RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Dúvidas e QuestõesIniciado no Aeromodelismo Goto page 1, 2  Next  :| |:

#1:  Iniciado no Aeromodelismo Author: mavericklx70 Post Posted in this forum: Sat 30-08-2008, 13:03

Boas pessoal do aeromodelismo, venho pedir a vossa ajuda pois quero entrar nestas andanças mas estou meio confuso.

Estava a pensar comprar o Motoplanador : Easy Glider Pro
Radio : Futaba Ex6 2.4g ou o Futaba 7C 2.4g

Ja sem falar em lipos, carregadores etc etc

quais são as vossas opiniões ???

Já agora, como moro na costa de caparica em stº antonio, gostaria de saber se poderei voar "depois de ter alguma pratica" na falesia "arriba fossil, ou junto ao mar , tipo praia de sao joao.

Obrigado pelas vossas dicas.
Jorge M.

#2:   Author: oliveira Post Posted in this forum: Sat 30-08-2008, 13:13

Embora esse modelo não seja para aprendizagem, serve na boa se tiveres ajuda, principalmente para as aterragens.
Existem outros modelos mais apropriados para o efeito, mas pelo que vejo, queres é um planador para a encosta e esse serve, mas era preferivel começar com outro tipo de modelo e depois esse.
O rádio é preferivel o 7.

Abraço
Oliveira

#3:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Sat 30-08-2008, 13:39

mavericklx70 sou da Quinta do Conde se precisares de ajuda apita

#4:  Re: Iniciado no Aeromodelismo Author: nelsongas Post Posted in this forum: Sat 30-08-2008, 18:31

Olá a todos.

Quanto ao rádio,não utilizo Futaba, mas julgo que é bom. O importante é investir num rádio que sirva para o primeiro ano. Julgo que o Futaba de 7 canais seria um pouco melhor.

Quanto ao modelo, eu comecei com o EasyStar e a seguir passei para o EasyGlider Pro e agora ando noutra dança...

Sei que o EasyStar é muito básico, mas para quem está a começar é EXCELENTE!!!

NG

#5:   Author: Moraes Post Posted in this forum: Sat 30-08-2008, 20:39

Sem dúvida que comprar o FF6 é deitar dinheiro fora, mais vale empatar um pouquinho mais e ficar com o FF7, não é pelo canal a mais, é pelo software do rádio que é muito superior.

Em relação ao EasyGlider, acho que o Olibas está a ver mau a coisa, o Easyglider é uma belezura de modelo, voa muiiiiiiiito bem, é um doce pra iniciar, acho sinceramente que é melhor que o easystar, eu tenho os dois e não tenho dúvidas que o easyglider voa e aterra melhor do que o easystar, portanto se puder assumir o custo ligeiramente mais elevado do glider, força, é uma opção que vale mesmo a pena.

Claro que se não tem nenhuma experiência o mais importante é ter alguém que ajude, mas tendo um apoio, o Easyglider é excelente, é uma boa aposta, e bastante económica.

Abcs,

JM

#6:   Author: oliveira Post Posted in this forum: Sat 30-08-2008, 22:20

Moraes

Acho que tu é que não tás a ver bem a coisa. Laughing
Então eu não disse que serve na boa para aprender?!
Já vi que concordas com a ajuda.
Vais concordar comigo que a aterragem é a parte mais dificil na aprendizagem, ou não?
Penso que também vais concordar que há modelos mais apropriados para a aprendizagem, ou não?

Depois de responderes vou ver se afinal sou eu ou tu é que não está a ver bem a coisa. Laughing

#7:  Re: Iniciado no Aeromodelismo Author: Nando Post Posted in this forum: Sun 31-08-2008, 1:48

Eu sei que vao ja mandar vir, mas a verdade e que acho o EasyStar muito mau para aprender.
Primeiro porque para voar decentemente tem logo de levar alteracoes. Sem a alteracao da deriva e uma desgraca.

Eu acho que e um modelo com algumas manias e que por vezes torna-se dificil de comandar, isto para quem esta a comecar.
A suas grandes vantagens sao a resistencia e a posicao do motor que da seguranca a helice nas aterragens mais acidentadas.
A Multiplex lancou o easycub nao sei como se comporta mas algo desse genero parece-me mais apropriado, sai do chao e nao tem de ser lancado a mao. Mas como e normal cada um tem a sua ideia.

#8:  Re: Iniciado no Aeromodelismo Author: Chispas Post Posted in this forum: Sun 31-08-2008, 13:34

Boas.

Já agora os meus 0,002€ Razz , sim que se a gasolina está a 1,468€ estes 0,002 devem ir pra algum lado Laughing

Já dei instrução em planície com o EasyStar e com o EasyGlider, em planície e em encosta.
Ambos são bons modelos sem maus vícios e fáceis de apreender pelo iniciado.
Com ailerons e maior o EasyGlider dá mais amplitude de voo mas o EasyStar não desilude.
Quanto ao voo de encosta com o EasyStar e que precise de ailerons ou alteração do leme de direcção acho que isso se deve a que tenha sido projectado para voar em planície com o motor a trabalhar e a enviar ar directo ao leme.
Sem isso, motor parado e a voar de encosta, o leme torna-se menos efectivo e haverá que compensar com o aumento da área do leme.

Quanto a modelos mais apropriados para aprendizagem acho que eles dependem da modalidade que o iniciado pretende seguir.
Posso no entanto referir que já experimentei dar ao aluno alguns voos com o Easyglider e só depois com o Trainer e parece que a instrução se torna mais fácil para ele Very Happy

#9:   Author: Moraes Post Posted in this forum: Sun 31-08-2008, 23:38

Olibas,


Acho que o easyglider é perfeito para iniciar, muito melhor do que o easystar e arrisco-me a ser crucificado vivo, mas talves seja até melhor até do que um trainer... (cruz credo tenho que me penitenciar, ai que pecado do caraças, acho que degenerei)

Claro que aterrar é o mais crítico, mas o que eu queria dizer é que o easyglider é tão "amigável" que acho que é uma excelente opção para aprender a aterrar, em nada tem de difícil aterrar um easyglider... e da maneira como escreveste, dava a entender que o easyglider seria difícil de aterrar, mais difícil que algum outro modelo que não especificaste...

Mas olhe que por muito que eu seja um lambuza e goste dos trainers, por muito que eu ache que modelo que parece modelo e que tem e dá pica é um modelo que tenha um motor a combustão, por muito que eu ache que um trainer com um 46pro ou AX seja a receita excelente para iniciar um aeromodelista. É capaz de ser mais fácil aterrar um easyglider do que qualquer trainer a combustão...


Abcs,

JM

Ps. Tou com o Nando, o easystar é uma treta, sem alterações não sei como voam...

#10:   Author: oliveira Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 18:21

Vou tratar da tua cruz!! LaughingLaughing

Quanto a dificuldades, cada um com as suas. Laughing
Eu acho que aterrar sem trem para aprender é mais complicado, mas é só a minha opinião.
Já dei umas "aulas" com um EasyGlider e posso te dizer que não gostei muito, mas quem tem que gostar é o dono. Laughing
Para mim qualquer modelo serve para começar desde que seja um asa alta com um voo lento e que admita uns quantos Gs, pois, porque a malta que está aprender faz lopings com facilidade, principalmente quando usamos o duplo comando (deixamos arriscar mais Laughing ).
Por exemplo: Eu acho que o minimag é melhor para aprender (já que estamos a falar de eléctricos), tem trem, um voo muito estavel, dá para fazer umas bricadeiras, dá para arriscar mais e etc.
Mas como disse, são só opiniões.

Abraço
Oliveira

#11:   Author: Moraes Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 18:35

Eu não podia estar mais em desacordo... acho que não se compara a estabilidade de um easyglider com a de um minimag... o minimag só tem mais "ar de avião", acho que só isso, mas perde em voo em tudo quanto for requisitos em relação a um easy... excepto no requisito "ter trens"... Smile mas também se pode adaptar uns trens no easy... o meu easystar tem uns Smile

Opiniões

Abcs,

JM

#12:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 18:49

Amigos são modelos diferentes, é claro que cada um deles serve para aprende a mexer nos stick sem os deixar cair muito depressa, mas será que voar é só isso?
Em minha opinião ambos servem para aprender a voar se bem que os minimag ou qualquer outro trainer que descole ou aterre em corrida dará uma aprendizagem mais sólida ao futuro aeromodelista.


Last edited by major alvega on Mon 01-09-2008, 18:53; edited 1 time in total

#13:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 18:51

mas então qual o melhor ou mais facil Rolling Eyes

é que por acaso queria comprar uma minimag ou uma cessna.electricos .....antes de por o teu no ar moraes


Last edited by LUISX on Mon 01-09-2008, 18:51; edited 1 time in total

#14:   Author: oliveira Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 18:51

Vá...vá.... não vale adaptações!!
Tens que ver um minimag a voar nas mãos de uma criança de 6 anos!! Laughing

#15:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 18:57

Luix tens que ir a uma pista e ver, ambos os tipos de modelos, cada um é diferente. eu sou apologista da aprendizagem ser feita em modelos que descolem do chão em corrida.

PS acrescento que se for um bom trainer construído na velha e boa balsa e se possivel com um fumarento a puxar, ainda melhor. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

#16:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 19:03

Exactamente o que eu estava a pensar major
eu tenho treinado numa cesna e numa minimag no simulador esta por ultimo um pouco mais dificil uma piper já descobri que é bem mais dificil mas no easyglider nunca sequer exprimentei e não gosto muito do modelo mas se fosse o caso de ser a melhor opção para aprender .... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

em loures já vi cesnas e easy os easy parecem menos estaveis ou mesnos seguros

#17:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 19:10

Ateção que as Piper ou as cessnas apesar de voarem pachorrentamente não são trainers

#18:  Re: Iniciado no Aeromodelismo Author: vsantos Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 19:33

ola
Very Happy
Aqui fica o link do meu *Primeiro Electrico*
o Minimag em coja
http://www.youtube.com/watch?v=t_JeXrHy6eA
Very Happy
Boa aprendizagem
Very Happy
cumps
vsantos

#19:   Author: Moraes Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 21:31

Ó Luis,

Se calhar já tens modelo pra aprender pá...

Henrique, o gajo tem um Limbo dancer com um motor magnum 52... O limbo, aquele das asas mostruosas.

Claro que é uma máquina infernal de acrobacia maluca e 3D, mas afinadinho com poucos batimentos, cg no sítio, com alguém que tenha experiência, isso voa que é um mimo, e pra um gajo que já voa um raptor 50... se calhar se começares com um modelo pachorrento vais te fartar rapidamente... O importante é teres alguém que afine o modelo no teu rádio e voe a primeira vez, uma pessoa com experiência EM AVIÕES, que te dé uns toques com cabo, voas isso muito rapidamente.

ABcs,

JM

#20:  Re: Iniciado no Aeromodelismo Author: major alvega Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 21:39

Very Happy Ó Moraes quem pede ajuda é o Maverick não é o Luix, Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy quanto ao Luix ele já sabe onde se pode dirigir para se meter o tréco no ar é só apitar.

#21:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Mon 01-09-2008, 22:28

É verdade o Maverick é que precisa de ajuda para se decidir e optar pelo melhor modelo para começar

sorry offtc : eu gosto muito do do limbo camarada Laughing tenho é medo de o partir todo e depois como ´e por isso queria exprimentar e comçar nos aviões por algo mais soft
e tipo industrutivel

é um assunto intressante este Rolling Eyes

lx

#22:  Re: Iniciado no Aeromodelismo Author: mavericklx70 Post Posted in this forum: Wed 03-09-2008, 0:21

Calma calma amigosssss

Se não se acalmam em vez de comprar um aviãozinho para me entreter, vou ter que comprar umas boas caixas de pensos rápidos para destribuir por voçes !!!!!! Very Happy Very Happy

Obrigado pelos esclarecimentos
Jorge M.

#23:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Wed 03-09-2008, 14:01

A malta é assim e parece que está tudo a zangado, mas é tudo boa gente. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

#24:   Author: jattamasso Post Posted in this forum: Wed 03-09-2008, 20:14

oliveira wrote (View Post): › Vou tratar da tua cruz!! LaughingLaughing

Quanto a dificuldades, cada um com as suas. Laughing
Eu acho que aterrar sem trem para aprender é mais complicado, mas é só a minha opinião.
Já dei umas "aulas" com um EasyGlider e posso te dizer que não gostei muito, mas quem tem que gostar é o dono. Laughing
Para mim qualquer modelo serve para começar desde que seja um asa alta com um voo lento e que admita uns quantos Gs, pois, porque a malta que está aprender faz lopings com facilidade, principalmente quando usamos o duplo comando (deixamos arriscar mais Laughing ).
Por exemplo: Eu acho que o minimag é melhor para aprender (já que estamos a falar de eléctricos), tem trem, um voo muito estavel, dá para fazer umas bricadeiras, dá para arriscar mais e etc.
Mas como disse, são só opiniões.

Abraço
Oliveira


Oliveira, o Minimag é o pior avião do mundo, vale nada, não sei como podes gostar de uma coisa assim. A aterragem é um pormenor importante, mas é um pormenor. Eu acho que não sei aterrar lá muito bem porque nunca tive aviões com trem ( à execção do MMag...) mas também o Easyglider aterra de qq maneira, pelo que a aterragem não é muito importante lol

Abraço

#25:  Re: Iniciado no Aeromodelismo Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Wed 03-09-2008, 22:06

stupid

Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 17:09; edited 1 time in total
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Dúvidas e QuestõesIniciado no Aeromodelismo Goto page 1, 2  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 2


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1142s (PHP: 52% | SQL: 48%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]