RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos com motor de combustão e Modelos em escalaConstrução do Turbo Raven Goto page 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Next  :| |:

#1:  Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Mon 10-11-2008, 23:48

Vou começar a construção de mais um.
Desta vez será o Oracle Turbo Raven.
Vou fazer de plano e vai andar por 1.60m de env. com 1.50m de fus.
A electronica será de 5 servos: 11Kgrs na profundidade e direcção, 6 Kgrs em cada aileron e standard 3Kgrs no acelerador, o motor será um Super Tigre G2300.
Vai ser construção classica, nada de asas em esferovite, só as nervuras, isto para não haver azar com o peso, espero conseguir andar entre os 4 e os 5 kg. Laughing Laughing Laughing
Estou a começar plo corte da esferovite, para fazer as nervuras, estas vão ser feitas tipo sandes com 2 bitolas de CP tal qual se fazem as de balsa.


Last edited by PAULO on Tue 11-11-2008, 21:35; edited 1 time in total

#2:   Author: Shark Post Posted in this forum: Tue 11-11-2008, 0:53

Shocked Surprised Modelo brutal. Isso arranja se planos Razz? Gostava de fazer um em escala mais reduzida Razz.

Continuação de boa construção Very Happy

U Rule Razz

Abraços

#3:   Author: Crazybomb Post Posted in this forum: Tue 11-11-2008, 13:08

Já vais por mãos a obra noutro modelo??? É sempre andar é assim mesmo Wink vai colocando fotos como no outro que construiste.

Boa sorte e abraços!

#4:   Author: Scolpit Post Posted in this forum: Tue 11-11-2008, 21:33

Excelente Paulo. Eu adoro construir aviões, e aviões desses de baixo custo são sempre apetecíveis. Isso é mesmo esferovite ou é roofmate? Venha de lá mais fotos para vermos técnicas de construção. Cumprimentos.

#5:  Re: Construção do Tubo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Tue 11-11-2008, 21:45

Shark wrote (View Post): ›
Shocked Surprised Modelo brutal. Isso arranja se planos Razz? Gostava de fazer um em escala mais reduzida Razz.

Continuação de boa construção Very Happy

U Rule Razz

Abraços


Vou colocar o plano nos downloads aqui do Forum


Last edited by PAULO on Fri 03-04-2009, 10:06; edited 1 time in total

#6:  Re: Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Thu 13-11-2008, 0:43

As bitolas em CP já cá moram, amanhã vai ser o corte das nervuras, vamos a ver como sai.

#7:  Re: Construção do Turbo Raven Author: Chispas Post Posted in this forum: Thu 13-11-2008, 9:52

A saga de mais uma construção já começou Very Happy
Como já é habitual, esperam-se grandes fotos e muitas dicas de construção Very Happy
Continua, Paulo Very Happy

#8:  Re: Construção do Turbo Raven Author: amendoim_1 Post Posted in this forum: Thu 13-11-2008, 22:08

PAULO wrote (View Post): › Vou começar a construção de mais um.
Desta vez será o Oracle Turbo Raven.
Vou fazer de plano e vai andar por 1.60m de env. com 1.50m de fus.
A el.ectronica será de 5 servos: 11Kgrs na profundidade e direcção, 6 Kgrs em cada aileron e standard 3Kgrs no acelerador, o motor será um Super Tigre G2300.
Vai ser construção classica, nada de asas em esferovite, só as nervuras, isto para não haver azar com o peso, espero conseguir andar entre os 4 e os 5 kg. Laughing Laughing Laughing
Estou a começar plo corte da esferovite, para fazer as nervuras, estas vão ser feitas tipo sandes com 2 bitolas de CP tal qual se fazem as de balsa.

viva.
gostaria de fazer uma coisa dessas so que nao entendo peva do assunto do plano , gostaria de saber o tamanho exacto das partes a contruir , tenho plotter de 1.1o para imprimir em tamanho real, so que nao sei as medidas reais se poderes ajudar desde ja o meu obrigado
obrigado
fernando

#9:  Re: Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Fri 14-11-2008, 0:46

amendoim_1 wrote (View Post): ›
PAULO wrote (View Post): › Vou começar a construção de mais um.
Desta vez será o Oracle Turbo Raven.
Vou fazer de plano e vai andar por 1.60m de env. com 1.50m de fus.
A el.ectronica será de 5 servos: 11Kgrs na profundidade e direcção, 6 Kgrs em cada aileron e standard 3Kgrs no acelerador, o motor será um Super Tigre G2300.
Vai ser construção classica, nada de asas em esferovite, só as nervuras, isto para não haver azar com o peso, espero conseguir andar entre os 4 e os 5 kg. Laughing Laughing Laughing
Estou a começar plo corte da esferovite, para fazer as nervuras, estas vão ser feitas tipo sandes com 2 bitolas de CP tal qual se fazem as de balsa.

viva.
gostaria de fazer uma coisa dessas so que nao entendo peva do assunto do plano , gostaria de saber o tamanho exacto das partes a contruir , tenho plotter de 1.1o para imprimir em tamanho real, so que nao sei as medidas reais se poderes ajudar desde ja o meu obrigado
obrigado
fernando


Ops, vai ser complicado. Embarassed
Para já eu nem tenho o plano a minha frente, estou a começar plas asas e as medidas foram todas a regra de 3 simb., sei que o quero, 1.60m de env. e a partir daí o resto vai saindo mas so para as asas pois a fus. é um amigo meu que a vai tratar e da mesma maneira; asas a 1.60m e a fus. é o que sair, quer dizer utilisando a regra já sei +/- as medidas da fus., por isso e como o plano está disponivel tenta arranjar alguem que o trate ao teu gosto, dar, dá mas não te posso ajudar mais. Embarassed

#10:  Re: Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Fri 14-11-2008, 0:57

Entretanto a ideia de fazer as nerv. a esf. deu m***a.
O anglo de corte era acentuado demais.
Volta-se à 1ª forma; asas todas em esf. branco forradas a balsa, King Pin tinhas parte da razão assim vai sair forte e feio para mal de mim e para servir de goso a uns tantos Laughing Laughing Laughing Laughing
Para a semana recomeço no corte da esferovite pois as bitolas de CP vão ser as mesmas, plo menos não se perdeu tudo, isto é o que faz querer trabalhar em esf. hhhhhhhaaaaarrrrrrrrggggggggg nem sei como a malta que consegue. Laughing Laughing Laughing Laughing



AAAAAAAAAAAAhhhhhhhhhhh aprendi a fatiar esf. e por acaso fica bem nice.
Tambem deve de ser a unica coisa que se aproveita. Laughing Laughing Laughing Laughing

#11:   Author: Gil Post Posted in this forum: Fri 14-11-2008, 19:04

Ó Paulo, se queres fazer as asas mais leves uns pentelh*s podes aquecer uma laca de salsichas vazia e fazer os cortes de rodelas, sempre fica com uma certa "alma" mais leve, embora ache que não ganhas nada com isso!!!!!

Bem abraço e boa viagem

#12:  Re: Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Fri 14-11-2008, 19:51

Eu sei mas essa tatica vou usar para o est. agora nas asas não ate porque vou por retracteis por isso não a vou fragilizar.
Vou para cima hoje amanhã logo pomos a cumberssa em dia.heheheheheheheheh

#13:  Re: Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Sun 18-01-2009, 16:28

Como já tinha anunciado decidi fazer as asas, estabilizador e deriva plo metodo tradicional, em esf. e forradas a balsa

#14:  Re: Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Sun 18-01-2009, 16:38

Para ter aquilo que queria tive de separar as dobradiças, assim fico com a possibilidade de poder desmanchar os lemes quando bem entender para alem disso a montagem e futura colagem das mesmas vai com certeza ficar mais perfeita.

#15:  Re: Construção do Turbo Raven Author: borges Post Posted in this forum: Sun 18-01-2009, 19:31

Boas Paulo,

É bom ver-te à "carga" novamente!

Mais um dos teu tópicos que vour seguir com entusiasmo!

Força nisso!!!

#16:  Re: Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Mon 19-01-2009, 22:59

Colagem do estabilizador.
A vareta de carbono que tem cerca de 30cm é colada com espuma expansiva, o resto da área é colada com uma mistura de epoxi+microesferas

#17:  Re: Construção do Turbo Raven Author: borges Post Posted in this forum: Tue 20-01-2009, 21:29

Paulo,

Nunca utilizei essas micro-esferas, por isso gostava de saber qual a vantagem de misturar a cola époxy com as micro-esferas para realizar a colagem dessas superfícies. É para aumentar a resistência da colagem?

#18:   Author: Shark Post Posted in this forum: Tue 20-01-2009, 21:43

Penso que seja para diminuir o peso e a quantidade de epoxy usada.

#19:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Wed 21-01-2009, 0:23

Nem vale a pena dizer mais nada o _King_Pin_ já respondeu a tudo.
Esta manta foi uma compra em grupo com a malta da Ota, juntamos uns tantos e mandou-se vir um rolo de 100m, ficou a pouco mais de €4 o "m", quanto as micro esferas, microbalões e epoxi (SP106) compro tudo em LX perto de Belem.

#20:  Re: Construção do Turbo Raven Author: borges Post Posted in this forum: Wed 21-01-2009, 11:32

Obrigado pelo esclarecimento.

De facto desconhecia essa aplicação com a époxy. Mas será que não diminui a resistência da cola?

#21:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Wed 21-01-2009, 11:56

Sim mas é necessario saber onde usar esta mistura, eu usei aqui porque esta união não é perfeita, estou a unir 2 topos de esferovite relativamente finos e além do mais vai ser fibrado por cima por isso não há problema, e estas a esquecer que tem varão plo meio. Cool

#22:  Re: Construção do Turbo Raven Author: borges Post Posted in this forum: Wed 21-01-2009, 15:26

Very Happy Compreendo, aliás, considerando o fabricante, não podia espera outra coisa a não ser que esse avião ficasse Super Resistente! Cool

Força nisso!

#23:  Re: Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Wed 21-01-2009, 22:43

Mais umas peças, desta feita os tip's do estabilizador.
Para bitola usei CP de 0.8mm aligeirado e está sanduiche em esferovite azul, usei esta esf. porque é mais facil de lixar no final quando for a bolear, vai ficar igual ao topo da deriva para poderem ter uma ideia da coisa.
A meio podem reparar que existe um tubo, vai servir de guia ao varão de 3mm de carbono que vai fechar as dobradiças dos lemes de profundidade.

#24:  Re: Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Thu 22-01-2009, 20:19

Aplicação dos tip's do estabilizador.
Foi cortado a quente o excesso de esf. nos tip's, para saber quais os seus limites externos, assim podemos colalos certos com o eixo da asa.
Previamente colei uma tira de CP de 0.8mm na ponta da asa, está colada provisoriamente pois vai fazer parte do tip que por sua vez esta ligado ao leme de profundidade, neste caso o do lado esq.
Confuso? Vai ficar igual á parte sup do leme de dir., só que lado esq. e lado dir., os tip's vão estar unidos cada um ao seu leme.

#25:  Re: Construção do Turbo Raven Author: PAULO Post Posted in this forum: Fri 23-01-2009, 23:48

Depois da cola seca os tip's foram boleados e retirados junto com a tal placa de CP que tinha colado provisoriamente á ponta do estabilizador, agora já se podem cortar os lemes de profundidade que os tip's vão ficar sempre alinhados.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos com motor de combustão e Modelos em escalaConstrução do Turbo Raven Goto page 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 9


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.14s (PHP: 38% | SQL: 62%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]