer ligação de díodo com a bateria totalmente carregada e ficaria com os 11v. Quando a tensão baixasse após utilização, poderia ligar a outra ficha e sempre tinha mais uma autonomia com 10.1v.

Isto considerando a leitura do rádio.

#54:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Chispas Post Posted in this forum: Tue 22-02-2011, 14:03

Boas.

Conforme expliquei mais atrás, basta um díodo de sílicio rectificador de uso geral, o 1N4001 é um deles, para baixar a tensão da lipo dos 12,6V quando carregada para os 12V e manter o "alarme de bateria fraca" do rádio operacional quando esta baixar aos 9,1V.

Estes díodos de rectificação de uso geral têm, em média, uma queda de tensão de 0,6V. Com o multímetro é possível medir isso na função "Diode" representada por uma seta ->|-

A tensão que o rádio mostra, de 9,9V, é normal se atendermos que está a existir algum consumo do rádio, um pouco acima dos 100mAh, e que junto com a queda de tensão dos díodos daria 11,1V se medida a tensão da Lipo com um aparelho externo.
Claro que sem um Voltímetro aferido é difícil de saber se o rádio está a mostrar a tensão correcta e além disso teremos de nos certificar se a bateria está carregada.

Quanto a usar o rádio ligado directamente à Lipo, desaconselho. Quando o "alarme de bateria fraca" do rádio disparar ao9s 8,5V medidos por este já a Lipo terá descido para valores inferiores aos 3V por célula o que pode levar a que esta se danifique.

#55:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: ALz Post Posted in this forum: Tue 01-03-2011, 21:50

boas,

Haverá algum problema em usar um diodo "1N4007" para soldar na ficha da bateria, em vez do "1N4001"?

cumprimentos

#56:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Chispas Post Posted in this forum: Tue 01-03-2011, 23:00

Boas.

Sendo da mesma família pode-se usar o 1N4007 para substituir o 1N4001 nessa função. A diferença entre ambos é a tensão máxima inversa, o 1N4007 é para 700V, mas tem na mesma uma queda de tensão de 0,6V conforme se pode ler pela ficha: http://www.diodes.com/datasheets/ds28002.pdf

#57:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: ALz Post Posted in this forum: Tue 01-03-2011, 23:24

Chispas wrote (View Post): › Boas.

Sendo da mesma família pode-se usar o 1N4007 para substituir o 1N4001 nessa função. A diferença entre ambos é a tensão máxima inversa, o 1N4007 é para 700V, mas tem na mesma uma queda de tensão de 0,6V conforme se pode ler pela ficha: http://www.diodes.com/datasheets/ds28002.pdf


Boas amigo Chispas,

Pois se é da mesma família então não estou a perceber o que se está a passar porque agora quando afasto o radio cerca de 1 metro do receptor, os servos mexem-se sem eu tocar em nada, como se existissem interferências. Alguma sugestão?

cumprimentos

#58:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: ALz Post Posted in this forum: Mon 07-03-2011, 21:07

Boas,

A minha zippy de 2500mAh teve hoje o seu fim. Hoje ia retirar-lhe o díodo que lhe tinha soldado para ver se resolvia os problemas no radio até que por falha minha, cortei o fio do pólo positivo e depois o negativo e logo por azar tocaram um no outro e saltaram umas quantas faiscas. Moral da história: isolar sempre os fios! . Felizmente esta história terminou "apenas" com uma lipo estragada. Medi com o voltímetro as células após o acidente e verifiquei que uma das células faleceu. Agora tenho é de procurar por aqui um tópico relacionado com reciclagem de lipos...

#59:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Chispas Post Posted in this forum: Mon 07-03-2011, 22:20

Boas.

As minhas desculpas por só agora responder mas não me apercebi deste post.
ALz wrote (View Post): › ... não estou a perceber o que se está a passar porque agora quando afasto o radio cerca de 1 metro do receptor, os servos mexem-se sem eu tocar em nada, como se existissem interferências. Alguma sugestão?

cumprimentos
A adição de um díodo na linha de alimentação do rádio não deveria produzir a falta de alcance ou interferência descrita. Não vejo como possa ser possível haver relação pois uma avaria do díodo deveria cortar a alimentação ao rádio, estes chegam a ser usados como fusíveis.
Já agora, que rádio é?

#60:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: ALz Post Posted in this forum: Tue 08-03-2011, 0:59

Chispas wrote (View Post): › Boas.

As minhas desculpas por só agora responder mas não me apercebi deste post.
ALz wrote (View Post): › ... não estou a perceber o que se está a passar porque agora quando afasto o radio cerca de 1 metro do receptor, os servos mexem-se sem eu tocar em nada, como se existissem interferências. Alguma sugestão?

cumprimentos
A adição de um díodo na linha de alimentação do rádio não deveria produzir a falta de alcance ou interferência descrita. Não vejo como possa ser possível haver relação pois uma avaria do díodo deveria cortar a alimentação ao rádio, estes chegam a ser usados como fusíveis.
Já agora, que rádio é?


Boas,

O radio é um futaba 9c super. Com a antena esticada só a partir dos 50m é que começa a falhar. Era suposto os servos ficarem mesmo parados se não se tocar em nada ou são normais algumas interferências? Depois meto aqui uma foto de uma navalha com uma lamina em inox que estava ao pé da bateria.

EDIT





Na altura reparei que tinha desaparecido uma parte dos filamentos do fio da bateria e cá estão eles soldados na bateria :lol:

cumprimentos


Last edited by ALz on Fri 11-03-2011, 18:24; edited 3 times in total

#61:   Author: Nando Post Posted in this forum: Tue 08-03-2011, 1:07

Ele falha aos 50m com a antena esticada?
Isso e ver os cristais se estao bons e ver se nao existe nada a criar interferencias perto do receptor.

#62:   Author: ALz Post Posted in this forum: Tue 08-03-2011, 21:47

Nando wrote (View Post): › Ele falha aos 50m com a antena esticada?
Isso e ver os cristais se estao bons e ver se nao existe nada a criar interferencias perto do receptor.


Sim com a antena esticada. Sem tocar em nada vejo os servos a trabalhar... Agora tenho de esperar que chegue a nova bateria porque a anterior já era. Acho que tenho por aqui outro cristal, tenho de ver se no fim de semana consigo uma bateria emprestada.

#63:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Chispas Post Posted in this forum: Tue 08-03-2011, 22:55

Boas.

Com a antena em baixo o alcance do rádio devia ser de pelo menos 30m sem nada a mexer.
Com a antena esticada um Futaba 9C Super pode controlar um aeromodelo a mais de 1200m e a uma altitude de 200m sem entrar em FailSafe, sem alterações no emissor ou receptor, foi o que testámos por aqui com FPV.

#64:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: ALz Post Posted in this forum: Fri 11-03-2011, 16:51

Chispas wrote (View Post): › Boas.

Com a antena em baixo o alcance do rádio devia ser de pelo menos 30m sem nada a mexer.
Com a antena esticada um Futaba 9C Super pode controlar um aeromodelo a mais de 1200m e a uma altitude de 200m sem entrar em FailSafe, sem alterações no emissor ou receptor, foi o que testámos por aqui com FPV.


Assim o meu radio anda bem longe desses valores. Só reparei nisto passado uns dias depois de ter soldado o diodo. A bateria só foi carregada uma vez antes de lhe soldar o diodo. Antes de lhe dar a 2ª carga soldei o componente. Será que por a voltagem da bateria quando carregada ser um pouco alta poderá ter danificado o rádio? Será que apenas uma vez terá sido suficiente para danificá-lo?

Cumprimentos

#65:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Chispas Post Posted in this forum: Fri 11-03-2011, 20:11

Boas.

A tensão a mais não deveria alterar o alcance do rádio a não ser que o componente de abaixamento/regulação de tensão esteja danificado.
Isso é fácil de verificar, no pino 4 de alimentação do módulo do rádio tem de estar cerca de 5V.

#66:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: ALz Post Posted in this forum: Sun 13-03-2011, 1:34

Boas,

O problema do radio está resolvido. A antena foi limpa e substituí a bateria por um pack NiMH de 2000 mAh que também me dão uma boa autonomia. Fiz o teste do alcance e agora sim está 5 estrelas tal como eu gosto. Obrigado pela ajuda :wink:

Cumprimentos

#67:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: pedro matos Post Posted in this forum: Thu 22-03-2012, 15:21

Boas
Preciso por uma lipo num radio de 6v, se meter 2 diodos seguidos no + numa lipo 7.4 fico com 6v correcto? e não existe perigo para o radio?

#68:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Chispas Post Posted in this forum: Thu 22-03-2012, 15:58

Boas,.

Pedro, o rádio é de 6V máximos, com 4 pilhas alcalinas, ou é de 6V nominais, com 5 pilhas recarregáveis?
Numa bateria recarregável há uma boa diferença entre os valores tensão nominal e tensão de bateria carregada, dependente do tipoo de química como sabes.
Uma lipo 2S carregada pode ter 8,4V e dois díodos fariam baixar a tensão para 7,2V. Quando a bateria atingisse os 7,2V o rádio só veria 6V mas a bateria ainda teria bastante carga que não chegaria a ser utilizada.
Talvez o mais seguro fosse usar baterias LiFePo4, com 3,3V nominais por célula e um díodo, mas mais vale ler bem o que diz o manual do rádio.

#69:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: pedro matos Post Posted in this forum: Thu 22-03-2012, 16:07

Leva 4alcalinas e um futaba 6 dos mais recentes, na altura disseram me que fazendo me safava com os diodos, ja tenho a lipo agora nao queria era dar cabo do radio ao moço.

#70:   Author: Baltazar Post Posted in this forum: Thu 22-03-2012, 16:09

Amigo, porque não usas uma LiFe de 6.4, directo ? deve dar pr'aí uns 7v cheia, e pode ser uma boa solução, para contrariar a ideia dos 2x1N4001, que te vai reduzir a tensão mesmo quando não precisas.
Ou então usa um regulador de tensão, tipo LMxxx.... (acho...)
Há aqui mais malta que é barra na arte, eu não vejo um boi.....

#71:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Chispas Post Posted in this forum: Thu 22-03-2012, 22:43

pedro matos wrote (View Post): › Leva 4alcalinas e um futaba 6 dos mais recentes, na altura disseram me que fazendo me safava com os diodos, ja tenho a lipo agora nao queria era dar cabo do radio ao moço.
Era o que suspeitava. a Lipo 2S vai dar tensão a mais mesmo com o díodo.
Tens 2 hipóteses:
1-Como te disse, usas 2S LiFe com um díodo
2-Arranjas um LM7805 ou um LM2940CT5.0 ambos no formato TO220 e "alterados" com um díodo para subir a tensão para 5,5V, quem vende sabe o que é e aguenta um 1Ah, e alimentas o rádio com as 2S Lipo e isso, tal como nos rádios mais antigos com 8 NiMHs recarregáveis.

#72:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: pedro matos Post Posted in this forum: Wed 28-03-2012, 23:16

Deram me outra opinião colocar um bec a 6v penso que era a melhor solução.

#73:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: Chispas Post Posted in this forum: Thu 29-03-2012, 11:56

pedro matos wrote (View Post): › Deram me outra opinião colocar um bec a 6v penso que era a melhor solução.
Desde que o BEC de 6V funcione com a Lipo 2S que mencionaste, é uma solução mais simples, pois não tens de construir nada, apenas soldar uns fios.

#74:   Author: Baltazar Post Posted in this forum: Thu 29-03-2012, 13:52

E o BEC cabe na "gaiola"?

#75:  Re: Radio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Author: pedro matos Post Posted in this forum: Fri 30-03-2012, 11:54

Penso que sim se for um dos pequenos :wink:, tem algum espaço para o colocar e ficha para ligar.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalElectrónica & SoftwareRadio Futaba 9C + Pack Lipo = Alteração/Adaptação Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 3 of 4


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.249s (PHP: 29% | SQL: 71%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]