RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalBoxesOS FS70 4 tempos

#1:  OS FS70 4 tempos Author: grijoti Post Posted in this forum: Wed 23-04-2008, 13:27

Boas

Sempre construi aviões com motores OS a 2 tempos ..... .25 / .45 / .55 ... já tive a minha dose!!

Agora quero entrar no mundo dos 4 tempos .. encomendei pela net um OS FS4 tempos com bomba ... tem alto aspecto e pelo que li acho que é um bom motor. A bomba faz o trabalho de compressão no depósito .. acabou-se os tubos de ligação escape/depósito!

Aqui está ele:


Agora a minha dúvida é que um colega meu me disse que vou precisar de uma especie de ignição para que o motor não se vá abaixo no ralenti .. um sistema que é alimentado por uma pilha e que está ligado à vela.

Alguem me pode esclarecer sobre isto?

Desde já agradeço a atenção

#2:   Author: Moraes Post Posted in this forum: Wed 23-04-2008, 13:59

Olá,


Em relação a isto de vela assistida, há quem use e há quem não use.

Eu cá pra mim, um combustível minimamente decente, e um piloto que saiba afinar o motor já chegam, não é preciso inventar....


Mas que há quem use, há! Talvez em motores velhos que já não se afinam bem, talvez com combustíveis foleiros, talvez aeromodelistas eléctricos Twisted Evil (não sabem afinar).

eheheheheheh

Mas olhe, não pense que te livraste do tubo auxiliar que tinhas na pressurização, se não tiveres pressurização deves pelo menos ter um tubo para entrar ar no depósito.... é como nos motores à gasolina, se sai combustível tem que entrar ar, senão cria vácuo e a bomba não consegue "chupar".


Abcs,

JM

#3:  Re: OS FS70 4 tempos Author: ztxnew Post Posted in this forum: Wed 23-04-2008, 15:29

Nos tempos em que eu não usava eléctricos...aprendi a afinar motores...(toma !!nem todos os pró-eléctrico são "tumbas" na mecanica!!!).

Mas a coisa é como o Moraes disse. Um Surpass ou qualquer outro 4 tempos sem nitro, é para esquecer. Nâo tem relanti.
Com 10% já se deverá safar bem.

Dispositivos de ignição são uma treta (quanto a mim). É mais uma fonte de consumo e mais peso. Só mesmo para quem não sabe afinar. Mais vale andar algumas rpm acima por segurança que acrescentar um sistema de ignição e respectivo pack.
Penso eu de que.

#4:   Author: Chispas Post Posted in this forum: Wed 23-04-2008, 16:58

Boas.
Moraes wrote (View Post): › ... talvez aeromodelistas eléctricos Twisted Evil (não sabem afinar). ...

Por acaso até sei afinar essas maquinetas de vibração Twisted Evil
Desde que não sejam daquelas fiambreiras Shocked com hélices 20 e tal que consomem "gasosa a 2% de óleo" Laughing
E nunca tive um fumarento Laughing

Quando dou instrução não vou pedir ao parceiro do lado Embarassed ou ao aluno Shocked Embarassed que me afine o motor caso me calhe um a glow Laughing
Xiça Shocked , que sujeira Laughing e mau cheiro Laughing
Já o mesmo não digo de alguns que andam com eles há anos e nem sabem porque compram/reparam motores de 6 em 6 meses Twisted Evil Laughing

On-topic, com glow a 10% de nitro, tudo afinado e com o hélice certo esses 4T com bomba parecem relógios Very Happy

#5:  OS 4 tempos Author: grijoti Post Posted in this forum: Wed 23-04-2008, 18:12

Moraes wrote (View Post): › Olá,
Mas olhe, não pense que te livraste do tubo auxiliar que tinhas na pressurização, se não tiveres pressurização deves pelo menos ter um tubo para entrar ar no depósito.... é como nos motores à gasolina, se sai combustível tem que entrar ar, senão cria vácuo e a bomba não consegue "chupar".


Sim .. essa parte eu tinha percebido .. sem pressurização era dificil. Pelo que vi esta bomba aclopada ao motor tem uma saida para o carburador, uma entrada que vem do depósito e uma saida para fazer a compressão no depósito .. ou será uma saida para entrada de ar? Agora estou na dúvida .. mas essa parte está assimilada!

Em relação à ignição .. já percebi também. Tenho aprendido muito no campo e na net sobre afinações e estou a sempre a assimilar coisas novas .. com o 4T não vai ser assim um bicho de 7 cabeças para resolver!.

Obrigado pela ajuda pessoal.

#6:  Re: OS FS70 4 tempos Author: grijoti Post Posted in this forum: Wed 23-04-2008, 19:45

Já encontrei o diagrama ...


Tem o mesmo funcionamento que qualquer motor 2T que tenho usado, apenas o tubo da compressão sai da bomba em vez do escape ... só não percebo o que é a conversa do não usar o "Felt type filter" e do tubo que serve para "tank pressure vent line"

Alguem percebe disto?

#7:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Wed 23-04-2008, 22:14

"Felt type filter" é um filtro muito denso "Feltro" e não deixaria chegar ao carburador combustivel necessário para uma boa perfomance, o filtro que tens que usar é uns de rede.
No Fuel Vent Line é por onde vai escoar o combustivel a mais quando estiveres a abastecer, assim que começar a sair por ai sabes que o tanque está cheio, porque de outra forma tinhas que esperar que ele verte-se pelo escape.

#8:   Author: oliveira Post Posted in this forum: Thu 24-04-2008, 0:13

Esse diagrama está muito mal feito, ou não!

Primeiro, o filtro não se deve meter aí!
O filtro mete-se no tubo de enchimento que usamos com a bomba de encher, pois o tubo da pesca deve ser inteiro, para não permitir entradas de ar.
Depois o tubo de retorno não deve ter a entrada de ar! (o engraçado é que na imagem ele está tapado, aliás estão os dois)
Pois se a entrada de ar para o depósito for nesse tudo e o retorno do combustivel for superior à entrada de ar vai a sair combustivel. Esse tubo deve ter apenas a entrada do combustivel (abastecimento) e pode ser virado para baixo ou para o lado.
Para entrada de ar convem ter um terceiro tubo, virado para cima saindo directamente do depósito.

Eu nunca usei esse sistema, tenho um OS com bomba e tenho os tubos como expliquei acima. Agora olhando melhor para a imagem e pensando bem, acho que esse sistema montado assim não precisa de entrada de ar para o depósito, a entrada de ar (pressurização) é feita pelo tubo de retorno do combustivel, por isso é que tem os dois tubos tapados.
Se alguem tiver montado um sistema assim, comente!

#9:  Re: OS FS70 4 tempos Author: grijoti Post Posted in this forum: Thu 24-04-2008, 12:41

Sim .. já agora estava interessado em saber realmente com oo pessoal que tem motores dete tipo faz o displacement dos tubos depósito/motor.

Alguem por aqui usa motores semelhantes com bomba?
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalBoxesOS FS70 4 tempos


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1626s (PHP: 41% | SQL: 59%) | SQL queries: 76 | GZIP enabled | Debug off]