RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalElectrónica & SoftwareIncidentes com Baterias LIPO Goto page 1, 2, 3, 4  Next  :| |:

#1:  Incidentes com Baterias LIPO Author: rjbsilva Post Posted in this forum: Thu 14-05-2009, 11:42

Boas,

Andava pela net a fazer algumas leituras e acabei num post do rcgroups acerca de incêndios com baterias LIPO. Desde ocorrências enquanto os packs são carregados, em pleno voo e até mesmo com as máquinas em repouso na pista. Os que mais impressionam são naturalmente incêndios ocorridos em casa, em que tipicamente o pessoal se ausenta e deixa o pack a carregar.

O que gostava de conhecer era se já tiveram episódios deste género e que tipo de protecções implementam. Já vi pessoal que mete tudo dentro de um vaso de barro, numa mala de ferro, etc, como forma de conter um possível incêndio. Eu pessoalmente admito que não tenho sido suficientemente cuidadoso, mas certamente irie mudar agora.

Ah, e uma coisa que vou adquirir é um extintor, tanto para o "hangar" como para andar no carro sempre que for voar com as máquinas. Tambêm têm?

Cmps,

RS

#2:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: pedro matos Post Posted in this forum: Thu 14-05-2009, 11:57

Eu tenho sempre um por perto, tenho no carro, na garagem e em casa, normalmente onde faço as cargas se é o instintor indicado isso já não percebo nada.

#3:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: PAULO Post Posted in this forum: Thu 14-05-2009, 14:36

:offtopic: GLOW :lol: :lol: :lol: :lol:

#4:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: rjbsilva Post Posted in this forum: Thu 14-05-2009, 14:47

PAULO wrote (View Post): › :offtopic: GLOW :lol: :lol: :lol: :lol:


O que não invalida a utilização de packs LIPO, tanto nos RXs como nos TXs :wink:

RS

#5:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: Nando Post Posted in this forum: Thu 14-05-2009, 15:09



Agora sera que sao seguros? :D
Mais vale deixa-las e na rua.

#6:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: PAULO Post Posted in this forum: Thu 14-05-2009, 16:12

rjbsilva wrote (View Post): ›
PAULO wrote (View Post): › :offtopic: GLOW :lol: :lol: :lol: :lol:


O que não invalida a utilização de packs LIPO, tanto nos RXs como nos TXs :wink:

RS




Nanananananana, sempre NIMH, até agora nunca nenhuma me fez BUMMMMM :lol: :lol: :lol:

#7:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: CARLOSDURAES Post Posted in this forum: Thu 14-05-2009, 17:53

Olá!
No transporte: de preferencia em caixa metálica tipo cofre;
No carregador apropriado (não inventado): nunca deixar á carga/descarga sem vigilancia (sempre =< a 1C) e de preferencia não carregar dentro da viatura;
No armazém: na mesma caixa metálica tipo cofre ou numa cerâmica vidrada com tampa ou ainda no tal envelope ignifugo.
Eu guardo as minhas num pirex com tampa.
Atenção ás protecções dos terminais... eu uso sempre um capuz feito de manga termoretráctil. De preferencia, uso terminais tipo "dean".
Entretanto...
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães

#8:   Author: Aker Nato Post Posted in this forum: Thu 14-05-2009, 19:33

Eu tinho um saco desses e parece bom e seguro penso que onde comprei o meu o vendedor tinha um video a demonstrar uma lipo a se incendiar dentro do saco Lipo-safe.
vou procurar.
ah, as lipos não explodem!!

Ps: mostra lá então uma lipo a explodir!


Last edited by Aker Nato on Thu 14-05-2009, 21:40; edited 1 time in total

#9:   Author: claudiotrex Post Posted in this forum: Thu 14-05-2009, 21:09

ah, as lipos não explodem!! :d HAHAHAH APENAS ENTRAM EM COMBUSTÃO !




tas la !

#10:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: pedro matos Post Posted in this forum: Fri 15-05-2009, 8:04

1..2..3..4..5..6..7..8.......

Quando o Carlos Durães diz para não carregar dentro da viatura quer dizer que para não as deixar sosinhas sem vigilancia correcto? ou porque tem alguma coisa a ver com a voltagem atravez do isqueiro?

#11:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: Chispas Post Posted in this forum: Fri 15-05-2009, 10:41

Boas.
PAULO wrote (View Post): › ...Nanananananana, sempre NIMH, até agora nunca nenhuma me fez BUMMMMM :lol: :lol: :lol:

A mim também não :D mas já aconteceu e bem perto de mim :shock:
Basta uma falha, do carregador ou das baterias, e lá vai Bomba :P :lol:

#12:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: CARLOSDURAES Post Posted in this forum: Fri 15-05-2009, 14:16

Olá!
Por tudo isso!

pedro matos wrote (View Post): › 1..2..3..4..5..6..7..8.......

Quando o Carlos Durães diz para não carregar dentro da viatura quer dizer que para não as deixar sosinhas sem vigilancia correcto? ou porque tem alguma coisa a ver com a voltagem atravez do isqueiro?

#13:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: pedro matos Post Posted in this forum: Fri 15-05-2009, 15:22

Eu por acaso comprei uma ficha propria para o meu Turnigy 6 por isso é que perguntei, mas não tenho razões de queixa da ficha.

#14:   Author: j.m.costa Post Posted in this forum: Sat 16-05-2009, 14:56

Videos de lipos nos porcos:
http://www.youtube.com/watch?v=f3gdXDFbEfg

http://www.youtube.com/watch?v=iBie8VVpY6g&feature=related

Lipo no grelhador : http://www.youtube.com/watch?v=T7A0HH_QyPE&feature=related

Lipo battery test mechanical destruction, no explosion
http://www.youtube.com/watch?v=0ZiG62Tawcc&feature=related

Não explodem, entram em ignição, colocando de lado a questão da interpretação do conceito o que é explosão ou outro, têm de se ter cuidados acrescidos na stockagem e carregamento.
As lipos, são unidades de acumulação de grandes quantidades de energia, que podem provocar o início de incêndio. Segurança acima de tudo!

#15:   Author: claudiotrex Post Posted in this forum: Sat 16-05-2009, 18:41

pena não te termos apanhado distraido quando ligas-te a tua mal e aquilo começou em a dar inicio a uma combustão !

#16:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: pedro matos Post Posted in this forum: Sat 16-05-2009, 21:14

:lol: :lol: :lol: :lol: 1...2...3...4... BUMMM

#17:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: Nando Post Posted in this forum: Sat 16-05-2009, 21:33

Nao seja por isso.
Tenho aqui um pack 3S que esta a medir 1.6v.
E so dizerem que eu envio pelo correio, ao carregar e capaz de dar uma bela festa de fumos luzes.

#18:   Author: claudiotrex Post Posted in this forum: Sat 16-05-2009, 21:46

liga negativo e positivo e dps pouza ela no chao i filma !


as x pode não arder apenas incha !

#19:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: pedro matos Post Posted in this forum: Sat 16-05-2009, 21:56

Mas depois mete em camara lenta, fica giro :lol: :lol:
Por acaso tenho aqui umas tantas maradas, ainda as juntamos e fazemos uma festa :lol: :lol:

#20:   Author: claudiotrex Post Posted in this forum: Sat 16-05-2009, 21:58

na boa ato elas e meto elas no chão !

traz elas !

#21:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: pedro matos Post Posted in this forum: Sat 16-05-2009, 22:07

Epa mas tem de ser de noite deve ser mais divertido!!!
Humm nunca nos aventuramos em fazer uns voos nocturnos já tenho aqui alguns neons e uma luz especifica para isso. Ainda fazemos um encontro nocturno no campo :P :P :P
Acho que eramos os primeiros a fazer isso em Portugal um encontro nocturno de aeromodelismo :shock: :shock: :shock:

#22:  Re: Incidentes com Baterias LIPO Author: Aker Nato Post Posted in this forum: Wed 20-05-2009, 4:57

Vou aqui deixar um video meu a derreter uma lipo, mas vesse mal pois fiquei longe no caso de algo de mais acontecer.

Este é da minha autoria.

Ver no Youtube


Este encontrei pelo youtube.

Ver no Youtube

#23:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Fri 22-05-2009, 23:06

já agora fica aqui mais um video, afinal parece que elas explodem mesmo


Ver no Youtube

#24:   Author: Aker Nato Post Posted in this forum: Sat 23-05-2009, 3:05

Esse video deixa um pouco a desejar pois no inicio aparece a seguinte mensagem- "Liopo esplosion" e depois de explusão não tem muito.
lol lol
Mais uma vez deixo aqui o seguinte conceito:

Baterias Li-Po não explodem!!!!

Ps: isto já parece a iterna guerra dos veteranos do GLOW contra os futuristicos ELECTRICOS.

#25:   Author: serafim Post Posted in this forum: Sat 23-05-2009, 10:29

Muito perigosas estas lipos, que devido ao aquecimento pegam fogo !!!
Mas para que tem estes receios fundamentados, existe sempre a solução de trabalhar com as NiMg, que ainda se vendem....e transmitem "plena confiança"...
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalElectrónica & SoftwareIncidentes com Baterias LIPO Goto page 1, 2, 3, 4  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 4


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1352s (PHP: 37% | SQL: 63%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]