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RCMPT - Aeromodelismo em PortugalHelis Setup e construçãoAJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C

#1:  AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C Author: JORJAMARAL Post Posted in this forum: Wed 25-11-2009, 15:51

(mais uma tradução. Se contiver incorrecções, por favor, corrijam e publicitem-nas)


AJUSTAR GYRO FUTABA GY401
NO RÁDIO FUTABA 7C OU 9C DIGITAIS



Antes de mais decida o servo que vai usar.
Se for usar o 9254 ou qualquer outro digital, o interruptor "DS" (Digital Switch) no gyro deve ficar em ON.
Se for um servo analógico (3003, etc.) ela tem que ficar em OFF.

ATENÇÃO: SE LIGAR UM SERVO ANALÓGICO NO GYRO COM O INTERRUPTOR DS EM ON, VAI QUEIMAR O SERVO


Vamos ao ajuste mecânico da cauda.

Uma vez escolhida a posição do servo, ligue-o no receptor (sem gyro) e ligue o receptor com os sticks todos no centro. Isso vai centrar o servo.
Com o servo centrado, desligue a bateria do receptor, de modo que o servo fique centrado e desligado.
Até aqui temos basicamente um servo centrado, posicionado no helicóptero.


Com ele ainda centrado, coloque o pitch-slider (peça que corre para a esquerda e para a direita no rotor traseiro, dando pitch nas pás) no centro.
A ideia é fazer com que o servo fique centrado e o pitch slider também.

Com ambos centrados, você só precisa agora ajustar o tamanho da vareta que liga ambos, de forma que quando você ligar o rádio com os sticks no centro, o rotor traseiro vai estar com 0 de pitch mecanicamente:

- Centrar o servo
- Centrar o pitch-slider
- Ajustar a vareta para que quando um estiver centrado, o outro também esteja


Ligar o Gyro no receptor.
Em receptores Futaba, o fio do Gyro com 3 cores fica no canal 4 (leme), e o fio amarelo (sozinho) fica no canal 5 (ganho).
O servo fica no único conector que sobra no próprio Gyro.


É praticamente impossível ajustar um Gyro em Heading Hold Mode, porque ele fica a corrigir-se sozinho a cada movimento que você fizer.
Por isso precisaremos ir até ao Normal Mode para ajustá-lo e depois passar este ajuste para Heading Hold mode.

Para isso vamos entrar no menu GYRO do rádio Futaba.

A primeira coisa que precisamos mudar é escolher um interruptor.
No menu Gyro, provavelmente vai estar escolhido INH (Inhebited, ou desligado).
Troque isso para ON e algumas opções vão aparecer.

Quem usa um 9CHP em helicópteros gosta normalmente de colocar o Gyro para ajustar no interruptor E, que é um dispositivo de 3 posições.
Assim pode-se colocar o Gyro em Normal Mode, Off (desligado) e HH Mode no mesmo interruptor.
Para fazer isso deve-se ir ao menu SW (Switch) e colocar a letra E.

Escolha também o modo GYRO (Mode = GY).
Dá para fazer no modo Standard também (Mode = STD), mas no GY vai ter mais flexibilidade ao mudar de modo pelo interruptor.



- Gyro: mudar de INH para ON
- Interruptor: escolher E ou qualquer outra de 3 posições do seu rádio
- Mode: escolher GY


Agora vamos ajustar o interruptor para mudar o tipo de acção do Gyro.
Ainda no menu de Gyro, se escolheu um interruptor de 3 posições, vai ter algo como:

UP > N 50%
CT > N 50%
DN > N 50%


Isso quer dizer que, quando o interruptor estiver para cima (UP), o gyro vai estar em modo Normal (N), operando em 50%.
E isso para Centro (CT) e quando estiver para baixo (DW).

Diminuindo esses 50% até 0, e daí para negativo, o modo do gyro vai mudar de Normal (N) para AVCS (A) e vai começar a subir o número do ganho.

Vamos mudar isso até ficar assim:

UP> A 50%
CT> A 50%
DN> N 50%

Note que a posição DOWN continua em Normal Mode e a 50%.

Ligue o Gyro.
O Futaba 401 tem um led vermelho que fica ACESO quando estamos em modo Heading Hold e PISCA quando estamos em modo normal.

Então é simples:
Ligue o receptor e a luz do gyro deve piscar 2 ou 3 vezes e ficar acesa.
Se ela continuar a piscar, temos que ir no menu Reverse do rádio e inverter o canal 5 (ganho).
Desligue e ligue novamente o gyro e agora ele deve ficar aceso.

Temos o o servo e o pitch slider alinhados no centro
Temos o Gyro instalado
Temos o canal de ganho do Gyro ajustado correctamente

Agora vamos ajustar o Limite do Gyro

Com o gyro ligado (e já respondendo a pergunta acima, sim, Up e CT é 50% AVCS.... down é 50% Normal), a luz deve ficar sempre acesa.

Agora, se mudar o interruptor (que está em down até agora) para CT ou para UP, vai notar que a luzinha do gyro apagou - desligou o modo Normal do Gyro e entrou em modo neutro.
Com ele assim (luz apagada), coloque o stick do leme do rádio todo para um lado (tanto faz qual) e muito provavelmente o pitch slider vai bater em um dos cantos do rotor de cauda. Agora você vai girar o potenciómetro para LIMIT até que ele deixe de bater.
Ele tem que chegar bem perto mas não pode bater.
Aqui é que percebe para quê centralizar o servo e o pitch slider no começo do processo - se ele estiver bem no centro e o ajustar para não bater através do Limit, quando colocar para o outro lado ele também não vai bater.

Se o pitch slider estiver a bater de um lado e do outro não, é sinal que ele não está centralizado com o servo e vai ter que rever os primeiros passos (ajuste de centro e do tamanho da vareta).
Quando ele estiver exactamente no centro (ou bem próximo), a mesma folga vai existir tanto para um lado como para o outro quando mexer o stick do leme no rádio.

O potenciómetro DELAY do Gyro é para servos antigos e ele diz ao gyro quanto tempo deve esperar antes de começar a agir. Tente mantê-lo em 0 sempre. Só mude se os servos forem antigos ou se as características do seu voo assim pedirem. O ideal é ZERO.

Direcção do gyro e do leme

Isso pode variar de helicóptero para helicóptero, então, é bom consultar o manual.
Nalguns helicópteros, olhando-o por trás (com o rotor traseiro para nós), se se der leme para a DIREITA, o pitch slider vai para DIREITA. Se se der leme para ESQUERDA, o pitch slider vai para a ESQUERDA. Isso depende do heli. Siga o manual.
Caso se esteja com a direcção inversa, vão no menu REVERSE do seu rádio e inverte-se o servo.

Outra coisa: se se pegar o heli pela cauda (ainda rotor traseiro para nós) e a girar para DIREITA, o pitch slider vai para a ESQUERDA. Se girar para a ESQUERDA, o pitch slider vai para a DIREITA para compensar.
Por isso eu não se deve dar NENHUM COMANDO DE LEME. É o Gyro a agir SOZINHO.
Neste caso, se girar a cauda para a DIREITA e o pitch slider for para a DIREITA também, ou se você girar a cauda para a ESQUERDA e o pitch slider for para a ESQUERDA, é preciso accionar a chave REVERSE do gyro, pois o leme está funcionando corretamente e só o gyro que está invertido.

Pegar o rádio, voltar no menu GYRO e vamos trocar tudo para AVCS 70%.
Eu acho 70% bom para um primeiro voo.
Vamos ver o interruptor:

UP> A 70%
CT> A 70%
DN> A 70%


Esse valores são apenas uma opinião.

Salve, desligue.
Desligue o receptor.

Ligue o rádio, ligue o receptor e, SEM DAR COMANDO NENHUM, aguarde 5 segundos.
A luzinha deve ficar ACESA.

Refaça os testes de leme (dando comando para a esquerda, pitch slider para a esquerda, comando para a direita, pitch slider para a direita, sem dar comando, e girando a cauda para a esquerda, pitch slider para DIREITA e, sem dar comando, girando a cauda para a direita, pitch slider para a ESQUERDA).


Last edited by JORJAMARAL on Tue 15-06-2010, 18:51; edited 4 times in total

#2:  Re: AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C Author: serafim Post Posted in this forum: Wed 25-11-2009, 18:12

Ah grande Jorgamaral , parabens
tá um espetáculo
a nossa comunidade,e em especial a brasileira vai agradecer de sobremaneira!
mas essa da "chave" eu mudava para interruptor .

#3:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Wed 25-11-2009, 18:16

Bora lá então dar mais um jeitinho nisso Amaral e serafim para criarmos mais um Sticky que tanta ajuda vai dar aos iniciados Wink

já agora eu sugeria mesmo era adaptar esta informação generalizando para maior parte dos gyros com HH que dizem Rolling Eyes


no entanto vou colocar este post desde já como Sticky

Amaral é com estes pequenos trabalhos que continuamos a enriquecer cada vez mais o RCMPT o melhor fórum Nacional Wink

Parabèns
Luisx

#4:   Author: JORJAMARAL Post Posted in this forum: Thu 26-11-2009, 11:55

Não quero reclamações!
Por isso estão feitas as correcções.

Se houver mais é só dizer

bem hajam

#5: Great ! Instalação do Gyro 401 Author: sergiole Post Posted in this forum: Fri 14-05-2010, 20:57

JORJAMARAL wrote (View Post): › Não quero reclamações!
Por isso estão feitas as correcções.

Se houver mais é só dizer

bem hajam



Muito obrigado JORJAMARAL!
Deu 1jeitão esta ajuda p/ o meu Gyro Hk 401.
Tá muito bem explicado!
Até 1 miudo de 5anos instalava o Gyro... ; )
Cumprimentos.

--
Sérgio

#6:  Re: AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C Author: Pptunings RC Post Posted in this forum: Thu 28-10-2010, 2:37

Boas!a todos..eu sou novo por aki e este tambem é o meu primeiro post,,tambem sou novo nestas andanças das configuraçoes dos hélis,,e estou a montar um 500 t-rex com este mesmo giro o 401,,e comprei um radio o DX6I da sepktrum de 6 canais ,e gostava de saber se este valores de configuração tambem servem para o dx6i,visto k o setup mencionado é de um futaba..!
Um abraço a todos..
Pp

#7:   Author: Aker Nato Post Posted in this forum: Thu 28-10-2010, 3:08

Pptunings RC nos Spektrum as configurações são um pouco diferentes e bastante diferentes em relação ao gyro.

Por exemplo: nos Futabas os valores negativos são para rate mode e os positivos são para heading hold.
Já nos Spektrum é rate mode de 0% a 49% e HH de 50% a 100%

#8:  Re: AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C Author: Pptunings RC Post Posted in this forum: Thu 28-10-2010, 22:53

Boas!pois..!!os valores são outros e diferentes,,,!!vou tentar saber mais algo sobre isto,,,!mas se houver alguem k keira dar umas dicas,ó algum setup na net,ó alguem k ande a voar com um 401e tenha o DX6I e keira partilhar algo relativo á configuração do 401 com o dx6i..era porreiro....
comp...
obg Pp

#9:   Author: hassane Post Posted in this forum: Thu 28-10-2010, 22:58

isso depende de varios factores, headspeed,servo,velocidade de servo...o ideal e fazer como manda ai em cima começar no 70 se tiver wag na cauda baixa, ate encontrar o valor ideal.

#10:   Author: Aker Nato Post Posted in this forum: Fri 29-10-2010, 1:13

hassane wrote (View Post): › isso depende de varios factores, headspeed,servo,velocidade de servo...o ideal e fazer como manda ai em cima começar no 70 se tiver wag na cauda baixa, ate encontrar o valor ideal.


A quem te referes?

Pptunings RC wrote (View Post): › Boas!pois..!!os valores são outros e diferentes,,,!!vou tentar saber mais algo sobre isto,,,!mas se houver alguem k keira dar umas dicas,ó algum setup na net,ó alguem k ande a voar com um 401e tenha o DX6I e keira partilhar algo relativo á configuração do 401 com o dx6i..era porreiro....
comp...
obg Pp


Cria um tópico com essas questões. O titulo que seja objectivo para teres mais visualizações.
Eu sempre usei Spektrum/JR e estarei disponível para te dar as dicas.

Cria lá o tópico que te envio o manual desse radio em português e tudo.

#11:  Re: AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C Author: Pptunings RC Post Posted in this forum: Fri 29-10-2010, 23:15

Boas!obg amigo já abri o post.......
Um abraço.
Pp
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