RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalEncontros e eventos de PlanadoresFórmula 200W/kg Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Next  :| |:

#26:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Sun 09-03-2008, 15:50

Caro Carlos Bastos,

Concordo inteiramente na aplicação do disposto nas classes FAI para planadores térmicos r\c para a fórmula 200W/kg: não são permitidos dispositivos transmissores ar/solo de dados, i.e. variómetros.

Tenho alguma experiência de voo com o meu motoplanador Organic e um variómetro SkyMelody e é completamente diferente voar com e sem "pi-piis"! Sem vario posso dizer que mais de 80% das ascendentes ou das não-descendentes nem dou por elas... assim é completamente injusto e anti-desportivo uns voarem com e outros sem esta ajuda electrónica.

Vou alertar a Direcção da LIPA para estar explicitamente excluído no regulamento da "Carlos Oliveira" o uso do vario.

Obrigado pelo seu trabalho de divulgação,

Um abraço e bons voos,

Rui Silva

#27:  Re: Fórmula 200W/kg Author: jcosta Post Posted in this forum: Sun 09-03-2008, 16:53

Obrigado pelo esclarecimento, a minha ideia era mesmo "levantar a lebre" para se esclarecer o assunto.

Normalmente voo com altimetro (Alti 2) embarcado, não com o variómetro (WSTech Classic Voice) que costumo reservar para os escalas.

O Alti 2 não transmite, apenas regista os dados para posterior análise no meu PC, e pode ser utilizado em qualquer competição, FAI ou não.

#28:  Re: Fórmula 200W/kg Author: sgomes Post Posted in this forum: Mon 10-03-2008, 0:32

Boa Noite

Gostei da ideia da modalidade de Planadores eléctricos com potência de 200W/Kg.
Onde se poderá praticar a modalidade perto do Porto?

Cumprimentos,
Sérgio Gomes

#29:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Mon 10-03-2008, 10:51

:D A LIPA vai organizar uma prova no dia 14 de Junho, no seu campo de voo, que julgo ser nos arredores do Porto. Está inscrita no calendário nacional, sítio da fpam, com o nome de Trféu Carlos de Oliveira.
C. Bastos

#30:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Sun 16-03-2008, 20:21

:D :D :D A primeira prova-encontro de motoplanadores eléctricos na fórmula 200W/kg vai ser já daqui a menos de um mês. Está agendada para 13 de Abril e terá lugar no campo de voo de Pinhal Novo.
O sítio da APSIA, Clube organizador, tem o respectivo anúncio bem como o regulamento e algumas explicações sobre a modalidade em "www.apsia.pt".
Bons treinos, e uma boa participação.
C. Bastos

#31:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Sun 16-03-2008, 23:06

Carlos crie um novo tópico sobre o evento para que possa ser anunciodo na 1ª página do forum e colocado no calendário, é que este post mistura informação sobre a especialidade e anuncio de um evento, seria conveniente separar as duas coisas.

Um abraço

#32:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Mon 17-03-2008, 11:17

:D Obrigado pela dica, Major.
Já criei o novo tópico. E agora como colocar no calendário? Preciso de ajuda!
Obrigado,
C. Bastos

#33:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Mon 17-03-2008, 12:21

Já está tudo tratado

#34:  Re: Fórmula 200W/kg Author: nelsongas Post Posted in this forum: Tue 18-03-2008, 0:00

Li algures que uma das formas de fazer variar a potência era:
"é muito simples: pode ser um 555 mais um 74XX e um potenciómetro."

Alguém me explica o que é e se há algum esquema na net.

NG

PS: desculpem estar a escrever neste espaço, apesar de ser uma questão que podia estar na parte da electrónica, mas aqui talvez ajude os que estão interessados nesta modalidade.

#35:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Tue 18-03-2008, 12:34

:D Há um esquema na net em "http://www.esoaring.net/index.php?page=trevor-wain-article".
É o circuito a que me referi numa apresentação da fórmula. Os nossos emissores funcionam por duração do impulso que vai para o servo. Essa duração varia entre aprox. 1ms e 2ms. Para os variadores a duração de 1ms corresponde a motor parado e 2ms é para o motor no máximo. O sistema é proporcional. Se conseguirmos limitar a máxima duração do impulso, então também limitamos a potência do motor e, paralelamente, a energia fornecida pela bateria.
O que aquele circuito faz é gerar impulsos cuja duração é controlada por um potenciómetro. O circuito que gera os impulsos, o 555, é disparado pelos próprios impulsos do canal 3 (motor). Depois é feita a intersecção (função and em álgebra de Boole) entre o impulso do canal 3 e o impulso gerado pelo circuito.
O que passa é um impulso com a duração do menor dos dois. E assim limita-se a potência.
O circuito é muito fácil de montar, mesmo para um não amador de electrónica.
Sugiro uma placa de veroboard (plástico ou FV com tiras de cobre e furação normalizada para as patas dos circuitos integrados).
Oxalá o Ultraohm ou o Chispas leiam este post para darem uma ajudinha e, quem sabe, fazerem os circuitos impressos para realizar mais facilmente este circuito.....
Um abraço,
C. Bastos

#36:  Re: Fórmula 200W/kg Author: nelsongas Post Posted in this forum: Tue 18-03-2008, 20:04

Bem... olhando para o esquema.... não me parece bem para amadores :shock: ... mas vou tentar.

Tambem concordo com o Carlos: "Oxalá o Ultraohm ou o Chispas leiam este post"

Abraço

Nelson

#37:  Re: Fórmula 200W/kg Author: jcosta Post Posted in this forum: Tue 18-03-2008, 21:36

Sinceramente, recomendo um wattmeter e hélices com vários diâmetros e passos. Essa é a forma mais simples de corrigir a potência.

Andar às voltas com circuitos complexos num modelo que vai ser usado em competição, só mesmo se forem feitos pelo UltraOhm...

#38:  Re: Fórmula 200W/kg Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Tue 18-03-2008, 22:38

:stupid:

Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 17:32; edited 1 time in total

#39:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Wed 19-03-2008, 10:29

:D Caro Nelson,
O circuito que lhe indiquei é extremamente simples e fácil de montar.
Se estuda engenharia (recordo que referiu num post que gosta de física) contacte um colega da área da electrónica ou telecomunicações e verá que ele se vai rir perante a simplicidade do circuito.
Agora, não posso, mas daqui a uns 2 ou 3 meses eu arranjo um pcb (printed circuit board) para montarmos o circuito em 10 minutos!
Um abraço, bons voos e siga a marinha!
C. Bastos

#40:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Chispas Post Posted in this forum: Wed 19-03-2008, 10:49

Boas.

Enquanto o UltraOhm não aparece vou dar a minha opinião.

Concordo com o que foi escrito pelo JCosta e King_Pin:
O princípio KISS é o mais adequado e se a organização das provas vai ter um WattMetter disponível basta ao concorrente levar mais pás de hélices diferentes ou mesmo suportes de pás com ângulos diferentes de modo a conseguir manter-se dentro dos limites de potência impostos.
Claro que um aparelho destes é mais barato e mais rápido de afinar :D

Quanto a construções, neste momento o tempo disponível não mo permite, espero que não seja o caso do UltraOhm.

Bons voos e boas provas é o que desejo a todos os que participarem :)

#41:  Re: Fórmula 200W/kg Author: nelsongas Post Posted in this forum: Thu 27-03-2008, 0:49

Olá a todos

Não desisti.. O limitador está feito!! Vejam aqui:

http://forum.rcmpt.com/viewtopic.php?t=3619

Carlos Bastos, obrigado pelas dicas.


Bons voos

NG

#42:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Thu 27-03-2008, 10:52

:D :D :D Nelson, de nada! Parabéns. Nunca mais, na vida, direi mal de um colega de Civil!!! :lol: :lol: :lol:
Quando tiver um pouco de tempo vou arranjar uma placa com circuito impresso que facilita muito a montagem.
Até um dia destes,
Um abraço,
C. Bastos

#43:  Re: Fórmula 200W/kg Author: ztxnew Post Posted in this forum: Sun 30-03-2008, 23:46

Estou a gostar desta "fórmula 200/1".

Estou á espera do novo Easyglider Pro, e se der, ainda me junto ao grupo para brincar na prova. Tenho uma pinça amperimétrica “sopimpa”, é digital e com registo de hold, ou seja fixa o maior valor lido. Assim será fácil medir a potência máxima que o meu brushless chinoca dará com as diversas LiPo que tenho, e tentar estar nos 200/1.

Carlos Bastos. Vai haver excursão do pessoal da APSIA, vulgo, a malta vai concentrar-se nesse dia para sair do clube ou o encontro é no Pinhal Novo? É que não conheço o local!
Obrigado,

#44:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Mon 31-03-2008, 12:17

:D Caro ztxnew,
O local é próximo duma ETAR em Pinhal novo. é conhecido por Ribeira da Salgueirinha, fica próximo da portagem de P. Novo da A12 e tem as seguintes coordenadas: 38,64639ºN e 8,87972ºO. espero lá estar no Domingo, dia 6, a medir potências para quem quiser (treinar o Staff!). Apareça com o Easyglider que é um excelente modelo.
Consute o sítio www.apsia.pt para mais informações.
Um abraço,
C. Bastos

#45:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Thu 03-04-2008, 21:48

:D :D :D Grandes Aeromodelistas praticantes de planadores eléctricos:
Tendo em vista a próxima prova a realizar pela APSIA em Pinhal Novo no dia 13, informo que neste Domingo, dia 6, entre as 10h30 e 12h30 (temos de ir almoçar) a GCETC, para os leigos Golden Contest Executive Technical Commitee, e para os mais leigos, 2 gajos esfarrapados, estarão no local da prova para medirem a potência, o peso, as rotações a fim de ajudarem a afinar as especificações exigidas para a participação na prova.
Apareçam!
Podem trazer uma garrafa de tintol! :lol: :lol: :lol: :oops:
Boa viagem,
C. Bastos

#46:   Author: oliveira Post Posted in this forum: Thu 03-04-2008, 21:50

Óh!!
Tem mesmo que ser tinto?!
Não pode ser branco??
:lol:

#47:  Re: Fórmula 200W/kg Author: nelsongas Post Posted in this forum: Sun 04-05-2008, 21:13

Olá a todos

Onde se pode saber informações sobre a prova no Norte?

Calendário, horários, local, etc

É no dia 14 de Junho?

NG

#48:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Mon 05-05-2008, 4:10

Caros amigos,

O Troféu "Carlos Oliveira", organizado pela LIPA, está confirmado para 14 de Junho no Campo de Voo da LIPA.

O Regulamento Particular já está aprovado pela Direcção da LIPA (da qual não faço parte) e já está assegurado um patrocínio da competição pela Dias Guimarães Lda com material Graupner.

Em relação ao regulamento da prova da APSIA o Reg. Técnico da "Carlos Oliveira" é no essencial igual, quanto aos prémios teremos para os 3 primeiros e também para o piloto melhor classificado que apenas voe modelo/s em Elapor ou semelhante.

Conto muito em breve abrir um novo tópico com o Regulamento e Ficha de Inscrição.

Muito treino e um abraço para todos,

Rui Silva

#49:  Re: Fórmula 200W/kg Author: nelsongas Post Posted in this forum: Mon 05-05-2008, 20:52

Muito bem! Concordo com quase tudo.

Concordo com o prémio para os "esferovites", e lá estarei com o meu Easyglider Pro.

Não concordo com a data. Quem se lembrou de marcar esta data??? É que em lisboa dia 13 é feriado... dia de Santo António... e que por mera coincidência é uma sexta feira!!!! Já viram o problema familiar que me vão arranjar??? quem se responsabiliza por esta situação??? Não queriam que os mouros fossem ao Norte?? :lol: Preciso urgentemente de uma boa desculpa para convencer a família....

Mas contem comigo.... claro!

Abraços

NG

PS: Agora a sério. Preciso de saber o local onde a prova se vai realizar, ou melhor as coordenadas GPS.

#50:  Re: Fórmula 200W/kg Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Mon 05-05-2008, 22:06

Caro Nelsongas,

Problema do Sto. António: Pega na família e vem cá para cima, sardinhas não faltam, a única diferença é que os morcões não sabem do prazer duma boa caracolada. Compensa-se com "binho bearde".

Tenho saudades dos bons velhos tempos em que a famelga se reunia em Lisboa para ir à Feira Popular, ir aos caracóis, sardinhas, algodão doce ou pipocas prós putos e para terminar uma bica no Café dos Pretos. Umas rifas naquela coisa das panelas, carrinhos de choques a andar em marcha atrás e estava feita uma recordação feliz.

"Cuidado Mirita que a Morte espreita!", tanto espreitou que matou a Feira todinha e agora deixou um baldio no centro da capital e não só. Enfim, muito off-topic...

Problema do CVL: Veja no tópico "Treino F3B/Velocidade no CVL" e tem lá todas as indicações necessárias.

Hoje de manhã chegou outro caixotão, ainda maior do que o do Supra. "Das Wunderwaffe", 3,7 metros de envergadura para cilindrar "mouros" :twisted: !!!

Bons voos,

Rui Silva
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalEncontros e eventos de PlanadoresFórmula 200W/kg Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 2 of 8


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.0949s (PHP: 45% | SQL: 55%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]