#10: Re: V-Tail Author: carbas,
Posted in this forum: Thu 04-05-2017, 21:22
Lamento que as coisas não estejam ainda a funcionar. O estado da arte da mecânica de voo é, atualmente, o suficiente para podermos voar normalmente e em segurança os nossos modelos.
Em relação às considerações que fiz relativas à estabilidade longitudinal e posicionamento do CG proponho que leia (se é que já o não fez) os boletins da federação nºs 24 e 25. O seu Clube deve ter-lhe enviado estes boletins. Se não, pode ir ao "site" da federação portuguesa de Aeromodelismo e, nos documentos, lá terá todos os boletins.
Quanto ao cosseno quadrado eu vou explicar pela inversa, o que é mais fácil. Imagine que tem um modelo com estabilizador clássico, horizontal, e pretende substitui-lo por um estabilizador em borboleta ou em V. À primeira vista bastaria manter a área, em projeção no plano horizontal e assim, a superfície do novo estabilizador em V seria a do original a dividir pelo cos do ângulo que o novo faz com a horizontal. Tudo bem, ou talvez não. Chamemos ao ângulo com a horizontal gama.
Vamos supor, por hipótese meramente académica, que gama era muito grande , aproximando-se até dos 90 graus, que corresponde a ficar vertical, a fazer simplesmente de deriva. De acordo com o exposto no artigo do boletim 24 à variação de ângulo de ataque do modelo corresponde igual variação do angulo, também de ataque, do estabilizador. E isso é que leva ao momento de estabilização se forem reunidas as tais condições de o CG estar à frente do Ponto Neutro.
Mas com uma cauda em V na vertical, às variações do ângulo de ataque no modelo não há variação no estabilizador...pois ele está postado à vertical. Depreende-se que o angulo que o estabilizador faz com a horizontal terá influência na sua capacidade de estabilizar a rota longitudinal do modelo. E isso vai certamente depender do cos(gama). para gama = 90 graus não atua nada. Para gama igual a 0 graus, o cos é 1, e atua normalmente. Assim, nos cálculos da superfície da cauda em V, o cos(gama) deverá aparecer duas vezes e portanto cos quadrado.
Desculpe ter de meter trigonometria mas......o Aeromodelismo levado a sério não é assim tão simples! Bons voos.
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