#1: AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C Author: JORJAMARAL,
Posted in this forum: Wed 25-11-2009, 15:51
(mais uma tradução. Se contiver incorrecções, por favor, corrijam e publicitem-nas)
AJUSTAR GYRO FUTABA GY401
NO RÁDIO FUTABA 7C OU 9C DIGITAIS
Antes de mais decida o servo que vai usar.
Se for usar o 9254 ou qualquer outro digital, o interruptor "DS" (Digital Switch) no gyro deve ficar em ON.
Se for um servo analógico (3003, etc.) ela tem que ficar em OFF.
ATENÇÃO: SE LIGAR UM SERVO ANALÓGICO NO GYRO COM O INTERRUPTOR DS EM ON, VAI QUEIMAR O SERVO
Vamos ao ajuste mecânico da cauda.
Uma vez escolhida a posição do servo, ligue-o no receptor (sem gyro) e ligue o receptor com os sticks todos no centro. Isso vai centrar o servo.
Com o servo centrado, desligue a bateria do receptor, de modo que o servo fique centrado e desligado.
Até aqui temos basicamente um servo centrado, posicionado no helicóptero.
Com ele ainda centrado, coloque o pitch-slider (peça que corre para a esquerda e para a direita no rotor traseiro, dando pitch nas pás) no centro.
A ideia é fazer com que o servo fique centrado e o pitch slider também.
Com ambos centrados, você só precisa agora ajustar o tamanho da vareta que liga ambos, de forma que quando você ligar o rádio com os sticks no centro, o rotor traseiro vai estar com 0 de pitch mecanicamente:
- Centrar o servo
- Centrar o pitch-slider
- Ajustar a vareta para que quando um estiver centrado, o outro também esteja
Ligar o Gyro no receptor.
Em receptores Futaba, o fio do Gyro com 3 cores fica no canal 4 (leme), e o fio amarelo (sozinho) fica no canal 5 (ganho).
O servo fica no único conector que sobra no próprio Gyro.
É praticamente impossível ajustar um Gyro em Heading Hold Mode, porque ele fica a corrigir-se sozinho a cada movimento que você fizer.
Por isso precisaremos ir até ao Normal Mode para ajustá-lo e depois passar este ajuste para Heading Hold mode.
Para isso vamos entrar no menu GYRO do rádio Futaba.
A primeira coisa que precisamos mudar é escolher um interruptor.
No menu Gyro, provavelmente vai estar escolhido INH (Inhebited, ou desligado).
Troque isso para ON e algumas opções vão aparecer.
Quem usa um 9CHP em helicópteros gosta normalmente de colocar o Gyro para ajustar no interruptor E, que é um dispositivo de 3 posições.
Assim pode-se colocar o Gyro em Normal Mode, Off (desligado) e HH Mode no mesmo interruptor.
Para fazer isso deve-se ir ao menu SW (Switch) e colocar a letra E.
Escolha também o modo GYRO (Mode = GY).
Dá para fazer no modo Standard também (Mode = STD), mas no GY vai ter mais flexibilidade ao mudar de modo pelo interruptor.
- Gyro: mudar de INH para ON
- Interruptor: escolher E ou qualquer outra de 3 posições do seu rádio
- Mode: escolher GY
Agora vamos ajustar o interruptor para mudar o tipo de acção do Gyro.
Ainda no menu de Gyro, se escolheu um interruptor de 3 posições, vai ter algo como:
UP > N 50%
CT > N 50%
DN > N 50%
Isso quer dizer que, quando o interruptor estiver para cima (UP), o gyro vai estar em modo Normal (N), operando em 50%.
E isso para Centro (CT) e quando estiver para baixo (DW).
Diminuindo esses 50% até 0, e daí para negativo, o modo do gyro vai mudar de Normal (N) para AVCS (A) e vai começar a subir o número do ganho.
Vamos mudar isso até ficar assim:
UP> A 50%
CT> A 50%
DN> N 50%
Note que a posição DOWN continua em Normal Mode e a 50%.
Ligue o Gyro.
O Futaba 401 tem um led vermelho que fica ACESO quando estamos em modo Heading Hold e PISCA quando estamos em modo normal.
Então é simples:
Ligue o receptor e a luz do gyro deve piscar 2 ou 3 vezes e ficar acesa.
Se ela continuar a piscar, temos que ir no menu Reverse do rádio e inverter o canal 5 (ganho).
Desligue e ligue novamente o gyro e agora ele deve ficar aceso.
Temos o o servo e o pitch slider alinhados no centro
Temos o Gyro instalado
Temos o canal de ganho do Gyro ajustado correctamente
Agora vamos ajustar o Limite do Gyro
Com o gyro ligado (e já respondendo a pergunta acima, sim, Up e CT é 50% AVCS.... down é 50% Normal), a luz deve ficar sempre acesa.
Agora, se mudar o interruptor (que está em down até agora) para CT ou para UP, vai notar que a luzinha do gyro apagou - desligou o modo Normal do Gyro e entrou em modo neutro.
Com ele assim (luz apagada), coloque o stick do leme do rádio todo para um lado (tanto faz qual) e muito provavelmente o pitch slider vai bater em um dos cantos do rotor de cauda. Agora você vai girar o potenciómetro para LIMIT até que ele deixe de bater.
Ele tem que chegar bem perto mas não pode bater.
Aqui é que percebe para quê centralizar o servo e o pitch slider no começo do processo - se ele estiver bem no centro e o ajustar para não bater através do Limit, quando colocar para o outro lado ele também não vai bater.
Se o pitch slider estiver a bater de um lado e do outro não, é sinal que ele não está centralizado com o servo e vai ter que rever os primeiros passos (ajuste de centro e do tamanho da vareta).
Quando ele estiver exactamente no centro (ou bem próximo), a mesma folga vai existir tanto para um lado como para o outro quando mexer o stick do leme no rádio.
O potenciómetro DELAY do Gyro é para servos antigos e ele diz ao gyro quanto tempo deve esperar antes de começar a agir. Tente mantê-lo em 0 sempre. Só mude se os servos forem antigos ou se as características do seu voo assim pedirem. O ideal é ZERO.
Direcção do gyro e do leme
Isso pode variar de helicóptero para helicóptero, então, é bom consultar o manual.
Nalguns helicópteros, olhando-o por trás (com o rotor traseiro para nós), se se der leme para a DIREITA, o pitch slider vai para DIREITA. Se se der leme para ESQUERDA, o pitch slider vai para a ESQUERDA. Isso depende do heli. Siga o manual.
Caso se esteja com a direcção inversa, vão no menu REVERSE do seu rádio e inverte-se o servo.
Outra coisa: se se pegar o heli pela cauda (ainda rotor traseiro para nós) e a girar para DIREITA, o pitch slider vai para a ESQUERDA. Se girar para a ESQUERDA, o pitch slider vai para a DIREITA para compensar.
Por isso eu não se deve dar NENHUM COMANDO DE LEME. É o Gyro a agir SOZINHO.
Neste caso, se girar a cauda para a DIREITA e o pitch slider for para a DIREITA também, ou se você girar a cauda para a ESQUERDA e o pitch slider for para a ESQUERDA, é preciso accionar a chave REVERSE do gyro, pois o leme está funcionando corretamente e só o gyro que está invertido.
Pegar o rádio, voltar no menu GYRO e vamos trocar tudo para AVCS 70%.
Eu acho 70% bom para um primeiro voo.
Vamos ver o interruptor:
UP> A 70%
CT> A 70%
DN> A 70%
Esse valores são apenas uma opinião.
Salve, desligue.
Desligue o receptor.
Ligue o rádio, ligue o receptor e, SEM DAR COMANDO NENHUM, aguarde 5 segundos.
A luzinha deve ficar ACESA.
Refaça os testes de leme (dando comando para a esquerda, pitch slider para a esquerda, comando para a direita, pitch slider para a direita, sem dar comando, e girando a cauda para a esquerda, pitch slider para DIREITA e, sem dar comando, girando a cauda para a direita, pitch slider para a ESQUERDA).
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